NextPit

Os melhores smartwatches compatíveis com o seu Android e iPhone

Atualizado: novembro de 2021
Os melhores smartwatches compatíveis com o seu Android e iPhone

Procurando por um smartwatch novo? Pois você veio ao lugar certo, nesta lista  você encontrará as melhores opções de compras em relógios conectados em 2021. Além dos modelos premium, também temos dicas para iOS e Android em diferentes faixas de preços.

Os melhores smartwatches em 2021

  O melhor smartwatch Para quem usa Android Custo-benefício Android Custo-benefício Apple Baratinho Vale a pena conferir
Produto
Foto Apple Watch Series 7 41 mm Samsung Galaxy Watch 4 Samsung Galaxy Watch Active 2 Apple Watch SE Xiaomi Redmi Watch 2 Lite Xiaomi Amazfit Verge Lite
Prós
  • Tela maior e mais brilhante
  • Carrega até 33% mais rápido que o Series 6
  • Certificado IP6X para proteção contra poeira
  • Boa conexão entre relógio e celular
  • Ótima tela AMOLED
  • Bela interface do usuário
  • Compacto, leve e de alta qualidade
  • ECG, pulsação, oxímetro, pressão sanguínea, composição corporal
  • Bom desempenho
  • Excelente tela AMOLED
  • Design atraente
  • Always-on display
  • Barato
  • Diversas funções de monitoramento
  • Com GPS
  • Bonito, pequeno e leve
  • Autonomia decente da bateria
Contras
  • Exclusivo para iPhones
  • Autonomia curta
  • Alguns recursos de monitoramento somente com celulares Samsung
  • Não compatível com iPhones
  • Apenas 7,6 dos 16 GB de memória podem ser usados
  • Sem suporte para carregadores Qi
  • Requer apps adicionais da Samsung
  • Bixby decepciona
  • Faltam apps
  • Sistema operacional um tanto confuso
  • Funções limitadas para um smartwatch
  • Alguns erros de tradução
  • Sem medição de SpO2 24h
Avaliação
Review em inglês
Vá para o review
Review em inglês
Ainda não foi avaliado
Vá para o review
Ainda não foi avaliado
Confira ofertas* Veja o preço Veja o preço Veja o preço Veja o preço Veja o preço Veja o preço

Depois da apresentação de cada modelo, você encontrará um breve conselho de compra. Afinal de contas, antes de decidir por um smartwatch, você primeiro precisa saber o que é mais importante para você. Em seguida, apresento cada recomendação em dois parágrafos. Também explico por que considero o smartwatch adequado para a respectiva categoria.

Pegue um atalho

  1. O melhor smartwatch: Apple Watch Series 7
  2. Melhor smartwatch para Android: Samsung Galaxy Watch 4
  3. Alternativa para Android: Samsung Galaxy Watch Active 2
  4. Alternativa para iPhone: Apple Watch SE
  5. Smartwatch baratinho: Xiaomi Redmi Watch 2 Lite
  6. Vale conferir: Xiaomi Amazfit Verge Lite
  7. O que você deve procurar ao comprar um Smartwatch?
  8. Dicas para a compra
  9. Próximas datas de promoções
  10. Outras listas de melhores produtos

Para nossa comparação de smartwatches, consideramos onde a diferença entre as pulseiras fitness e os relógios inteligentes. Na nossa opinião, os smartwatches devem ter pelo menos Wi-Fi para manter uma certa independência do celular. Além disso, os relógios podem ser um pouco mais desajeitados e pesados e não precisam necessariamente ser discretos para a prática de esportes.

Se você estiver procurando modelos mais discretos, recomendamos nossa lista das melhores pulseiras fitness. Caso contrário, seguimos a nossa programação comparação dos melhores relógios inteligentes. Para dar uma melhor visão geral do mercado, também incluímos modelos que ainda não testamos.

