Enquete da semana: o que você espera da câmera de um smartphone?

Atualizado: resultado divulgado
Enquete da semana: o que você espera da câmera de um smartphone?

O que revelou a nossa última enquete da semana? Como inspiração para a pesquisa da semana passada no site, usamos os testes da câmera do Oppo Find X3 Pro. Percebendo todas as possibilidades oferecidas pelas câmeras presentes nos smartphones hoje, perguntamos para a nossa comunidade quais características são realmente importantes na hora de escolher um smartphone considerando apenas a câmera.

Como sempre, levantamos os resultados nos quatro principais domínios do NextPit: Brasil, Alemanha, França e COM. Abaixo, você confere o que a nossa comunidade escolheu.

A câmera do celular funciona como câmera principal em todos os países

De cara mandamos a seguinte pergunta: “Qual é a sua câmera principal?” A resposta foi unânime em todos os domínios do NextPit: a câmera do celular. No entanto, devemos considerar que quem frequenta o site possui uma grande afinidade com os smartphones, logo, este resultado não chega a ser uma grande surpresa.

Enquete semanal cameras
A resposta foi unânime: a câmera do celular / © NextPit

Além do smartphone, as câmeras DSLRs e MILC apareceram em segundo lugar na votação. Ainda bem que ninguém afirmou usar o tablet para captar fotos. Vale mencionar que existem alguns poucos fãs de fotografia analógica na Alemanha.

Em qual câmera as fabricantes deveriam focar?

A câmera mais utilizada pela comunidade NextPit está na parte de trás dos celulares? Como esperado, a câmera principal recebeu mais votos em todos os domínios, exceto no COM. Entre os falantes do idioma inglês, apareceu a câmera teleobjetiva como particularmente útil.

Enquete semanal cameras 02
A câmera principal recebeu mais votos (quase) todos os domínios  / © NextPit

Uma descoberta interessante é que as pessoas no Brasil realmente gostam de usar a câmera frontal, o que não é o caso das pessoas na Alemanha. O pessoal na França também está aberto a ideias criativas, como o uso da câmera do microscópio do Find X3 Pro.

Qual recurso ainda precisa melhorar?

Mesmo que os sensores principais, as câmeras teleobjetivas e ultrawide tenham as próprias propriedades, não queríamos deixar de fora a questão da resolução, desempenho do ISO e afins. No Brasil, as pessoas pedem por melhorias no desempenho do ISO e no modo noturno. Além disso, otimizações relacionadas ao zoom óptico e ao tamanho dos sensores seriam bem-vindas.

Enquete semanal cameras 03
No Brasil, as pessoas pedem por melhorias no desempenho do ISO e no modo noturno / © NextPit

Muitos leitores na Alemanha têm a impressão de que o sensor em particular determina a imagem. Para os falantes de inglês ao redor do globo, o zoom óptico precisa ser melhorado.

Um ponto interessante aqui: a nossa comunidade no Brasil pede melhorias relacionadas ao modo retrato e efeito bokeh, isso não foi visto nos outros domínios do NextPit. Acreditamos que se deva ao fato de também utilizarem mais a câmera frontal em comparação com as demais regiões.

Onde vão parar as fotos feitas com o celular?

Uma tendência já percebida em 2021 é que as fabricantes de celular estão removendo a porta micro SD dos seus aparelhos e, portanto, a possibilidade de expansão de memória nos smartphones. E isso pode ser um problema, dado que na nossa enquete muitas pessoas disseram usar o armazenamento interno do smartphone para guardar as fotos e vídeos captados com a câmera do celular.

Enquete semanal cameras 04
Para a nossa comunidade no Brasil, as fotos vão parar nas redes sociais na maioria das vezes / © NextPit

Para a nossa comunidade no Brasil, as fotos vão parar nas redes sociais na maioria das vezes ou são compartilhadas via WhatsApp, Telegram e outros mensageiros. Na Alemanha, as fotos geralmente vão parar na parede.

