Enquete da semana: você é fã de algum app bizarro no celular?

Atualizado: resultado
Enquete da semana: você é fã de algum app bizarro no celular?

Como costuma acontecer, os resultados de nossa enquete da semana passada me surpreenderam. Apesar da grande maioria da comunidade NextPit admitir ter um "fetiche" por apps incomuns, vocês ficaram muito contidos nos comentários. Talvez alguns prazeres, como a paixão pelo Farming Simulator 22, precisem ficar restritos a quatro paredes.

Vocês gostam de caçar na Play Store e na App Store

Fiquei bastante surpreso ao ver que, para cada região onde o NextPit é publicado (e lido), a grande maioria dos entrevistados disse ser fã ou pelo menos seguidor de um nicho de aplicativos considerado "estranho". É muito raro que uma questão seja decidida por maioria absoluta em nossas enquetes semanais.

Já estava convencido de que quase todos os viciados em tecnologia estão satisfeitos com os mesmos aplicativos de produtividade e bem-estar de sempre, sem correr riscos ou se desviar muito dos poucos apps convencionais que quase todo mundo já tem no celular. Obrigado por provar que estou errado.

Voce e adepto fa de algum nicho estranho de apps
A maioria da comunidade curte um app exótico, sem precisar revelar qual / © NextPit

O gosto por apps não foge tanto do esperado

Ok, para ser sincero, tinha grandes expectativas em relação aos comentários deste artigo. Não é à toa que martelei ao longo do artigo que queria sua opinião e até recomendações para aplicativos estranhos nos comentários.

Bem que tentei abrir meus horizontes. Mas, apesar da maioria absoluta dizer que adora um nicho peculiar de aplicativos, os comentários dos meus queridos leitores franceses foram mais realistas do que o esperado. Enfim, se tem algo com a qual posso contar é uma pesquisa com resultado fora do que eu esperava...

Quais sao seus tipos favoritos de app de nicho
Tirando o sucesso de jogos exóticos de simulação no Brasil, o resultado não traz grandes surpresas / © NextPit

Até debati com colegas franceses sobre a utilidade dos apps que lembram de beber água e sobre a hidratação do corpo em geral. Recebi ainda um ou dois comentários da comunidade de meteorologistas que obviamente ainda estão bravos comigo (vamos fazer as pazes, ok?).

Logicamente, nossos leitores alemães foram mais práticos do que criativos. No entanto, recebi algumas recomendações interessantes, como utilitários de bateria ou um simulador em RA do pouso na Lua em 1969.

Mas a maioria dos comentários achou que, quando se trata de aplicativos, é melhor se concentrar no essencial. “Tanto quanto necessário, o mínimo possível”, como escreveu um de nossos leitores, apropriadamente chamado de Mestre Yoda.

De qualquer forma, o fato mais marcante de que vou lembrar aqui é que os maiores fãs de simuladores de fazenda são nossos leitores brasileiros, e não os alemães! É o fim de uma lenda, a quebra de um preconceito graças às respostas da comunidade NextPit...

Conclusão: um problema de oferta e demanda?

Como expliquei no início do artigo, achei as respostas bastante paradoxais. Por um lado, a maioria absoluta dos leitores diz que aprecia aplicativos de nicho/estranhos, mas, por outro lado, os comentários no artigo foram muito conservadores, ou pelo menos convencionais.

O que está errado? A maioria que votou na 1ª questão não se atreveu a revelar seus prazeres ocultos? Será que a minha visão de um aplicativo estranho é muito "extrema" para a maioria dos leitores? Ou a pergunta foi apenas mal formulada?

Não tenho a resposta, mas como sabemos que existe uma demanda por aplicativos estranhos, talvez haja um problema de visibilidade? Eu digo que talvez, afinal de contas, minhas sessões semanais de pesquisa de apps mostram que o mercado é bastante padronizado quando se trata das categorias de aplicativos.

Dos 10 apps que encontro, pelo menos 6 são aplicativos de produtividade, como planejador de atividades, lista de tarefas ou anotações. Uma descoberta compartilhada pela maioria de vocês, já que quase todos vocês disseram, em sua maioria, que acham que falta originalidade nos catálogos da Play Store e da App Store. Apenas nossos leitores alemães ficaram bastante satisfeitos com a oferta atual de apps.

