Testamos: saiba como funciona uma máscara inteligente que se conecta ao celular

Testamos: saiba como funciona uma máscara inteligente que se conecta ao celular

A Active+ Halo da AirPop é uma máscara facial inteligente que pode registrar seus dados respiratórios! Se você não entende como ela funciona, não se preocupe, pois testamos a máscara que se conecta ao seu celular e agora mostramos se realmente vale a pena investir em um gadget desta categoria.

Avaliação

Prós

  • Boa filtração
  • Mais elegante do que as máscaras médicas
  • Cada filtro pode ser usado por 40 horas
  • Construção de qualidade
  • Lembrete de troca de filtro

Contras

  • Problemas de umidade em temperaturas baixas
  • Atualmente disponível apenas para dispositivos da Apple
  • Custo inicial alto
  • A taxa de respiração é ruim

Direto ao ponto: a máscara possui falhas

Com a AirPop Active+ Halo, temos à disposição uma máscara facial segura de alta qualidade - e mais importante - que protege contra o vírus da Covid-19 (SARS-CoV-2), pó e outras partículas potencialmente perigosas. Isto é possível graças à combinação de um filtro e uma cobertura protetora externa. Além disso, é muito mais bonita que as máscaras convencionais.

Vale destacar, no entanto, que minha tentativa de acompanhar os dados respiratórios enquanto me dedicava a atividades esportivas não funcionou muito bem no decorrer desta avaliação. O principal problema que enfrentei foi o acúmulo de umidade na máscara, o que sobrecarregou ainda mais minha respiração (uma quantidade considerável após três quilômetros de corrida).

Isto acabou afetando o monitoramento. Além disso, os dados obtidos após este processo também são bastante difíceis de classificar. Aplicativos de outras marcas fornecem dados muito mais úteis e precisos, a diferença aqui é que utilizamos uma máscara convencional durante uma caminhada ou uma corrida.

Além disso, como o dispositivo depende de importação, a AirPop Active+ Halo pode chegar a R$ 820 (sem contar as taxas de importação) e os custos dos filtros provavelmente serão um impedimento para clientes potenciais. O Active+ Halo foi originalmente desenvolvido para o mercado chinês e nossa equipe teve a chance de testar essaa máscara inteligente em Berlim, na Alemanha.

Recursos inteligentes: por que o Active+ Halo requer uma bateria

Pouco depois da CES 2021, falamos com o fundador da AirPop, Chris Hosmer, sobre a Active+ Halo e as máscaras faciais inteligentes em geral. Na verdade, tivemos várias máscaras inteligentes exibidas na feira de eletrônicos de consumo em Las Vegas, inclusive com a MaskFone, que incluía uma função de celular em uma máscara respiratória.

AirPop Active Plus Halo NextPit 1
O sensor "Halo" mede sua taxa de respiração / © NextPit

Entretanto, a AirPop não tem o mesmo propósito e se concentra em algo mais relacionado à função básica de uma máscara respiratória: o sensor Halo, que você percebe como um pequeno plugue dentro da máscara, mede sua taxa respiratória e se baseia em seus dados de localização para calcular o número e o tipo de partículas que foram filtradas durante o uso. Ao mesmo tempo, a AirPop também pode dizer exatamente quando você precisa trocar os filtros.

Os dados de saúde, ou "dados de respiração", podem então ser visualizados no aplicativo Halo em seu smartphone. Na data da criação desta análise, o aplicativo só estava disponível no iOS. Aqui, temos a vantagem adicional dos dados também serem compartilhados no aplicativo Apple Health. Já o app para Android ainda está em desenvolvimento.

O próprio aplicativo Halo pode ser sincronizado manualmente após usá-lo, ou você pode confiar em um dos três modos de rastreamento. De acordo com nossos testes, o app é compatível com ciclismo, caminhada e corrida, outra conveniência é a capacidade de registrar a rota percorrida após permitir o compartilhamento do local.

Problemas de rastreamento e umidade

Tudo isso soa bem em teoria até agora! Na realidade, no entanto, encontramos alguns problemas com a AirPop Active+ Halo. Embora a máscara tenha se conectado ao iPhone e a tela até mostrou dados sobre os níveis de umidade no sensor e a temperatura, o app não registrou a minha respiração.

AirPop Active Plus Halo Water
A umidade se acumulou rapidamente na máscara durante o funcionamento / © NextPit

A fim de solucionar o problema, desconectei a máscara de tempos em tempos, removi a bateria para reiniciá-la e fiz o download da última versão beta do aplicativo através do beta TestFlight, por recomendação da AirPop. Nem assim consegui obter dados de rastreamento confiáveis ao longo do teste.

