NextPit

Os melhores celulares pequenos para comprar em 2021

Os melhores celulares pequenos para comprar em 2021

Ainda há espaço para celulares pequenos em 2021? Claro que sim! Mesmo que a tendência entre as fabricantes seja de tamanhos cada vez maiores, há exceções como o Zenfone 8, o Galaxy Z Flip 3 ou o iPhone 13 mini. É por isso que preparamos esta lista com as melhores opções para quem prefere um smartphone compacto.

As mãos que digitaram este artigo têm exatamente 20 centímetros de comprimento! De acordo com um estudo da NASA, isso está um pouco acima da média para mãos masculinas, mas eu raramente consigo usar os novos celulares confortavelmente com uma só mão. Se você tem essa mesma sensação, confira os melhores smartphones pequenos abaixo.

Os melhores celulares pequenos em 2021

  Melhor Android compacto Melhor iPhone compacto Dobrável compacto
Produto
Figura Asus Zenfone 8 Apple iPhone 13 Mini Samsung Galaxy Z Flip 3
Ficha técnica 5,9 polegadas Super AMOLED
1080 x 2400 pixels (446 DPI)
Qualcomm Snapdragon 888
128 / 256 GB ROM
6 / 8 / 12 / 16 GB RAM
Câmera dupla
Principal: 64 MP
Ultrawide: 12 MP
4.000 mAh

148 x 68,5 x 8,9 mm
169 gramas










5,4 polegadas, AMOLED
1080 x 2340 pixels
Maçã A15 biônica
128 / 256 / 512 GB ROM
4 GB DE RAM
Câmera dupla
Principal: 12 MP
Ultrawide: 12 MP
2.438 mAh

131,5 x 64,2 x 7,7 mm
141 gramas










6,7 polegadas, AMOLED dinâmico
1080 x 2640 pixels
Qualcomm Snapdragon 888
256 / 256 GB ROM
8 GB DE RAM
Câmera dupla
Principal: 12 MP
Ultrawide: 12 MP
3.300 mAh

86,4 x 72,2 x 17,1 mm
183 gramas










Prós
  • Design compacto e muito elegante
  • Tela de 120 Hz
  • O poder bruto do Snapdragon 888
  • Preço agressivo no exterior
  • IP68
  • Entrada para fones e som HD
  • Design incrível
  • Tela flexível
  • Certificação IPX8
  • Quatro anos de atualização do sistema
Contras
  • Conjunto fotográfico não muito versátil
  • Problemas de superaquecimento
  • Carregamento limitado a 30 Watts
  • Boa duração da bateria, mas não ao nível da concorrência
  • Capacidade da bateria
  • Câmera mediana para a categoria
Avaliação
Vá para o review
Ainda não foi avaliado
Vá para o review
À oferta*

Veja o preço

Veja o preço

Veja o preço

Pegue um atalho

  1. Melhor Android compacto: Asus Zenfone 8
  2. Melhor celular Apple compacto: Apple iPhone 13 mini
  3. Alternativas
    1. Opção dobrável: Samsung Galaxy Z Flip 3
  4. Mais dicas para celulares compactos
  5. Quais são os prós e os contras dos compactos?
  6. Alternativas aos telefones pequenos: Pop sockets e modos para uma só mão
  7. Critérios de seleção da lista

Decidimos por não filtrar as opções por tamanho de tela, porque a medida não se relaciona diretamente com o tamanho do aparelho. No iPhone 13 mini, por exemplo, a Apple usa uma tela de 5,4 polegadas em um carcaça menor que a do iPhone SE com sua tela de 4,7 polegadas. Explicamos ao final do texto como foi feita a seleção dos modelos neste artigo.

O melhor Android compacto: Asus Zenfone 8

Você não é fã do iOS, recomendo o celular que motivou a atualização desta melhor lista: O Zenfone 8. Porque embora a Apple tenha mostrado em 2020 que os smartphones pequenos definitivamente têm espaço no mercado, nenhuma fabricante de celulares Android ousou competir - pelo menos até maio de 2021.

NextPIT Asus Zenfone 8
A Asus surpreendentemente lançou um aparelho genuinamente compacto / © NextPit

O Zenfone 8 mede apenas 148 x 68,5 x 8,9 milímetros com seu display AMOLED de 5,9 polegadas e pesa 169 gramas. Isto o torna o carro-chefe anti-Android, de acordo com a análise do Antoine Engels, uma vez que ele desafia a tendência de aumentar cada vez mais s tamanho da tela. E o mais interessante: em comparação com os atuais Androids flagships, você abre mão de poucas coisas.

