NextPit

Como acelerar a performance do Moto X

Motoxart
© NextPit

O Moto X já é um dispositivo bem rápido, em parte devido à sua skin bem magra e próxima ao stock Android. Isso não quer dizer, contudo, que você não possa torná-lo ainda mais rápido. Separei algumas dicas simples para tornar a sua experiência de uso a mais veloz possível.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
motof2
© ANDROIDPIT

Torne-se um ARTista

Adoro o ART (Android Runtime), a nova máquina virtual do Android que substituirá o Dalvik definitivamente na próxima versão do sistema operacional, o Android 5.0. O Moto X já roda com uma versão bem próxima do stock Android com algumas funções extras de software, por isso a experiência de interface é a mais veloz possível num dispositivo que não seja Google Play Edition.

Motoxart
© ANDROIDPIT

Porém, se você ativar as opções de desenvolvedor do Moto X (Configurações > Sobre o telefone > clique repetidas vezes no número de compilação), você poderá mudar a máquina virtual do Dalvik para o ART. Dessa forma, os apps serão pré-compilados, e por isso podem ser ativados mais rapidamente. Apesar de nem todos os aplicativos funcionarem com o ART, ao menos você terá uma ideia da rapidez do Android 5.0.

Controle seu vício em widgets

Pessoalmente, gosto muito de widgets. Para mim, é como ter um jornal personalizado na ponta dos dedos. Mas todos esses serviços, não importa se de notícias, previsão do tempo, Reddit, etc., são constantemente atualizados e sincronizados para nos manter informados, mesmo quando não estamos usando. Portanto, se puder viver sem eles, sua experiência na homescreen será bem mais rápida.

motoxwidget
© ANDROIDPIT

Atualize-se

Outra dica básica. Os desenvolvedores de aplicativos sempre estão procurando maneiras de melhorar a performance dos seus apps, integrando-as nos firmwares de update do serviço. Manter seus apps atualizados é uma das melhores maneiras de garantir que seu Moto X como um todo rode sem engasgos. Além disso, se não estiver usando um app, é melhor apagá-lo e se livrar de processos de sincronização e atualização em segundo plano.

motoxgoogleplay
© ANDROIDPIT

Contendo a animação

Talvez você não perceba, mas todas as vezes que uma nova janela aparece no seu dispositivo, essa transição é feita com uma pequena animação. Desativá-las não tornará o seu Moto X mais rápido, mas você poderá trocar de apps, digitar informações na nova janela  e fazer escolhas de maneira bem mais veloz, pois não precisará esperar que a pequena animação de transição apareça.

motoxanimacao
© ANDROIDPIT

Para desativar as animações de transição, vá até as “Opções de desenvolvedor > Escala de transição > Animação desligada”.

Utilize o Tasker/Greenify

Se for usuário root, use o Tasker. Caso contrário, experimente o Greenify. Ambos os aplicativos mostrarão as atividades de cada aplicativo em tempo real, permitindo que você gerencie processos que ocorrem em segundo plano. Por exigir permissões de root, o Tasker lhe dá controle completo sobre o seu dispositivo, fazendo com que você possa estabelecer uma série de regras ou comandos combinados. Por sua vez, o Greenify é mais um app de monitoramento, mas se você ficar sabendo por ele que aplicativos rodam muitos processos, poderá optar por outro equivalente e mais ágil.

AndroidPIT Moto X Tasker
O Tasker lhe dá controle completo sobre o seu Moto X. / © ANDROIDPIT

Como você acelera o seu Moto X? Tem outras dicas para a nossa lista?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

42 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • junior 06/08/2014 Link para o comentário

    Acabei de mudar para o art realmente a memoria diminuiu estava com 5gb e agora 4gb vamos testar pra ver.