A única razão pela qual me preocupei tanto em resolver os bugs com a máscara inteligente foi porque realmente queria testá-la completamente. Se tivesse pago os mais de R$ 800 por ela e encontrado tantos problemas, já teria solicitado a devolução do dinheiro.

É muito mais do que irritante, especialmente após ficar parado de pé com os tênis de corrida por 20 minutos na frente da porta de casa, só porque a máscara simplesmente não consegue começar a rastrear o movimento.

Conforto e esportividade: inútil depois de correr alguns km

Hosmer recomendou no início da avaliação o uso da AirPop Active+ Halo quando eu fosse correr. Isto porque a máscara facial não só protege contra vírus e bactérias, como também contra partículas de poeira fina (mais sobre isso abaixo). Portanto, se você for como eu e frequentemente corre ao lado de avenidas, uma máscara contra partículas de pó pode ser uma opção bastante saudável.

Para evitar que você respire ar não filtrado, a AirPop envolve os filtros substituíveis com um anel de polipropileno que você tem que dobrar um pouco para poder usar. Demora um pouco para se acostumar a fazer isso, mas com um pouco de prática, usar a máscara respiratória não é problema, e quando você sentir um leve movimento do filtro enquanto inspira e expira, significa que a instalou corretamente: adeus poluição e vírus!

Air Pop Active Plus Halo comfort NextPit
Active+ Halo comparada a uma máscara N95 convencional / © NextPit

Mas as questões de rastreamento não foram as únicas coisas que me incomodaram durante toda a duração da avaliação. Gostaria de passar para outra grande fraqueza do Active+ Halo: os níveis de conforto durante o exercício.

A combinação do filtro inserido e a membrana de toque suave com poros respiráveis é responsável tanto pelo processo de inalação quanto pelo de exalação. Portanto, a leve folga com a qual você pode estar acostumado nas máscaras N95 não existe aqui.

Em vez disso, o ar deve escapar de tal forma que uma pequena almofada de ar é criada no vão entre os lábios e a máscara. Este design, para o qual a empresa inventou um processo de fabricação denominado "Airknit", permite que a AirPop impeça a inalação do CO2 exalado.

Vamos dar a essa afirmação o benefício da dúvida, mesmo que seja difícil de verificar. Intuitivamente, eu teria pensado que, ao exalar, o ar com dióxido de carbono seria coletado, em vez de escapar. Confirmei esta suspeita quando inspirei muito levemente com a AirPop. Quando a usei pela primeira vez, senti que não estava respirando ar suficiente. Além disso, há um leve cheiro de borracha que a máscara exala logo após sair da embalagem.

No entanto, a sensação de não conseguir ar suficiente é provavelmente devido ao fato de que a AirPop, na verdade, dificilmente deixa passar ar nas laterais. Afinal, o objetivo é oferecer proteção contra vírus ou poeira fina, e isto é um bom sinal. Em comparação com as máscaras de pano e as máscaras N95, esta foi a primeira vez em que me senti como se estivesse devidamente protegido.

AirPop Active Plus Halo NextPit 2
O filtro é inserido na camada externa / © NextPit

Ao praticar esportes, me senti um pouco desconfortável no início, já que foi particularmente difícil respirar. Em minha rota de corrida regular, tive que remover a máscara após uns três quilômetros. A respiração se tornou muito difícil para continuar correndo sem me sentir tonto.

O problema está no fato de que a umidade começa a se acumular na máscara, o que significa que praticamente nenhum ar chegava até mim. Entretanto, ao consultar a equipe da AirPop, me garantiram que não tinham registro do problema, e atribuíram isso às baixas temperaturas na época dos testes. Como solução, eu deveria tentar exalar pelo nariz - que é exatamente o oposto do que as técnicas de corrida me ensinaram.

Filtração e qualidade do ar

Já falei um pouco sobre o filtro, mas quero abordar brevemente a filtração. A AirPop afirma que a eficiência dos filtros substituíveis é de 99% para PM 2,5. Isto se traduz em pó fino que tem um diâmetro aerodinâmico inferior a 2,5 μm. De acordo com a fabricante, ele inclui alérgenos, aerossóis e micróbios.

A fabricante divulga ainda que a Active+ Halo foi aprovada como uma máscara Kn95, permitindo o seu uso em supermercados ou em regiões das cidades onde o uso da máscara é obrigatório. [nota do editor: a máscara não possui registro ou certificação no Brasil]

Além do uso óbvio como proteção contra vírus SARS-CoV-2 durante as compras, os filtros também protegem contra poeira fina em qualquer cidade grande ou contra pólen, se você for alérgico a eles.