O Zenfone 8 usa o Snapdragon 888, que é atualmente um dos mais poderosos processadores para celular. Além disso, a Asus configura o telefone com 8 ou 16 gigabytes de RAM LPDDR5 e 128 ou 256 gigabytes de armazenamento UFS 3.1. Entretanto, você terá que fazer sacrifícios na capacidade da bateria e a câmera.

A bateria mede apenas 4.000 mAh. O consumo de energia não é exatamente baixo devido ao display AMOLED com 120 hertz. A câmera dupla na parte traseira também não está totalmente atualizada, mas a Asus evitou a armadilha de usar sensores supérfluos de macro e profundidade.

Para o Zenfone 8 você paga menos de R$ 4.000 na menor variante de armazenamento, na data de publicação do texto, o Android mais barato equipado com o Snapdragon 888. Assim, o Android flagship não é apenas pequeno, mas também razoavelmente acessível. Sua queda de preço também deve ser maior do que a opção da Apple, caso a história se repita!

O melhor celular Apple compacto: iPhone 13 mini

Depois de lançar o iPhone 12 mini em 2020, a Apple insistiu na fórmula compacta em 2021, lançando o iPhone 13 mini. Com dimensões mais ou menos similares ao seu predecessor -131,5 x 64,2 x 7,7 milímetros - e 141 gramas, é ligeiramente mais pesado que o modelo anterior, mas ainda assim bastante pequeno quando comparado com os outros modelos iPhone 13.

NextPIT Apple iPhone 12 mini
O iPhone 13 mini tem um entalhe menor do que o iPhone 12 mini (acima) / © NextPit

Assim como o modelo 2020, o iPhone 13 mini tem as mesmas especificações de seus irmãos maiores, com o poderoso processador A15 Bionic, que a Apple diz ser cerca de 50% mais rápido do que o concorrente Android mais próximo.

A grande vantagem do pequeno iPhone, no entanto, diz respeito a algo completamente diferente: o sistema operacional iOS da Apple e o já mencionado SoC se combinam para trazer um bom gerenciamento de energia, que a Apple afirma ser "até uma hora e meia a mais" no iPhone 13 mini em comparação com o 12 mini.

Em termos de preço, a Apple também posiciona o iPhone mini abaixo do modelo normal e das opções Pro. O preço de lançamento era de R$ 6.599, mil reais a menos que o modelo tradicional, mas já pode ser encontrado mais barato nas principais lojas online.

Outras recomendações para celulares pequenos

Abaixo, listo outros smartphones compactos, destacando certas características como uma boa câmera ou detalhes especiais!

Compacto e dobrável: Samsung Galaxy Z Flip 3

Nem todos querem um celular compacto porque têm mãos pequenas. Os enormes flagships da Xiaomi, Samsung e outras também ocupam muito espaço no bolso. Tanto que muitas pessoas preferem pendurar o aparelho ao pescoço com correntes de celular ao invés de colocá-los no bolso.

NextPit Samsung Galaxy Z Flip 3 open
Os dobráveis menores, como o Galaxy Z Flip 3, são uma alternativa para os flagships cada vez maiores / © NextPit

O Samsung Galaxy Z Flip 3 é um verdadeiro flagship, em um formato compacto. Como o nome sugere, é um dobrável, ou seja, um celular com tela dobrável. Ao contrário do Galaxy Z Fold 3, no entanto, você não dobra o telefone na vertical, mas como nos antigos celulares flip dos anos 2000.

Quando dobrado, o Galaxy Z Flip 3 mede apenas 86,4 x 72,2 x 15,9 milímetros em seu ponto mais fino. Quando aberto, o telefone cresce consideravelmente, mas você também está olhando para um exuberante display de 6,7 polegadas. Mas por que o Galaxy Z Flip 3 não ocupa o primeiro lugar da nossa lista?

Apesar de mostrar uma forte melhoria em termos de durabilidade, incluindo a resistência à água IPX8. A bateria com 3.300 mAh ainda é muito pequena. E mesmo pesando o fato de que o Galaxy Z Flip 3 é mais barato que seu predecessor, ele ainda é mais caro que os outros telefones desta lista.

Menções honrosas

Se você estiver em busca de um celular pequeno, espero que uma de nossas três dicas se adapte ao que você está procurando. No entanto, as decisões de compra são tão individuais que separei mais algumas alternativas. Já que estamos falando de tamanho, escolhi as dimensões e o tamanho da tela para você.

