Enquete da semana: você já está usando 5G?

Atualizado: resultado publicado
Enquete da semana: você já está usando 5G?

O tema da enquete da semana passada foi a rede de internet 5G. Perguntamos se a nossa comunidade já estava usando a nova tecnologia. Como sempre, cruzamos os dados dos quatro domínios do NextPit e fazemos uma correlação entre as respostas. E é isso que você confere abaixo.


Resumo:

  • A maioria da comunidade NextPit não possui um smartphone 5G ainda;
  • Assinatura de contratos para plano de dados 5G são mais comuns entre a comunidade alemã;
  • A tendência é a adoção dos planos de dados 5G aumentar em 2022.

Você possui um celular com suporte para 5G?

  • Número de votos: 973 no total. 

Celulares com suporte para 5G estão no mercado desde 2019, e chegaram como variantes Premium de séries emblemáticas de fabricantes como Samsung, Huawei, Xiaomi e Motorola, por exemplo. A Apple lançou os primeiros iPhones com 5G apenas no final do ano passado, com a série iPhone 12. E foi apenas em 2021 que começamos a ver um número maior de modelos acessíveis com a nova tecnologia de internet.

Assim, considerando que os preços dos modelos 5G ainda estão em processo de estabilização, os resultados da primeira enquete não surpreendem, pois estão alinhados com a realidade do mercado.

Entre os falantes da língua inglesa (54/44), franceses (51/46) e alemães (47/52), é possível notar um equilíbrio maior entre pessoas que possuem um modelo 5G e as que ainda estão com aparelhos com suporte para tecnologias menos avançadas. Já entre a comunidade brasileira, esse gap é maior: enquanto 17% afirma já estar usando um celular com suporte 5G, 79% ainda não investiu em um modelo do tipo.

Enquete da semana 5G 1
A maioria da nossa comunidade não possui smartphones com suporte para 5G... ainda  / © NextPit

O que chamou a minha atenção nesta pesquisa, no entanto, foi o fato da maioria das pessoas que responderam já ter um smartphone com 5G não saberem as especificações de frequência utilizada nestes aparelhos. O que me leva para o resultado da segunda enquete, pois é onde entendemos de fato o motivo disso.

Você já possui um plano de dados 5G?

  • Número de votos: 599 no total. 

Sobre já estar usando de fato um plano de dados 5G, o resultado também ficou dentro do esperado. Países ao norte do equador demonstraram um equilíbrio na adoção de contratos 5G junto às operadoras.

Entre os alemães, 44% responderam já estar utilizando o 5G em toda a sua glória (ainda que tenhamos hoje velocidades limitadas), enquanto 51% diz continuar com plano de dados 4G/LTE ou inferior. Na comunidade alemã, 5% ainda afirma que a operadora não faz distinção entre planos 4G e 5G.

Já entre a comunidade francesa, 33% já está usando planos 5G enquanto 54% permanece com contratos 4G.  

Enquete da semana 5G 2
Aqui o resultado é claro: a maioria das respostas indica que a preferência ainda é pelo 4G/LTE / © NextPit

No Brasil, o cenário é completamente diferente, visto que o leilão das frequências do 5G ainda não aconteceu e o uso do serviço está limitado ao compartilhamento das redes 4G para oferecer o chamado 5G DSS. Logo, 80% da comunidade brasileira afirmou ter um plano 5G agora.

Esse resultado, claro, não chega a ser uma surpresa visto que a maioria dos participantes já afirmou na primeira enquete não possuir um celular com suporte para rede 5G.

De modo geral, no entanto, considero que o fato do 5G ainda não ser utilizado pela maioria, em especial em países do continente europeu (veja a imagem abaixo), alimenta o desconhecimento das especificações do suporte ao 5G nos aparelhos, que vemos na primeira enquete. Na qual, 34% da comunidade alemã e 33% da comunidade francesa afirmam não saber qual frequência (mmWave, Sub-6GHz, DSS...) o smartphone com suporte para 5G é compatível.

Map Nperf 5G
Mapa mundial de uso do 5G com base no uso do aplicativo nPerf / © nPerf

Em relação aos resultados vistos entre os falantes da língua inglesa, o número de votos foi realmente pequeno para esboçar uma tendência de mercado.

Pretendo adquirir um plano de dados 5G...

  • Número de votos: 469 no total.