Conclusão

A câmera do smartphone hoje tem uma grande participação na vida das pessoas e já é uma alternativa real às câmeras convencionais. Talvez seja pela facilidade de uso, pelos resultados satisfatórios e pela simples possibilidade de processamento posterior que este recurso seja tão popular.

Se tivéssemos que criar uma análise de mercado para as fabricantes de smartphone a partir desta pesquisa, aconselharíamos o desenvolvimento das câmeras principais como prioridade. As lentes adicionais para macro e profundidade certamente poderiam ser removidas para a maioria das pessoas se a câmera principal fornecesse imagens melhores.


Enquete da semana: o que você espera da câmera de um smartphone?

Em nossa enquete da semana, queremos descobrir quais câmeras do smartphone você usa com mais frequência. Também queremos nos aventurar um pouco no futuro e perguntar o que você acha que será a próxima tendência em câmeras de celular. Entusiastas da fotografia, tragam suas opiniões!

Lembro muito bem de encontros com meus primos, igualmente conhecedores da tecnologia, anos atrás. Naquela época a febre fotográfica já tinha contagiado a todos e, claro, discutimos sobre as câmeras em nossos telefones celulares.

Em uma época em que celulares como o Sony Ericsson W810i eram a última palavra em tecnologia e meu Nokia N Gage QD nem sequer tinha uma câmera, dificilmente poderíamos imaginar naqueles tempos que as câmeras de celular acabariam se tornando uma alternativa séria às nossas DSLRs. Agora, as lentes em smartphones são tão relevantes que entraram como um dos principais critérios ao comprar um novo aparelho. Dificilmente há um recurso em que você possa observar o desenvolvimento da tecnologia nos smartphones como a câmera.

Microscópios, zoom 100x e truques inteligentes de software

Até mesmo nos flagships dos últimos meses, surgiram algumas características de câmera que não existiam, ou pelo menos com a mesma qualidade. Por exemplo, a Oppo lançou o Find X3 Pro, o primeiro smartphone com câmera de microscópio, permitindo que fotógrafos amadores capturem, editem e visualizem imagens na tela em um fluxo de trabalho de 10-bit (um bilhão de cores).

samsung galaxy s21 ultra review photo zoom day 2
Repare nas fotos de teste do Antoine: Aqui você pode ver a potência de zoom do Galaxy S21 Ultra / © NextPit

A Samsung, por outro lado, tem se concentrado mais nas poderosas câmeras telefoto no Galaxy S21 Ultra. A dupla de câmeras teleobjetiva não só oferecem um zoom óptico triplo, como também uma opção de ampliação de 10x. Você pode encontrar muitos exemplos de fotos na análise detalhada do Antoine. Estes diferentes pontos focais são pontos positivos não apenas em tabelas de comparação com outros smartphones, como também com o consumidor. Então a pergunta é: o que você espera de uma câmera de smartphone em primeiro lugar?

Começando do zero: qual aparelho é a sua câmera principal?

Vamos dar um passo para atrás, mudar para a câmera ultra-angular mental e olhar de forma geral. Pessoalmente, provavelmente tiro a maioria das fotos com meu celular, mas para fotos "sérias" ainda uso uma câmera de sistema — uma Sony Alpha 7 II, para ser mais preciso. E para vocês?

Qual é a sua câmera principal?

Desconfio que já sei qual será a resposta. Afinal de contas, o NextPit sempre foi uma comunidade sobre smartphones. Mesmo assim, aguardo pelas respostas e comentários.

Telefoto, grande-angular, ultrawide — qual é mais útil?

Chegamos à pergunta sobre as câmeras na parte de trás de seu smartphone. Como a pergunta sobre o uso provavelmente será vencida pela câmera principal — afinal de contas, ela é escolhida automaticamente quando você abre o app da câmera —, quero saber mais sobre em quais lentes as fabricantes devem investir mais tempo e dinheiro.

Em qual câmera as fabricantes deveriam focar?