Menções honrosas

Modelo Tamanho da tela Dimensões Mais informações
Samsung Galaxy S21 6,2 polegadas 151,7 x 71,2 x 7,9 mm Confira o review
Apple iPhone SE (2020) 4,7 polegadas 138,4 x 67,3 x 7,3 mm Confira o review

E claro, se você tiver alguma pergunta ou dica, sempre pode usar a seção de comentários.

Quais são os prós e os contras dos celulares pequenos?

Os números de vendas da Apple para os modelos iPhone Mini não foram exatamente um sucesso. A fabricante até mudou o foco para a versão Pro Max - atualmente o maior iPhone - devido aos baixos números de vendas do iPhone compacto. Mas por que os celulares pequenos são tão impopulares? Deixe-me explicar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens dos "mini" smartphones.

Vantagens dos celulares pequenos

A maior vantagem é, obviamente, a usabilidade dos modelos pequenos. É muito mais prático não precisar usar as duas mãos ao operar o celular. Além disso, o risco de deixar cair o telefone acidentalmente é menor e, fisicamente, telas pequenas têm uma chance menor de quebrar ao cair.

IMG 0503 capa whatsapp
Displays menores são teoricamente menos susceptíveis a quebrar em quedas / © NextPit

Além de serem mais fáceis de usar, os celulares pequenos também ocupam menos espaço no bolso das calças. Já mencionei isso uma vez, mas os smartphones grandes ficam melhores em uma bolsa, em uma corrente de celular ou no bolso de trás das calças. Mas este não é o caso do iPhone 13 Mini ou do Z Flip 3.

E são basicamente estas as vantagens dos celulares pequenos! Dependendo das suas prioridades, a lista de desvantagens pode ser decisiva na hora da compra

Desvantagens dos celulares pequenos

O celular se transformou ao longo dos anos em um dispositivo de entretenimento multi-uso. Muitas pessoas assistem aos vídeos do YouTube na cama pela manhã, depois jogam games móveis no trajeto para o trabalho e fecham a noite com uma sessão no aplicativo da Netflix no mesmo dispositivo.

Naturalmente, uma tela maior é mais vantajosa nestes cenários. Filmes e séries são mais fáceis de se ver, e ao jogar, seus dedos não encobrem tanto a ação na tela quando se usam os controles virtuais no display.

NextPit Samsung galaxy S21 Ultra camera screen
Muitas aplicações são simplesmente mais divertidas em um aparelho grande! / © NextPit

Ao jogar e usar aplicações multimídia, duas outras coisas são importantes em modelos grandes: uma longa duração da bateria e uma boa dissipação de calor. Nem preciso dizer que há mais espaço para uma bateria grande em aparelhos maiores. Enquanto isso, a capacidade da bateria de 5.000 mAh se tornou padrão em algumas categorias de celulares, e você pode facilmente passar por dois dias longe da tomada com eles.

A dissipação de calor não é tão simples de explicar. Como geralmente não há uma ventoinha nos celulares, as fabricantes instalam placas metálicas e outros materiais para dissipar o calor. Isto é gerado durante a operação, especialmente quando o SoC está sob demanda. Outra fonte de calor é a carga rápida quando você carrega seu celular.

A maior superfície possível para dissipar calor em um telefone é, naturalmente, a parte de trás, e quanto maior for, melhor o calor gerado pode ser dissipado para o ar. Antoine atestou os problemas de calor do Zenfone 8 em seu review, e isso certamente se deve ao pequeno formato, em conjunto com o poderoso Snapdragon 888.

Conclusão

Minha pequena lista de prós e contras já está visualmente clara! Há muitas vantagens para uma carcaça maior quando se trata de design do celuar. Não surpreende portanto que o modo de uso de muitas pessoas se adaptou a isso. Entretanto, como as mãos não cresceram com os celuares, surgiram problemas ao longo dos anos no uso cotidiano.

Em resumo: vantagens e desvantagens dos celulares compactos

Prós Contras
Prático Telas menores
Mais leve Os dedos cobrem mais a tela
Fácil de usar com uma mão Menor duração da bateria
Menos pesado no bolso Dissipação de calor inferior

As fabricantes estão tentando minimizar as diferenças com truques de software e novos acessórios, como explico na próxima seção.

