Carta de amor ao Oppo Find X3 Pro: a câmera mais versátil de todos os tempos

Carta de amor ao Oppo Find X3 Pro: a câmera mais versátil de todos os tempos

Estou testando o Find X3 Pro e preciso dizer que o smartphone da Oppo despertou em mim uma sensação que não sentia há muito tempo ao usar a câmera de um celular. Por conta disso, resolvi escrever esta carta de amor ao Oppo Find X3 Pro.

Caro Oppo Find X3 Pro,

Durante muito tempo, olhei com desconfiança para pessoas que escreviam cartas de amor para tecnologias ou outros objetos. Sem a menor ideia do que fazia, coloquei de lado tais possibilidades, sentindo quase uma vergonha alheia... e agora olhe para mim! Vá em frente, me escaneie com seus megapixels e algoritmos inteligentes! De cima para baixo, de cima para baixo. Capture toda a minha luz! Porque isso, meu caro Find X3 Pro, é o que você faz de melhor.

Nos conhecemos há pouco menos de uma semana, mas já passamos muitos dias e noites juntos. Estou bem desde então e é por isso que, nesta carta muito pessoal (e definitivamente voltada para poucas pessoas), quero saber se podemos assumir um compromisso exclusivo um com o outro. Vem comigo que eu explico!

Vermelho, Verde, Amarelo: você conhece todos eles

Olha eu vou lhe mostrar
Como é belo este mundo
Já que nunca deixaram
O seu coração mandar

Oppo Find X3 Pro, roubei estas palavras daquela que deve ser uma das músicas mais bonitas de todos os tempos. Logo, não são minhas, mas se encaixam muito bem aqui, pois você me mostrou como o mundo pode ser realmente colorido. Você me levou a conhecer o real significado do 10-bit. Para ser mais preciso, o significado de 1.073.741.824 cores.

Oppo Find X3 Pro Testphotos NextPit 40
As cores do Oppo Find X3 Pro parecem fortes e não apenas na tela do celular / © NextPit

Você captura com precisão todas essas cores através de seus dois sensores Sony IMX766 e as entrega com perfeição por meio dos seus 10-bits por canal. Desde o sensor, através do ISP no Snapdragon 888, até a tela AMOLED de 6,7 polegadas, você se certifica cuidadosamente de que nenhuma das cores se perca pelo caminho. Só quando a otimização de cena AI aparece é que você se perde um pouco. Mas é assim que você é!

Oppo Find X3 Pro NextPit AI Mode
Embora eu goste muito das cores, a otimização da cena AI satura demais as cores / © NextPit

Fico sempre fascinado com as tonalidades que podem ser descobertas em sua tela. É quase uma pena que meu laptop e meu monitor, com sua resolução de cor 8-bit, não possam me mostrar o que vejo em você. Você está à frente de seu tempo! Especialmente quando tento processar imagens em formato HEIC no Windows.

Você me mostra as coisas de uma maneira totalmente nova

Levo a fotografia como hobby há muito tempo e, na verdade, pensei que já tinha feito tudo nessa área. Macro, Astro, Arquitetura, Selfies... Faço isso quase que de forma automática, apontando a lente para os mesmos objetos, acomodado na minha zona de conforto.

Você me tirou desse lugar ao me dar um conjunto totalmente novo de opções no bolso. Perfeito para andar pela cidade e encontrar diferentes motivos para sacar você e viver novas experiências visuais. Quanto mais me aproximo daquilo que quero captar, mais interessante você se torna.

Oppo Find X3 Pro NextPit diversity
Todas estas fotos foram captadas com o mesmo celular - isso é quase inédito / © NextPit

Somos uma boa equipe, porque juntos olhamos para o panorama geral e para os menores detalhes. Se você fosse uma ferramenta, seria uma máquina multi-uso que lava, seca, passa e ainda prepara o jantar. Em minhas relações anteriores com câmeras de celulares, nunca foi tão simples assim. Havia limites e ainda não os encontrei em você.

Claro, às vezes você também fica fora de foco. Especialmente quando se trata do zoom, você não consegue acompanhar o Samsung Galaxy S21 Ultra, pois a sua câmera teleobjetiva oferece um zoom óptico de até 2x e depois passa para o digital. Sua câmera de microscópio só possui 3 megapixels, mas não me importo. Você sacode a minha criatividade e é isso que conta! Se quiser boas fotos, posso contar com você.

