GCam | Como instalar o app de câmera do Pixel no seu Android

GCam | Como instalar o app de câmera do Pixel no seu Android

Dizem que milagres não existem. Se você tem uma câmera bem mais ou menos no seu celular, ou até mesmo se deseja que a do seu intermediário ou topo de linha seja melhor, há pouco que possa ser feito, já que lentes e componentes não podem ser trocados, não é mesmo? Pois há um aplicativo que, facilmente, pode melhorar de verdade suas fotos. A Google Camera.

Destacar mudanças recentes

Essa história não é recente. Desde o Pixel 2, o app nativo de câmera do Google, conhecido como GCam, começou a ser portado (adaptado) para diversos aparelhos, e instalado em tantos outros. Os resultados foram incríveis. Agora, com o lançamento do Pixel 3 e dos novos recursos de sua câmera, incluindo o Night Sight, a situação só melhorou.

E por quê? Porque o Pixel, mesmo com apenas uma câmera, faz o serviço direito, e seu pós processamento aliado ao sensor e conjunto de câmera faz fotos que figuram entre as melhores do mercado, forrado de câmeras duplas pra cima. O Google sabe o que está fazendo, deu pra ver.

NextPit Google Pixel 4a camera
App de câmera do Google não precisa de um exército de lentes para tirar boas fotos / © NextPit

Então sim, usando apenas um aplicativo, instalando ele sem acesso a root, sem mexer em código e sem implementações complexas, você pode melhorar substancialmente suas fotos, utilizando a "mágica" do pós processamento caprichado do Google, que faz com que a linha Pixel tenha fotos incríveis com apenas uma câmera. Mas como fazer isso no seu smartphone?

Pegue um atalho:

Primeiro, saiba: o milagre não é para todos

Não adianta fazer que nem eu e sair tentando instalar o APK do Google Câmera em qualquer smartphone do mundo achando que vai servir. Me frustrei na maior parte das vezes. Infelizmente, é preciso preencher alguns requisitos para ter a instalação.

O principal deles é ter o Android acima do 7.1.1 Nougat, mas versões recentes do aplicativo exigem a última atualização do sistema Android, 11, na data de atualização do texto. E isso também vai variar em matéria de processamento. Dependendo da versão do app de câmera, as limitações são diferentes. São dois os tipos de APK:

  • APK bruto: a versão fornecida como é pelo Google, disponível em sites de forma original, sem modificações. É preciso atender às especificações do Google e muitos recursos podem não funcionar em seu smartphone.
  • APK modificado: para alguns topos de linha e intermediários, além de modelos da Samsung, desenvolvedores voluntários modificam o app, ativando recursos que não funcionam na versão original e fazendo o app funcionar em processadores diferentes.

Infelizmente, pelo poder de processamento exigido, o Google Camera não funciona em 99% dos smartphones de entrada e intermediários mais simples. Confira uma tabela de compatibilidade ao final do artigo.

Como instalar a Google Camera no seu celular

ATENÇÃO: não realize nenhum desses procedimentos sem saber o que está fazendo. Nem eu e nem o NextPit nos responsabilizamos por quaisquer danos causados, uma vez que se você fizer isso, fará por conta própria. Sempre faça backup do seu aparelho antes de qualquer coisa.

A versão mais atual é a Google Camera 8.2. Lançada com o Pixel 5, ela pode ser instalada nativamente nos outros Pixel, mas para instalar em seu aparelho os passos são simples. Caso o seu aparelho não tenha o Android 11 ou não possua uma versão especial do APK, baixe as versões anteriores.

A melhor maneira de obter o app da Google Camera é acessando um site confiável como o APK Mirror e baixando a última versão:

Baixe aqui o app Google Camera do site APK Mirror

Nós fizemos alguns tutoriais sobre o que é um APK, como instalar em seu celular e como saber a versão certa para o seu processador:

Antes de realizar a instalação, não se esqueça de ativar a opção que permite a instalação de fontes desconhecidas no sistema. Basta ir em Ajustes/Configuraçoes > Segurança. E se você já tiver instalado alguma versão antiga da Google Camera ou do Gcam, apague antes os dados do app também.