Apple Watch Series 7: o melhor smartwatch em 2021

NextPit Apple Watch 7 test
O Apple Watch Series 7 herdou da sexta geração o posto de melhor smartwatch do mercado / © NextPit

É uma pena que o melhor smartwatch to mercado não seja uma opção para a maioria das pessoas. Afinal de contas, o maior ponto fraco do Apple Watch Series 7 é que ele só pode ser conectado a iPhones. Mesmo assim, o Apple Watch é a referência em relógios conectados. Ele oferece uma praticidade incomparável no uso e conexão com o celular, oferece todas as principais funções e tem mais aplicativos.

O novo modelo ganha pontos acima de tudo com uma tela maior e mais brilhante. Além disso, ele carrega 33 por cento mais rápido do que seu antecessor usando o novo carregador e agora traz certificação IP6X que garante uma maior longevidade. O que a Apple poderia melhorar, no entanto, é a duração da bateria: o Watch Series 7 dura cerca de um dia.

Samsung Galaxy Watch 4: a melhor alternativa para Android

NextPit Samsung Galaxy Watch 4 ben
Nem preciso dizer que testei pessoalmente o Galaxy Watch 4 / © NextPit

Na minha opinião, a melhor alternativa para quem usa Android é o Galaxy Watch 4 . Foi lançado em 2021 e representa uma mudança de estratégia da Samsung em vários pontos. Por um lado, o design do modelo padrão é agora semelhante ao antigo Watch Active e, por outro, traz um novo sistema no lugar do Tizen. A OneUI Watch, baseada em Android WearOS, teve um desempenho muito bom no teste.

Além da boa conexão com o celular, ele oferece um hardware de alta qualidade e poderoso, incluindo funções exclusivas de monitoramento. Por outro lado, a vida útil da bateria é curta devido à caixa compacta e algumas funções de rastreamento são exclusivas para celulares Samsung. Para quem sente falta da moldura giratória ou procura mais autonomia, o modelo Classic é a opção ideal, mas não temos um review da versão.

 

Samsung Galaxy Watch Active 2: o custo-benefício para quem usa Android

AndroidPIT Samsung Galaxy Watch Active2 Outdoor
Galaxy Watch Active 2 aparece constantemente em oferta / © NextPit

Apesar de ter recebido um sucessor, o Samsung Galaxy Watch Active 2 ainda é uma boa opção no mercado brasileiro, especialmente devido ao preço acessível em frequentes promoções online. O modelo conta com os principais sensores, inclusive com ECG (eletrocardiograma) e medição de pressão arterial, usando o aplicativo Samung Health.

Vale citar, porém, que o modelo é relativamente antigo, com mais de dois ano no mercado. Mesmo assim, ainda é uma alternativa para quem não quer gastar muito na hora de comprar um smartwatch.

Apple Watch SE: custo-benefício para quem usa iPhone

hero apple event apple watch se
Visual de Series 6, mas mais barato: a receita do Apple Watch SE / © Apple

Lançado junto com o Series 6, o Apple Watch SE é a melhor opção em smartwatch para donos de iPhone que procuram o melhor custo-benefício. O aparelho traz a mesma tela e os principais recursos da sexta geração, com um preço mais acessível. É possível até utilizar as mesmas pulseiras e acessórios do modelo premium.

Em comparação com o Series 7, o SE não inclui recursos como medidor de oxigenação do sangue (SpO2) e eletrocardiograma (ECG), além de ser equipado com uma tela menor. Mas custando quase a metade do preço do S7, o Apple Watch SE é uma boa opção de compra para quem está no ecossistema Apple.

Redmi Watch 2 Lite: híbrido de smartwatch com pulseira

NextPit Redmi Watch Lite 2 ben
Olha quem voltou para apresentar o smartwatch baratinho da Xiaomi / © NextPit

Por um preço quase de pulseira fitness, o Xiaomi Redmi Watch 2 Lite (ufa) é uma opção interessante para quem quer gastar menos de R$ 500 em um smartwatch. O relógio da Xiaomi pode não contar com o amplo ecossistema dos rivais da Apple e Samsung mas, pelo valor, oferece uma série de recursos de monitoramento, além de GPS e boa autonomia de bateria.

