Esqueça o Gmail. Este é o melhor cliente de e-mail para o seu Android

Esqueça o Gmail. Este é o melhor cliente de e-mail para o seu Android

Como você usa o cliente de e-mail do seu celular? Para muitos, o Gmail é porta de entrada para quem precisa organizar a vida virtual, sobretudo pelo fato dele vir instalado em celulares Android de fábrica. Engana-se quem acha que um bom cliente de e-mail não é necessário, visto que o mundo virtual requer muitos cadastros que geram confirmações de identidades por e-mail, assinaturas de newsletters e até envio e recebimento de documentos. 

Você pode não usar o e-mail com frequência, mas isso não significa que você precisa virar as costas para ele. Um bom cliente de e-mail pode mudar a má impressão que os apps para essa finalidade e escassos de recursos deixam. Tenho uma boa indicação para isso! Veja a seguir.

O melhor e-mail atualmente é aquele acessível, compatível com várias plataformas e que não venha com limitações de recursos entre versões grátis e pagas. Esses são destaques do Gmail, embora o Outlook seja uma alternativa que entrega tudo isso e mais um pouco. O cliente de correio eletrônico da Microsoft tem: calendário embutido, modo escuro compatível com qualquer versão do Android, sincroniza arquivos na nuvem com o OneDrive e tem versão para web, software para Mac ou PC e por aí vai. Se bobear, você consegue acessá-lo até em um Nokia tijolão com Symbian.

microsoft out 2
Imagem app Outlook modo escuro e calendário / © NextPit

A praticidade em usar o Outlook consiste exatamente nesses recursos funcionais e bem integrados. Por que ter um aplicativo de calendário separado na memória do celular, se o Outlook conta com uma agenda embutida no app e sincronizada com o e-mail. Outro ponto positivo: você pode usar qualquer conta de e-mail nele, de Hotmail (meu Deus… para quem adora receber spam), Yahoo (para quem gosta de ter seus dados vazados) ou, por exemplo, o próprio Google Mail, vulgo Gmail.

As versões web e offline são bem versáteis em termos de customização e recursos que tornam a caixa de entrada organizada. Sou bem crítico com a categorização que o Gmail faz em meus e-mails, visto que recebo promoções e notificações de redes sociais, por exemplo, na caixa principal a partir do momento em que interajo com elas, sendo que elas deveriam ficar armazenadas em suas respectivas categorias. Nesse ponto, a caixa inteligente do Outlook é mais eficiente, sobretudo com spams e lixo eletrônico.

microsoft out ok
Imagem app Outlook / © NextPit

Por fim, algo que me surpreendeu e me convenceu a fazer essa mudança: as notificações. Percebo, ao menos no meu celular, que o fluxo de notificações no Outlook são mais regulares e quase instantâneas, enquanto o Gmail vez e outra deixa de exibir algumas delas ou envia tudo de uma só vez em determinado momento do dia. Pode ser uma forma de economizar energia tornando a sincronização mais otimizada, mas, o meu ver, esse atraso não é um ponto positivo para um cliente de e-mail.

Ps: este não é um artigo patrocinado por ninguém, muito menos pela Microsoft. O Outlook é algo que uso há anos e acho que é meu dever compartilhar algo útil e que pode ser transformador para a rotina tecnológica de vocês.

Qual cliente de e-mail você usa? Já experimentou o Outlook?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.