NextPit

Confira a lista dos smartphones que mais emitem radiação

andy rubin smartphone
© Andy Rubin

Sabemos que a radiação está presente em vários objetos ao nosso redor, dentre eles o celular, objeto esse com o qual mais tempo ficamos em contato durante o dia-dia. Mas você sabe quais os modelos recentes no mercado que emitem os maiores índices de radiação?

Um estudo realizado pela Bundesamt für Strahlenschutz, entidade responsável pela certificação de dispositivos móveis para a agência de segurança Blue Angel, revela em uma lista quais são os smartphones do mercado mundial que emitem mais radiação.

Em primeiro lugar temos o Xiaomi Mi A1, seguido pelo One Plus 5T, mas o que mais se destaca na lista é a presença de seis modelos da Huawei, algo um pouco preocupante e que mostra que a empresa chinesa precisa mudar isso em lançamentos futuros. Outro ponto que chama a atenção também é a ausência de smartphones da Samsung. Confira a lista completa logo abaixo dos 16 aparelhos que mais emitem radiação.

Radiacao
Lista dos maiores emissores de radiação / © statista.com

Isso não quer dizer que você vai morrer ou ficar doente por conta de ter um desses smartphones da lista, uma vez que todos esses números estão abaixo dos índices que podem preocupar as autoridades, mas simples hábitos como evitar dormir com o aparelho próximo é essencial para evitar qualquer tipo de problema para nossa saúde.

E você, tem algum desses smartphones presente na lista?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Sidney 25/06/2018

    Lucas, não se iluda com o índice preconizado, pois não existem trabalhos conclusivos sobre as radiações por micro-ondas. Ainda é muito cedo para saber o real dano à saúde dos seres vivos. Então, procure sempre os aparelhos que emitem menos radiação. É um conselho válido.

  • Victor Lima 25/06/2018

    eita Xiaomi

  • Léo Walk 24/06/2018

    Puts...Mi A1 em primeiro!? Quem tem o habito de dormir com o smartphone de baixo do travesseiro é a minha esposa. A sorte dela é que sempre tiro o aparelho quando ela dorme e guardo dentro do guarda roupa.

71 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • lucasssotero 27/06/2018 Link para o comentário

    por isso vou se samsung na próxima. se tem uma fabricante que vai estar escaldada com qualidade de construção pelos próximos anos é ela.


  • J H Gouveia 26/06/2018 Link para o comentário

    Olha a lista dos que emitem menos

    infographic.statista.com/normal/chartoftheday_12841_the_phones_emitting_the_least_radiation_n.jpg

    Meu Moto x está na lista


  • J H Gouveia 26/06/2018 Link para o comentário

    Nos Estados Unidos, a taxa aceitável de SAR para aparelhos celulares é de 1,6. (Mi A1: 1,75 - T5: 1,68 - Mate 9: 1,64)


  • Eli 26/06/2018 Link para o comentário

    Deve ser bem menor do que um microondas.


    • J H Gouveia 26/06/2018 Link para o comentário

      Pelo menos não se leva um microondas junto ao corpo.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 25/06/2018 Link para o comentário

    Não vi Samsung, LG e Lenorola. Legal.


  • Fabiano S S. 25/06/2018 Link para o comentário

    Façam uma lista com os aparelhos que estão no mercado nacional, por favor. Não são todos que compram smartphones importados.


  • Daniel Vital Garcia 25/06/2018 Link para o comentário

    E eu achando que meu A3 2016 iria entrar na lista...ufa!


  • Agnaldo 25/06/2018 Link para o comentário

    Samsung nem entrou na lista UFA , já xiaomi agora sei um dos motivos pelos quais tem preço baixo, prejudicial ou não benefício eu sei que não vai ter então passo longe de radiação


    • Roger J. 25/06/2018 Link para o comentário

      Espero que você tenha lido o artigo todo, principalmente essa parte: "[...] uma vez que todos esses números estão abaixo dos índices que podem preocupar as autoridades[...]". Não estou defendo nenhuma fabricante, até porque uso motorola e não está entre os 16. Mas da forma que você coloca, um leigo pensara que todos da Mi são prejudiciais por causa da radiação, quando na verdade todos os aparelhos celular, independente da fabricante, emitem radiação dentro da margem especificada pelos órgãos reguladores. Tenha um bom dia.


