Grátis em vez de R$ 14,99: libere todo o potencial da câmera do celular

shutterstock 361120979
© Shutterstock

Aplicativos de câmera são sempre muito populares entre a comunidade NextPit, e não é para menos, nem sempre o app nativo do celular oferece controles finos para ajustes na hora do clique. Por isso, nossa sugestão de aplicativo grátis do dia é o Manual Camera, app que como o nome já diz desbloqueia uma série de controles manuais para sua próxima sessão de fotos.


Direto ao ponto:

  • Manual Camera: DSLR está grátis temporariamente até sexta-feira (19);
  • App tem classificação de 4,3 estrelas com mais de 17 mil avaliações;
  • Aplicativo aproveita os recursos do celular para oferecer mais controle ao tirar fotos.

Melhor ainda, o Manual Camera não serve apenas para fotos, mas também para vídeos, que podem ser gravados em resolução 4K, dependendo das especificações do seu celular e do sensor da câmera. O app geralmente custa R$ 14,99, mas pode ser baixado de graça até a próxima sexta-feira.

Por que vale a pena baixar o Manual Camera: DSLR

Já destacamos apps como o ProShot, ProCam X, e se tem algo que aprendemos com o tempo é que nem sempre o aplicativo original do smartphone aproveita todo o potencial do hardware fotográfico no celular. Seja para simplificar o uso, ou mesmo pelo investimento necessário para ajustar o app, especialmente aparelhos básicos oferecem o mínimo necessário de opções na hora de tirar fotos.

Manual Camera
Aplicativo aproveita o potencial da câmera do celular, até mesmo ao tirar fotos na orientação errada ;) / © NextPit

O app Manual Camera: DSLR oferece por exemplo — dependendo do hardware do aparelho — opções como equilíbrio de branco, diferentes opções de foco — automático, manual, contínuo, infinito — tempo de exposição, ISO, HDR, modos de cena, timer, modo continuo, time lapse e muito mais. Tudo isso em uma interface razoavelmente simples, com ícones grandes e menus bem organizados.

E claro, o Manual Camera: DSLR é compatível com múltiplas câmeras — traseiras ou frontais, apesar de identificá-las simplesmente como "CAM 1/2/3" —, flash e gravação em modo RAW.

No caso das gravações de vídeo, é possível escolher a taxa de bits (bitrate) e de quadros (framerate), fazer filmagens em câmera lenta ou acelerada, e até usar o sistema de estabilização de imagens disponível no celular.

O Manual Camera: DSLR respeita sua privacidade?

Em sua política de privacidade, os desenvolvedores explicam que utilizam serviços de telemetria e anúncios de terceiros, que podem coletar informações sobre o uso do app. Vale destacar, a versão Pro na promoção não inclui propagandas e também não encontrei compras no app.

Segundo a plataforma de privacidade Exodus, o Manual Camera: DSLR inclui dois rastreadores, ambos do Google, um para anúncios e outro para análise. Já as permissões solicitadas estão dentro do esperado para um app de câmera, com acesso pedido para a câmera, microfone, geolocalização (para metadados, opcional), acesso a armazenamento externo, entre outros.

Gostou da sugestão do dia? Procurando outros tipos de aplicativo? Fique à vontade para deixar sua opinião sobre o Manual Camera: DSLR ou então sugerir outras opções de aplicativos nos comentários.

Ir para o comentário (0)
Rubens Eishima

Rubens Eishima
Redator

Jornalista com 15 anos de experiência no segmento de tecnologia, com passagens por portais como UOL e Softonic.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.