APK MirrorAPK Mirror oferece o arquivo instalador de apps como o GCam / © NextPit

Não achei meu celular nos links, e agora?

Todos os smartphones citados na lista mais abaixo possuem uma versão ou do Google Camera ou do Gcam disponíveis. Elas podem não conter todas as funções, ou até mesmo conter pouquíssimas das funções, mas existem.

A melhor opção nesse caso é dar um Google no modelo do seu aparelho junto ao nome dos apps. Por exemplo: "Moto Z2 Play Gcam" ou "Moto Z2 Play google camera". Porém, lembre-se sempre de baixar links confiáveis.

Ports exclusivos da Google Camera

Em alguns casos, é possível ter acesso a mais recursos do aplicativo Google Camera em determinados aparelhos. Isso acontece porque alguns desenvolvedores e curiosos realizam o "port" (ou conversão), ou seja, pegam o app e mexem nele para que funcione especialmente com um modelo de aparelho.

Versões mais recentes do aplicativo necessitam que o celular seja compatível com a interface Camera2, o que pode ser verificado com o aplicativo Camera 2 API Probe na Play Store — o app precisa listar a opção "Full" ou "Level_3" no campo "Hardware Support Level". A interface (ou API) confirma se o hardware é compatível com recursos avançados de sistema, neste caso de fotografia, fazendo a comunicação entre o processamento de imagem do aparelho e o app de câmera no sistema Android.

Para saber se o seu celular já tem um port, você pode ficar de olho no site XDA Developers, onde são publicados os APKs modificados. Você pode encontrar a maioria deles nesse link que o XDA fez.

Porém, há outro jeito bem simples de encontrar o port ideal para você. Caso você tenha o Telegram instalado, basta seguir o canal Google Camera Port Updates, onde são publicados diversos links diários com os APKs. Daí, basta realizar uma busca pelo modelo do seu aparelho.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro NextPit 1
Xiaomi Redmi Note 10 Pro recebeu conversão do app Google Camera / © NextPit

Entre os últimos aparelhos que receberam um port estão o Xiaomi Mi 11, Redmi Note 10 Pro, Samsung Galaxy S21, OnePlus 9, OnePlus Nord, Moto G60, Motorola Edge, Asus ZenFone 8, entre outros. Alguns podem ser versões mais antigas do app, mas eles vão sendo atualizados aos poucos.

Eu terei todas as funções da Google Camera dos Pixels?

Isso vai depender de aparelho para aparelho. Aparelhos mais avançados têm suporte ao Night Sight, o modo de fotografia em ambientes com menos luz da Pixel Camera. Porém, nem todos os celulares têm processamento e componentes ideais para suportar todos os recursos.

Ainda assim, o que vale aqui é a melhoria na qualidade geral das suas fotos, algo que você nem esperava que fosse acontecer e está aí, de mão beijada, não é mesmo?

Veja os recursos que podem estar disponíveis para o seu aparelho:

  • HDR+: capture fotos melhores, especialmente em cenas com pouca luz ou em contraluz;
  • Modo retrato: adicione um desfoque de fundo (bokeh ou modo retrato) a fotos em close-up depois da captura;
  • Estabilização de vídeo: capture vídeos mais suaves, mesmo que suas mãos tramam;
  • Câmera Lenta: capture ação em vídeo de câmera lenta (até 240fps em alguns dispositivos compatíveis);
  • Foco automático de rastreamento de movimento: rastreia um objeto selecionado por toque na tela e o mantém em foco;
  • Night Sight: modo especial de captura em ambientes com menos luz;
  • Photo sphere: crie fotos esféricas imersivas;
  • Lens: serviço de reconhecimento de imagem para pesquisa de imagem e compreensão de texto;
  • Panaroma: capaz de capturar imagens em grande formato no eixo horizontal ou vertical.
Google Camera
Modo noturno, retrato, gravação avançada de vídeo e ajustes especiais (dir.) são alguns dos recursos da Google Camera / © NextPit

Encontrei bugs e defeitos, e agora?

As soluções apresentadas para quaisquer aparelhos que não sejam da linha Pixel são desenvolvidas por pessoas que entendem a respeito de APKs, mas que não estão trabalhando oficialmente com isso, sendo todos voluntários.