Alternativas em aparelhos grandes: acessórios e modos para uma só mão

O crescimento aparentemente inevitável dos celulares trouxe algumas soluções criativas. Afinal de contas, a necessária e inatingível barra de notificação no Android e iOS pode ser acessada de outras formas. Abaixo listo algumas soluções que podem ajudá-lo a domar um celular gigante:

Modo com uma mão no iOS e Android

Talvez a tela do seu celular já tenha diminuído pela metade, mas não se trata de um erro de software, e sim do modo de uma mão. No iOS, tudo o que você tem que fazer para ativá-lo é deslizar para baixo na metade inferior da tela. O conteúdo da tela desliza para baixo e você pode acessar a Central de controle e a barra de notificação. Para iPhones com um botão de início, bastam dois toques (sem apertar) no botão principal.

OxygenOS 11 One Handed Use
A relação ideal para a operação com uma mão no OxygenOS 11 de acordo com a OnePlus / © OnePlus

No Android, este modo só está disponível nativamente no Android 12. Como a desenvolvedora do sistema anunciou no Google I/O 2021, a nova versão do sistema operacional traz uma operação mais fácil. Até que a atualização chegue ao seu dispositivo, você terá que verificar se o fabricante do seu celular já integrou um recurso semelhante à personalização de sistema.

Pop Socket e outros suportes

Com os chamados pop socket ou capas especiais, você pode melhorar significativamente o uso do celular! Você instala os suportes de apoio ou dobráveis na parte de trás de seu telefone. Depois basta usá-los entre dois dedos ao segurar o telefone ou simplesmente segurar o celular completamente com eles.

Se você não quiser colar nada na parte de trás de seu smartphone, pode também comprar capas especiais com suportes embutidos. Preste atenção porém que algumas opções aumentam significativamente o espaço ocupado pelo celular.

Dispositivos acessórios e smartwatches

Uma tendência muito estranha são os chamados dispositivos acessórios, como o novo Palm. São pequenos celulares secundários que não se propõe a substituir seu aparelho principal. Em vez disso, são projetados para uso na academia ou ao usar calças mais justas. Mas basicamente, são quase como smartwatchs sem pulseira.

Lifestyle 7
O Palm é um dispositivo acessório / © Palm

Afinal de contas, modelos como o Apple Watch já são incrivelmente independentes com 4G e WiFi. Isto significa que você pode deixar seu celular em casa quando estiver se exercitando, por exemplo. Para mais informações, recomendo conferir nossa lista dos melhores smartwatches.

Celulares pequenos ou telas pequenas? Como montamos esta lista

Por último, mas não menos importante, gostaria de explicar rapidamente como montamos esta lista! Basicamente, ela reflete o mercado de celuares em novembro de 2021, e é claro que o objetivo era apresentar modelos atuais. Coloquei uma pré-seleção para discussão na redação do NextPit e o Galaxy S21, que achei bastante compacto por exemplo, ficou de fora.

É claro que esta lista receberá atualizações com o tempo. Se outra fabricante surpreender com um novo celular pequeno nas próximas semanas, atualizaremos este texto. Além disso, também vou incorporar suas críticas e sugestões feitas nos comentários.

Vale destacar ainda que este artigo é um guia de compras, não uma lista com todos os smartphones disponíveis. Por isso complementamos o texto com alternativas e informações adicionais.

Então, o que você achou desta lista e o que você pensa dos celulares compactos? Fique à vontade para deixar sua opinião sobre o mercado e o artigo no campo de comentários abaixo!

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Sou fã de celulares pequenos, até optaria pelo zenfone 8 , o problema da Asus é não atualizar os seus gadgets , falta uma política transparente, o flip da Samsung é interessante mas muito caro , espero que a assus divulgue sua política de atualização de segurança e OS


  • Soterio Salles há 1 semana Link para o comentário

    Eu tenho mãos de ogro então não tenho problema com displays e smartphones grandes, acontece é o contrário... Malditos joycons do Nintendo Switch kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas sou do time que torce pelo sucesso e popularização dos dobráveis, especialmente dos flips, portabilidade pra transporte e tela grande pra uso.


  • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

    Smartphones com tela inferior a 5.9 pol. vão desaparecer do mercado, pois os modelos do tipo fold (dobrável) estão abocanhando o consumidor desse tipo de aparelho, que torce o nariz para os chamados (por eles) "tijolos de bolso" O problema que as empresas que estão explorando esse nicho do mercado está cobrando mais caro por isso, devido toda tecnologia diferenciada empregada nesse tipo de display, diferente do que acontecia nos aparelhos de tela pequena do passado.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.