NextPit

Motorola confirma: Moto E5 e E5 Plus não serão atualizados para o Android P

20180419 130011
© NextPit

Junto com a série Moto G6, a Motorola anunciou os modelos que serão os mais básicos da empresa para 2018, o Moto E5 e o Moto E5 Plus. Estes novos dispositivos ainda não têm data de estreia oficial e muito menos preço, mas já estão envolvidos em uma polêmica sobre as atualizações do Android.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Durante a apresentação dos novos modelos, a Motorola deixou claro que os dispositivos da série Moto G6 contam com uma atualização do sistema garantida, no caso, para o Android 9. Isso mantém os usuários que estão interessados nesses produtos, e que levam a sério a questão das atualizações, mais tranquilos. Acontece que esse posicionamento da empresa, que visa garantir o update para uma nova versão do sistema, nem sempre se estende para outras linhas mais básicas, como a Moto C, por exemplo.

Estes dois dispositivos, Moto C e Moto E, foram lançados no ano passado já obsoletos em termos de novas atualizações de versões do sistema. Apesar de rodarem com a versão mais recente disponível na época do lançamento, nenhuma variante Moto C recebeu o Android Oreo por questões de incompatibilidade com o hardware mais simples (1GB de RAM, por exemplo). As dúvidas sobre um movimento similar caíram agora sobre a série recém-lançada Moto E5 que, conforme levanta o jornalista Dominik Bosnjak, do Android Headlines, podem ficar sem update para a próxima versão do Android.

Em contrapartida, segundo Dominik, a Motorola estaria aperfeiçoando seu canal de programa beta para acelerar atualizações, visto que a empresa tem mais modelos em circulação hoje em dia do que há dois anos quando costumava entregar os updates em tempo recorde. Mas o motivo em si para a suposta falta da atualização não está claro, pois hardware para isso ambos os modelos tem. Na dúvida, fomos até a fonte, no caso, a própria Motorola:

A Motorola informa que, desde a sua primeira geração, a família Moto E é lançada sempre com a versão mais recente do sistema Android. E reforça que continua comprometida em fornecer atualizações regulares de segurança, bem como melhorias na experiência do usuário através de atualizações de aplicativos via Play Store.

Conforme divulgado no ano passado, a linha Moto E não receberá upgrade do sistema operacional. A proposta da empresa é oferecer um linha de smartphones de qualidade, com boas especificações técnicas e uma experiência que melhore a vida dos consumidores deste segmento. Tudo isso por um preço justo.

Ainda que não tenha ficado claro no primeiro momento, ou seja, durante a demonstração dos Moto E5 no evento de lançamento, a Motorola nos confirmou que segue mantendo todas as variantes Moto E, lançadas e as que estão para chegar, com as versões do Android lançadas de fábrica. O lado positivo disso é que as atualizações de segurança são liberadas para esses modelos e também novas experiências em apps nativos da empresa que estão hospedados no Google Play, como a Moto Câmera.

E aí, o que achou da posição da Motorola?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

102 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Thiago Hardwell 13/01/2019 Link para o comentário

    Até o J7 Neo vai receber Android PIE ksksksskskskskks


  • jacaroa 30/04/2018 Link para o comentário

    Por isso que comprei o Moto z2 Play, que nem atualização do Oreo cai receber imagina o Android P.


  • job Marques 28/04/2018 Link para o comentário

    bem.o gagdet é dela, como fabricante nada mais justo que impor restrições, a velha receita ....compra quem quer ....


  •   4
    Conta desativada 26/04/2018 Link para o comentário

    Não me importo se haverá ou não atualizações pois só uso Android Puro. Google Pixel XL 128 GB. Minha recomendação é: comprem Android Puro. Vale muito a pena!


    •   40
      Conta desativada 26/04/2018 Link para o comentário

      Mal criou a conta e já está desativada! brother Deivis foi rápido dessa vez!


