O Google quer aproximar os usuários do iOS e do Android com o Duo

O Google quer aproximar os usuários do iOS e do Android com o Duo

Após alguns meses desde sua primeira aparição no Google I/O, o Big G resolveu liberar oficialmente seu novo aplicativo dedicado para videochamadas, o Duo. O app chega com a promessa de atrair usuários que utilizam mensageiros instantâneos que não contam com essa função, além de se tornar um dos principais concorrentes do FaceTime. A solução do Google, ao contrário da Apple, é multiplataforma e poderá aproximar usuários de ambos os sistemas. Mas será que o Duo pode realmente se tornar uma referência em videochamadas?

A batalha entre o Google e a Apple encontra um novo campo com o anúncio do Duo. O app de videochamadas está destinado a fazer com que os usuários da Apple saiam das suas selas e abracem o robozinho verde. Como uma alternativa direta ao FaceTime, o Duo possui uma vantagem significativa em relação ao FaceTime: está disponível em ambas as lojas, Play Store e Apple Store. Usuários, seja do Android ou do iOS, podem lingar uns para os outros. Quase como a queda de um muro de Berlim tecnológico, o Duo unifica os usuários, face-a-face, para além das divisões entre plataformas móveis.

O Google está dando bastante ênfase no Duo, desde sua divulgação até a ansiedade gerada entre os usuários, causada pela demora na liberação do mesmo. O app oferece uma interface agradável, com poucas interferências visuais e um botão para iniciar uma vídeo-chamada logo na tela inicial. O Facebook Messenger, por exemplo, conta com recurso de videochamadas em vários países, mas, o botão para este recurso não fica tão evidente como acontece no Duo.

Com relação aos contatos, o Duo os exibe numa única lista em ordem alfabética, assim como acontece no Skype. A grande vantagem aqui é que o usuário não precisará se preocupar com o sistema operacional ou modelo do telefone de seu remetente, visto que o Duo é compatível com todos os SO. Além disso, o Google terá chances de passar o WhatsApp, que ainda não liberou o recurso de videochamadas para seus usuários - embora uma prévia tenha aparecido recentemente em versões betas para Android.

Duo teste bra
As ligações no Google Duo são perfeitas em Wi-FI, mas usando uma conexão de dados limitada, o app pausará a chamada / © NextPit

Por enquanto, o Duo ganha no quesito multiplataforma e na expectativa que o Big G conseguiu gerar entre os usuários. Contudo, as videochamadas não é um recurso muito popular. Certa vez, o Google sugeriu - de maneira sutil, claro - que a culpa pelo atraso na propagação das ligações por vídeo era culpa da Apple, que limitou a função para usuários do iOS.

Com isso, antes do usuário fazer uma chamada por vídeo existe uma preocupação sobre a plataforma do remetente e se realmente a mesma irá funcionar. Não é atoa que muitos usuários nunca fizeram sequer uma vídeo-chamada em seus smartphones. Agora, se a questão da diferença do SO é o único problema que impede que isso aconteça, só saberemos após o lançamento do Duo.

Até o momento, o Duo está disponível para pré-registro na Play Store. Usuários americanos, contudo, já conseguem utilizá-lo. Com relação ao Allo, o app voltado exclusivamente para mensagens instantâneas, ainda não existem informações oficiais sobre o seu lançamento mundial.

E aí, você acha que o Duo irá quebrar essa barreira entre os sistemas e se tornar o app preferencial para videochamadas entre os usuários?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

51 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.