Voce acha que falta originalidade no acervo das lojas de apps
Será que o problema é dos acervos ou do algoritmo de sugestões? / © NextPit

Obrigado novamente por participar da enquete, e não hesite em enviar um comentário sobre os resultados, ou ainda para sugerir outros temas para nossas pesquisas semanais!


Texto original

Quais são os aplicativos ou jogos mais estranhos para Android e iOS que você adora? Quero saber tudo! Seus prazeres mais secretos, ou simplesmente uma válvula de escape, nesta nova enquete da semana.

Procuro toda semana na Play Store ou App Store, fóruns e outros sites por aplicativos e jogos móveis para sugerir aqui no NextPit. E às vezes me surpreendo ao ver apps simplesmente bizarros chamando a atenção de um público viciado em tecnologia.

Em nosso site francês, um dos principais artigos mais bem rankeados no Google — e com um número excelente de visitas — é uma seleção dos melhores aplicativos de bússola. Mas por quê? Eu sei que gosto não se discute, e alguns de vocês já provaram em várias ocasiões que minhas ideias são um pouco radicais.

Nesta hora fico pensando no grupo de fãs de apps de clima... Ou ainda na semana passada, na minha seleção anterior de apps, um comentário me explicou por A + B como um app de timer que transforma o celular em uma ampulheta tem uma utilidade prática em alguns jogos de tabuleiro. É por isso que eu quero ampliar meus horizontes e combater meus próprios preconceitos nesta nova enquete da semana.

Você é fã de apps de nicho?

Antes de mais nada, precisamos preparar o terreno e identificar as mentes mais desbravadoras, aqueles aventureiros que ousam baixar betas e outros aplicativos de acesso antecipado para encontrar as pérolas em que ninguém mais está prestando atenção.

Quero saber se você tem alguma preferência secreta, um fetiche, uma (ap)parafilia por um certo tipo de aplicativo que foge do cardápio de mensageiros, listas de tarefas e outros apps de anotações.

Você é adepto/fã de algum nicho estranho de apps?

Quais são seus apps de nicho/bizarros favoritos?

Agora que você já saiu (ou não) do grande armário dos apps, vamos jogar tudo no ventilador... Quero saber que tipo de aplicativos fora da caixinha você gosta em especial. Pode ser uma categoria ou um app específico, seja com uma utilidade real ou uma perda de tempo total.

O que importa é conhecer sua escolha e especialmente as razões por trás dela. Compreender tendências difíceis de entender, como a moda (ou meme) dos games do tipo "Máfia" no final de 2020, para a qual não encontrei explicação até hoje.

Mencionei alguns exemplos abaixo, mas minha lista está muito longe de ser completa. Por isso, espero que não se concentrem apenas na enquete propriamente dita. O NextPit não é o Ibope ou Datafolha, e o que interessa nas enquetes da semana é entender melhor suas opiniões e explicações nos comentários, mais do que as números.

Portanto, convido a todos, como sempre, a participar nos comentários. Para ser sincero, espero até que alguns de vocês inspirem futuras seleções de apps que nunca teria pensado.

Quais são seus tipos favoritos de app de nicho?

Falta originalidade nos catálogos da Play Store e da App Store?

Muitas vezes instalo apps que um estudante do outro lado do mundo desenvolveu em seu tempo livre e sem recursos. Vejo uma interface que poderia usar um pouco mais de cuidado, mas que mostra claramente que é um projeto pessoal. Tudo isso me faz lembrar de quando ainda tinha um PC gamer na faculdade e instalava jogos aleatoriamente no Steam.

Muitas vezes caia em uma armadilha ou um golpe de microtransações. Mas às vezes também tropeçamos em uma joia rara que nos tira um pouco dos manjados apps de produtividade que dominam as lojas de aplicativos (e as minhas seleções, por tabela).

Você pensa parecido? Acha que a Play Store e a App Store oferecem sempre o mesmo tipo de apps sem se renovarem?

Você acha que falta originalidade no acervo das lojas de apps?

Agradecemos antecipadamente a todos aqueles que participaram da enquete. Como sempre, peço que explique suas escolhas e desenvolva seu raciocínio nos comentários. E finalmente, desejo um bom fim de semana e espero vê-los na próxima segunda-feira para discutir os resultados.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.