[DICA] ADB&FASTBOOT (dicas)

  • Respostas:19
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 01:28:38 via App

O que é o ADB?
 

ADB significaAndroid Debug Bridge, ele vem de uma parte do Android SDK. Básicamente ele dá acesso a uma interface via terminal para integração entre o usuário e o sistema de arquivo do telefone. Como o Android é baseado em Linux as vezes é necessário acessar o aparelho via linha de comando para executar certas operações avançadas em seu aparelho com root.

Qual é Fastboot?
 

Fastboot é o protocolo para atualizar o sistema de arquivos flash em dispositivos Android. Enquanto estiver no modo fastboot, você pode flashar diretamente o sistema de arquivos, imagens de partições não assinados no seu dispositivo Android através de uma conexões USB.

Agora que já discutimos o que é ADB e Fastboot, aqui vai uma rápida e fácil de seguir o guia de instalação de drivers ADB, BAD e configuração fastboot no Windows e OS X para seus dispositivos Android. Vamos discutir coisas na seguinte ordem:

Instalando o ADB & Fastboot

RequisitosSeu aparelho estar conectado ao PCVocê ter a Depuração USB habilitada nas opções de DesenvolvedorVocê ter instalado e reconhecido os drivers necessários em seu computador.Faça o Download do Minimal ADB and Fastboot .Siga as instruções de instalação e escolha onde quer instalar o Minimal ADB and Fastboot (instale em um local de fácil acesso)Inicie o Minimal ADB and Fastboot navegando até a pasta que você escolheu ou através do menu Iniciar

Comandos Úteis para o ADB

Obs.: Para executar todos estes comandos, certifique-se de que a Depuração USB esteja ativada no seu aparelho.

adb devices - lista todos os aparelhos conectados

adb push - copia um arquivo para /raiz do aparelho

adb pull [] - copia um arquivo da/raiz do aparelho

adb sync [] -  copy host->device only if changed
adb reboot -  reinicia seu aparelho normalmente
adb reboot recovery - para reiniciar no recovery
adb reboot fastboot - para reiniciar no fastboot

adb reboot bootloader - para reiniciar no  bootloader

adb install [-l] [-r] [-s] - enviar o arquivo para o aparelho para instala-lo

adb uninstall [-k] - remove o aplicativo do aparelho ("-k" para manter os dados e pastas de cache

adb help - mostrar ajuda(em inglês)

adb version - mostra numero da versão
adb root - reinicia o adb com permissões de root

adb shell - executar comandos de shell

Comandos Úteis para Fastboot

Obs1.: Para executar esses comandos, seu aparelho tem que estar em modo de fastboot.
Obs2.: Todos os arquivos a serem manipulados tem que estar dentro da pasta do adb

fastboot devices - para detectar aparelhos em modo fastboot

fastboot flash recovery twrp.img - para flashar o recovery chamado twrp.img

fastboot oem unlock - para desbloquear o bootloader 

fastboot flash arquivo.zip - para flashar um arquivo .zip

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Ivanildo DiasMoreto Carlosamoreto

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 01:28:59 via App

quem tiver mais comandos úteis é postar que vo atualizando.

— alterado em 09/02/2015, 01:40:29

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Daniel Santana
  • Posts no fórum: 16

09/02/2015, 02:49:33 via Web

Tem algum comando fastboot para copiar toda memoria interna do celular para o pc ?

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 03:14:16 via App

adb pull

— alterado em 09/02/2015, 03:14:27

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Tiago Sousa

Responder
Daniel Santana
  • Posts no fórum: 16

09/02/2015, 03:23:35 via Web

jefferson h.

adb pull

nenhum comando adb funciona no meu, só os fastboot :/

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 03:36:26 via App

Daniel Santana

jefferson h.

adb pull

nenhum comando adb funciona no meu, só os fastboot :/

tenta empurrar a rom cm11 pra instalar

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Daniel Santana
  • Posts no fórum: 16

09/02/2015, 03:55:00 via Web

jefferson h.

Daniel Santana

jefferson h.

adb pull

nenhum comando adb funciona no meu, só os fastboot :/

tenta empurrar a rom cm11 pra instalar

baixei ela aqui. só to com dificuldade de por ela para a memoria interna. meu cel só ta acc os comandos fastboot.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 03:58:58 via App

com o aparelho conectado reinicia o PC.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Daniel Santana
  • Posts no fórum: 16

09/02/2015, 04:08:54 via Web

jefferson h.

com o aparelho conectado reinicia o PC.

Deu no mesmo. Deixa eu explicar, por exemplo se eu digitar o comando "adb reboot" aparece a mensagem erro: device not found mas se eu tentar o comando "fastboot reboot" o aparelho reinicia. então os comandos fastboot estariam funcionando e os adb não.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 04:25:48 via App

ta difícil mesmo,só reinstalando a rom.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Daniel Santana
  • Posts no fórum: 16

09/02/2015, 04:30:00 via Web

jefferson h.

ta difícil mesmo,só reinstalando a rom.

Obrigado. o pior é que eu nem tava dando importância ao aparelho, até pq desde o inicio imaginei que uma instalação da stock resolveria. Darei mais umas pesquisadas por ai para ver se consigo recuperar esses dados.

Responder
roni m.
  • Posts no fórum: 3

09/02/2015, 21:57:39 via Web

jefferson h.

ta difícil mesmo,só reinstalando a rom.

