O que é WhatsApp GB? Vale a pena baixar o aplicativo?

O que é WhatsApp GB? Vale a pena baixar o aplicativo?

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo e, por isso, um dos serviços mais visados por quem pratica golpes online. Dada a grande busca pela versão modificada do serviço, conhecida como WhatsApp GB — ou GB WhatsApp —, explicamos neste artigo quais são os riscos que você corre ao baixar e utilizar o WhatsApp GB.

Pegue um atalho:

O que é o WhatsApp GB?

O WhatsApp GB é uma modificação da versão original do mensageiro e, apesar de poder ser configurado como aplicativo padrão no lugar do WhatsApp, o serviço não possui autorização de uso do código-fonte do aplicativo original. Por conta disso, o Google removeu o WhatsApp GB da Play Store.

Essa ferramenta ficou famosa por oferecer recursos extras em relação ao WhatsApp, mas por questões de segurança e privacidade não aconselhamos o uso do GB WhatsApp.

Quais são os recursos do WhatsApp GB?

Entre as funções extras oferecidas pelo WhatsApp GB estão a possibilidade de usar mais de uma conta no mesmo aparelho, trocar de temas, aumentar o limite de caracteres para a descrição do status, adição de senhas para as conversas e esconder notificações de leituras ou recebimentos.

No papel, o GB WhatsApp realmente parece muito mais interessante do que a versão original do serviço que é distribuída pelo Facebook, a empresa dona do mensageiro. Contudo, a origem do WhatsApp GB é desconhecida e não existem informações sobre a empresa que controla o serviço ou qualquer política de segurança e privacidade. Sabe-se apenas que o serviço está hospedado em um site árabe.

Por que é arriscado baixar o WhatsApp GB?

Ao baixar o aplicativo no seu celular, a sua lista de contatos estará exposta, porque o código-fonte do WhatsApp está sendo quebrado, ou seja, é possível que a criptografia de ponta a ponta do serviço seja eliminada, abrindo acesso total a dados importantes e confidenciais trocados entre usuários.

É importante reforçar que qualquer aplicativo disponível na Play Store segue os critérios de segurança da loja do Google e este não é o caso do GB WhatsApp. Dessa forma, como já citamos acima, o fato do WhatsApp GB não estar disponível para download na loja do Android, é quase impossível controlar a empresa que desenvolve a ferramenta. Dessa forma, não tem como garantir que suas conversas e seus dados estejam seguros.

Acessando o site do WhatsApp GB, temos um aviso informando que o aplicativo é seguro, porém não há informações sobre como a empresa garante essa segurança às pessoas que usam o serviço ou qualquer tipo de explicação sobre como é feita a criptografia no app.

WhatsApp novoddddss
Usar uma versão não oficial do WhatsApp pode ocasionar o banimento do serviço / © NextPit

Além disso, ao optar por baixar e usar o aplicativo WhatsApp GB, você estará correndo o risco de ser banido da versão original e não poder usar mais o WhatsApp. De acordo com os termos de utilização do WhatsApp, o uso de versões não oficiais ou modificadas da plataforma, tais como o WhatsApp Plus e WhatsApp GB podem causar o banimento dos usuários:

Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles.

O que fazer se eu baixei o WhatsApp GB?

Apesar das funções extras oferecidas pelo WhatsApp GB parecerem interessantes à primeira vista, não caia na promessa dos recursos avançados. Isso porque você estará colocando em risco a segurança dos seus dados e ainda corre o risco de ser banido do próprio WhatsApp. Será que um punhado de funções realmente vale tudo isso?

Caso você tenha instalado o WhatsApp GB, siga o tutorial abaixo para remover o serviço do seu celular com segurança. Tenha em mente que pode ser necessário fazer um backup do seu histórico de conversas antes de mudar para a versão oficial do WhatsApp.

  1. No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas;
  2. No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos;
  3. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la;
  4. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp”;
  5. Em seguida, abra a Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp;
  6. No WhatsApp, verifique seu número de telefone;
  7. Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo;
  8. O WhatsApp carregará as conversas existentes.

Apesar de oferecer a opção de backup, o WhatsApp afirma que não pode garantir que a transferência do histórico de conversas será bem-sucedida porque o WhatsApp não é compatível com apps não oficiais.

O WhatsApp GB não está disponível para dispositivos iOS, logo, se você tem um iPhone, este tipo de serviço não estará disponível para o seu smartphone.

E aí, você já utilizou ou utiliza um aplicativo não oficial do WhatsApp? Tem consciência dos riscos? Acredita que vale a pena? Compartilhe a sua experiência com a comunidade NextPit nos comentários abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.