Pessoalmente, acho a combinação de uma boa câmera principal e uma boa ultra grande-angular a mais prática quando tiro fotos, mas meus colegas sempre deliram com boas câmeras teleobjetivas — por isso estou muito curioso.

Qual característica é mais importante para você?

Com um pouco de sorte, já sabemos para qual lente queremos mais melhorias no futuro. Mas o que faz com que cada câmera seja melhor em primeiro lugar? Vamos a algumas características que devem melhorar.

Qual recurso ainda precisa melhorar?

Mais uma vez, vocês querem minha opinião? Estou bastante indeciso aqui, pois as fotos de celulares têm um valor mais sentimental. Realmente não me importo se a imagem não sai perfeita na hora de compartilhar. É provável que eu reclame disso com minha câmera "real". Isso rende uma boa pergunta complementar!

WhatsApp ou sala de estar — onde suas fotos vão parar?

Enquanto as fotos dos smartphones ficam cada vez melhores, nossa interação com a imagem capturada também está mudando. Antes, cada registro tinha um valor especial, muitas vezes com destino certo antes mesmo do clique. Hoje em dia, as fotos simplesmente desaparecem na memória do smartphone. O que me faz perguntar:

Onde vão parar as fotos feitas com o celular?

Aqui permiti múltiplas escolhas, pois acho difícil dar uma resposta definitiva. Eu, por exemplo, comecei a pendurar na parede algumas das minhas melhores fotos, especialmente as que passaram pelo Lightroom. É divertido rever as fotos vez ou outra pelo apartamento.

Poderia pensar em mais 200 enquetes sobre o tema da fotografia com celular, mas não quero que este artigo se torne uma tarefa gigantesca para vocês durante o fim de semana. Se tiver mais ideias sobre câmeras de smartphone, seja bem-vindo a discuti-las nos comentários!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano há 5 meses Link para o comentário

    No quesito câmeras dos telemoveis, acho que precisa melhorar. Não que seja profissional, mas se precisar, que saia com uma boa qualidade. Agora na questão armazenamento, de fato, está se tornando raro, smartphone top vir com slot para expansão, é um movimento global de dispositivos high end virem sem a possibilidade de expansão. O meu mesmo veio sem, mas mesmo assim, tenho um leitor e cartão e um micro SD 512 GB (fazer um backup) para passar os armazenamento e dados e evitar de encher a memória do dispositivo.


  • Rafael Nunes há 5 meses Link para o comentário

    Acho que não tenho muito o que dizer das câmeras. Atualmente uso pra tirar fotos de quando viajo ou da família, acho que são coisas que todo mundo faz. Acho que já m atende, não sou muito exigente quanto a isso. Acho as câmeras atuais muito boas, digo isso nos smartphones topo de linha.


  • Jairo rios há 5 meses Link para o comentário

    Minhas poucas fotos que toro vai para o Gfotos, do Whatsapp que recebo a maioria vai para o limbo , deleto.


  • Douglas Charles Cunha há 5 meses Link para o comentário

    Na última pergunta poderiam colocar "apenas guardar para lembrança". Eu pago serviços de nuvem para isso. Não sou fã de ficar postando foto em rede social ou mensageiro, apenas guardo para mostrar ou relembrar.


  • Roberto Oliveira há 5 meses Link para o comentário

    Bem pontual essa matéria, tendo em vista a "flopada" descomunal que ta sendo o conjunto de câmeras da serie 9 da Oneplus.


  • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

    Essa enquete é bem importante e interessante. O grande problema das câmeras dos smartphones é uma total falta de padrão e "uniformidade" Os fabricantes instalam lentes nas câmeras apenas para constar que possuem 2,3,4,5 câmeras e etc.... Câmera de macro com 2 mp. é uma piada. Câmeras com abertura de diafragma de péssima qualidade para fotos noturnas. E para não extender o comentário, o maior problema dessas câmeras é o uso "como padrão" do zoom digital,e com raras excessões a adoção do zoom óptico.


  • João há 5 meses Link para o comentário

    Foco demora e, quando você consegue focar, e bate a foto, sai desfocado

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.