Mesmo assim, vale lembrar que o sistema não oferece as opções e gama de aplicativos dos rivais. Apesar disso, é um companheiro confiável para monitorar suas atividades físicas e checar notificações do celular.

Vale conferir: Amazfit Verge Lite

Amazfit Verge Lite
Amazfit Verge Lite traz um visual mais tradicional / © Xiaomi

Uma opção mais completa da mesma Xiaomi é o Amazfit Verge Lite. O smartwatch da marca chinesa também oferece rastreamento de GPS, resistência IP68 contra água e poeira e boa autonomia de bateria. Além disso, o modelo é equipado com vidro Gorilla Glass 3 para maior proteção.

Para o relógio da Amazfit valem as mesmas observações do Redmi Watch acima: o sistema não tem a mesma gama de apps do watchOS, WearOS ou Tizen. Por outro lado, traz um visual mais tradicional que a sugestão anterior.

O que você deve procurar ao comprar um smartwatch?

Até agora, sugerimos certos modelos como dicas de compra em categorias que discutimos na equipe do NextPit. Entretanto, toda compra de tecnologia é individual e por isso gostaríamos de dar algumas dicas para sua própria busca pelo smartwatch ideal.

Abaixo você encontrará tópicos com recursos específicos dos relógios inteligentes e uma explicação de como e quando cada característica é importante.

Sistema operacional: WearOS, WatchOS ou Tizen?

Se o hardware é o coração de um smartwatch, o sistema operacional é a alma. E, em termos de alma, existem basicamente três grandes sistemas operacionais estabelecidos entre os relógios inteligentes. Google WearOS, o WatchOS da Apple, que é encontrado em todos os relógios Apple, e Tizen, que você encontrará nos modelos da Samsung.

Se você tem um Apple Watch, não há como fugir do WatchOS. Isso não é uma coisa ruim, porque o sistema operacional está estabelecido e seguramente integrado no próprio ecossistema da Apple e funciona muito bem com o iOS, macOS ou iPadOS. Além disso, é intuitivo de usar e geralmente o WatchOS é considerado o melhor sistema operacional do mercado.

Apple Watch Zifferblatt watchOS 7 Bild Apple
Com faces criativas e um design marcante, o WatchOS da Apple já está estabelecido no mercado / © Apple

O WearOS do Google é talvez a melhor alternativa para os usuários que têm um celular Android. O sistema operacional derivado do Android é encontrado em muitos smartwatches. Com o Google Assistant e o prático Gboard, seu relógio quase se torna um pequeno smartphone. Além disso, há muitos aplicativos para o WearOS.

Por último, mas não menos importante, vamos dar uma rápida olhada no Tizen. Mais uma vez, este é um software usado pela Samsung em sua gama de relógios inteligentes. O Tizen oferece menos aplicativos em comparação com o WearOS, mas marca pontos pela facilidade de uso. Além disso, aqui acontece o mesmo que com a Apple: se você busca por um smartwatch da Samsung, não pode evitar o Tizen.

Processador, memória de trabalho e armazenamento interno

Muitos testes criticam o uso de determinados processadores, mas no final das contas, o que importa são as consequências práticas, tais como a autonomia da bateria e a estabilidade do aparelho. Da mesma forma, a quantidade de memória não pode ser diretamente comparada. Até mesmo o Apple Watch Series 6 tem apenas um gigabyte de RAM, o que deve ser suficiente para a maioria dos casos de uso de relógios inteligentes.

Além disso, opções como multitarefa ou games, para os quais um aparelho precisa de muita memória RAM, não são uma preocupação para os smartwatches.