Assim, é até esperado que apareçam alguns bugs e problemas no app, incluindo a impossibilidade da instalação, tratamentos, lentidão e o desligamento repentino do app. Tente desinstalar o app, instale novamente, abra a câmera, force o fechamento dela e reabra o app. Também funciona procurar outra versão e reiniciar o aparelho.

Outra solução é procurar nos fóruns do XDA pelas melhores configurações da câmera. Em alguns modelos, é preciso desligar algumas funções, não utilizar o flash, entre outros truques.

Ah, e pode ser que o Google Câmera, em alguns casos, não melhore a qualidade das fotos. Pode até piorar. Não é comum, mas no Galaxy S9, por exemplo, o aplicativo original da Samsung pode oferecer melhores fotos.

Quais são as diferenças?

Após o avanço em fotografia computacional iniciado pela linha Pixel, muitas fabricantes se mexeram para incluir recursos de processamento avançado em seus aparelhos, principalmente os topo de linha. Por isso, os resultados com o GCam variam muito de celular para celular.

Em alguns modelos, o Google Camera oferece um salto consideravel em qualidade de imagem — especialmente em fotos noturnas —, já em outros, a diferença pode ficar concentrada principalmente nos modos adicionais, caso do Photo Sphere na imagem acima, com variações restritas a como cada aplicativo processa a imagem vinda do sensor.

Samsung Camera photo
Foto com o modo padrão da câmera no Samsung Galaxy S20 FE 5G / © NextPit
Google Camera photo
Foto com o modo retrato do GCam no Galaxy S20 FE 5G / © NextPit  

Lista de aparelhos compatíveis com a Google Camera ou Gcam

Atualmente, há alguns smartphones que têm compatibilidade certa com o app, seja a versão bruta ou a modificada. São eles:

Google

Samsung

Motorola

ASUS

OnePlus

Xiaomi

LG

Sony

Nokia

  • Nokia 9 PureView
  • Nokia 8.1
  • Nokia 8
  • Nokia 7.2
  • Nokia 7.1
  • Nokia 7 Plus
  • Nokia 6.1 e 6.1 Plus
  • Nokia 6
  • Nokia 5

HTC

LeEco

  • LeEco Le 2
  • LeEco Le Max 2
  • LeEco Le Pro3

Lenovo

  • Lenovo K6
  • Lenovo P2
  • Lenovo ZUK Z2 Pro
  • Lenovo ZUK Z2 Plus

Razer

  • Razer Phone (com HDR+ e Night Sight)
  • Razer Phone 2 (com uso da segunda câmera)

Realme

  • Realme 2 Pro
  • Realme 3 e 3 Pro
  • Realme 5 e 5 Pro
  • Realme 6 e 6 Pro
  • Realme 7 e 7 Pro/Narzo 20 Pro
  • Realme X
  • Realme X2 e X2 Pro
  • Realme X3 SuperZoom
  • Realme X7
  • Realme X50 Pro
  • Realme XT (RMX1921)

Honor

  • Honor Play
  • Honor View 20

Huawei

  • Huawei Mate 10
  • Huawei Mate 10 Pro
  • Huawei P30 Pro

Outros:

  • Essential Phone PH-1
  • Smartphones com processador Snapdragon 835
  • Smartphones com processador Snapdragon 625
  • Smartphones com Camera2API (use esse app para checar se o seu celular é compatível)

Mesmo não tendo sido citado aqui, há chances de o seu celular ter alguma versão do Google Camera ou do Gcam para ele. Procure pelo Google mas tome cuidado com os downloads!

Você já usou esse app no seu smartphone?


Este artigo foi atualizado em Junho de 2021 com novos links, imagens e lista de compatibilidade ampliada. Os comentários anteriores foram mantidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

29 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 3 semanas Link para o comentário

    Artigo atualizado em Junho de 2021. Compartilha com a nossa comunidade a sua experiência com a GCam e se você achou que valeu a pena baixar.


  • João Victor Rodrigues 07/03/2019 Link para o comentário

    Alguém poderia me enviar o apk com todas as funções para o moto g6 plus com android pie? ficarei grato!