  • Agnaldo 25/04/2018 Link para o comentário

    Menos um motivo pra comprar visto que pra esse público o G6 play atenderia melhor , visto que no Android (quase) puro da moto as atualizações de fazem mais necessárias que nas versões modificadas.


    •   40
      Conta desativada 26/04/2018 Link para o comentário

      Na linha Play é comum a atualização vir em quase 2 anos(exemplo: a atualização do Moto G4 Play veio em 2018 sendo que o aparelho foi lançado em 2016)!


  • Maicon Bruisma 25/04/2018 Link para o comentário

    Isso não é passível de processo?
    Pergunto pq pelo que me lembro uma empresa é obrigada a dar pelo menos 2 atualizações "grandes" para seus aparelhos lançados comercialmente


    • Maurício Rodrigues 25/04/2018 Link para o comentário

      Ela não é obrigada a nada, alguns fabricantes que seguem a mesma política de updates da Google que são 18 meses (em lugar algum a isso de duas grandes updates).


  • Arthur Amatus 25/04/2018 Link para o comentário

    Que conversa fiada, o Nokia 2 tem 1GB de RAM e já foi confirmado pela HMD que ele o 3 vão receber o Oreo, por quê a Motorolinda não? Porque ela não quer ter responsabilidade nem gasto.

    CAVConta desativada


  • Luiz Henrique 25/04/2018 Link para o comentário

    O que importa é que esses aparelhos terão custom roms, então receberão bastante atualizações.


  • Sandro da Silva 25/04/2018 Link para o comentário

    Tô enterrando meu motog5 plus,e esquecendo ,Alis já esqueci a Motorola,vou experimentar a xiaomy.


    •   40
      Conta desativada 26/04/2018 Link para o comentário

      Como se Xiaomi atualizasse rápido, o Mi 6 ainda não viu o Android 8.0 Oreo!


      • André Correia 08/05/2018 Link para o comentário

        Não atualiza versões do android. Mas a miui recebe updates regulares que a mantêm atual e polida. Meu RN4X na miui 9 funciona muito bem. A bateria chega a duarar dois dias e meio sem uso pesado. E se vc quiser pode usar as versões beta que já estão no oreo e são bem estáveis para uso diário.


  • VictorDunguinha 25/04/2018 Link para o comentário

    Nossa Jura, nem imaginava kk
    Mas se a experiencia for boa mesmo então ta bom, celular pra durar 2 anos no max na mão de quem não quer tbm muito de um celular,
    Agora preço justo eu não entendi kk


  • Senna Sales de Souza 25/04/2018 Link para o comentário

    A questão de atualização e ter as novas funções e ter o aparelho mais seguro. Os bugs não deveriam vir, as empresas deveriam verificar bem o sistema novo antes de liberar a atualização


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      A questão é que supostamente uma bateria de testes internos e externos além de processos de aprovação junto a orgãos reguladores são realizados.
      O problema é que são muitos cenários distintos, e é complicado garantir que o aparelho vai se comportar bem em diferentes condições de uso.
      Por isso que, embora não seja o mais adequado, o wipe cache / factory reset acaba sendo o recomendado em praticamente todos os casos após uma atualização majoritária do Android.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 25/04/2018 Link para o comentário

    Que mancada em Motorola.


  • erivaldo da cruz sousa 25/04/2018 Link para o comentário

    Por isso que sai da Motorola e fui pra Xiaomi, chega de pagar caro e desprezado Por essas empresas


  • Deivis Schuman 25/04/2018 Link para o comentário

    Lenovo sendo Lenovo, nada de surpreendente!
    Como eu digo e repito novamente..... Motorola era Motorola quando o Google era Dono!
    Hj temos uma empresa incompetente que cada vez mais vem manchando o legado deixado pela Motorola!


    • Kerssy Jhonnes Wistherpon 25/04/2018 Link para o comentário

      Verdade, Motorola já foi boa.


