Golpe clona WhatsApp usando falso SMS sobre vacinação contra COVID

Golpe clona WhatsApp usando falso SMS sobre vacinação contra COVID

O Ministério da Saúde alertou, recentemente, contra tentativas de golpes de clonagem do WhatsApp usando como pretexto a campanha de vacinação contra a COVID-19, que começou nesta semana, em todos os estados do país. 

O golpe consiste no envio de um SMS de confirmação, que é solicitado por criminosos através de uma chamada telefônica. Eles afirmam que o código seria usado para confirmar o agendamento da vacinação, o que é falso. Através do envio do SMS, a clonagem do número de WhatsApp da vítima é feita.

De acordo com o Ministério da Saúde, "a ação visa clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular. Não caia nessa! O Ministério da Saúde não telefona para marcar vacinação e jamais pede este tipo de confirmação de dados". A declaração foi feita no tweet abaixo:

minsaude
© Ministério da Saúde/Twitter

Vale lembrar que a campanha de vacinação tem seguido um cronograma semelhante para todos os estados, salvo alguma exceções. As primeiras doses começaram a ser aplicadas no último dia 18 (segunda-feira). Atualmente, estão sendo vacinados profissionais da saúde, indígenas e quilombolas. O próximo grupo é o de idosos acima dos 75 anos. 

Para ser vacinado, basta fazer parte do grupo no qual a vacina será aplicada em cada data, e dirigir-se a um posto de saúde. Não há necessidade de nenhum cadastro via SMS. O único cadastro oficial é o do estado de São Paulo, que tem como finalidade evitar aglomerações nos postos. Ele pode ser feito no site vacinaja.sp.gov.br. No entanto, mesmo quem não tiver feito poderá tomar a primeira e a segunda dose normalmente.
 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.