    • Julio 02/07/2018 Link para o comentário

      Sendo que da xiaomi só tem o mi A1, de todos os dispositivos apenas um está na lista... E fala como se a lista fosse apenas de dispositivos da xiaomi.
      E esse índice não apresenta problemas a saúde.


  • Nier Rt 25/06/2018 Link para o comentário

    Obrigado, agora já pode dar a descarga.


  • Ricardo Balbino 25/06/2018 Link para o comentário

    Motorola representando


  • João 25/06/2018 Link para o comentário

    É o preço a pagar. Mais emissão de radiação = maior alcance (sem antena externa)


  • Rogerio Vieira 25/06/2018 Link para o comentário

    Seria mais bonito colocar Samsung como 0. Pois deixar ela de fora pega mal.


  • Denis 25/06/2018 Link para o comentário

    "Isso não quer dizer que você vai morrer ou ficar doente por conta de ter um desses smartphones da lista..." - Ou virar um monstrão tipo um Hulk.

    Conta desativadaAgnaldo


  • Marcio S. 25/06/2018 Link para o comentário

    A pessoa fala que o celular que passa por diversos testes antes de ser exposto a venda, mas come batata frita da barraquinha da esquina frita com óleo de dez dias.
    Faltou falar muitas coisas como qual o nível aceitável, como é feito os testes de radiação nas empresas, quais os malefícios a saúde humana, onde está a fonte de radiação no aparelho? etc.......


    • Marcelo Neri 25/06/2018 Link para o comentário

      Tá difícil reconhecer o trabalho dos outros.

      Conta desativadaDenis


      • Marcio S. 26/06/2018 Link para o comentário

        quando acontecer um o outro vem naturalmente


  •   99
    Conta desativada 25/06/2018 Link para o comentário

    Vou comprar um contador Geiger 😱


  • @Luiz Soares@ 25/06/2018 Link para o comentário

    CARAI MEU MI A1 KKKK PUTZ


  • joaobh8 25/06/2018 Link para o comentário

    será que essa radiação é realmente prejudicial?


    • Helder Coutinho 25/06/2018 Link para o comentário

      Radiação não ionizante... Essa em específico não deixa de ser como um tipo de radiação eletromagnética, devido o aparelho estar ligado, e recebendo sinais de rádio.

      Não é algo que possa ser dito como catalisador para desenvolvimento de doenças, mas estudos já comprovam a interferência na qualidade do sono, caso a pessoa durma num ambiente rodeado por fontes emissoras de radiação não ionizante, como computador, modem/roteador, dentre outros eletrônicos.

      E aos camaradas que tem o hábito de andar com o celular no bolso da frente, vale uma recomendação... é de bom grado mudar para outro lugar, como um bolso dentro de jaqueta ou até mesmo um coldre. A radiação emitida, mesmo que de baixa frequência, pode afetar a qualidade do material genético.


      • Gascan 25/06/2018 Link para o comentário

        vasectomia free


      • Renato 25/06/2018 Link para o comentário

        Ou um filho mutante. Quem sabe.


  • Jerry Wendel 25/06/2018 Link para o comentário

    #HelloMoto


  • Alexandro 25/06/2018 Link para o comentário

    Pesquisa encomendada pela Samsung 🤣🤣


  • Sidney 25/06/2018 Link para o comentário

    Eu já estudei bastante a radiação por micro-ondas e não existem trabalhos conclusivos sobre a radiação que é segura e nem se existe radiação segura. Por isso, eu prefiro procurar os aparelhos que emitem menos. Já sabia dos índices altos do iPhone em comparação com outros aparelhos vendidos no Brasil, mas não imaginava que a Xiaomi tinha níveis tão próximo do máximo. No passado, o iPhone tinha esses mesmos níveis da Xiaomi, mas eles melhoraram bastante.


  • Paulo C. 25/06/2018 Link para o comentário

    Somos naturalmente irradiados diariamente por valores muito superiores, com radiação ionizante, está sim, causadora de câncer.


  • Paulo C. 25/06/2018 Link para o comentário

    Esse tipo de artigo precisa ser mais detalhado, qual o tipo de emissão? quais os valores de controle? quais os eventuais riscos? Informação sem referência não tem propósito.


    • Marcio S. 25/06/2018 Link para o comentário

      Falta muita coisa para o texto ser considerado matéria. Geralmente vemos coisas muito superficiais e sem fontes verdadeiras.