      • Deivis Schuman 26/04/2018 Link para o comentário

        Pois é brothers época boa da Motorola quando era o Google!
        Bem lembrado brother Marcos, o Moto X 2014 era espetacular!

        Conta desativada


    • Marcos Paulo 25/04/2018 Link para o comentário

      Disse tudo Deivis, a Lenovo aos poucos vai destruindo a Motorola, Moto X 2014 deixou saudades, hj em dia não compensa comprar mais e não entendi essa de preço justo, celular de entrada por quase 1000 reais kkkkk


  • Ronaldo 25/04/2018 Link para o comentário

    Não entendo essa obsessão por atualizações. Se o aparelho funciona bem, para quê atualizar? Prefiro uma única versão estável do que uma atualização cheia de bugs e incompatibilidades!


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Atualizações não existem por nada.
      Elas tem uma finalidade que não deveria ser menosprezada ou desprezada.


  •   41
    Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

    TODO e QUALQUER tipo de usuário de entrada e intermediário merece receber atualizações de software no seu aparelho. Se a Lenovo acabou de comunicar que não atualizará o seu portfólio de entrada, é um consumidor a menos - um não, muitos - na sua projeção de vendas, pois eu nunca mais recomendarei a marca.

    E por favor, chineses: não nos respondam com essa afirmação patética utilizando o nome Motorola. A marca que conheço e admiro no mercado nunca faria isto.


  • Marcos 25/04/2018 Link para o comentário

    Passou da hora de dissociar Motorola e android "puro" de atualizações de software. O que determina se você vai receber atualizações de software é unicamente a boa vontade da empresa e não as modificações feitas no sistema. Quanto à Motorola, parece que mudou de estratégia e agora só pensa em inundar o mercado de aparelhos


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      O Android dela, ao menos, ainda continua bem próximo do "puro".
      Aliás, não há diferenças significativas entre a intervenção dela no Android hoje e nas primeiras gerações da família Moto.

      Só que o Moto E agora entrou no mesmo bonde onde estão os aparelhos da Quantum.

      Conta desativada


  • Maykol J. Casamasmo 25/04/2018 Link para o comentário

    È por causa disso é que não volto a comprar da Motorola...tenho Moto E2 (XT 1514) e a útima atualização foi a 6.01...uma pena ver a linha E entrando pelo cano, mas infelizmente vou mudar de fabricante vou continuar pesquisando e talvez até volte pra Samsung (tive dois Galaxy Y ( normal) e um Pocket que ganhei dos meus parentes)...desse jeito de que adianta ter confiança numa fabricante que mal lança o aparelho e já está abandonando...então por favor Motorola, acabe de vez com a linha E...

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Moto E² recebeu 1 atualização majoritária do Android.
      Você não está em condições de reclamar, já que foi cumprido o que se esperava.

      E você ainda deu sorte, porque uma variante do Moto E² não saiu do Lollipop, sabe-se lá o porquê.

      Conta desativada


      • Maykol J. Casamasmo 25/04/2018 Link para o comentário

        Você tem razão...porém não justifica a atitude da fabricante, o Moto E2 foi um espetáculo de smartphone, nunca deixou na mão,porém de uns tempos pra cá vem dando problemas, mas tudo isso era previsível (4 anos com ele)...porém como já foi dito, ver o que a linha E se tornou...e esperava continuar com a família E ou pegar outro da Motorola...mas fica se fazem isso com um smartphone intermediário, quem não garante que vão fazer com outras linhas? E aquela história de 2 anos de suporte como atualizações e afins, como fica?

        CAV


      • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

        Os patches de segurança seguem normais por 18 a 24 meses, pelo que parece.
        Embora a Motorola já tinha deixado claro que não necessariamente terá atualização todo mês.

        Não dá pra colocar tudo (atualizações majoritárias e minoritárias do Android) nessa questão de suporte, porque na prática não é assim que funciona.

