[XT1040] Bootloader e Radio do Lollipop e KitKat 4.4.4

  • Respostas:1
Vanessa Pucca
  • Posts no fórum: 109

23/07/2015, 11:48:06 via Web

[XT1040] Bootloader e Radio do Lollipop e KitKat 4.4.4

Tutorial para instalar o Bootloader e Radio do Lollipop e KitKat no Moto G LTE Primeira Geração modelo XT1040

Olá, percebi que muitos tiveram problemas em fazer upgrade e downgrade no nosso querido aparelho devido ao Bootloader errado. Muitos tiveram problema em voltar ao KitKat depois de atualizar o bootloader para o do Lollipop e outros tem problemas de tela que fica "piscando" por usarem o bootloader do KitKat no Lollipop.
Este tutorial, que é votado ao modelo XT1040 do Moto G LTE Primeira Geração, irá ensinar como mudar para o Bootloader certo antes de fazer flash na ROM que deseja. Assim na teoria evitando o "brick" no telefone. E de bônus também disponibilizo uma maneira de instalar o radio (Wifi, LTE, 3G, etc) certo para evitar conflitos.

Mas, se você tem outro modelo, como o XT1039, por mais que eu não disponibilize o Bootloader e Radio certo do aparelho...porém proverei os meios de conseguir os arquivos para seu telefone, assim você pode seguir o tutorial depois de adquirir os arquivos certos para seu modelo.

Não preciso dizer que não me responsabilizo se algo der errado em nenhum dos modelos. Fica por risco e conta de cada um. Se não tiver certeza do que está fazendo ou alguma experiência em fazer Flash, aconselho a não tentar.

Inicio:

Ok, para começar, a maneira de instalar o Bootloader e atualizar a firmware dos sinais de radio é pelo ADB comando fastboot. Esta é a maneira mais fácil de se instalar algo no aparelho usando um PC ou Notebook que roda Windows (de preferência Windows 7 a cima) com conexão USB para ligar o telefone no computador.
Você precisará:

Computador rodando Windows
Cabo USB para Micro USB
Drivers do Aparelho
ADB Fastboot Instalado
Arquivos necessários para instalar o Bootloader e atualizar a firmware do Radio
Algum extrator de arquivos ZIP, como WinRAR ou 7Zip (Aconselho o 7Zip http://7-zip.org/download.html )

Passo a Passo

Primeiramente, baixe os arquivos que contem o Bootloader e firmware do Radio para o sistema que deseja instalar (KitKat 4.4.4 ou Lollipop 5.1.1)

Bootloader e Radio KitKat XT1040 4.4.4
Bootloader e Radio Lollipop XT1040 5.1.1

Também será necessário baixar os Drivers do aparelho para Windows (Se já estiver instalado no seu computador pode pular este download) e os Arquivos para a instalação do ADB e mFASTBOOT (se já possui estes instalados no computador também pode pular este download)

DRIVERS
ADB-FASTBOOT
mFASTBOOT

  • Instale primeiro os Drivers, depois o ADB e por fim o mFASTBOOT (se já possuir estes todos instalados, não precisa re-instalar). Por fim na pasta em que o ADB foi instalado (Geralmente na raiz do sistema, C:>) extraia os arquivos do ZIP que você baixou para o Bootloader e Radio.

  • Re-inicie seu Smartphone em 'Modo Bootloader'.
    Faça isso desligando o aparelho e depois segurando o botão de volume - (menos) sem largar e apertando o botão de ligar o telefone até que ele seja ligado. Se fizer tudo certo, ele não irá entrar no Android, mas sim em uma tela preta com apenas coisas escritas.

  • Ligue o seu Smartphone ao Computador usando o Cabo USB-MicroUSB e espere o Windows reconhecer o dispositivo.

  • Apos tudo isso, vá ao diretório em que a pasta do ADB foi instalada, aperte a tecla "SHIFT" do teclado e não a solte, clique com o botão "DIREITO" do mouse em cima da pasta ADB e selecione a opção "ABRIR JANELA DE COMANDO AQUI".

Uma tela preta de linha de comando (que significa para você apenas digitar o que deve ser feito) será aberta.

Fazendo o Flash

Para instalar o Bootloader digite o seguinte comando na janela de linha de comando no seu computador:

fastboot flash motoboot motoboot.img

Para atualizar a firmware do Radio, digite estes comando:

fastboot flash modem NON-HLOS.bin
fastboot erase modemst1
fastboot erase modemst2
fastboot flash fsg fsg.mbn

Pronto, agora você poderá instalar a ROM KitKat ou Lollipop com o Bootloader adequado. Ou se já foi instalada a ROM mas está tendo problemas por usar o Bootloader errado, instale o Bootloader certo que possivelmente os problemas serão resolvidos.

Infelizmente não posso garantir resultados e nem sucesso.

Outros Modelos:

Ok, para os usuários de outros modelos do Moto G que querem os arquivos de Bootloader e firmware do Radio certo:
Visitem este site e procurem o modelo de seu aparelho. Após acharem, baixem o arquivos ZIP da firmware que você usa ou quer usar (KitKat ou Lollipop brasileira de seu modelo)

Link XDA para Firmwares Originais de todos os Dispositivos

Após isso abra o arquivo ZIP, procure e extraia os seguintes arquivos:

-motoboot.img
-NON-HLOS.bin
-fsg.mbn

Coloque estes arquivos na pasta do ADB e faça o tutorial a cima para a instalação.

Créditos:
Artur Eduardo - Link dos Drivers, ADB e mFastboot.
lost101 - Topico do XDA com as Firmwares Originais.

Responder
Paulo Cesar Machado
  • Posts no fórum: 1

17/06/2018, 04:53:32 via Web

Amigo, o procedimento é o mesmo para o Sony T2 Ultra D5306?
Após atualizar para 5.1.1 ele começou a falhar sinal de rede direto.Tava ha mais de 1 ano normal e agora depois de restaurar de fábrica, surgiu esse problema!
Abs.

Responder