  • Lucas Colonna 25/06/2018 Link para o comentário

    A matéria mais inútil e tendenciosa de todas. Todos estes valores ficam dentro de uma margem de erro, e a diferença do primeiro para o último da lista no que impacta a saúde humana é zero. saudades do jornalismo sério :(


    • Sidney 25/06/2018 Link para o comentário

      Lucas, não se iluda com o índice preconizado, pois não existem trabalhos conclusivos sobre as radiações por micro-ondas. Ainda é muito cedo para saber o real dano à saúde dos seres vivos. Então, procure sempre os aparelhos que emitem menos radiação. É um conselho válido.


      • Agnaldo 25/06/2018 Link para o comentário

        É tipo a "margem de erro" de pelos de rato no extrato de tomate, quem é que vai comprar sabendo que tem mesmo que seja "dentro do limite"?


  • Victor Lima 25/06/2018 Link para o comentário

    eita Xiaomi


  • Chagas Felipe 24/06/2018 Link para o comentário

    Acho desnecessário falar q Huawei tem ter cuidado nos próximos lançamentos, TD mundo sabe que para um celular ser vendido tem q passar por esses testes e serem aprovados para venda, desmerecer uma marca pq tem mais celulares na lista não faz diferença alguma, até pq uma pessoa normal não vai compra os seus celulares e ficar andando por aí, eu uso Xiaomi, e se fosse para reclamar de uma marca, era pra falar dela q é o pior nível de SAR, mas mesmo assim eu sei q isso é nocivo ao corpo humano. Façam uma matéria mais informativa, e com menos opinião.


  • José Luís Silva Martiniano 24/06/2018 Link para o comentário

    Muito bacana esse artigo, super interessante. Agora, a Xiaomi ser a primeira no ranking de emissão de radiação, é novidade, pensei que fosse a One Plus, que apesar de ter excelentes dispositivos, emitem muita radiação.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 24/06/2018 Link para o comentário

    Samsung nem está na lista. 👐👏🙌


  • daniel black 24/06/2018 Link para o comentário

    Vi alguns colegas dizendo o SAR é alto os aparelhos terem dois chips, eu discordo, na verdade isso se da a má qualidade das antenas e ao curto espectro de bandas LTE que vem na maioria dos aparelhos chineses mais baratos, acredito que as informações sobre a emissão de radiação mostradas pelas chinesas são falsas, sendo muito mais altas do que declaram.


    • Macgyver Freitas 24/06/2018 Link para o comentário

      As informações dessa tabela não são fornecidas pela fabricante, são testes realizados pela certificadora. E apesar de que não dá pra ignorar a presença de vários aparelhos chineses, não vamos esquecer que os tres iPhones de penúltima e última geração estão na lista, e tbm um aparelho Sony.


      • daniel black 25/06/2018 Link para o comentário

        Sim, mas esse resultados já estavam disponíveis mesmo antes do teste, no caso dos Iphones e dos Sony acredito que as especificações são verdadeiras.


  • daniel black 24/06/2018 Link para o comentário

    Boa matéria, tenho um Xiaomi Redmi 3s e tive fortes dores de cabeça ao receber ou fazer ligações, foi pesquisar mais sobre o assunto e descobri que varias pessoas se queixavam sobre o mesmo fato mesmo em aparelhos de outras marcas como a One plus.
    Mesmo as empresas chinesas divulgando um SAR abaixo dos limites estabelecidos não acho que sejam dados reais, para mim os aparelhos chineses emitem muito mais SAR do que especificam, até mesmo porque é muito difícil ter acesso a essa informação por parte das chinesas.


    • Jairo rios 24/06/2018 Link para o comentário

      Os dados publicados neste post são proveniente de instituto independente na Alemanha , Blauer Engel , portanto nada a ver com informações da OEM e sim , um Dual SIM (caso esteja com 2 SIM) emite valor de SAR maior pois necessita emitir rádio frequência não ionizantes para os 2 SIM , e os valores de SAR no post referem-se quando os gadgets estão em sua potência máxima , ou seja , em área de péssimo recebimento de sinal


      • daniel black 25/06/2018 Link para o comentário

        Se fosse esse o caso não existiriam aparelhos dual sim nacionais que emitem 1/3 do valor de SAR do xiaomi mi a1 por exemplo.