Muito mais importante é a memória interna, especialmente se o smartwatch escolhido tiver um tocador de música integrado. Os smartwatches não possuem expansão de memória, como os celulares com um cartão micro SD. Se ouvir música em movimento é importante para você, preste atenção neste detalhe. Uma alternativa, neste caso, seria escolher um modelo que permita transmitir música em movimento.

LTE ou WLAN?

Os smartwatches vêm muitas vezes em duas versões: um modelo só pode se conectar à Internet via Wi-Fi, e outro com um módulo 4G (listado como LTE). Com um eSIM, um chip SIM digital, você pode usar planos de telefonia móvel no relógio e assim acessar a Internet em qualquer lugar. Smartwatches como o Apple Watch Series 6 podem até aceitar ou fazer chamadas de forma completamente autônoma, ou seja, sem um celular conectado.

Entretanto, se você não puder adicionar um chip SIM adicional ao seu contrato de celular atual, você terá que fazer um segundo plano para seu smartwatch, o que, naturalmente, resulta em um gasto adicional. Os smartwatches com um módulo LTE também são geralmente mais caros.

Tela e funcionamento

A boa notícia com quase todos os smartwatches é que agora as telas sensíveis ao toque estão estabelecidas no segmento. A má notícia: algumas fabricantes até oferecem uma pequena tela sensível ao toque e depois esperam que você digite mensagens em um teclado digital microscópico. O conceito de controle nos relógios inteligentes é especialmente importante, e é parte da razão pela qual o Apple Watch é tão bem sucedido.

AndroidPIT Samsung Galaxy Watch Active2 Menu 1
Molduras que podem ser movidas ou trabalhar capacitivamente tornam os smartwatches mais fáceis de usar / © NextPit

Já com as molduras, coroas e botões adicionais, a operação de um relógio inteligente ganha em conforto e você também deve prestar atenção a isso ao comprar. Estas alternativas de hardware também permitem a operação com luvas, o que causa problemas com telas de toque como nos celulares, algo a considerar em regiões mais frias.

Tamanho da caixa

Além da conexão, muitos modelos estão disponíveis em versões com medidas (geralmente em milímetros) diferentes. Isso raramente afeta os componentes internos, exceto o tamanho da tela e da bateria. Para essa especificação, usamos o termo "tamanho da caixa".

Os modelos maiores são geralmente um pouco mais caros. Nesta hora, é melhor se orientar pelo tamanho do seu pulso. Modelos menores também são menos chamativos durante os esportes e podem ser mais adequados para o uso como rastreador de fitness, mas isto é uma questão de gosto!

Sensores para dados vitais

Os smartwatches podem monitorar seus sinais vitais ao longo do dia com uma variedade de sensores. Contadores de passos e um sensor de freqüência cardíaca fazem parte do equipamento básico. Modelos mais potentes oferecem oxímetros de pulso para medir a oxigenação do sangue, ECG para detectar riscos cardíacos ou medir sua pressão arterial no pulso. Entretanto, estes dados não são completamente confiáveis e você deve sempre consultar um médico se tiver alguma preocupação.

Fitbit Collage
Os dados vitais são processados no celular e podem ser vistos logo após o exercício ou o sono. (A foto mostra o Fitbit Premium) / © Fitbit

Rastreadores fitness e relógios inteligentes são sempre apenas auxiliares, mas você pode levar seus dados pessoais para sua próxima consulta médica para a avaliação por um profissional habilitado.

GPS e altitude

Ao usar um smartwatch, pode ser vantajoso ter um módulo GPS integrado. Isto significa que você não precisa levar seu smartphone com você ao correr para rastrear o trajeto percorrido.

Outra característica prática é o altímetro, que mede as diferenças de altitude enquanto corre ou anda de bicicleta, com mais precisão do que o módulo GPS. Esta função também é importante para caminhadas ou escaladas e pode até mesmo ser um suporte para vôo de parapente ou outros hobbies.