Entre as pessoas que não possuem um plano 5G hoje, percebemos um interesse de aquisição de um contrato com suporte para a internet avançada crescente nos próximos 18 meses. Com destaque para países como Alemanha (26%) e França (30%), cujos participantes pretendem fazer o upgrade ainda em 2021.

Já a comunidade brasileira parece ter boa expectativa para o maior desenvolvimento da tecnologia no país em 2022, visto que 34% afirma querer ter um plano de dados 5G no próximo ano.

Enquete da semana 5G 3
A tendência é termos uma nova adesão de planos 5G entre 2021 e 2022 / © NextPit

Mais uma vez aqui, o número de votos entre os falantes da língua inglesa foi realmente pequeno para esboçar uma tendência de mercado.

Conclusão

A rede de dados 5G ainda está em claro desenvolvimento e a realidade entre países do hemisfério Norte é bem diferente da que vemos no hemisfério Sul. No entanto, o fato de percebermos que muitas pessoas sequer entendem as configurações de suporte para a rede 5G em seus aparelhos levanta um alerta sobre a falta de informação referente ao tema junto a fabricantes e operadoras.

Muitas pessoas usaram a seção de comentários para fazer críticas à tecnologia em seus países e isso demonstra que o uso do 5G ainda está limitado, mesmo em regiões no qual o serviço já se encontra mais disseminado. O que mostra que a tecnologia ainda não é uma real necessidade na vida das pessoas, que estão vivendo muito bem com a rede 4G/LTE.

Contudo, a tendência é vermos mais pessoas optando pelo 5G no futuro, o que acredito estar ligado à expectativa de ver a tecnologia sendo adotada por mais pessoas e, assim, oferecer uma experiência de internet mais veloz. Fico na torcida para isso acontecer.

Confira alguns dos principais comentários da nossa comunidade abaixo:

Não tenho smartphone 5G, pois a performance oferecida pelo 4G já me satisfaz além das minhas reais necessidades. 

Jerome69Paris (Comunidade Francesa)

[ Você já está usando 5G?] Para isso, seria necessário ter equipamentos compatíveis com a rede 5G, o que está longe de ser o caso para a grande maioria da população. 

Emmanuel MILCENT (Comunidade Francesa) 

Não usei 5g até agora. Atualmente, nem meu telefone nem meu contrato permitiriam isso. Mas não vejo nenhuma razão para mudar isso conscientemente no momento. Simplesmente não vejo nenhuma vantagem em navegar diariamente, conversar e fazer streaming. 

Timo L. (Comunidade Alemã)

Eu estaria pronto para o 5G (tenho um smartphone e um contrato), mas simplesmente não há expansão. Nem mesmo remotamente. E mmWawe NUNCA será seriamente utilizável para as massas, então você deve evitá-lo de imediato. Isso é apenas um desperdício de dinheiro.

Tim  (Comunidade Alemã)

Uso o 5G desde agosto de 2020 .;)
É ainda mais rápido que a Internet @home. E claro, muito mais rápido e melhor do que apenas ter e usar 4G. ;-)

Nik M.  (Comunidade Alemã) 

Vai demorar um bocado pra eu pensar em ver 5G... Meu próximo smartphone com certeza será compatível mas é bem provável que não esteja disponível na minha cidade tão cedo mesmo se chegar no Brasil.

Soterio Salles  (Comunidade Brasileira)

Muito obrigada a todas as pessoas que participaram da enquete, assim como os que desenvolveram suas respostas nos comentários. Caso tenham sugestões para novas pesquisas, fiquem à vontade para compartilhá-las. Na próxima sexta-feira teremos uma nova enquete da semana!


Texto original da enquete

Se você comprou um smartphone em 2021, imagino que tenha se perguntou sobre investir em um modelo com suporte para rede 5G, certo? Um aparelho como o Samsung Galaxy A32 5G custa R$ 2.699,90, por exemplo, e com base na política de atualizações da Samsung, pode ser utilizado pelos próximos quatro anos. Logo, seria um ótimo investimento. Mas você já possui um plano de dados compatível com o 5G?

De acordo com a GSMA, em 2025, as redes 5G provavelmente cobrirão um terço da população mundial. E se considerarmos os resultados de um estudo comparativo entre as tecnologias 4G e 5G realizado pela Ericsson, é possível dizer que as expectativas da GSMA devem se comprovar. Segundo a análise da Ericsson, o 5G já cobria mais de 1 bilhão de pessoas no final de 2020.

