Algoritmo do Instagram estaria impulsionando fotos com nudez

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© BigTunaOnline / Shutterstock

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"Estado de nudez" ou "nível de nudez", esse critério é parte integrante da pontuação do trabalho calculada pelo algoritmo do Instagram que decide o destino da sua foto. Segundo a publicação francesa Mediapart, o Instagram favorece certos conteúdos nus, criando uma chantagem de fato - ou um prêmio implícito - à nudez.

Em uma pesquisa divulgada na segunda-feira, 15 de junho, a Mediapart aborda um suposto viés no algoritmo do Instagram que favorece fotos contendo um certo grau de nudez em relação a outro conteúdo menos enfatizado.

O site usa um algoritmo baseado em uma patente registrada por dois engenheiros do Facebook (dono do Instagram desde 2012) em 2015, intitulado "Feature-extraction-based image scoring" (tradução: "pontuação de imagens com base na extração de recursos").

Assim, esse índice de imagem com base na extração de recursos permite que o algoritmo do Instagram calcule a pontuação de engajamento de uma postagem com base em seu potencial de gerar interesse entre os usuários e ser compartilhada por eles.

Nudez: um critério de engajamento

No corpo do texto desta patente, é detalhado que a API da Notação pode extrair certos "recursos" do conteúdo multimídia publicado no Instagram, como objetos, produtos e rostos. Mas também pode estimar o sexo ou etnia de uma pessoa, bem como o "estado de nudez" ou "nível de nudez".

"A API pode avaliar o nível de nudez das pessoas em uma imagem, detectando faixas de cores específicas, identificadas como tons de pele", diz o documento analisado pela Mediapart. O site perguntou ao Instagram sobre o uso nas redes sociais desses níveis de nudez, mas a empresa se recusou a responder a essas perguntas, simplesmente explicando à Mediapart que: "organiza postagens em feeds de notícias de acordo com contas rastreadas e apreciadas, e não de acordo com critérios arbitrários como a presença de um traje de banho ".

Podemos também interpretar e considerar que o Instagram está usando esses metadados de nudez em uma postagem para detectar e remover conteúdo pornográfico, ou simplesmente postagens excessivamente explícitas, como pode ter acontecido, no passado. Mas então, por que encontrar a menção de "nível de nudez" nos critérios listados para calcular o índice de comprometimento de uma postagem?

Chantagem nua implícita para ganhar força no Instagram?

Diante do bloqueio do Instagram, a Mediapart tentou forçar seu raciocínio, operando uma "engenharia reversa" do algoritmo em uma escala menor. Com o apoio financeiro da European Data Journalism Network e Algorithm Watch, a estatística Kira Schacht e a desenvolvedora Édouard Richard, a Mediapart analisou 1.737 publicações contendo 2.400 imagens postadas no Instagram entre fevereiro e maio de 2020 e calculou sua taxa de exposição.

A Mediapart pediu a 26 voluntários para instalar uma extensão em seu navegador e seguir uma seleção de 37 pessoas (incluindo 14 homens) de 12 países diferentes. Das 2.400 fotos analisadas entre fevereiro e maio, 362, ou 21%, representavam corpos nus. No entanto, essas fotos representaram 30% da massa total das fotos mostradas.

Os detalhes dos resultados do seu estudo estão disponíveis gratuitamente aqui. Isso significa que, embora o conteúdo "nu" esteja em minoria na amostra enviada ao painel de voluntários, o algoritmo do Instagram o colocou mais proeminentemente na linha do tempo dos usuários.

A investigação da Mediapart não deixa de ter lacunas. Os depoimentos dos influenciadores citados no início do artigo são anonimizados e não constituem nenhuma prova tangível. O estudo realizado pela Mediapart que acabei de mencionar também é, pela própria admissão do site, imperfeito, porque deveria ter sido realizado em uma escala maior.

No entanto, os resultados da Mediapart mostram que uma foto de uma mulher de calcinha ou maiô é mostrada 1,6 vezes mais do que uma foto dela vestida. Para um homem, a taxa é de 1,3. Se não podemos falar sobre chantagem, podemos pelo menos questionar a posição muito paradoxal que plataformas como Instagram, mas também o YouTube e o Twitch, têm sobre a nudez.

É um perigo para os anunciantes comprar espaço publicitário em face desse chamado conteúdo sensível, mas também um elemento essencial do envolvimento do público e, portanto, das receitas da plataforma e de seus influenciadores "parceiros".

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