NextPit

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: novas tendências para a categoria de entrada

teasercomparativo
© NextPit

Há algum tempo, os dispositvos de entrada começaram a se desenvolver no mesmo ritmo dos intermediários, que foram impulsionados com a chegada do Motorola Moto G em 2013. A nova faixa de entrada possui agora dispositivos com conectividade 4G e TV digital, itens que eram vistos apenas em modelos acima de R$ 700 há menos de um ano. O LG Leon e o Motorola Moto E 2015 são dois exemplos dessa mudança e, hoje, iremos compará-los para descobrir qual deles é a melhor escolha para você. Confira nosso comparativo no artigo abaixo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Design e acabamento

Ambos os dispositivos possuem suas diferenças visuais, mas isso não é um ponto negativo para esses modelos. O Moto E 2015 não possui remendos ou design datado como é o caso do Moto Maxx. A parte traseira é composta em sua maioria por plástico emborrachado, com o aro ao redor removível e listras aderentes em todo o seu contorno. O visual do dispositivo é conservador e traz alguns elementos esportivos, como linhas onduladas e acabamento robusto.

test du motorola moto e 2015 01
Motorola Moto E 2015: parte frontal. / © ANDROIDPIT

A parte frontal é totalmente revestida por vidro, e recebeu melhorias em relações aos atuais modelos da linha Moto. As bordas da parte superior e inferior foram reduzidas, sendo a superior ligeiramente saliente para acomodar o único alto-falante do dispositivo. No canto superior direito o Moto E 2015 dá espaço para a câmera frontal VGA.

test du motorola moto e 2015 android 00
Moto E 2015: revestimento e parte frontal. / © ANDROIDPIT

O LG Leon é um dispositivo relativamente pequeno, e possui apenas 10,9 milímetros de espessura. O dispositivo lembra bastante o LG Volt, no entanto, o LG Leon possui traços menos refinados em comparação com o modelo intermediário. O manuseio do dispositivo com apenas uma mão é totalmente viável e anatômico, seu tamanho compacto contribui muito nesse ponto.

outrateaserlgleon
LG Leon: parte frontal. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal, o LG Leon apresenta bordas ligeiramente finas, com cantos levemente arredondados e linhas retas. O modelo não possui a mesma superfície curva encontrada no LG Volt, mas os cantos da parte traseira são levemente arredondados. 

superiordoislgleon
Parte superior do LG Leon. / © ANDROIDPIT

É possível utilizar ambos os dispositivos com apenas uma mão, mas o LG Leon é ligeiramente menor em comparação com o Moto E 2015. O design é algo particular para cada usuário, entretanto, o acabamento de ambos os dispositivos são feitos a partir do mesmo material: policarbonato. A textura encontrada no Moto E 2015 é a soft touch (emborrachada e aderente), enquanto o LG Leon traz o policarbonato no estilo glossy (texturizado e liso). O Moto E 2015 possui 145g contra 135,6g do LG Leon, uma diferença pouco perceptível.

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Tela

A tela do LG Leon possui 4,5 polegadas e resolução WVGA (854x480) com 240ppi. O painel utilizado pela LG é o LCD com tecnologia IPS, com bons ângulos de visão e cores bem pronunciadas. O Moto E 2015 conta com uma tela de 4,5 polegadas e resolução de 540 x 960 pixels (245 ppi), as cores são medianas assim como o contraste e nitidez. A tela não é ruim, mas em comparação com o LG Leon podemos notar uma diferença significativa na reprodução de cores, brilho e contraste. No entanto, ambos os dispositivos seguem o padrão de tela aceitável para a categoria de entrada, mas o destaque nesse quesito fica para o LG Leon.