A Sony IMX766 e seu forte par de câmeras principais

Você sabe do que estou falando. Suas câmeras principais - e sim, quero ressaltar aqui que você tem duas câmeras principais. Isso porque a Sony IMX766, desenvolvida pela parceria entre a Oppo e a Sony, é usada tanto na sua câmera grande angular quanto em sua câmera ultrawide. Por conta disso, finalmente, encontrei o nível de qualidade que tanto desejei ver em um smartphone.

Oppo Find X3 Pro Testphotos NextPit 15
As imagens dos edifícios captadas com a sua câmera ultrawide não são apenas retas, mas estão no mesmo nível das da câmera principal / © NextPit

Por exemplo, no Google Pixel 4a 5G, que elogiei como um smartphone voltado para fotografia na época, mudar para a câmera ultrawide sempre foi um pesadelo. Como as fotos ficavam piores, preferia sempre me mover, dando uns passos para trás e numa dessas tentativas eu quase fui atropelado. E com você eu não preciso mais ter medo!

Oppo Find X3 Pro Testphotos NextPit 30
O Find X3 Pro também lida bem com situações de iluminação bastante difíceis em ângulos ultra amplos / © NextPit

Pois sim, você também tem câmeras ultrawide de alta resolução e campo de visão de 110 graus. Isto significa que o ângulo de visão não é muito amplo, permitindo que os edifícios tenham uma aparência reta e boa mesmo sem estarem alinhados ao milímetro. Mais importante ainda, não tenho mais medo de explorar novas perspectivas em ângulos ultra amplos por temor de acabar com fotos piores. Find X3 Pro, você está expandindo meus horizontes.

Os vídeos são apenas LÓGicos para você

Antes de me despedir, quero perguntar se você quer embarcar em uma aventura comigo? Porque em 1º de abril, a Oppo vai finalmente liberar os arquivos .cube para o seu modo LOG, e com eles, gostaria de te levar para um passeio. Só nós dois!

Você deve estar se perguntando do que eu estou falando, certo? Find X3 Pro, conheço cada milímetro de seu software de dentro para fora e lá encontrei um pequeno interruptor com uma legenda "LOG". Com isso, poderemos gravar vídeo juntos, nos quais será aplicada uma curva de gamma Log. Portanto, teoricamente, vamos gravar vídeos em que exploramos plenamente as limitações de seus sensores. Essa será uma grande aventura!

Oppo Find X3 Pro Testphotos NextPit 32
O modo noturno conjuga muitos detalhes em áreas super escuras. Eu não conseguia distinguir os tufos de grama a olho nu / © NextPit

Os arquivos .cube são os chamados LUTs. Essas tabelas de pesquisa convertem sua curva de gamma Log para a curva gamma padrão. Mas como o material contém toda a curva de sensibilidade do sinal de vídeo lido pelos seus sensores de imagem, teremos muito mais possibilidades no pós-processamento.

Mas ainda temos que ver se o alcance dinâmico de seu sensor é suficientemente grande. Espero que possamos descobrir isso juntos.

Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito

Caro Oppo Find X3 Pro, gostaria de terminar minha carta com estas palavras de Milton Nascimento. Você me desafia como nenhum outro smartphone conseguiu, oferecendo possibilidades criativas por um lado e sem me decepcionar quando abro as imagens no PC. Talvez algumas otimizações usando o Lightroom sejam necessárias, mas nada mais. Eu juro!

O uso de smartphones para fotografia é muitas vezes ridicularizado e colocado de lado por fotógrafos profissionais. Mas a fotografia não se trata de digitalização, onde cada imagem tem que ser nítida até o último detalhe. Trata-se de ser criativo, explorar as possibilidades e criar pequenas obras de arte. Que se danem os haters, Find X3 Pro! Você me fez passear por aí com uma alegria infantil e me fez parar repetidamente para captar certas cenas.

Oppo Find X3 Pro Testphotos NextPit 04
Embora a câmera teleobjetiva ofereça apenas zoom óptico de 2x, as fotografias são bem convincentes / © NextPit

Qualquer câmera - quer seja um equipamento profissional super barato ou um smartphone básico - que consiga motivar os entusiastas da fotografia para novos olhares, ganha um lugar no meu coração. E com você, voltei a adolescência, descobrindo novas perspectivas com a câmera VGA do meu primeiro celular com uma câmera da Sony-Ericsson.

Naquela época riam de mim por causa disso, hoje as fotos dos celulares inspiram milhões de pessoas pelo mundo e eu posso escrever sobre isso. Você inspira a mim e à próxima geração de jovens fãs da tecnologia também.

Obrigado por isso, Oppo Find X3 Pro!

Este é um artigo opinativo e deixa deliberadamente de fora elementos críticos. Estes estarão disponíveis no review do Find X3 Pro.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.