O que é a depuração USB e como ativá-la no seu Android

O que é a depuração USB e como ativá-la no seu Android

Apesar do nome intimidador, a depuração USB é simplesmente uma forma de comunicação liberada entre o celular e o computador. A ativação do recurso permite controlar o smartphone a partir do PC, liberando o uso de comandos avançados para personalização de sistema, instalação de apps ou solução de problemas. Entenda um pouco melhor a ferramenta — também conhecida como Debug USB — a seguir.

Pegue um atalho

O que é a depuração USB?

Depuração é a tradução do termo em inglês, debugging, que por sua vez descreve a busca e identificação de problemas (bugs). No caso do sistema Android, um dos principais usos da depuração USB é justamente facilitar a criação de apps, ajudando os desenvolvedores a testar suas criações no celular, em conjunto com a ferramenta Android Studio.

Com a depuração (ou USB debugging), os programadores podem facilmente transferir o app ainda em desenvolvimento e testá-lo no smartphone, usando apenas um cabo USB entre o PC e o celular. Além disso, a comunicação ajuda a registrar problemas encontrados e diagnosticá-los no computador.

AndroidPIT type c cable 0629
Depuração abre a porta USB para mais opções de controle e personalização / © NextPit

Alerta de segurança:

Por oferecer recursos avançados de controle do celular, a opção geralmente fica escondida no app de Configurações do sistema Android, normalmente exigindo ações especiais para ativar o menu onde pode ser ativada. Por este mesmo motivo, recomenda-se desativar a opção após o seu uso, para evitar problemas ao ligar o celular em portas USB não confiáveis, por mais remotos que sejam os riscos.

Para que serve a depuração USB?

A depuração USB libera a comunicação do celular com um computador. Um dos usos mais comuns é em conjunto com a ferramenta ADB (Android Debug Bridge), que oferece uma série de comandos avançados para controle do smartphone, ou ainda com programas para atualizar o sistema manualmente, por exemplo o Odin usado em celulares da Samsung.

Como os programas utilizam a conexão USB do celular, é preciso ativar a depuração USB para que o smartphone aceite a conexão com o computador. Com o recurso ligado, abrem-se uma série de possibilidades no dispositivo, como poder ativar o acesso root, instalação de ROMs personalizadas, redefinição do aparelho para configurações de fábrica e muito mais.

Androidpit usb type c 0399
Menu da Depuração USB fica escondido, mas é fácil de ativar / © NextPit

E como já citado, o USB debugging facilita a vida dos criadores de app, que podem testar seus aplicativos em desenvolvimento em um celular de verdade, ao invés de usarem o emulador oficial do Google.

Como ativar o modo de depuração USB

Antes de ativar a depuração USB, conecte o celular ao PC e confirme se o smartphone foi reconhecido. Caso o Windows não identifique o aparelho, siga os passos indicados nesta página para instalar os drivers no computador para que ele consiga conversar com o celular.

Em versões recentes do Android, é preciso fazer uma sequência de passos para liberar o menu com a depuração USB no celular. Abra o app de Configurações e siga os passos indicados:

2021 04 26 Debug
Opção secreta mostra uma mini notificação ao ser liberada (dir.) / © NextPit
  1. Selecione Sobre o dispositivo (em celulares Samsung, depois abra a opção Informações de software);
  2. Toque 7 vezes na opção Número de Compilação / Versão de Build / Número da versão
  3. Volte para a tela principal do app de Configurações;
  4. Escolha Opções do Desenvolvedor (que pode estar dentro do menu Sistema);
  5. Habilite a opção Depuração USB;
  6. Confirme a ativação do recurso tocando em OK.
2021 04 26 depuracao usb
Dependendo da fabricante, as 'Opções do desenvolvedor' podem estar dentro do menu 'Sistema' / © NextPit

Se você tiver um celular equipado com o sistema Android 2.3 ou anterior, os passos são mais simples:

  1. Abra as Configurações;
  2. Escolha Aplicativos
  3. Vá em Desenvolvimento;
  4. Habilite a opção Depuração de USB.

O processo pode ser desfeito simplesmente desativando a Depuração USB no seu celular (passo 5 na imagem acima). Você pode ainda cancelar qualquer autorização de depuração USB nos computadores liberados. Basta clicar em Revogar autorizações de depuração USB nas opções do desenvolvedor.

E aí, ficou com alguma pergunta sobre a depuração USB? Use o campo dos comentários para tirar suas dúvidas!


Artigo atualizado em abril de 2021 com novas capturas de tela, ajustes de formatação e links atualizados para artigos relacionados. Comentários antigos foram preservados.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

8 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • fabio 05/06/2020 Link para o comentário

    Tenho um j5 pro, não enxergo nada na tela, no celular tem senha e não consigo acessar o celular pois não consigo ver nada. Tem como espelhar a tela dele no pc


  • samuel Antônio dos santos 11/03/2020 Link para o comentário

    Gostaria de aceitar as notificações do android


  • samuel Antônio dos santos 11/03/2020 Link para o comentário

    Gostaria reativar o android


  • samuel Antônio dos santos 11/03/2020 Link para o comentário

    N satisfeito


  • Lima 16/01/2020 Link para o comentário

    Ja fiz todos os procedimento citado tudo certinho, com depuração USB habilitado. No meu redmi note 8 não aparece a aquela janela de permiti depuração USB para computador logo quando espeta usb. Já baixei vários tipos de Driver no site da xiaomi que são respectivamente referente ao note 8, mais nenhum resolveu o problema. consigo realizar transferença e arquivo tanto pro celular e PC vise versa pelo cabo, mais não consigo fazer pra que apareça a janela de permitir depuração USB para PC, aquela impressão digital RSA para o computador, logo quando espeto o cabo, já testei com outro cabo, ja testei em outro computador com sistema diferente, mais sem solução. To achando que o problema é no meu aparelho.


    • snatos 27/02/2020 Link para o comentário

      o meu tambem esta assim, mesmo modelo que o seu


    • @evilanbrandao 28/05/2020 Link para o comentário

      mano, eu consegui dessa forma www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1356106-modo-depura%C3%A7%C3%A3o-usb-n%C3%A3o-funciona/

      tem um comentario que ele fala pra abrir a janela de comando, mas quando vc instalar na pasta que voce criou com o nome ADB, dentro dela vai ter outra pasta, abre a janela de comando somente onde estao os arquivos, fazendo o procedimento que ele ensina, apertando shift+botao direito do mouse e abrir janela de comando aqui


  • Phelipe B. 14/10/2019 Link para o comentário

    Pelo que li, ideal seria ativar a depuração USB somente quando necessário, dessa forma estaríamos fechando as "portas" para possíveis malfeitores. Certo?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.