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Software

O Moto E 2015 sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.2 embarcado, o sistema roda liso e sem engasgos. No total são aproximadamente 33 aplicativos, dos quais apenas 4 são da Motorola. Ao invés de customizar o sistema, a Motorola incluiu alguns recursos no dispositivo através de aplicativos, como o Alerta e o Migração. A versão que testamos possui 16 GB, dos quais no estágio inicial 10,7 GB estão acessiveis ao usuário. Existe a variante com 8GB de armazenamento, embora em ambas as versões a memória interna possa ser expandida a até 64 GB por cartão SD.

motoetela
Android Lollipop 5.0.2 rodando no Moto E 2015. / © ANDROIDPIT

O dispositivo também sai de fábrica com Androd Lollipop 5.0.2, mas em vez do sistema quase puro, temos a interface do usuário LG UI. O software é fluido, mas é possível observar animações mais lentas entre as transições de menus. A interface da LG acompanha 61 aplicativos pré-instalados (18 do Google), com opção de remoção e desativação de alguns. O armazenamento interno de 4GB é um grande problema do LG Leon, pois apenas 1,49Gb estão acessíveis ao usuário.

sistemalgleon
Android Lollipop 5.0.1 rodando sob a interface LG UI no LG Leon. / © ANDROIDPIT

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Especificações técnicas

O LG Leon (H342F) é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 400, quad-core de 1,2GHz, com 1GB de RAM e 8GB de armazenamento. Os gráficos são processados pela GPU Adreno 305, capaz de rodar os jogos mais simples disponíveis na Play Store. O LG Leon possui um processador interessante, mas as demais especificações do dispositivo e sua interface do usuário impactam na performance geral do dispositivo. Prova disso é o resultado obtido no teste de benckmark AnTuTu, onde o LG Leon marcou 22.185, abaixo do Asus Zenfone 5.

O Moto E 2015 é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 410, quad-core de 1.2 GHz, com 1GB de RAM. Esta variante do processador está presente apenas no modelo LTE, sendo o Snapdragon 200 presente no modelo 3G. A GPU Adreno 306 (Adreno 302 no modelo 3G), é suficiente para rodar jogos mais robustos com todas as sombras e detalhes de gráficos essenciais.

A quantidade de memória RAM é igual em ambos os dispositivos. A velocidade máxima do processador é semelhante, entretanto, não é suficiente para entregar um desempenho similar entre ambos os modelos. Em comparação com o Moto E 2015, o poder de fogo do LG Leon é menor por uma série de fatores: interface do usuário, excesso de aplicativos e armazenamento interno limitado. A LG não entrega nem 50% do armazenamento descrito na embalagem do modelo e, ainda por cima, diversos aplicativos só podem ser desativados em vez de desinstalados. Existe uma diferença óbvia na performance de ambos os dispositivos, e o Moto E 2015 leva a melhor no desempenho por saber utilizar o hardware e software a favor do usuário.

Algumas fabricantes, como a LG, precisam entender que a adaptação realizada em um dispositivo não gira somente em torno de cortar recursos, como inserir uma tela inferior ou acabamento menos polido. O software também precisa ser ajustado na mesma proporção, ou seja, um dispositivo com menos processamento deveria vir com menos aplicativos instalados e otimizado para o hardware menor.

Motorola Moto E (2015) vs. LG Leon – Especificações Técnicas

  Motorola Moto E (2015) LG Leon

Conclusão

O Moto E 2015 possui 2.390mAh com capacidade para chegar até 12 horas no 3G, e 7 horas com o 4G ativo. Este período é satisfatório para realizar muitas atividades. Em contrapartida, a bateria do LG Leon possui 1.820 mAh de capacidade com autonomia para até 5 horas no 4G e 8 horas no 3G. Esses números indicam um tempo de vida menor para o LG Leon durante o uso diário, além da performance inferior e armazenamento limitado. O cartão microSD alivia em alguns momentos transferindo os dados de aplicativos, mas não o aplicativo por completo. O modelo de 8GB do Motorola Moto E ainda é uma vantagem em comparação com o LG Leon, e uma economia de aproximadamente R$60 em relação à versão com 16GB. Nesse comparativo meu voto fica para o Moto E 2015.