Com a AirPop Active+, você recebe proteção real, porque mesmo "poeira fina perigosa" que mede entre 2,5 e 10 micrômetros é filtrada. Portanto, a função de proteção da máscara da AirPop é muito boa. Entretanto, a poluição por poeira fina na Alemanha (local em que testei a máscara) ou Brasil não pode ser diretamente comparada à da China.

Qualidade do ar: eu preciso de uma máscara respiratória?

A capital chinesa Pequim tem um índice de qualidade do ar entre 61 e 168 μg/m², o que é considerado muito insalubre, de acordo com o site Aqicn.org. O nível de poluição das partículas PM 2,5 em 26 de março atingiu um pico de 251.

Em Berlim, a capital da Alemanha, este valor crítico é de 50 μg/m³ e raramente é excedido. Estes são, naturalmente, valores que descrevem bairros inteiros da cidade. Se você andar de bicicleta no trânsito das grandes cidades, você pode estar exposto a um nível de poluição mais alto do que se você andasse de bicicleta atrás de um caminhão.

Em São Paulo, por exemplo, nesta segunda-feira (26), regiões como a Mooca chegaram a 129 μg/m², enquanto o Itaim Paulista apresentava apenas 46 μg/m².

AirPop Active Plus Halo Appjpg
O aplicativo AirPop extrai dados para a qualidade do ar da web / © NextPit

Entretanto, cidades brasileiras como Belo Horizonte, Porto Alegre (app), Rio de Janeiro e mesmo São Paulo, costumam registrar índices parecidos com os da capital alemã, mas mesmo assim, vale consultar um médico caso esteja considerando seriamente a importação do produto.

Preços e manutenção: prepare o bolso

A AirPop lançou a Máscara Inteligente na Europa por cerca de R$ 1.000,00 (149,99 euros). Além do revestimento externo lavável e do sensor Halo removível, o kit inicial contém quatro filtros intercambiáveis. Cada filtro individual é classificado para 40 horas de uso (uso ativo, o tempo não começa a contar ao abrir a embalagem). Isto significa que após 160 horas, você precisará comprar outro pacote de filtros.

Já a importação a partir dos Estados Unidos custa aproximadamente R$ 820,00, mas o valor não inclui o frete ou as taxas de importação, então é bom ver se alguma pessoa conhecida com passagem marcada para o país pode trazer para você antes de encomendar o produto pela internet.

Mais quatro filtros certificados da AirPop custam R$ 165 (sem taxas de importação) e você não poderá usar um filtro alternativo mais barato ou de terceiros. O fato de você ter que escanear cada novo filtro com um código QR no aplicativo é uma proteção tanto para você quanto para o fabricante, pois isso proporciona aos usuários a tranquilidade de que eles realmente se beneficiarão plenamente da qualidade e autenticidade dos filtros.

Algo que vale a pena mencionar, mas não é realmente relevante: o sensor Halo é alimentado por uma bateria CR1632. Elas podem não ser tão comuns na sua cidade, mas geralmente podem ser encomendados na internet. De acordo com a fabricante, é altamente recomendável que você troque a bateria a cada seis meses. Durante o teste, porém, tive que trocar a bateria uma vez - mas suspeito que seja mais um problema de bateria defeituosa incluída na unidade de testes do que qualquer outra coisa.

Conclusão: a máscara inteligente ainda precisa de otimização

No início, estava muito entusiasmado com a AirPop Active+ Halo — até testar o dispositivo. Isto pode soar um pouco duro, pois a Smart Mask é basicamente uma ideia muito boa e foi implementada de uma maneira inteligente e com alta qualidade. Entretanto, a sua utilização foi acompanhada por uma boa parcela de problemas.

A função de rastreamento não funcionou corretamente como pretendido durante a avaliação e os dados obtidos não me ajudariam muito, um corredor casual, muito menos a um profissional. Ao contrário, senti que usar a máscara limitava meu desempenho enquanto corria, pois a umidade se acumulava no filtro e eu comecei a ter dificuldade para respirar. Aliás, não vou continuar usando a AirPop Active+ Halo após testá-la — os problemas e limitações foram demais para mim.

Qual nota você daria à AirPop Active+ Halo?

A favor da AirPop, porém, tenho que dar pontos pelo acabamento da máscara, devido à alta qualidade de construção e ao visual elegante do aplicativo. Mesmo com o preço bastante alto, você realmente nota que levou um produto premium. No lado positivo também estaria o design geral e o bom desempenho de filtração.

Mesmo que todos já estejamos acostumados a usar uma máscara adequadamente, sempre há o risco de que estas máscaras médicas escorreguem, especialmente quando usadas por longos períodos. Como o filtro é selado com uma dobra final na AirPop, com a cobertura externa segurando o filtro corretamente, tive a sensação de estar realmente mais seguro ao usar a Active+ Halo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.