NextPit

Sem serviço de dados? Saiba como resolver este problema

apitservicodados
© NextPit

Vários leitores tem recorrido ao nosso fórum em busca da solução para um problema pra lá de irritante: em alguns aparelhos atualizados para o Android 8 (Oreo) e Android 9 (Pie) uma notificação aparece insistentemente com a mensagem "Sem serviço de dados: serviço temporariamente bloqueado pela rede".

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Além do incômodo da mensagem na tela ele pode causar um aumento no consumo de bateria do smartphone, já que a maioria dos aparelhos emite um som e/ou vibra ao receber uma notificação. E haja paciência para aturar um “ping” a cada 20 ou 30 segundos…

Que tal esconder a notificação?

Alguns leitores sugerem simplesmente esconder a notificação: quando ela surgir na tela, deslize-a para a esquerda, clique na engrenagem e selecione a opção Bloquear todas as notificações. Assim o aviso sobre o serviço de dados não aparecerá mais.

notificacao sem servico
Esta mensagem pode aparecer várias vezes por minuto / © NextPit Brasil

O problema é que assim você está tratando o sintoma, e não a doença. A notificação não irá aparecer, mas seja lá o que for que está fazendo com que ela seja disparada continuamente continuará acontecendo. O melhor é cortar o mal “pela raiz”.

Uma “faxina” resolve

Para resolver o problema de uma vez por todas, é preciso ir um pouco mais fundo, como fez o leitor Maicon Marcello. Abra o app Configurar ou Configuração e clique em Apps (ou Aplicativos). Uma lista com todos os apps instalados em seu smartphone irá aparecer na tela. Clique nos três pontos no canto superior direito da tela, e em Mostrar Sistema para ver também os aplicativos que fazem parte do sistema operacional.

telefone limpar dados
Para resolver o problema, limpe os Dados e Cache do app Telefone / © NextPit Brasil

Role a lista até encontrar o app Telefone. Toque nele, e na tela seguinte toque em Armazenamento. Agora toque nos botões Limpar dados e Limpar cache. Com isso você irá apagar dados da versão antiga do sistema operacional que podem estar causando o problema. Em alguns aparelhos da Samsung é possível encontrar três apps chamados “Telefone”, só é necessário fazer o procedimento no primeiro deles.

Esta dica funcionou para você? Você teve algum problema após atualizar o sistema de seu smartphone Android? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

12 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Filipe Braga 23/06/2021 Link para o comentário

    Alguma dica para Android 10? Fiz isso aí e não funcionou. O meu problema é com a operadora VIVO.


    • Rubens Eishima 23/06/2021 Link para o comentário

      Olá Felipe. Então, vale a pena tirar e reinstalar o chip da operadora no celular e depois reiniciar o aparelho.

      Se o problema persistir, checar se o chip SIM está ok, e considerar trocá-lo ou então em último caso redefinir o aparelho para as configurações de fábrica (mas essa opção apaga todos os dados do celular)...


  • Maíra B Moraes 26/04/2021 Link para o comentário

    Nem acredito, mas deu muito certo. Vcs foram demais. Não aguentava mais isso tocando sem parar. Obrigada.


  • Carlos Fremder 07/02/2021 Link para o comentário

    Será que apaga os contatos ?


  • Aparecida costa Souto 08/01/2021 Link para o comentário

    Gente isso n apaga os contatos n?


  • Paulinny Gomes 29/10/2020 Link para o comentário

    Resolvido, muito obrigada!


  • Nicolas Savio tuber 30/08/2020 Link para o comentário

    Até agora deu certo


  • Rosana Monteiro 19/05/2020 Link para o comentário

    Deu certo, muito obrigada!


  • Luany 05/04/2020 Link para o comentário

    Deu muito certo!👏🏼
    Fiz no meu e no do meu marido.❤


  • Alcionei Estevam Jr 21/02/2020 Link para o comentário

    Bingo. Aqui deu certo.


  • Raphael Tertuliano 16/02/2020 Link para o comentário

    Segui o tutorial certinho, mas isso continua acontecendo :(


  • Jairo rios 31/12/2019 Link para o comentário

    Felizmente nunca passei por este dissabor

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.