  •   28
    Conta desativada 05/08/2014 Link para o comentário

    Kkkkkkkkk esperando meus dislikes


  • Lucas Borges 05/08/2014 Link para o comentário

    vou fazer o teste com o moto g pra ver se a bateria fica ainda melhor em questão de durabilidade!


  • Michael Fernandes 05/08/2014 Link para o comentário

    essa bosta de mudar pra ART só deu problema, a maioria dos app ficou parando, e o comando inteligente de voz só alertando e impossibilanto de mecher no celular, tive que formatar depois disso


  • Angelo Parrella 05/08/2014 Link para o comentário

    Podia ter um link do tutorial para fazer root nele ...


  • Daniel Diniz 05/08/2014 Link para o comentário

    Testei, até que melhorou!
    Mas Angry Birds Epic não é compativel, então prefiro como estava. :)


  • Bergson santos 05/08/2014 Link para o comentário

    Boa noite


    • Lipe M. 05/08/2014 Link para o comentário

      tive que dar um like, o povo aqui só sabe dar dislike kkk


  • Pedro Lucas 05/08/2014 Link para o comentário

    Ótimas dicas! A maioria até pode ser feitas em muitos outros dispositivos até com versões menos atuais!


  • Luis Piai 04/08/2014 Link para o comentário

    Nossa, fiz tudo isso no meu Moto X e senti a diferença, parece que o sistema fica mais suave/fluido. E o sistema normal a memoria fica em 150 a 200


  • Mateus Barbosa 04/08/2014 Link para o comentário

    Não uso o Art por causa do xposed 😔


  • Lipe M. 04/08/2014 Link para o comentário

    Uso no modo ART e nunca mais volto pro dalvik, o celular fica mais rápido e ainda a bateria dura mais. Performance sem igual, mais rápido que muito celular quad-core por ai.


  • Breno 04/08/2014 Link para o comentário

    Esse tal de ART nao fez meu moto x ficar com mais bateria ou mais rápido, pelo contrário, pois agora a instalação de aplicativos fica infinitamente mais demorada, e quando algum aplicativo está atualizando os engasgos são frequentes...Antes no modo Dalvik isso não ocorria. Obs. já to dois meses no modo ART e minha irmã tem um moto x igual ao meu, comprado no mesmo dia mas o dela está no dalvik por isso comparei os dois e cheguei a essa conclusão.


    • Jonas D. 04/08/2014 Link para o comentário

      O ART ainda está em fase teste no KitKat. Eu não recomendo o uso dele, pois eu usava e apps como o do Facebook pararam de funcionar dando FC.


      • Vinicius 05/08/2014 Link para o comentário

        Eu vou alem, eu recomendo o uso do ART sim, o que não pode fazer é o seguinte, ter os apk instalados em modo Dalvik e depois mudar o sistema para o ART, quando o smart reiniciar pela primeira, apos mudar para o ART, muitos apk vão dar erro mesmo, o certo é o seguinte:

        Formate o smart de fabrica e nem ative a internet , mude para o modo ART e depois instale seus APK, assim os APK vão funcionar perfeitamente, com melhorias na transições de tela, carregamento mais rápido, e poupando bateria, no caso da bateria só depois do primeiro ciclo de carregamento completo verá a diferença, espero que tenho ajudado a todos, e detalhe, todos os dispositivos que estão com o Kikat podem fazer isso, o Moto G turbina depois desse modo ativado,( já testei no Moto G do meu pai)


    • Lipe M. 04/08/2014 Link para o comentário

      O meu funciona perfeitamente bem no art, no android 4.4.3 ,o desempenho melhorou principalmente na hora de abrir os apps, mas a instalação demora mais um pouco mesmo e exige mais armazenamento, mas também poupa bem a bateria, no meu consegui na média quase 3 horas a mais de bateria.


      • Breno 05/08/2014 Link para o comentário

        Eu mudei para o art justamente por causa da bateria, mas a bateria não tá durando nem 5 horas direito... com 3g 2 hrs ja foi 80%

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.