NextPit

Como melhorar e calibrar o GPS do seu celular Android

androidpit google maps location tracking gps 02
© NextPit

A maioria dos smartphones Android vem com um GPS integrado, que permite ao dispositivo usar aplicativos de navegação. O problema é que nem todos os sensores de GPS são integrados da mesma maneira. E especialmente em smartphones mais antigos, o GPS pode deixar de funcionar corretamente. Abaixo você encontra uma série dicas para melhorar o serviço do GPS do seu Android.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Como funciona o GPS de um smartphone

O GPS é um serviço de posicionamento global de satélites que o Exército dos Estados Unidos começou a desenvolver em 1973, e desde 1995 pode ser usado publicamente. O serviço começou com 24 satélites, e agora são 31 em órbita. Nossos smartphones se comunicam com esses satélites através de uma antena embarcada no hardware.

Essa antena é controlada através de um driver que o fabricante inclui no sistema operacional. Logo, a qualidade do sinal dependerá de três fatores principais: o número de satélites que estão conectados, a qualidade da antena GPS e a atualização dos drivers no sistema.

Se o seu smartphone tiver um problema sério de conexão e precisão, você precisa entrar em contato com a fabricante para que o hardware ou o software seja corrigido. Agora com relação a conexão, podemos otimizar manualmente.

Selecionar o modo de "Alta precisão"

Para ter o melhor sinal possível, você deve ter em conta que o aparelho consumirá um pouco mais de bateria do que o normal. Lembre-se, portanto, de desativar o modo de "Alta precisão" quando não usar o GPS.

  • Vá até Configurações > Localização e certifique-se de que os serviços de localização estão ativados;
  • Em seguida, clique em "Modo" e ative a "Alta precisão". Como dito, esse modo consumirá mais bateria, mas irá utilizar todas as redes sem fio disponíveis para obter o melhor sinal.
altaprecisao
Ativando o modo de alta precisão do GPS / © NextPit

Calibrar a bússola

Uma das questões que pode afetar a precisão do seu GPS é uma bússola desregulada. Se for o seu caso, isso significa que o dispositivo está recebendo informações de orientação erradas, o que pode causar problemas quando se usam apps de navegação. Felizmente a solução é fácil: basta calibrar a sua bússola.

Para isso, baixe um aplicativo como o GPS Status & Toolbox, puxe o menu na lateral esquerda e depois clique em Calibrar a bússola. Depois de girar o aparelho (lentamente) duas vezes ao redor dos seus 3 eixos, clique em OK e a bússola estará calibrada.

calibrarbussola
Calibrando a bússola do seu dispositivo / © NextPit

Redefinir os dados do GPS

Algumas vezes o seu dispositivo pode ficar “preso” a certos satélites de GPS, mesmo que não estejam mais ao alcance, e isso pode levar a um sinal fraco ou mesmo inexistente. Uma boa solução é apagar os seus dados do GPS e recomeçar a coleta de informação do zero.

Novamente o aplicativo GPS Status & Toolbox é uma boa ferramenta para a operação. Basta ir a Ferramentas > Gerenciar estado do A-GPS e clicar em Redefinir para resetar os dados, e depois em Baixar para recomeçar a coletar as informações de localização. A desvantagem é que essa solução não é permanente, e talvez seja preciso repetir o processo de tempos em tempos.

estadogps
Apagando e reiniciando a coleta de dados do GPS / © NextPit

Identificar os satélites de GPS

Com outro aplicativo, o GPS Essentials, você pode identificar os satélites de que o seu dispositivo coleta as informações de localização.

Após baixar o aplicativo, clique me Satellites e você verá quantos satélites estão ao alcance do dispositivo e quantos ele realmente usa. Se estiver sem sinal, o app também indica se existe algum problema de software/hardware ou se você está realmente fora do alcance no momento.

satelite
Identificando os satélites ao alcance do seu dispositivo / © NextPit

Você conhece outra maneira de tornar o GPS mais preciso?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marcio Antonio Sens 28/02/2021 Link para o comentário

    Prezados usuários de aplicativos em celulares para bússolas. Um celular ou tablet pode conter um aplicativo de bússola, com indicação de Norte Verdadeiro ou de Norte Geográfico sem possuir, necessariamente, incorporados sensores magnéticos. Exemplos, o Iphone 4 e 8 da Apple têm estes aplicativos, sem sensor magnético. Esta operação é feita totalmente pela comunicação com o sistema GPS, se estiver habilitado. Se um aplicativo de bússola se recusa a ser instalado em um celular, por não conter sensor magnético, tente mudar de aplicativo, pois outro pode funcionar.
    Portanto, aplicativos de bússolas podem operar em celulares ou tablete independentes de sensores magnéticos. Antigos celulares contavam com sensores magnéticos para as bússolas, mas nem todos agora necessitam deste dispositivo. Agora, se o interesse não for bússola, mas sim na medição de indução magnético do local, então serão necessários sensores magnéticos. Para verificar se estes estão incorporados, após baixar um aplicativo de bússola, basta habilitá-la para mostrar o Norte Verdadeiro e aproximar um clips de aço do celular ou do tablet, tocando as bordas pela periferia. Se houver sensores magnéticos, a bússola muda de orientação com a aproximação do clips, caso contrário, o aplicativo funciona por GPS, como os Iphones.


  • Jairo rios 27/11/2019 Link para o comentário

    A data e hora do gadget também tem que estar corretas , caso contrário dara bug no GPS