        Conta desativada


    •   40
      Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

      Ainda é para comemorar a atualização, pois o Moto E4 não recebeu nenhuma atualização!


  • Nivaldo Cavalcante 25/04/2018 Link para o comentário

    É muita conversinha, quem compra Moto E nem liga para atualizações, olha os usuários da LG, por exemplo, são muito mais prejudicados, nem os Top de linha recebem atualização direito, Moto E é entrada. Samsung também não atualiza os de entrada dela.


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Só que quem comprava Moto E em 2014, 2015, aprendeu o que era atualização do Android.
      É equivocado colocar Moto E, Galaxy J1, Galaxy J2, LG K4 no mesmo bolo.
      Moto E sempre esteve um nível acima deles.


  • Dalbert Benjamim 25/04/2018 Link para o comentário

    Os aparelhos antigos eram atualizados pelo menos 2 vezes como o primeiro Moto E que saiu do 4.4 e chegou até o 5.1. Mas naquela época era a Motorola e não a Lenovo né..

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Tem um detalhe nessa história.
      O 5.0.2 não chegou pra todo mundo que tinha Moto E¹, diferente do Moto G¹.
      O 5.0.2 fazia parte das compilações do soak test.
      Oficialmente o Moto E¹ saltou do 4.4.4 para o 5.1.

      Conta desativada


    • Maykol J. Casamasmo 26/04/2018 Link para o comentário

      Isto que você falou é verdade, pois como disse tenho o Moto E2 (XT 1514) e recebeu todas as atualizações...

      CAV


      • CAV 27/04/2018 Link para o comentário

        Complicado você falar "todas".
        E o Moto E² também tem um porém.
        Ele recebeu o 5.1, mas nem todos receberam o 6.0.


  • Denis A Dos Santos 25/04/2018 Link para o comentário

    É simples, não te atende? não compre!

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Não foi entrado do mérito se o aparelho atende a um perfil de consumo ou não.
      O mérito tratado é sobre algo que a Motorola entregava, mas que simplesmente deixou de entregar com o lançamento de novas gerações.

      Conta desativada


  • José Luís Silva Martiniano 25/04/2018 Link para o comentário

    Ah, eu já sabia disso!! É muito difícil um dispositivo de entrada receber atualização do fabricante.

    CAV


  • Denis 25/04/2018 Link para o comentário

    "E aí, o que achou da posição da Motorola?" - Nem, pelo menos, a empresa não mentiu e informou aos consumidores a sua posição. E como já bem disseram nos comentários abaixo, esta linha de smartphones é destinada à um perfil de público que não é tão exigente e só quer o smartphone para usar funções mais básicas e não estão nem aí para as atualizações de sistema.


  • Claudio Silva 25/04/2018 Link para o comentário

    É muito mimimi... Quem compra esse tipo de aparelho nem sabe o que é atualização.
    Parem de chorar.


    • Pedro Meireles 25/04/2018 Link para o comentário

      É o que penso Cláudio! Apesar da "mancada" por parte da fabricante, geralmente, quem compra esses aparelhos mais básicos nem sequer sabem o que são atualizações, já vi muita gente com o celular top", mas versão antiga, por ser leigo e não baixar elas, então eu não entendo essa implicância toda dos caras...


  • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

    Citou a primeira geração do Moto E nessa história, pediu pra se queimar.
    "A Motorola informa que, desde a sua primeira geração, a família Moto E é lançada sempre com a versão mais recente do sistema Android."
    Até aí, beleza.
    O Moto E¹ foi lançado com Android 4.4.2 KitKat, que condiz com o que foi dito.
    MAAAAASSSSSS tem um detalhe muito importante.
    O Moto E¹ recebeu o Android 4.4.3 e o 4.4.4 KitKat.
    Depois, no soak test, recebeu o Android 5.0.2 Lollipop.
    E a versão final chegou com Android 5.1 Lollipop (deveria ter sido a 5.1.1, mas...).
    E tudo isso com um Snapdragon 200.

