NextPit

Europa propõe tornar USB-C obrigatório para dispositivos portáteis

Europa propõe tornar USB-C obrigatório para dispositivos portáteis

Nesta quinta-feira (23), a Comissão Europeia apresentou uma proposta para a adoção de um carregador universal USB-C para celulares e outros dispositivos portáteis. Este é o primeiro passo concreto de um projeto legislativo que começou há vários anos.


Resumo:

  • Proposta ainda deve ser submetida ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu para adoção;
  • Se adotada, a indústria terá 24 meses para fazer a transição para o padrão universal USB-C;
  • Curiosamente, os laptops não são afetados pela proposta.

Caso o projeto se torne lei na União Europeia, o USB-C se tornará o plugue padrão para todos os celulares, tablets, câmeras, fones de ouvido, alto-falantes conectados e consoles de videogame portáteis. A Comissão também propõe não incluir mais os carregadores nas embalagens de venda dos dispositivos eletrônicos — o que algumas fabricantes já fazem.

Sim, para tristeza dos críticos, a decisão da Comissão Europeia concorda com as medidas tomadas pela  Apple, Samsung e Xiaomi ao não incluírem carregadores com alguns de seus celulares no último ano. Não vou relembrar toda a história deste projeto iniciado em 2009 e que já foi amplamente discutido. Mas o anúncio de 23 de setembro é interessante porque, após anos apenas no campo das intenções, a UE está dando o primeiro passo concreto neste projeto.

O que diz a diretriz proposta pela Comissão Europeia?

O conteúdo da diretriz pode ser resumido em 4 objetivos:

  • Uma porta de carregamento padrão para dispositivos eletrônicos: a porta USB tipo C será a porta universal. Isto permitirá aos consumidores carregar seus dispositivos com o mesmo carregador USB tipo C, independentemente da marca do dispositivo;
  • Tecnologia de carga rápida padronizada: isto evitará que fabricantes limitem a potência de recarga e ajudará a garantir que a velocidade seja a mesma independentemente do carregador compatível utilizado com um dispositivo;
  • Dissociar a venda de um carregador da venda do dispositivo eletrônico: os consumidores poderão comprar um novo dispositivo eletrônico sem um novo carregador, o que limitará a compra de carregadores indesejados ou o número de carregadores deixados sem uso;
  • Melhor informação para os consumidores: os produtores terão que fornecer informações relevantes sobre o desempenho de recarga, incluindo informações sobre a potência exigida pelo dispositivo e se ele suporta carga rápida. Isto facilitará para os consumidores ver se seus carregadores existentes atendem aos requisitos de seu novo dispositivo ou selecionar um carregador compatível. Esta e outras medidas ajudariam os consumidores a limitar o número de novos carregadores que compram e pouparia 250 milhões de euros por ano, evitando compras desnecessárias de carregadores.
Comissao Europeia carregadores
Tipos de dispositivos afetados pela padronização do carregador USB-C / © Comissão Europeia

Interoperabilidade da UE pode dobrar a Apple?

Como meu colega Rubens Eishima imediatamente apontou quando mencionei esta notícia em nosso Slack, um dos maiores desafios deste projeto não é apenas a universalidade no nível do carregador, mas também e sobretudo no nível do dispositivo, o celular, neste caso.

"Para se chegar a um carregador comum, é necessária a plena interoperabilidade de ambos os lados do cabo: o dispositivo eletrónico e a fonte de alimentação externa", a Comissão salienta e está convencida de que esta "a interoperabilidade no terminal do dispositivo é, de longe, o maior desafio, e será alcançada com a proposta de hoje."

"A interoperabilidade da fonte de alimentação externa será abordada numa revisão do Regulamento Conceção Ecológica. Esta revisão será lançada ainda este ano, para que a sua entrada em vigor possa ser alinhada com a proposta de hoje."

Como explicado acima, esta é uma proposta de lei para os países do bloco. Ela ainda tem que ser submetida ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu. Se a diretiva for adotada, as empresas do setor terão 24 meses para cumprir e iniciar a transição (como se trata de uma diretiva e não de um regulamento, ela também tem que ser transposta pelos Estados-Membros).

Hmmm, mas a qual(is) empresa(s) se refere a Comissão? Hmmmmmm... O objetivo parece ser fazer a Apple deixar a insistência em utilizar o plugue Lightning, e fazer com que ela ofereça uma porta USB-C além, ou ao invés de seu padrão proprietário. Mas não é somente a Apple que seria afetada por estas medidas.

O fato da Comissão querer evitar que os fabricantes "limitem injustificadamente a velocidade de carregamento" e "assegurem que a velocidade de carregamento seja a mesma ao usar qualquer carregador compatível para um determinado dispositivo" me lembra as famosas tecnologias de carga rápida que só funcionam com uma fonte de alimentação específica, certo OnePlus?

Comissao Europeia carregadores 2
A UE julga que é uma boa ideia vender um celular sem carregador, já que todos nós teremos um compatível / © Comissão Europeia

Claro que a decisão não tem impacto direto no Brasil, mas pode influenciar aparelhos e acessórios comprados no velho continente. Além disso, pode acelerar a aposentadoria do padrão microUSB, ainda presente nos modelos de entrada das fabricantes Android, além de diversos acessórios.

O que você pensa sobre esta medida e este primeiro passo para a adoção de um carregador universal USB-C? Você acha que as fabricantes, a Apple e o Android, vão adotar a medida? Você estará mais disposto a comprar um celular sem carregador incluído se tiver a certeza de dispositivos e carregadores são amplamente compatíveis? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 4 semanas Link para o comentário

    Concordo com a CE , espero que consigam regulamentar todas as diretrizes.


  • Rubens Eishima
    • Equipe
    há 4 semanas Link para o comentário

    Enquanto isso em um loop infinito...
    > "Ah, esses comunistas da UE, te catar, viu. Quer saber? Não vou adotar Universal nenhum. Alô dizainer, pode tirar as portas tudo do iPhone 14, quero ver europeu vir aqui aposentar plugue de iPhone portilés"


    • Soterio Salles há 4 semanas Link para o comentário

      Como diria um certo Chaves do 8 "isso isso isso" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.