NextPit

Módulo da câmera: com ou sem protuberância?

androidpit iphone 6 galaxy s6 camera lens
© NextPit

Quando o Galaxy S6 e suas variantes foram anunciadas, o módulo da câmera protuberante foi uma das características mais criticadas do carro-chefe da Samsung. Acontece que a fabricante sul-coreana não foi a única a usar este recurso: é só olhar para a câmera do iPhone 6. Porém, em 2016 tanto a Samsung quanto a Apple voltaram atrás. Você já se perguntou por quê?

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Mesmo não sendo uma expert para analisar o hardware de uma câmera profundamente, me fiz essa pergunta. Depois de um tempo sem encontrar respostas, conversei com o fotógrafo da nossa equipe e chegamos a uma conclusão plausível para o fato do relevo da lente da câmera: é uma questão de design.

androidpit samsung galaxy s6 camera lens
O Galaxy S6 possui uma protuberância de 1,7mm / © ANDROIDPIT

Quando pegamos uma câmera profissional, uma das características que a torna melhor que outras é a lente. A tendência é que quanto maior for a lente, melhor será a câmera. Contudo, o fato de termos módulos de câmera proeminentes como no caso do iPhone 6 e do Galaxy S6, necessariamente não significa o mesmo.

Como já publicamos anteriormente no AndroidPIT, o Xperia Z5 é, atualmente, o smartphone com a melhor câmera do mercado. E ao contrário dos carros-chefe da Samsung e da Apple, a parte traseira do aparelho é completamente plana, sem nenhuma saliência causada pela lente ou por seu módulo.

androidpit apple iphone 6 camera lens
A proeminência da câmera do iPhone 6 é de 0.67mm (dado não confirmado) / © ANDROIDPIT

Contudo, as dimensões do Xperia Z5 são diferentes das dimensões do Galaxy S6 e do iPhone 6. Com base nestes dados, posso dizer que as fabricantes optaram por um smartphone com dimensões menores e, para tanto, sacrificaram o módulo da câmera.

Samsung Galaxy S6 143,4 x 70,5 x 6,8 mm
Apple iPhone 6 138,1 x 67 x 6,9 mm
Sony Xperia Z5 146 x 72 x 7,5 mm

Hoje, um rumor lançado pelo site Mac Rumors causou um certo furor na internet: o novo iPhone 7 deve remover por completo a saliência da câmera. No início desta semana, o canal @OnLeaks sugeriu que o Galaxy S7 também terá uma redução desta proeminência. De acordo com o informante, o relevo causado pelo módulo da câmera do S7 seria de 0.8mm, em vez dos 1,7mm do Galaxy S6.

A única conclusão que posso chegar é que tanto o Galaxy S7 quanto o iPhone 7 terão que aumentar suas dimensões para que isso aconteça, certo?

Como é o módulo da câmera do seu celular: com ou sem protuberância? Você teria problemas em usar um smartphone com uma câmera saliente?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

66 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eduardo Huchak 10/02/2016 Link para o comentário

    M4 aqua nao perde qualidade por ser reta a parte traseira, alias acho melhor pelo fato de poder mexer no celular em uma mesa sem ele se mover ou balançar pela saliencia da camera!


  • Francisco Assis 06/02/2016 Link para o comentário

    tinha vídeos em que pessoas tentaram corrigir a saliência do iPhone 6. vale olhar o vídeo do grupo PeripateticPandas, cujo YouTuber usa um esmeril pra tirar a saliência do iPhone 6


  • Henrique Guimarães 06/02/2016 Link para o comentário

    Respondendo à pergunta, se a câmera oferecer melhor resultado, não me importo com o "ressalto", melhor que ser liso e ter uma câmera pior..


  • Diego 05/02/2016 Link para o comentário

    Não necessariamente, o Xperia Z3+ tem 6.9mm e o Z Ultra, mesmo sendo mais modesto em relação a câmera, tem 6.4mm. Pra mim, é marketing mesmo.


  • Leonardo Alves 05/02/2016 Link para o comentário

    Pergunta estranha, sem "sentido".
    Não vejo razão para preferir a elevação da câmera, e, indiferentemente, não muda nada no fim.


  • Ray 04/02/2016 Link para o comentário

    Ñ sou fotógrafo mas curto fotografia, e se não me engano, quanto maior a lente, mais ela capta luz e, por consequência, mais detalhes. Talvez isso explicaria o motivo das fotos do Z5 ter poucos detalhes se comparado ao S6 e Iphone6s. E isso eu percebi após ver diversos comparativos, analisando as fotos em tamanho original lado a lado. O Z5 perde em detalhes pra esses concorrentes em todas as fotos.


    • Wilson Watanabe 05/02/2016 Link para o comentário

      Na verdade quanto maior a abertura focal da lente, maior incidência de luz e consequentemente menos ruído(só que com menor profundidade de campo também)


  • Eduardo Rocha 04/02/2016 Link para o comentário

    Prefiro que não tenha protuberância, algums centímetros a mais nas dimensões não vão fazer tanta diferença assim...


  •   44
    Conta desativada 04/02/2016 Link para o comentário

    Irrelevante


  • Alexandre Reis 04/02/2016 Link para o comentário

    Protuberância 👀 👀 👀 lembra mais algo clinico como uma espinha que nasce no rosto de forma imensa, acredito que aqui caberia o termo saliência pegaria mais leve. 👊👊👊


  • Thiago Sabaia 04/02/2016 Link para o comentário

    Se fizer vídeo em 8K para mim pode ter até aquela saliência do Galaxy Zoom


  • Rogério Valente 04/02/2016 Link para o comentário

    O meu celular atual não tem a protuberância na câmera fotográfica. O Lumia 930 vem com sensor de 20 megapixels, Flash Dual LED, Abertura de F2.4. Suas dimensões são de 137 x 71 x 9.8 mm. Note que é mais espesso que os três listados no artigo. Para que o aparelho não tenha saliência na parte traseira ele deve ser mais espesso justamente para comportar o sensor. Não tem como fazer mágica.

    E respondendo à segunda pergunta Camila: Não, eu não teria problemas com o uso de um aparelho com saliência na traseira.


    • Lucas Hau 04/02/2016 Link para o comentário

      Concordo, pra não ter essa protuberância o aparelho deve ser um pouco mais gordinho. Por isso gostei do trabalho que fizeram no Moto X2, curvado e fino nas laterais. Nem parece que seu centro tem 1cm.


  • Victor Lima 04/02/2016 Link para o comentário

    não gosto de protuberância... é mais fácil de arranhar a lente quando colocamos numa nessa digamos... a lente que apoia


    • Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      por isso q eu coloco de tela pra baixo


  • Maicon Dias 04/02/2016 Link para o comentário

    Realmente com a protuberância, fica mais fácil de arranhar, mas da uma elegância, uma aparência de uma câmera melhor, mais profissional, sei que isso não leva em conta, a câmera tem que ser boa, protuberânte ou não o que importa é a qualidade.


  • arthur4g b. 04/02/2016 Link para o comentário

    O que adianta, o Smartphone ou phablet não ter esse relevo protuberante e fazer feio nas fotos... O que vale realmente pra mim, é fazer bonito na hora de fotografar, filmar e outros...


  • Kaique Iglesias 04/02/2016 Link para o comentário

    Prefiro que seja sem protuberância, da uma certa elegancia no aparelho, sem contar que com protuberancia lembra muito uma maquina fotografica!


  • Carlos Eduardo Pupin 04/02/2016 Link para o comentário

    Do ponto de vista, estético prefiro sem, mas se isso não interfere nada na performance da câmera em si não si por que não deixar sem !

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.