Funções multimídia como reprodutor de música

A independência do smartphone também não tem que ser chata com um relógio inteligente. Como já mencionado na descrição da memória, os smartwatches têm memória interna onde você pode armazenar arquivos de música ou baixar faixas de streaming. Preste atenção no tipo de música que você deseja usar.

MP3s do computador podem não ser aceitos na memória interna de alguns modelos. Neste caso, você precisa de uma assinatura do Spotify, Deezer ou Apple Music. Ouvir música no smartwatch fica um pouco mais flexível se você comprar um relógio com conexão 4G/LTE.

Proteção contra água e poeira

Ninguém vai tirar o smartwatch por causa da chuva. E mesmo modelos mais baratos contam com algum nível de certificação IP. Como nos relógios convencionais, porém, a indústria depende de uma classificação à prova d'água que permite a submersão permanente a uma profundidade de vários metros.

Para que servem as várias classificações ATM dos relógios?

Classificações de ATMs em comparação (fonte: Mister Minit)
  Chuva Lavagem das mãos Chuveiro Natação Snorkeling Mergulho
3 ATM (30 metros) x x x x
5 ATM (50 metros) x x
10 ATM (100 metros) x
20 ATM (200 metros)

A nomenclatura ATM, que você talvez já conheça dos relógios analógicos, indica a pressão da água que o relógio pode suportar. 50 ATM significa que o relógio poderia suportar a pressão de uma coluna de água de 50 metros. Na piscina ou mesmo ao mergulhar, você pode deixar tais modelos ligados.

Duração da bateria

O ponto crucial de qualquer relógio inteligente: a duração da bateria, que geralmente é inferior a uma semana. Se você acha irritante pensar constantemente no nível da bateria do seu relógio, você pode pensar em comprar um relógio híbrido smartwatch. Estes modelos geralmente não têm nenhum display ou têm apenas displays muito pequenos, mas têm uma longa vida útil de bateria de várias semanas.

Outra alternativa são os relógios como o Mobvoi TicWatch Pro, com soluções criativas que limitam o uso a funções básicas, como a exibição das horas, ao ficar com pouca carga na bateria. Em nossos testes, sempre entramos em detalhes sobre a vida útil da bateria e também mencionamos o quão conveniente e rápido é o carregamento.

Qual é a melhor maneira de comprar um smartwatch?

Resumidamente, os conselhos de compras on-line que mencionamos em todas as listas de compra se aplicam aos smartwatches. Certifique-se de comparar os preços, confirme que não sejam aparelhos usados ou de vendedores sem avaliações, e fique de olho em ofertas promocionais.

Para relógios inteligentes mais caros com conexão celular, também vale a pena dar uma olhada nas ofertas das operadoras de telefonia. Você pode comprar smartwatches juntamente com contratos de celular e assim parcelar a compra e talvez negociar um desconto. Outra dica para modelos caros: procure por garantias estendidas e apólices de seguro que o cubram em caso de quebra da tela ou danos causados pela água.

E como os relógios têm que agradar a você e, acima de tudo, caber em seu pulso, é uma boa idéia visitar lojas físicas. Nelas você pode pedir a um funcionário que tire o aparelho do suporte e para que você possa testá-lo em seu pulso.

Próximas datas de promoções

Pode valer a pena esperar por um dos dias de ofertas antes de comprar um smartwatch:
Promoção Data
Black Week 23 a 27 de novembro de 2021
Black Friday 27 de novembro de 2021
Cyber Monday 30 de novembro de 2021

Dependendo de quando você estiver lendo esta lista, pode valer a pena aguardar por uma das datas de promoções e comparar os preços. E claro, aqui no NextPit vamos separar nas datas as melhores ofertas em smartwatches.

Além disso, vale conferir se a sua operadora ou alguma fabricante de celular oferece alguma promoção adicional, na compra de um aparelho ou renovação do plano de telefonia celular, nunca se sabe.