    Agora com Snapdragon 425, não vai rolar?

    Olha, acho que apareceu um motivo ainda mais justo para começarem a meter processo nela do que a tal promessa mal interpretada do Android Oreo para o Moto G4 Plus que o pessoal achou que valia para o Moto G4 normal, também.

    Conta desativadaSidney


  • Pedro 25/04/2018 Link para o comentário

    Continuo com a mesma opinião da Lenovo quero distância.


  • Victor Lima 25/04/2018 Link para o comentário

    não lançou... e já diz que não vai atualizar pro próximo ????? isso parece até piada ou pegadinha...

    Conta desativadaCAV


  • Sidney 25/04/2018 Link para o comentário

    As pessoas que compram aparelhos de entrada, e alguns intermediários, nem sabem que existe algo chamado atualização. São raros os casos em que o consumidor sabe disso. Então, não há por que a Motorola gastar recursos para atualizar esses aparelhos. Não acho que ela está errada.


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      O problema é que esse pessoal, quando "ouve falar", cria conta em sites como AndroidPIT só pra perguntar "Vai ter Android P pro Moto E5?".

      Conta desativadaSidney


      • Sidney 25/04/2018 Link para o comentário

        kkkkkkk
        O pior é ver gente usando esses comentários só pra dizer que tem Apple iPhone 7 e que ele vai receber atualização.
        Prefiro o pessoal que pergunta se vai ter atualização pro E5. São mais inocentes.


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Sabe o que é pior brother CAV? É que eles abrem conta e só comentam uma vez e nem se lembra mais da conta que abriram no AndroidPIT, Tud*Celular(espero que não seja banido por comentar nome de outros sites) e outros!


  • Ader Marcelo 25/04/2018 Link para o comentário

    Tá certa sim mas vírgula! Moto E no passado atualizou 2 vezes em versão do Android se não me engano, 4.4, 5.0 e por fim 5.1.

    E as pessoas seguem fazendo reclamações sem sentido... Dispositivo de entrada hoje não atualiza ou vocês vêem J1, J2 etc. Atualizando versão do Android? A outra reclamação é custo, insistem em querer comparar aparelho importado com nacional como se ambos fossem daqui, por favor gente, não esqueça que temos uma altíssima carga tributária que sobretaxa nossos produtos encarecendo tudo que compramos se a empresa tem culpa, o que dizer do nosso Brasil?

    E ainda há chance de aparecer custom ROMs pra quem curte.


  • Ilan E. 25/04/2018 Link para o comentário

    A Samsung não é a única que enrola pu nem se quer atualiza os aparelhos, a Lenovoenrola, mal lança o aparelho e diz que não receberá o Android P.

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Pelo menos Galaxy J1 e Galaxy J2 já se sabe que não recebe mesmo!
      Mas Moto E já recebeu atualização do Android no passado.

      Conta desativadaSidney


  •   84
    Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

    Enquanto isso o imortal moto G 1 com seu snap 400 no android 8.1.1 via lineage 15 e certeza q vai receber android P logo logo

    Conta desativadaSidney


  • Jairo rios 25/04/2018 Link para o comentário

    Bem......pelo menos se posicionou e não enrolou , mas os patch’s de segurança deveria liberar por um período de 2 anos , isto demosntraria respeito aos clientes do Moto E


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Mas isso provavelmente é o que já é feito, mesmo.
      É o que está acontecendo com o Moto E4, por exemplo.