  • Thiago Szalyga 18/02/2019 Link para o comentário

    Chega a ser uma piada ter G5s na lista mas não ter o G5 Plus que é superior! Pense num smartphone infeliz! Tudo fechado nessa meLda. Sofrendo aqui pra instalar o Gcam.


    • Henrique Melo 04/03/2019 Link para o comentário

      Perdoe a sinceridade, mas que tal comprar um celular novo? O G5 já está MUITO defasado, e não é nenhum topo de linha pra compensar ficar com ele por algo especial.

      Você não vai conseguir mais nada interessante nesse aparelho, só será alvo de risos.

      Corre pra um Xiaomi, ou compra pelo menos um G7.


  • Blind 09/01/2019 Link para o comentário

    Lembrando que a XIAOMI já prometeu na MIUI 10 beta liberar (primeiro versão chinesa depois global developer) a API2 necessária para funcionar a GCAM sem necessidade de root ou magisk nos smarts q n possuem SD710 ou SD845 (Que costumam ter já liberado)


  • Carlos Silva 07/01/2019 Link para o comentário

    Boa noite, tenho um Mi A1 com Android 9, estou tentando utilizar sem Root nem nada, até então, sem sucesso, se alguém puder dar uma luz, obrigado !!


  • Carlos Silva 07/01/2019 Link para o comentário

    Estou tentando utilizar no Xiaomi mi A1 com o Android 9, sem root e sem desbloqueio de bootloader, até então sem sucesso


  • José Luís Silva Martiniano 07/01/2019 Link para o comentário

    Parece muito interessante, vou testar no meu.


  • Diogo Lucena 07/01/2019 Link para o comentário

    meu S9+ ainda não está no Android Pie, mesmo assim funciona?


  • Um bucado 07/01/2019 Link para o comentário

    Caso alguém saiba me ajudaria muito, tenho um Nubia z17 Lite, queria usar a Google câmera nele sem fazer root será que tem algum port pra ele? Eu uso a versão 3.2 da gcam pra android 7.1 porém faltam muuuitos recursos e não acrescentou nada a câmera, está preferível a padrão. Alguém tem dicas?


  • Henrique Guimarães 07/01/2019 Link para o comentário

    Vou tentar no Redmi 4X e Redmi 5 Plus..
    Alguém já fez e deu resultado esperado?


  • Leandro 07/01/2019 Link para o comentário

    No essential phone do meu primo foi o que salvou a câmera. No meu S9 não ajudou :/


  •   41
    Conta desativada 07/01/2019 Link para o comentário

    Uso no Note 8 e em um S7 Edge há mais de 40 dias, e é INACREDITÁVEL como o GCAM utilizou a selfie do S7 como ela realmente é.
    No S7 - no Note FE também, pois já percebi isso -, a Samsung Camera registra fotos com uma nitidez horrível, desanimando qualquer tipo de usuário. Esta nitidez está sendo totalmente corrigida pelo GCAM.
    Já no Note 8, com o auxílio da lente grande angular, as live sphere deixaram de ter recortes e a câmera do Google registrou fotos em 360° com perfeição, sem nenhum tipo de falha.

    Quem quiser, ajudo a configurar os smartphones S7, Note 7, S8 e Note 8 para a utilização do GCAM.

    Conta desativada


    • Rodrigo Copetti 07/01/2019 Link para o comentário

      Boa tarde amigo, da pra instalar em um S8+ Exynos? VLW!


    • Renan Silva 11/01/2019 Link para o comentário

      Qual versão você utilizou no S7 Edge Lucas? Tenho um com o processador exynos.


    • Izaias 22/03/2019 Link para o comentário

      Tenho S8 Exynos e Android 9 com One UI. Pode ajudar?


  • vinicius schiavon 07/01/2019 Link para o comentário

    alguem possui link ou ja conseguiu instalar no xiaomi mi a2 ?


    • Paulo zOiO zuLLu 07/01/2019 Link para o comentário

      Eu usava no Oreo stock, depois no Pie. Recentemente instalei a Pixel Experience no meu A2 e estou usando nela


  • celso brambilla 07/01/2019 Link para o comentário

    Alguém tentou no xiaomi redmi note 6 pró....???


  • Leonardo Melo 07/01/2019 Link para o comentário

    Xiaomi Mi8 pega a última versão?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.