Aplicativos da semana | 5 apps para Android e iOS que você precisa conhecer

Aplicativos da semana | 5 apps para Android e iOS que você precisa conhecer

Como todo fim de semana, nos reunimos no NextPit para nossa seleção de 5 aplicativos e jogos móveis gratuitos ou pagos que chamaram a atenção na Google Play Store e na Apple App Store.

Nesta semana, enquanto o Antoine curte um merecido descanso, separamos 5 sugestões de apps que não são armadilhas de dados ou microtransações. Convido você a compartilhar suas descobertas e sugestões com a comunidade NextPit usando o campo de comentários e o fórum.

De jogos móveis a aplicativos de produtividade, aqui estão os 5 aplicativos Android/iOS gratuitos e pagos do NextPit esta semana.

Pixabay

Aplicativo oficial do serviço online de mesmo nome, o Pixabay é um gigantesco catálogo de imagens, com diversas fotos, gráficos vetoriais e ilustrações com licenças de uso livre ou pagas. O app também oferece vídeos, ainda que com um acervo ainda reduzido em comparação com as imagens.

Os diferentes itens trazem as informações do tipo de arquivo, resolução e outros metadados. Você pode agradecer os criadores "pagando um café" — com uma doação via PayPal — além de seguir os seus favoritos, aproveitando os recursos de comunidade do site.

Ah, e o Pixabay permite baixar as imagens e vídeos para o celular, se a licença permitir, claro, e usá-las como plano de fundo do sistema. Só faltou a opção para alternar automaticamente o papel de parede usando as novas obras dos criadores favoritos ou curadores.

Apesar da listagem na Play Store informar que o app inclui anúncios, não encontrei propagandas na versão atual do app. Além disso, não é necessário criar uma conta de usuário, mas um perfil permite usar as ferramentas de favoritos e acompanhamento dos artistas.

Apps Pixabay
App oferece milhões de fotos para baixar ou simplesmente viajar pela tela do celular / © Pixabay

BitWarden

Assim como muitos outros brasileiros, devo admitir que provavelmente não tomo os cuidados necessários com relação à segurança digital. Vejo com frequência amigos adiando o uso de ferramentas importantes como autenticação em duas etapas e gerenciamento de senhas, por exemplo.

Para esta última categoria acabei migrando recentemente para o BitWarden, após anos usando uma solução improvisada de sincronização online com o KeePass. O app ganhou visibilidade recentemente após o anúncio de mudanças no popular LastPass, que tornou a sincronização de senhas entre dispositivos exclusiva da assinatura paga.

Pois o BitWarden não apenas permite acessar seu banco de dados em diversos aparelhos — celulares, PCs — como também oferece uma interface web e extensões para os navegadores mais populares. Para as pessoas que usam outros gerenciadores, o BitWarden oferece a opção de importação de senhas.

E para quem não confia no armazenamento com criptografia de ponta a ponta do serviço, é possível configurar seu próprio sistema de hospedagem do banco de dados usado pelo app.

O BitWarden requer a criação de uma conta de usuário, usada para acesso em múltiplos dispositivos. O app oferece um plano de assinatura, que inclui um gerador de tokens (2FA), relatórios de logins vazados e outros recursos opcionais.

Política de segurança no Android impediu a captura de tela, então deixo este trailer.  

Wateria

Recomendado nos fóruns do NextPit.fr, o Wateria é um belo e simples app para lembrá-lo de regar suas plantas. Cadastre suas flores, árvores, cactos e até frutas e vegetais, defina uma frequência para dar água a elas e receba notificações no celular quando for a hora.

O Wateria não inclui intervalos pré-definidos para tipos de plantas (infelizmente), porém ele se integra ao Google Lens, permitindo não só identificar suas plantas — ou as da sua cara-metade, roommate, etc. — como também buscar recomendações sobre quantas vezes regá-las ou até mesmo a quantidade de horas recomendadas para deixá-las expostas à luz natural.

O app tem um visual simpático e minimalista, com diversos ícones para identificar sua planta. O Wateria inclui ainda uma ferramenta de "dicas do dia", com informações e curiosidades para ajudá-lo no cuidado do seu jardim.

O Wateria não exige cadastro, nem contém anúncios. Infelizmente não possui versão para iOS.

Wateria
Wateria inclui integração com o Google Lens (dir.) para identificação das suas plantas / © NextPit

Strava

Recomendação da minha chefe Camila — será que pareço acima do peso nas reuniões online? — o Strava é um aplicativo que já usei em tempos pré-pandemia, mas há algum tempo não tinha no celular.

Registre uma grande variedade de atividades físicas, desde as tradicionais corrida, natação e bicicleta até patinação, kitesurf, ioga e esqui nórdico. O Strava é compatível ainda com sensores Bluetooth de batimentos cardíacos, para um melhor acompanhamento dos seus dados vitais.

E combinando a tendência de gamificação com as redes sociais, compartilhe suas atividades no Facebook e tente se manter motivado comparando os seus resultados com amigos e parentes (irmão devidamente bloqueado)...

O Strava exige o uso de uma conta, usada para armazenar o histórico de atividades, além disso, oferece uma assinatura que inclui estatísticas avançadas, ranking de trajetos, planejamento de rotas e treinamentos e alguns outros recursos.

Strava
Definitivamente não é a captura de tela do meu celular / © NextPit

Dead Man's Phone

A sugestão de game não é exatamente nova, e talvez alguns leitores já conheçam, Dead Man's Phone é um jogo indicado ao prêmio BAFTA — Academia Britânica de Filme e Televisão —, uma narrativa live action na qual você é o detetive encarregado de descobrir as causas de uma morte, tendo como principal pista o celular da vítima.

O primeiro episódio envolve o caso de um jovem de 16 anos que caiu de um prédio. Com base no histórico de conversas, fotos da câmera e publicações em redes sociais, você deve organizar as pistas, conversar com possíveis testemunhas e interrogar suspeitos.

As interações com as outras pessoas, incluindo detetives e colegas da equipe forense e de inteligência, contam com gravações em vídeo, que ajudam a situar os acontecimentos em meio aos menus e a interface do celular do jovem Jerome.

O que achou da seleção da semana? Quais são as suas sugestões de apps? Prefere a curadoria do Antoine? Compartilhe suas dicas e opiniões sobre a lista nos comentários. E como sempre, caso esteja procurando por algum tipo de aplicativo, aproveite para perguntar para a comunidade NextPit! Quem sabe não encontramos algo para você?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.