E aí, qual é o seu dispositivo favorito do nosso comparativo?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

49 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Veditto® 24/11/2015 Link para o comentário

    Esses aparelhos de entrada são terríveis, tem que ir direto para um intermediário. 👍


  • Mark 20/09/2015 Link para o comentário

    Atualmente não tenho smart de entrada, mas fosse escolher ficaria com o Leon, muito melhor que o Moto E, principalmente a versão 4G!


  • Tiarles N. 20/09/2015 Link para o comentário

    Aparelhos android de entrada só dão dor de cabeça.


  • klods dell 20/09/2015 Link para o comentário

    Prefiro levar um xiaomi-redmi-2 por 500 reais


  • Neitan 19/09/2015 Link para o comentário

    Outra coisa , tem 2 versões do Leon , a 3G TV é com mediatek 8gb de memória e a outra é 4G com snapdragon 410 8gb de memória , essas características do LG ta errada e nenhuma versão dele tem 4gb de memória e ele tem 218ppi e não 240ppi


  • Neitan 19/09/2015 Link para o comentário

    Prefiro o LG Leon


  •   84
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    Aparelhos de entrada pra mim sao os lumias pois tem preço real de aparelho de entrada e com bom hardware , moto E por exemplo nao sai por menos de 499 isso nao e preço de entrada


    • davidsoares 19/09/2015 Link para o comentário

      Sem dúvidas os lumias como aparelhos de entrada são bem melhores além de mais fluidos que os de entrada com Android mas eles só são mais baratos devido justamente ao sistema operacional Windows Phone que não é tão bem aceito como o Android por isso o preço baixo justamente para poder concorrer com os de entrada Android.


      • klods dell 20/09/2015 Link para o comentário

        lei de mercado... mais procura preço maior... menor procura preço menor... mas que os WP de entrada são melhores que androids na mesma categoria é um fato consumado


    • Mark 20/09/2015 Link para o comentário

      Concordo plenamente contigo, em si tratando de smart de entrada os Lumias surpreende viu, são aparelhos estáveis e por um bom custo benefício!


    • Sérgio Henrique 20/09/2015 Link para o comentário

      Lumia é foda, mas com aquele WP horroroso...sem condições.
      Só por este quesito já escolheria o Moto E de olhos fechados...rsss.


  • Gustavo L. 19/09/2015 Link para o comentário

    Moto E sem dúvidas!


  •   13
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    Bruno Salutes. Para fazer este comparativo você deveria ter pego o LG Leon na versão 16 GB sem operadora. Coisa que você não fez. É, além de tudo comprou o aparelho por operadora. À Claro!


  •   13
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    Dos 16 GB, sobram 12,5 ou seja. 2 GB à mais que o tal do Moto E 2° Geração.


    • Thayllan Vivas 20/09/2015 Link para o comentário

      o moto E de 16 gigas também tem 12,5 livre. o meu é de 16 e tem 12,5 Gigas livre.


  •   13
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    No meu LG Leon vieram apenas 34 apps. Ou seja, menos que o Moto E 2° Geração.


    • Thayllan Vivas 20/09/2015 Link para o comentário

      o meu veio 29, ou seja, menos que o Leon!!


  •   13
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    É outra, ele tem 66 apps. Por que no comparativo o aparelho da LG foi comprado com operadora, no caso é à Claro!


    • ditom 19/09/2015 Link para o comentário

      Pedro, ainda procuro um blog em português do Brasil, especializado em Android, onde as comparações sejam isentas, tanto entre eles quanto com outros OS.
      Acabo conseguindo isto em blogs mais genéricos...

      Conta desativada


  •   13
    Conta desativada 19/09/2015 Link para o comentário

    Eu tenho um LG Leon é ele tem 16 GB de memória interna. Ou o redator errou ao escrever, ou não conseguiu à versão 8 GB nem à 16 GB.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.