Como encontrar apps gratuitos para Android ou iOS e evitar golpes

Como encontrar apps gratuitos para Android ou iOS e evitar golpes

Como encontrar um aplicativo gratuito para Android ou iOS sem cair em uma furada ou golpe? Neste guia, explico como procurar por apps grátis e especialmente como evitar fraudes na Google Play Store ou na Apple App Store.

Se você lê o NextPit com regularidade, é possível que seja por causa das nossas listas de aplicativos. Pessoalmente, passo várias horas a cada semana procurando por promoções na Play Store ou na App Store, evitando armadilhas a todo instante. Portanto, vou explicar aqui a metodologia que aplico e que pode ser útil nas suas buscas diárias.

Pegue um atalho:

Como encontrar aplicativos grátis?

Como você pode imaginar, existem muitas fontes diferentes, com os mais diversos níveis de confiabilidade e eficácia na hora de procurar apps  gratuitos. Vou listar aqui várias ferramentas, sites e aplicativos que utilizo para preparar minhas seleções.

Não é necessário utilizá-las todas ao mesmo tempo para ter a certeza de encontrar um app gratuita. Mas prefiro oferecer várias alternativas, dependendo de suas necessidades.

Como encontrar aplicativos gratuitos para Android e iOS

Se você usa ambos os sistemas operacionais e não quiser usar várias ferramentas, eu aconselho visitar o Pelando.

Vamos começar com o Pelando. É a filial brasileira da plataforma Pepper. É provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada, e não apenas pelos fãs de tecnologia. Há muitas outras versões para outras regiões, como o Mydealz na Alemanha, Hotukdeals no Reino Unido ou Dealabs na França, todas ligadas à Pepper e com a mesma interface e operação.

Em resumo, é uma comunidade para compartilhar ofertas. Os usuários, na maioria das vezes pessoas como eu e você, publicam promoções encontradas pela internet. Um sistema de votação permite que os visitantes deem pontos positivos ou negativos, caso achem a oferta interessante ou não.

how to find free apps dealabs
Os filtros de busca são menos avançados no app do Pelando do que no site / © NextPit

O sistema de feedback do usuário também ajuda a ter uma boa ideia do que vale ou não a pena, e muitas vezes os comentários apontam um detalhe interessante em um app gratuito que passou batido durante um teste. Por fim, vale citar que o aplicativo do Pelando é bem feito, mas prefiro usar o site porque a ferramenta de busca e filtragem oferece mais opções.

Como encontrar aplicativos gratuitos apenas para Android

Se você só quer apps e promoções gratuitas para Android, recomendo o aplicativo AppSales na Google Play Store (que também tem um website).

Funciona praticamente como o Pelando. Você tem uma lista de apps gratuitos e/ou com desconto. O AppSales não tem o mesmo jeitão comunitário que o Pelando com votações e comentários. Mas o feed mostra informações básicas para cada aplicativo - preço original, número de avaliações, classificação, número de downloads, inclusão de compras no aplicativo, etc.

Mas o que é particularmente interessante no AppSales é o recurso de rastreador de preços. Você pode ver o histórico de preços de cada aplicativo nos últimos 60 dias ou no último ano. Isto permite que você veja se um aplicativo está ou não em oferta todas as semanas (o que pode ser indicativo de que não é muito bom ou não vale tanto a pena assim).

how to find free apps appsales
O AppSales se destaca pelo rastreador de preços integrado / © NextPit

Como encontrar aplicativos gratuitos apenas para iOS

Se você quiser limitar sua busca por aplicativos gratuitos para iPhone, eu infelizmente não tenho um aplicativo para recomendar, mas sim um site: o AppSlice.

Assim como nos outros casos, esta plataforma é muito bem conhecida. Você pode aplicar muitos filtros para busca (popularidade, lançamento, categoria, grátis ou à venda) e os resultados são exibidos como um feed de notícias. Cada aplicativo tem uma página detalhada com a descrição, histórico de preços na App Store, outros aplicativos do mesmo desenvolvedor, etc...

No rodapé do site é possível definir a região da App Store para o Brasil, o que mostra as ofertas específicas na loja brasileira, além de definir a moeda para Reais.

how to find free apps ios appsliced
O App Sliced é a melhor ferramenta para encontrar aplicativos gratuitos para seu iPhone / © NextPit

O que você deve procurar antes de baixar um aplicativo gratuito?

Dependendo se você usa o Android ou iOS, os termos usados na checagem podem variar, mas os critérios para evitar fraudes são exatamente os mesmos em uma plataforma ou outra. Estes critérios não chegam a garantir 100% que um aplicativo gratuito seja confiável. Mas eles são uma boa maneira de diminuir os riscos.

Verifique se há publicidade e compras no app

Antes de mais nada, é obviamente importante verificar se o app é realmente gratuito. Normalmente, um aplicativo temporariamente gratuito ou em oferta costuma ser uma app Premium. Ou seja, algo pelo qual você normalmente paga um preço cheio, mas que em troca oferece conteúdo premium. Pensando assim, o aplicativo não deve ter anúncios ou mesmo compras no app, a menos que sejam puramente conteúdos adicionais (elementos cosméticos em um jogo, por exemplo) que não removam ou bloqueiem nada do conteúdo básico.