  •   84
    Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk E tem nego que me chama de hater ainda , Vao se catar lenovorola é furada a muito tempo so deu uma respirada com a linha moto Z play q tinha bom preço e hardware mas mesmo assim nem é grande coisa


  • David tardie 25/04/2018 Link para o comentário

    acho justo, a Motorola fez um telefone básico, tá caro? tá mais a Motorola vai lançar um telefone de graça? ela tem custos tem tarifas a paga,
    no Brasil ninguém+ quer ter uma empresa hoje em dia, culpem o Brasil não as empresas


  • Jonscravit 25/04/2018 Link para o comentário

    GPU desses snap 425 e 430 são as mesmas dos snap 410(snap 425 é um 410 renomeado melhorado), com com algumas melhorias, essas GPU capenga não suportam funções novas ce aceleração que vai vir no Android P, poderia rodar mas vai ficar bem ruim

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Isso não é desculpa.
      Quando há o interesse, o impossível se torna possível.
      Foi o que aconteceu em 2014, quando o RAZR D1 e o RAZR D3 receberam o Android KitKat.

      Conta desativada


    •   40
      Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

      O que você disse? Snapdragon 430 é a mesma coisa do 410? Tá totalmente errado, o 430 melhorou muita coisa em desempenho, olhe o Moto G5 normal e o Moto G6 Play!


  • Sergio T. 25/04/2018 Link para o comentário

    Terrível esta postura da Motorola. Lança um monte de produtos e suas variantes (Play, Plus, S Plus....) e não consegue manter os aparelhos atualizados. A melhor coisa era quando tínhamos apenas E, G e X. Vai entender...

    Conta desativadaCAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Um posicionamento controverso.
      Mas a LG ainda continua sendo pior nesse sentido.
      Só neste ano, com exceção de 1 aparelho, todos os aparelhos lançados por ela (cuja a maioria ainda roda o Android Nougat) não verão uma atualização do Android de forma oficial.

      Conta desativada


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Qual é o aparelho brother CAV? LG G5?


  • Zelia Trindade 25/04/2018 Link para o comentário

    Eu acho justo, já q se trata de um aparelho de entrada.


    • Jonscravit 25/04/2018 Link para o comentário

      Celular de entrada? preço de medio
      Celular de entrada com CPU velha renomeada sendo vendido a mais de 700 reais , onde la fora vc compra celular medio
      edit: esse celular deveria custa 400 reais no maximo

      Conta desativada


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      O problema é que o posicionamento dele impede que essa decisão seja recebida com naturalidade.
      Além de que em gerações anteriores, as especificações eram piores, mas não impediu de ter atualização do Android.

      Conta desativadaSidney


  • Soterio Salles 25/04/2018 Link para o comentário

    Esse pra mim é o maior problema da atual Moto by Lenovo, a política de atualização tá muito ruim perto do que já foi.


  • Bruno A. 25/04/2018 Link para o comentário

    Agora conte-nos uma novidade
    Depois que a Lenovo assumiu é disso a pior


  • Junior Fornazi 25/04/2018 Link para o comentário

    geralmente quem compra um aparelho desse já nem espera muito atualizações.... é um público-alvo que pessoas que não exigem tanto de hardware e nem de software


    • Zelia Trindade 25/04/2018 Link para o comentário

      As vezes nem sabem que se atualiza o Android, é outro tipo de público.


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Esse celular é mais para aqueles usuários(ou seja, usuários mais básicos que nem sabe que existe atualização do Android)que ficam o dia todo apenas no WhatsApp e no Facebook.


    • Jonscravit 25/04/2018 Link para o comentário

      Motorola ja conhece o brasil e não ta nem ai, maioria publico desse negocio ai é inocente ou não tem dinheiro,
      se não comprar essa bomba teria que comprar um J3 ou J2 pro que são outras bombas...
      pessoas que compram isso esperam que dure bastante e que espaço fake interno não acabe rapido
      edit: esse celular deveria custa 400 reais no maximo, é bomba no sentido do preço

      Conta desativadaCAV


  • Léia M. 25/04/2018 Link para o comentário

    Melhor assim que para aquele mi,mi,mi, de vai ou não receber.
    Já fala "de cara" compra quem quiser.


