Como ver animais e dinossauros 3D em casa com a busca do Google

Como ver animais e dinossauros 3D em casa com a busca do Google

A realidade aumentada não serve apenas para capturar Pokémons ou simular a instalação de móveis em casa. Um dos usos mais divertidos da tecnologia é trazer para dentro de casa animais de estimação, atletas consagrados e até dinossauros com a busca do Google. Aprenda como brincar com o recurso neste tutorial.

A busca com realidade aumentada aproveita a câmera, acelerômetro e processadores do celular para simular em tamanho real diversos objetos no ambiente. A ferramenta está disponível tanto em aparelhos Android quanto no iPhone ou iPad e é usada também no app Google Arts & Culture para obras de arte.

Pegue um atalho

Antes de começar

Para ver os objetos em 3D com a realidade aumentada do Google, é preciso ter um celular ou tablet compatível com o sistema ARCore (Android 7 ou superior) ou ARKit (iOS/iPadOS 11 ou superior).

A lista dos aparelhos pode ser conferida nesta página, que é atualizada esporadicamente. No caso de alguns aparelhos Android, pode ser necessário instalar ou atualizar o serviço de RA na Google Play Store.

O uso dos vários componentes simultaneamente pode consumir bastante bateria e aquecer o aparelho. Por isso, antes de usar a simulação é recomendado carregar o aparelho e não usar a realidade aumentada caso o celular/tablet esteja quente ao toque.

Para demonstrar como usar a realidade aumentada do Google, vamos usar o exemplo com um gato — aparentemente, é para isso que muita gente paga a internet...

Como ver um gato em 3D na sua casa

Abra o navegador Chrome (Android | iOS) ou o app do Google (Android | iOS) no celular ou tablet e siga os passos abaixo:

Google AR BR 1
Exibição em 3D pode ser aberta no Chrome ou no app de buscas do Google / © NextPit
  1. Pesquise por "gato", ou outro termo de busca compatível (confira a lista abaixo);
  2. Na tela de resultados, toque no botão Veja em 3D;
  3. Na exibição 3D, toque no botão Veja no seu espaço;
  4. Autorize o acesso à câmera do celular e siga as instruções para reconhecer o ambiente.
Google AR BR 2
Card de informações (dir.) sugere outras pesquisas com visualização em realidade aumentada / © NextPit

A tela de realidade aumentada permite tirar fotos ou gravar vídeos interagindo com a animação tridimensional, como se fosse um app de câmera comum. Além disso, alguns termos de busca oferecem a opção para visualizar em 3D assuntos relacionados — "mais animais", no exemplo acima.

Outros termos compatíveis com a visualização 3D do Google

Animais de estimação

Lulu da Pomerânia, golden retriever, labrador, rottweiler, bulldog francês, pug e gato.

Animais terrestres

Tigre, panda-gigante, leopardo, cabra, guepardo, pônei, urso-pardo, lobo-oriental, pônei Shetland, píton, cavalo árabe, guaxinim, ouriço e cervo.

Dinossauros

Tyrannosaurus Rex, Velociraptor, Triceratops, Spinosaurus, Stegosaurus, Brachiosaurus, Ankylosaurus, Dilophosaurus, Pteranodon e Parasaurolophus.

Google AR examples 1
Dinossauros e animais selvagens são alguns dos destaques da busca com RA / © Google

Animais aquáticos

Pato-real, jacaré, tubarão-branco, polvo, lophiiforme e tartaruga-marinha.

Pássaros

Arara, pinguim-imperador e águia.

Atletas

Simone Biles, Leticia Bufoni, Caleb Dressler, Naomi Osaka e Megan Rapinoe.

Partes do corpo humano

Sistema digestivo, sistema respiratório, sistema endócrino, sistema reprodutor feminino, sistema nervoso, sistema linfático, sistema reprodutor masculino, sistema tegumentar, sistema excretor, sistema nervoso periférico, sistema urinário, sistema esquelético, sistema muscular e sistema circulatório.

Termos biológicos

Monocotiledônea, dicotiledônea, estrutura cromossômica eucariótica, hemácia, monócito, neutrófilo, basófilo e eosinófilo.

Termos físicos e químicos

Solenoide, Funções orgânicas, química orgânica, acetato de metila, propanol, ácido salicílico, 1-bromobutano, hidrocarboneto, alcano, eletrólito, ligação iônica, ligação covalente, ligação química, ligação metálica, composto químico, eteno, hibridização e modelo mecânico quântico.

Patrimônios e objetos culturais

Chichén Itzá, Portão de Brandemburgo, Thomas Jefferson Memorial, Portal da Índia, Caverna Chauvet, Ahu Nau Nau e Módulo de comando da Apollo 11.

Google AR examples 2
Evangelion (centro) e Ultraman (dir.) não cabem em casa / © Google

Cultura pop japonesa

Ultraman , Ultraman Zero, Ultraman Belial, Gomora, Evangelion, Gundam (Gundam Odysseus, Gundam XI, Gundam Penelope), Cogimyun, Taiko no Tatsujin, Pac-man, Hello Kitty, Pompompurin e Kiki and Lala.

E aí, você já conhecia este recurso se realidade aumentada do Google? Gosta de usar? Quais outros recursos de realidade aumentada ou virtual você usa com frequência no celular?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 4 meses Link para o comentário

    Super indico... Já usei esse recurso gratuito no app Google A.R. Realmente é fantástico e permite montagens e criações de efeitos 3D até com outros objetos. Te permite infinitas possibilidades de criação. Para usar esse recurso em outros programas, é preciso pagar.