Em outras palavras, investir em um celular com suporte para a rede 5G hoje é uma boa opção, especialmente porque modelos intermediários já estão deixando a tecnologia mais acessível. Dito isso, minha primeira pergunta nessa enquete é se você já possui um celular com suporte para 5G.

Você possui um celular com suporte para 5G?

Nos últimos meses, nossa equipe testou uma série de aparelhos que estão chegando ao mercado com variantes 5G. Um deles é o OnePlus Nord CE, que pode ser comprado por 299 euros, aproximadamente R$ 1.850,00. Eu testei este aparelho usando o plano 5G de uma operadora na Alemanha e, honestamente, é perceptível a diferença na velocidade e tempo de resposta em comparação com meu plano 4G e inclusive minha rede de internet DSL.

oneplus nord ce
O OnePlus Nord CE é um exemplo de dispositivo intermediário com suporte para 5G / © NextPit

Contudo, no fim do dia, não é um must have. Particularmente, ainda não mudei o meu plano de dados para 5G, apesar do meu Google Pixel 5 (suporte para Sub-6) oferecer o recurso, bem como minha operadora trabalhar com a rede Sub-6. O motivo disso é que o meu consumo de dados móveis não vai além daquilo que a rede 4G me oferece hoje.

E isso me leva a minha próxima pergunta: o seu plano de dados é 5G?

Você já possui um plano de dados 5G?

Por fim, dada a realidade do 5G no mundo hoje, me parece que estamos lidando muito mais com uma campanha de marketing neste momento do que com um serviço realmente útil para o consumidor final. Mas é claro que a tendência é vermos uma evolução significativa do 5G nos próximos anos com a chegada de produtos IoT às lojas, carros autônomos e o desenvolvimento de cidades inteligentes.

E é com um olhar para o futuro que gostaria de saber se você tem interesse em adquirir um contrato com suporte para 5G junto a sua operadora nos próximos meses ou anos.

Pretendo adquirir um plano de dados 5G...

Como sempre, gostaria de agradecer antecipadamente a todas as pessoas que irão participar desta pesquisa e compartilhar ideias nos comentários. Desejo a todos e a todas um excelente fim de semana e marcar um encontro segunda-feira para revelar e analisar os resultados desta enquete.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Emerson Morais há 1 semana Link para o comentário

    no que pedender do Brasil, quando o resto do mundo estiver no 99G, sai o 5G verdadeiro no Brasil


  • Pedro há 1 semana Link para o comentário

    Não uso nem 1G porque onde moro não tem cobertura telefônica, imagina 5G


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Eita, Pedro, onde você mora?


      • Pedro há 1 semana Link para o comentário

        Moro em sítio, aqui a gente depende de celular conectado na antena que fica no topo da casa para qualquer sinal


  • Marcio S. há 1 semana Link para o comentário

    Uso 5G em Milão desde setembro/2020.... não vi diferença alguma do 4G.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Pois é, é claro que o tempo de download acaba sendo mais rápido, mas eu não sou o tipo de pessoa que vai fazer o download de um filme inteiro em uma viagem de metrô, sabe? Porém, trabalhar em um parque usando o 5G é mais interessante do que o 4G.


  • Soterio Salles há 1 semana Link para o comentário

    Vai demorar um bocado pra eu pensar em ver 5G... Meu próximo smartphone com certeza será compatível mas é bem provável que não esteja disponível na minha cidade tão cedo mesmo se chegar no Brasil.
    Além claro dos preços que é certeza ser algo fora da realidade de muitos.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Pois é, hoje no Brasil temos o chamado 5G DSS, que permite usar a frequência do 4G, pelo menos assim não ficamos tão atrás de outros países, mas até o momento as operadoras também não criaram contratos específicos para entendermos o preço e a regulamentação em cima dos dados utilizados.


  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    5G no Brasil é lenda -)


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      Na realidade, as operadoras estão tentando não ficar muito para trás e estão usando o chamado 5G DSS, compartilhando a frequência do 4G, isso barateia os custos e é o que se pode ter no momento, mas ainda não é o ideal. O leilão das frequências do 5G é que precisa acontecer.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.