      • Jairo rios 25/06/2018 Link para o comentário

        E se este fosse o caso não haveriam gadgets da Apple na lista , todos são mono SIM , cabe ressaltar que todos se encontram abaixo do máximo normatizados pelos órgãos reguladores norte americanos e europeus, e pelo que sabe até agora radiação não ionizante não afeta o tecido humano , vale mais a pena se preocupar com os fornos microndas e antenas retransmissoras do que com smartphones


  • Ivan Baptista 24/06/2018 Link para o comentário

    Mais um motivo para Samsung e Motorola continuarem reinando. 🤔


  • Guga Souza 24/06/2018 Link para o comentário

    O Mi A1, OP5t e OP5 são dual sim, normal estarem no topo.


  • Léo Walk 24/06/2018 Link para o comentário

    Puts...Mi A1 em primeiro!? Quem tem o habito de dormir com o smartphone de baixo do travesseiro é a minha esposa. A sorte dela é que sempre tiro o aparelho quando ela dorme e guardo dentro do guarda roupa.


    • Agnaldo 25/06/2018 Link para o comentário

      Eita marido cuidadoso


      • Léo Walk 26/06/2018 Link para o comentário

        Tenho amor a minha vida e a dela. Vai que a bateria super aquece e resolve explodir enquanto dormimos? Como já dizia o ditado: "Seguro morreu de velho" 😅


  • job Marques 24/06/2018 Link para o comentário

    frase do capitão América na revista editada aqui pela Ed.Abril dirigindo se ao visão numa história dos vingadores da costa Oeste , brilhantemente ilustrada por Sal Buscema" A longo , prazo estaremos todos mortos ."


  • Ilan E. 24/06/2018 Link para o comentário

    Os chineses só sabem investir em performance, mas não investe em diminuição da radiação.


  • Junior Fornazi 24/06/2018 Link para o comentário

    muito mi mi mi..... os chineses são root demais isso sim...


  • Bruno A. 24/06/2018 Link para o comentário

    Mais um ponto que não me faz importar aparelho chines, a preocupação com a saúde do cliente deixa a desejar.

    Porém tenho um dos aparelhos da lista: i7+


    • Tablet 24/06/2018 Link para o comentário

      Eu também tinha essa preocupação, mas depois que vi vários aparelhos da Samsung e Motorola explodindo, acabei perdendo ela (percebi que não tem exatamente uma marca segura).
      Atualmente tenho um Samsung mas pretendo trocar de aparelho e provavelmente vou adquirir um Xiaomi para testar.


      • Sidney 25/06/2018 Link para o comentário

        Mas a explosão não tem nada a ver com a radiação. É perigoso sim, mas não é como você ter um aparelho irradiando micro-ondas no seu cérebro todo dia. Se você ler o manual do iPhone (se não me engano o 6) eles mandavam usar o aparelho a 4 cm de distância da cabeça.


      • Agnaldo 25/06/2018 Link para o comentário

        Eu não entendi o "varios" que eu saiba foi só um que explodiu em massa o note 7, os outros podem ter sido casos isolados, ou até mesmo provocados depois do N7 para difamar a marca não duvido nada, como foi os supostos S7s explosivos na época


  • Marcos Paulo 24/06/2018 Link para o comentário

    Matéria muito boa, interessante pra podermos saber.


  •   99
    Conta desativada 24/06/2018 Link para o comentário

    Ótima matéria brother Deivis!


  • franklinvictor 24/06/2018 Link para o comentário

    Acompanho à pouco tempo o AP ,mas , acho que essa ,se não foi ,é, uma das matérias mais relevantes publicadas. Parabéns Deivis .


  • AC&MM 24/06/2018 Link para o comentário

    Agora a Apple é uma maçã radioativa.


  •   84
    Conta desativada 24/06/2018 Link para o comentário

    pra mim isso e bobagem 🤷


  • Jairo rios 24/06/2018 Link para o comentário

    Os valores máximos de SAR na CE é de 2 W/Kg em 10 g de tecido humano, nos EUA é de 1,6 W/Kg. Vale ressaltar que no caso de smartphones , eles emitem ondas não ionizantes , ou seja , não afetam nosso DNA pois não quebram as ligações quimicas, ao contrário de fornos microndas e torres de retransmissão , estes emitem ondas ionizantes. Óbvio que smartphones dual SIM e quando estão com os 2 SIM ativados são os que mais emitem radiação , a maior emissão de SAR ocorre quando se está em local de baixa intensidade de sinal para celular .


  • Vinicius Guerra 24/06/2018 Link para o comentário

    É uma pena que os aparelhos chineses estão no topo da lista.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.