AJUDA acho que BRICKEI um Moto G5S, preso em ADB SIDELOAD DE ROM STOCK

  • Respostas:2
vhilam
  • Posts no fórum: 3

06/03/2019, 19:35:16 via Web

Fiz o root direitinho do meu Moto G5S (XT1792) ano passado, porém não está mais me sendo útil e desejo atualizar o android, e devo ressaltar: fiz isso algumas vezes, em outros celulares, e em outros fui auxiliado, mas não sou nada experiente nisso, também acho importante ressaltar que durante todo o meu dia (o que relatei abaixo), o bootloader estava desbloqueado, que é a parte mais chata do mundo de se fazer.
Eis o que fiz:

1- Segui as instruções do site a seguir, que contém dois links com .zip diferentes pra desinstalar o Magisk, e ao invés de usar o uninmod_magisk do magiskroot.net (o tutorial é desse site, segui o método 1 porque não entendi o 2), eu usei o Latest Uninstaller do link da XDA, que não possui a opção do comando "uninmod" no terminal box do TWRP, que é o ultimo passo, então eu não sei se eu realmente desinstalei o Magisk.
(descobri agora que não pode postar links "para prevenir spam" se eu for novato, então se alguém precisar para resolver meu problema [você é um anjo] eu dou um jeito de passar, o link é do lifehacker)

2- Liguei meu dispostivo e baixei o root checker clássico, dizia que o root não foi propriamente instalado no dispositivo (no momento supunhava e esperava que "não propriamente instalado" signifique "não tem root no seu celular"), e ia prosseguir em atualizar, porém tem um problema:

3- Durante o procedimento de root do ano passado, o tutorial disse que dispositivos com root não atualizam o android, até aí tudo normal, mas ele disse que apenas de receber a notificação de atualização, o celular brickaria, não sei quanto disso é paranoia ou quanto é real, mas ele recomendou instalar o app Link2SD, que precisa de root access e congelar a parte do sistema que avisa automaticamente quando tem atualização OU a parte que realmente atualiza (eu não lembro e também não posso consultar o próprio app para descobrir pelo menos o nome, não carrega e estou sem acesso de super-usuário para descongelar)

4- Contudo, sabendo que o unroot é bem mais fácil com o SuperSU, eu tentei reganhar o acesso root no celular flashando o .zip do SuperSU com o TWRP, e tudo correu bem, limpei cache/dalvik e dei reboot mas:
4.1: Os root checkers (usei mais de um, na dúvida) negaram que eu tinha rooteado
4.2: O próprio app do SuperSU dizia que não tinha root, porém, depois de algums minutos:
4.2.1: O Link2SD pediu acesso de superusuário mesmo assim, e eu concedi (mas continuou não carregando nada)
4.2.2: O root checker, especificamente o clássico, também pediu acesso, e quando isso aconteceu, fiz o teste de novo e ele disse que eu não tinha root

5- Por fim, usei o .zip desse site no TWRP pra tirar o SuperSU do sistema (e o site diz também que é um full unroot), mas eu tenho algumas perguntas:
(mesma situação do "spam", mas eu dou um jeito de mandar se for preciso, o link é do theandroidsoul)

I- Agora que, na teoria, eu tirei o root, o SuperSu, o Magisk e tudo que tem direito, se eu voltar à minha versão de fábrica, os aplicativos que não consegui descongelar no Link2SD irão se descongelar sozinhos, já que o app dele vai ser desinstalado junto com tudo e todo o resto volta a ser como era, portanto me possibilitando atualizar o android sem brickar? (meu bootloader está desbloqueado, lembrando)

II- Se eu simplesmente desinstalar o Link2SD, eu posso pedir por uma atualização nas Configurações>Versão>Checar por atualizações, e conseguir atualizar sem brickar?

III- É o root que bricka o celular durante a atualização ou é o bootloader desbloqueado? Porque se alguém me esclarecer que eu realmente não tenho mais nenhum resquício de root no meu celular, e eu puder atualizar mesmo com a situação do Link2SD, isso já me pouparia muito estresse.

Espero que minha explicação não tenha sido desnecessariamente longa ou complicada e que algum anjo me ajude

Edit: título original = "Ajuda para unrooting e atualizar para o Oreo em Moto G5S (desesperado)"

— alterado em 07/03/2019, 04:12:00

Responder
vhilam
  • Posts no fórum: 3

06/03/2019, 23:52:51 via Web

Decidi pegar a rota mais demorada e estou flashando agora uma rom do Oreo 8.1 mesmo, mas gostaria que alguém me desse segurança quanto às atualizações aleatórias de segurança ou uma provável atualização pro android Pie com essa situação que eu tenho no celular agora, pois tenho muito medo de brickar.

Edit: flashei a rom, porém depois do comando "fastboot reboot" apareceu o android da barriga aberta e a frase "No Command", vi no site da motorola que pra forçar o celular a resetar, era só apertar o botão power de 10 a 20 segundos, mas depois da tela de aviso do bootloader desbloqueado, voltava pro mesmo problema, a outra forma que achei em mais de um lugar era fazer um factory hard reset.
Eu realmente gostaria que alguém me guiasse um pouco mais, se possível.

Edit2: consegui tanto acessar o recovery mode quanto fazer o hard reset com ele, mas ainda não ligava meu celular propriamente, então achei um tutorial de como aplicar uma atualização via adb sideload no próprio recovery mode junto com os platform tools e a .zip da Stock ROM 8.1, vamos ver se eu tenho sucesso...

Edit3: como tudo na minha vida, não deu certo... depois de muitos erros tentando o adb sideload (e solucionando, pelo menos alguns, penso eu) um deles ficou pra ficar e não tenho ideia de como resolver, porque todos os post em todos os fóruns que encontrei são muito antigos (o mais novo foi de 2016) ou eram inconclusivos, vou deixar o que estava no meu recovery log aqui na esperança de alguém ver e marcar em negrito o que é exatamente o erro:
Finding update package...
Opening update package...
Verifying update package...
E:footer is wrong
Update package verification took 0.3s (result 1)
E: signature verification failed
E:error: 21
Installation aborted

— alterado em 07/03/2019, 04:08:10

útil?
Responder
vhilam
  • Posts no fórum: 3

07/03/2019, 04:10:29 via Web

Gente, passei o dia inteiro na frente do pc tentando consertar meu telefone que parece que nem android tem, por favor, eu vi que 60 pessoas visualizaram... nenhum de vocês sabe o que fazer? Tem gente que é acostumada mas eu não costumo desligar o pc só depois de meia noite porque tava tentando consertar um celular... por favor alguém me ajuda

útil?
Responder