Jefferson, to com o mesmo problema do Daniel, o adb não reconhece o aparelho, quando rodo o fastboot ou mfastboot, ele tenta mandar os comandos mas dá falha em todos (Failed command write failed, ou partition gpt.bin) enfim, todos os comandos vão pro saco e não sai do bootloader, vc acha que tem solução???

PS: sou novo nos esquemas então te peço pra ter paciência caso eu fale alguma besteira.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

09/02/2015, 21:58:53 via App

roni m.

jefferson h.

ta difícil mesmo,só reinstalando a rom.

Jefferson, to com o mesmo problema do Daniel, o adb não reconhece o aparelho, quando rodo o fastboot ou mfastboot, ele tenta mandar os comandos mas dá falha em todos (Failed command write failed, ou partition gpt.bin) enfim, todos os comandos vão pro saco e não sai do bootloader, vc acha que tem solução???

PS: sou novo nos esquemas então te peço pra ter paciência caso eu fale alguma besteira.

olá, primeiro ,tu está tentando fazer um downgrade?

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Edivan Barreto
  • Posts no fórum: 3

02/10/2015, 16:16:37 via Web

adb backup

Cria um backup completo do seu aparelho e salva no seu computador.

Responder
Edivan Barreto
  • Posts no fórum: 3

02/10/2015, 16:19:00 via Web

Daniel Santana

jefferson h.

adb pull

nenhum comando adb funciona no meu, só os fastboot :/

Você deve estar tentando executar os comandos no MODO BOOTLOADER, entre no MODO RECOVERY e tente executar.

— alterado em 02/10/2015, 16:20:08

Responder
Icaro Sperandio
  • Posts no fórum: 1

26/01/2016, 00:25:47 via Web

Preciso de uma ajuda urgente... Não consigo encontrar a pasta "plataforms-tools" aonde eu encontro ele??

Responder
Oliney Fernandes
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:07:38 via Web

Estou com um problema semelhante ao seu. O meu é MOTO G 2 geração. Ontem não iniciava mais. Travava na logomarca da Motorola e desligava sozinho.
Quando entro no modo Fastboot (Power e botão esquerdo) ele mostra "device is locked.
Status code 0" na tela de fastboot. Não consigo fazer nada. Todas as opções vão para a inicialização do sistema que depois da logo desliga. Não termina a inicialização do android.

Responder
Leomir dal moro
  • Posts no fórum: 6

21/12/2017, 21:59:27 via Web

Boa tarde.
Estou com um problema e talvez vocês consigam me ajudar.
um amigo comprou um celular chinês da iuni, modelo U3. Ele tem configurações ótimas, porém foi feito um wipe do sistema, e agora não consigo mais instalar o android nele.
os comandos de fastboot não respondem, apenas respondem os de adb.
Ele está com a recovery TeamWin recovery project versão 2.8.3.0
dentro da recovery, quase todos os comandos estão dando falha, tanto os de wipe como os de install.
tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

Responder
Marcos Vinicius
  • Posts no fórum: 1

27/03/2019, 16:54:41 via Web

Boa tardem, eu tenho um Motorola XT918 e to tentando desbloquear o bootloader mas não estou conseguindo.
Já utilizei os comandos: fastboot oem get_unlock_data e da "FAILED (Status read failed (Too many links))", já tentei fastboot unlock e fico esperando resposta eternamente não da erro nem nada, só fica o cursor piscando no meio da linha de baixo.
Tentei por ultimo o comando: fastboot flash boot twrp-2.8.7.0-odin.img e deu a seguinte resposta.
Sending 'boot' (11592 KB) OKAY [0.404s],
Writing 'boot' FAILED (remote: 'Security deny - Err:0x2017')
fastboot: error: Command failed

Tentei também o comando que encontrei no site do Lineage OS:

1- No dispositivo, disque ##7378423##( ##SERVICE##) para iniciar o menu de serviço.
2- Vá para service info> configuratione confira rooting status- você só pode continuar se disser Bootloader unlock allowed: Yes.

Mas quando digito o último * comando no telefone desaparece todos os números e não acontece nada.

E só pra informação o celular está com ROOT fiz pelo KingoRoot.

Preciso da ajuda de quem tiver uma luz no fim do túnel para mim.

Responder
maurio santos
  • Posts no fórum: 1

17/12/2020, 12:45:37 via Web

Eu comprei faz uma semana um celular LG K41S e ele está sem root. Quando dou o comando adb devices ou adb Shell no cmd do meu Windows 8.1 aparece mensagem dizendo que não há dispositivos. Os drives do celular estão instalados e ele aparece no gerenciador de dispositivos. Esse celular vem com. Android 9 e nele não aparece a opção formatar cartão sd como interno. Só aparece a opção formatar.
Sei que existe opção via adb fastboot de incluir essa opção de formatar como interno no menu armazenamento das opy de configurações do aparelho. E eu tento editar o arquivo USB.ini com bloco de notas para incluir o VendorID do meu celular, mas além do vendor não sei qual comando devo escrever Alem do VendorID. Além disso sério necessário o Path nas configurações avançadas do sistema no Windows 8.1.
Alguém sabe como incluir essa opção de formatar como interno no LG k41s.
Sei que o cartão é compatível, pois tenho um outro celular antigo um Samsung Galaxy Note 2 que está com Android 7.1.1 e com o cartão sd de 128gb aparece a opção de formatar como interno. Mas no LG K41S que tem o Android 9 naoy aparece a opção de formatar como interno. Alguém sabe como fazer isso?

Responder