Tanto na App Store quanto na Play Store, estas características são especificadas na descrição de cada app. O valor médio para cada item vendido por microtransações também deve ser especificado. Pessoalmente, prefiro evitar aplicativos supostamente em promoção que contenham anúncios.

how to find free apps check adds iaps
Em geral, um aplicativo premium que está temporariamente grátis não deveria oferecer compras no app / © NextPit

Confira as avaliações

Bem, este conselho é um pouco óbvio demais, mas gostaria de mencioná-lo de qualquer forma. Não leia apenas as primeiras avaliações publicadas na página do aplicativo. Não preciso lembrar que bots e avaliações pagas ainda são um problema em 2021.

Na Play Store, você pode filtrar as críticas para mostrar apenas as negativas ou filtrá-las pela classificação dada pelo usuário. Se você notar várias críticas positivas escritas com cara de tradução automática, já é uma pista bastante óbvia de que o app é duvidoso.

how to find free apps check negative comments
Como no resto da internet, não leve os comentários à risca e concentre-se nas críticas negativas / © NextPit

Informe-se sobre o desenvolvedor e leia sua política de privacidade

Você pode acessar facilmente a página do desenvolvedor de um aplicativo. Isto permite ver se eles têm outros apps, se são bem avaliados, etc... Mas é também uma maneira de saber se ele é ou não confiável. Às vezes, nem sempre, os desenvolvedores oferecem uma página oficial, um Github ou pelo menos um endereço de e-mail.

A ausência de uma página oficial não é necessariamente indicativa de que o desenvolvedor tenha más intenções. Alguns programadores independentes simplesmente não têm tempo para criar um site oficial, por exemplo (ou são apenas preguiçosos).

Mas o desenvolvedor deve ao menos ter uma política de privacidade. No caso da App Store, é simples, já que os desenvolvedores têm a obrigação de detalhar os dados que seus apps coletam e como são utilizados. Ainda encontro alguns aplicativos nos quais esta obrigação não é respeitada, mas são a minoria. O Google também quer implementar uma exigência semelhante, mas isso ainda não entrou em vigor.

Em qualquer caso, se um desenvolvedor não fornecer uma política de privacidade, não corra riscos e não instale o aplicativo. Alguns devs também optam por ter um modelo, uma espécie de política de privacidade genérica vendida em massa online.

how to find free apps apple att
As informações sobre privacidade são um pouco mais claras na App Store do que na Play Store / © NextPit

Verifique se o aplicativo não contém rastreadores

Se você não pagou pelo produto, você é o produto. A frase é ainda mais verdadeira para os aplicativos grátis, já que a coleta de dados é parte integrante do modelo comercial de muitos desenvolvedores cuja ferramenta de monetização são os infames rastreadores.

Nem todos os rastreadores são necessariamente maliciosos ou usados para coletar e vender seus dados. Alguns são até mesmo essenciais para um dispositivo, como os rastreadores de log (sua atividade no aplicativo) que são usados para dados analíticos (quantas pessoas baixaram/instalaram o aplicativo, quantas o abriram, quantas vezes e por quanto tempo, etc...).

Mas o problema são os rastreadores de anúncios e até mesmo os de perfil (associando seus dados pessoais com sua ID de anúncio para melhor direcionar os anúncios).

how to find free apps check trackers exodus
Exodus.org é uma ótima ferramenta contra aplicações gratuitas maliciosas / © NextPit

Pessoalmente, utilizo a plataforma Exodus.org. Infelizmente, esta ferramenta só funciona com apps Android. Ela permite "digitalizar" o código de um aplicativo e detectar se ele contém rastreadores e identificá-los. Isto também funciona para autorizações e a Exodus também exibe a "assinatura" ou impressão digital da APK.

A Exodus se descreve como uma ONG formada por hacktivistas. Seu site oferece muitos recursos para se informar e se educar sobre a segurança dos celulares e os perigos dos rastreadores. A organização reconhece que sua ferramenta não pode detectar tudo 100%, mas na minha opinião é uma ferramenta muito boa.

Basta digitar na barra de busca o nome do aplicativo ou a url na Play Store. Infelizmente o serviço não está disponível em português.

Não dê permissões muito intrusivas

Não entrarei em detalhes sobre a importância de garantir que o app gratuito que você cobiça não peça permissões excessivamente intrusivas. Um aplicativo de anotações que pede para se sobrepor a outros apps e assumir o controle de sua tela já levanta muitas suspeitas logo de cara. É algo tão básico e não se aplica apenas aos aplicativos gratuitos, acho que não explicar mais do que isso.

Com isso fecho este guia para ajudá-lo a encontrar facilmente apps grátis por conta própria. O que você achou das dicas neste artigo? Você tem outras dicas sobre como encontrar aplicativos temporariamente gratuitos sem cair em armadilhas? Compartilhe suas experiências nos comentários com a comunidade NextPit!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.