  • Henrique P. 25/04/2018 Link para o comentário

    "[...] Tudo isso por um preço justo."

    Quero saber aonde...


  • Rodrigo Dias 25/04/2018 Link para o comentário

    Enquanto isso, o iPhone 5S vai para o iOS 12, sendo que o celular foi lançado há seis anos.


    • Stella Dauer 25/04/2018 Link para o comentário

      Vai pra iOS 12 mas naquela velocidade, né?


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        iOS 12? O iOS 11 é a última versão para o iPhone 5S!


      • Ricardo 25/04/2018 Link para o comentário

        Caríssima, escreva uma matéria sobre qual o destino dos celulares velhos quando o usuário troca de aparelho. Joga fora? Guarda na gaveta? Dá para um inimigo? Seria uma matéria interessante que poderia começar com uma enquete e depois seguir com informação sobre a existência (ou não) de reciclagem desses produtos.


      • Ricardo 25/04/2018 Link para o comentário

        .

        Conta desativada


      • Anderson Maciel 25/04/2018 Link para o comentário

        Sim, mas há rumores que ele receberá também o iOS 12 já que esta versão será focada em segurança e desempenho e as inovações ficarão para o iOS 13. Nada mal para um celular de 2013.
        Qual versão do Android roda no Galaxy S4? 5.1? 4.4?

        Conta desativada


      • Anderson Maciel 25/04/2018 Link para o comentário

        Aquela que é mais rápida que um E5 =)

        Conta desativada


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Será brother Anderson? Se receber o iOS 12, a Apple vai ganhar mais clientes(mesmo com preços altíssimos)
        PS: Repetindo, não sou fanboy da Apple!


      •   99
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Mas comenta bastante sobre a Apple em um site para Android!


    • Felipe de Carvalho 25/04/2018 Link para o comentário

      Vai lá, paga R$ 5.000,00 em um IPhone recém lançado. Quem sabe em 6 anos você compreenda a grana que desperdiçou.

      Só não esquece o carregador em casa, do contrário vai se arrepender por não ter comprado um Moto E Plus.


      •   40
        Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

        Esse comentário parece comentário de hater! Não sou fanboy da Apple(se eu fosse nem tinha aberto conta no AndroidPIT)


    •   11
      Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

      Não vejo vantagem em atualização de versão em IOS para Iphone de anos atrás sendo que todas as novidades de uso do sistema só vão para as versões mais novas do iphone, atualizando mesmo só os pacotes de segurança. Coisa essa que o Android também faz.


    • Jairo rios 25/04/2018 Link para o comentário

      Morreu no iOS 11, mas sim teve 5 atualizações , embora nenhuma nova função fosse acrescentada


    • Maicon Bruisma 25/04/2018 Link para o comentário

      E já tá meio ruim de usar faz 2. Se receber o iOS 12 vai ficar pior que está no 11


  •   99
    Conta desativada 25/04/2018 Link para o comentário

    O que achei da posição da Motorola?
    Uma obrigação.


  • Phelipe B. 25/04/2018 Link para o comentário

    Alguém pensou que seria diferente?

    CAV


    • CAV 25/04/2018 Link para o comentário

      Deveria ser.
      O Moto E3, Moto E3 Power, Moto E4 e Moto E4 Plus tinham o fator "Mediatek" para [tentar] justificar a negligência (além de lembrar que a Motorola já ralou pra entregar atualização para aparelhos com processador da Mediatek no passado).
      Mas agora estamos falando de aparelhos com processador da Qualcomm, assim como nas duas primeiras gerações, que tiveram 1 atualização do Android.

      Se a comissão na Europa está pegando no pé da Samsung por causa disso, tem que pegar no pé da Motorola, também.
      Porque é evidente que ela está agindo de má fé para com o consumidor, principalmente o que já teve contato com a 1ª geração do Moto E.
      Vai ser muito interessante se começar a chover processo por causa disso.
      E tem que chover, mesmo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.