Outras listas de melhores produtos no NextPit


A lista dos melhores smartwatches foi totalmente reformulada em novembro de 2021, com uma nova tabela e a inclusão de modelos novos da Apple, Samsung e Xiaomi. Os comentários existentes foram mantidos.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

42 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rubens Eishima
    • Admin
    • Equipe
    há 2 meses Link para o comentário

    Lista totalmente reformulada em novembro de 2021.


  • Antônio Marcos 19/07/2019 Link para o comentário

    Alguém sabe dizer se o hero Band 3 é bom ?


  • Claudio Machado 11/09/2018 Link para o comentário

    Estou adquirindo um S3 Frontier vi muitas coisas doas sobre ele


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 07/08/2018 Link para o comentário

    Adquiri a poucos dias o Technos Connect Smartwatch. Muito bom mesmo, boa conectividade,desempenho de bateria e controle do celular.
    Estou muito satisfeito com o produto. Deivis obrigado pela matéria,ajudou escolher o produto.


  • Marco Saraiva 31/07/2018 Link para o comentário

    Lendo as matérias com um pouco de atraso... Tenho um No. 1 F7 e é um excelente smartwatch... A sua bateria dura em torno de três semanas e as funções cumpre no que é prometido


  • Diego Tobias 17/07/2018 Link para o comentário

    Sou doido num Amazfit Pace, que não tá na lista. Melhor custo benefício pra mim.


  • Paulo Trindade 17/07/2018 Link para o comentário

    Esqueceram o Amazfit Pace? Excelente smartwatch custo benefício. O mais completo na minha opinião é o Gear S3, Gear Fit2 Sport. Moto 360 Sport tem uma péssima bateria que dura 14h. Lixo como todo produto da marca, não é a toa que ganhei um processo conta eles devido ao Moto Z ter vício oculto na bateria.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 16/07/2018 Link para o comentário

    Boa matéria, eu queria muito o Moto 360 mas agora eu vi o Technos ai em cima e já vou atrás.


    • Paulo Trindade 17/07/2018 Link para o comentário

      O moto 360 não vale nada... tive um Sport, com GPS, monitor de batimentos cardiacos... A bateria durava 14h... uma bela porcaria como todo produto Motorola/Lenovo (tive dois celulares topa da marca, todos com vício oculto) As melhores opções são: Gear S3, Gear Fit2 Sport, Asus Zenwatch 3 ou Asus Zenwatch 2, ou um Garmin Forerunner 235.


    • Paulo Trindade 17/07/2018 Link para o comentário

      Ah, sim outra boa opção é o Xiaomi Amazfit Pace, muito bom e bonito, faz melhor, bateria para 5 dias, GPS, monitor cardíaco, dá para carregar músicas nele e oivir via Bluetooth, instala apps, muito melhor que o Moto 360 Sport.


  • Renan Cunha 16/07/2018 Link para o comentário

    Tenho um Moto 360 2 Sport e não tenho absolutamente nada a reclamar. Excelente relógio.


  •   99
    Conta desativada 16/07/2018 Link para o comentário

    Grande DS!


  • Alessandro Teixeira de Andrade 16/07/2018 Link para o comentário

    Será que é possível usar o NFC desses dispositivos pra realizar pagamentos com o Google Pay?


  • Jairo rios 16/07/2018 Link para o comentário

    Uso a Honor 3,até que a usabilidade é boa , mas sinceramente não a considero item indispensável .


  • Sidney 16/07/2018 Link para o comentário

    A Mi Band 2 tem dado muito problema, principalmente após algumas atualizações. A tela perde totalmente a luminosidade.


  • Tiago Menezes 16/07/2018 Link para o comentário

    Estava pensando nesses produtos essa semana! Ótima matéria brother Deivis!


  • Maicon Diniz 16/07/2018 Link para o comentário

    Estou pensando em comprar um smartwatch!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.