NextPit

Como calibrar os sensores do seu smartphone

AndroidPIT lg g7 5303
© NextPit by Irina Efremova

Os sensores são pequenos componentes e parte importante dos nossos smartphones. Eles possibilitam que funções exploram ainda mais o potencial de cada celular. Neste artigo você irá aprender a calibrar os sensor do seu Android para mantê-los em bom estado.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Em alguns jogos os sensores de movimento são os personagens principais, como no Asphalt 8 ou no Real Racing, por exemplo. O sensor de proximidade poupa nossa bateria reconhecendo o momento certo para manter a tela desligada, quando falamos ao telefone, por exemplo, ou até mesmo nos ajuda a calibrar o brilho de acordo com as condições do ambiente.

Ocasionalmente, um sensor pode parar de funcionar por várias razões, portanto, o ideal é que o mesmo seja calibrado periodicamente pelo usuário como precaução ou como uma forma de solucionar um problema.

Verifique se os sensores estão funcionando

Como disse mais acima, os sensores são a base de muitas funções do dispositivo, logo, eles devem funcionar perfeitamente. Em alguns casos, o aplicativo não consegue interpretar corretamente os dados do sensor. Neste caso, você deve baixar um aplicativo semelhante para ver se o problema é o aplicativo ou o sensor. Por exemplo, se o problema acontece no Asphalt, baixe o Real Racing que também usa o sensor de movimento (giroscópio).

Nem sempre essas comparações ajudam, visto que em alguns casos precisamos de um diagnóstico dos sensores para tomarmos algumas medidas. Esses apps podem ajudar:

Calibrar sensor usando recursos do sistema

Em alguns aparelhos, como os Sony Xperia, existe uma ferramenta embutida no sistema que pode ajudar bastante o usuário. Neste aparelhos, você pode tentar o seguinte caminho para encontrá-la: Configurações> Sobre o telefone> Diagnóstico. Esse teste executa uma análise do funcionamento de cada uma das funções dos sensores e oferece um relatório completo.

xperia diagnostico tips
Diagnóstico nativo da Sony / © NextPit (captura de tela)

Em outros aparelhos é possível verificar o funcionamento dos sensores através de alguns menus. Existem inúmeros códigos no Android que abrem ferramentas e recursos específicos a partir do discador telefônico. Algumas combinações mudam de acordo com o fabricante, mas você pode descobrir uma gama de opções no artigo abaixo:

Com o Galaxy S, por exemplo, rodando na versão Oreo do sistema, o código válido é o * # 0 * #. No painel, você pode testar diferentes tipos de sensores e recursos do hardware:

samsung code calibrate
Painel de calibrar sensores do Galaxy S8 / © NextPit (captura de tela)

Os códigos * # * # 4 6 3 6 # * # ** # * # 0 5 8 8 # * # * acessam inúmeros componentes do dispositivo e exibem o status de funcionamento de cada através de um relatório. Em aparelhos Xperia o código é o * # * # 7 3 7 8 4 2 3 # * # *, onde um menu semelhante com testes específicos é aberto.

Secret number
Menu de funções / © NextPit (captura de tela)

Como calibrar sensores

Pode ser necessário calibrar os sensores em algum momento para garantir que os mesmos estejam funcionando corretamente. Independente do motivo, esse procedimento dependerá do dispositivo. Em modelos da LG e da Samsung, por exemplo, existe uma opção que calibra os sensores nas configurações: Configurações> Geral> Movimento. Neste caso, você só precisa seguir algumas instruções e aguardar.

Nem todas as fabricantes oferecem um recurso nativo que calibre os sensores, como a Sony. Também é possível calibrar alguns sensores do celular com o Google Maps, abrindo o menu de configurações do app e clicando em "calibrar bússola". Esse recurso calibra o sensor de movimento do dispositivo (imagem 3).

googlemaps update visual rotas
Calibrar bússola  / © NextPit (captura de tela)

Uma solução mais dramática, mas que sempre funciona, é resetar o dispositivo para os ajustes de fábrica. Isso irá recalibrar todos os sensores. Usuários de root e ROMs customizadas podem contar com módulos do Xposed e outras ferramentas que possam calibrar sensores mais facilmente. Se você conhece algum módulo ou método eficiente, por favor, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Patricia Santos 21/04/2021 Link para o comentário

    Comprei o celular hoje(a30s) e na hora de adicionar biometria falou para calibrar o sensor, até resetei e mesmo assim continuou o erro


  • Angel Rocha 09/04/2021 Link para o comentário

    Não consigo colocar biometria no A30s , tudo relativo a biometria aparece a msg "calibr.do sensor de impr. digital necessaria" mas não vai


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      09/04/2021 Link para o comentário

      Angel, tente apagar as configurações de digitais salvas nas configurações do sistema:
      Configurações > Biometria e segurança > Impressões digitais > [selecione as impressões salvas] > Remover.
      Depois cadastre novamente as impressões digitais.
      Caso o problema volte a aparecer, o jeito é apagar na marra

      Configurações > Aplicativos > ⋮ > Mostrar aplicativos do sistema > com.samsung.android.biometrics.app.setting > Armazenamento > Limpar dados.

      Se após esse procedimento a mensagem continuar sendo exibida, pode ser preciso redefinir o celular para as configurações de fábrica (o que apaga todos os dados do aparleho) ou então procurar a assistência técnica da marca... :(


  • Hugo Vinicius 30/03/2020 Link para o comentário

    Meu Moto G7 Power congela a tela direto, justo nos jogos, já formatei o celular e realizei o teste de calibração do app Ajuda da Motorola e disse que estava funcionando perfeitamente, mais nos jogos as vezes trava e a tela nem responde por vários segundos, as vezes até digitando acontece isso.


  • Phelipe B. 23/10/2019 Link para o comentário

    Acho que, ao invés de calibrar, é mais sensato formatar. Pense na carroça que o aparelho vira por conta de apps que só fazem comer espaço, processamento e bateria...


  • Jairo rios 23/10/2019 Link para o comentário

    Tenho o hábito a cada 6 -8 meses resetar meu gadget para configurações de fabrica , melhora bastante o desempenho em geral dele .

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.