Anatel convoca reunião para definir edital do 5G no Brasil

Anatel convoca reunião para definir edital do 5G no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou nesta semana uma reunião extraordinária para iniciar as tratativas sobre o edital de implantação do 5G no Brasil.

O processo deveria ter sido iniciado em 2020, mas depois de inúmeros atrasos, somente agora é que órgão começará a dar andamento aos procedimentos legais de implantação. A reunião, prevista para o dia 01/02, servirá para o debate sobre a aprovação do edital que regulamentará o leilão das frequências.

5G no Brasil somente em 2022

As normas técnicas definidas até agora preveem a utilização da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Se os pareceres técnicos forem aprovados, o edital tratará sobre os investimentos em infraestrutura necessários e a divisão de lotes geográficos para exploração das operadoras. Caso as normas propostas não sejam aprovadas o processo fica paralisado até que os novos ajustes sejam aplicados.

A expectativa é que o leilão ocorra apenas no segundo semestre de 2021, ainda sem data definida. A implantação da tecnologia 5G ficará provavelmente para 2022, embora muitos modelos de smartphones compatíveis com essa faixa já estejam sendo vendidos nas lojas brasileiras.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.