NextPit

Snapchat melhora a qualidade do app para Android e descobre o óbvio

AndroidPIT Snapchat app icon teaser 1
© NextPit

Após ver seu império dos cliques efêmeros ser comido pouco a pouco por Mark "Rancoroso" Zuckerberg, o pessoal do Snapchat está experimentando perdas mais aceleradas que os ganhos. Sem muito para onde correr, resolveram pegar o óbvio: melhorar o app para Android. E, mais óbvio ainda: está funcionando.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Seguindo a onda contrária de muitas pessoas com a minha idade ou mais, eu aprend a usar o Snapchat, e aproveitei bastante o serviço. O fato de postar pequenas pílulas de conteúdo que se apagavam em 24 horas era interessante. Era toda uma linguagem diferente que havia sido desenvolvida.

betas android o vs ios 11
A concorrência entre plataformas também acontece entre os serviços / © NextPit

E quantas não foram as vezes em que tive de explicar a amigos que conhecidos a resposta para a pergunta: por que o Snapchat do iOS é melhor do que o do Android? A resposta era sempre dolorosa: porque há muito mais preocupação com o app para iOS do que para com o do Android.

Usuários do Android sempre foram muito mais numerosos, mas isso não importa. Com um market share grande nos Estados Unidos, terra de muitas start ups de apps, o iOS é a preferência dos descolados, dos trend setters, e por isso é o preferido entre os desenvolvedores.

Assim, vendo seus números caírem dia após dia, o CEO do Snapchat Evan Spigel teve a brilhante ideia de repaginar totalmente o app do serviço para a plataforma Android. Nos últimos meses, eles diminuíram o tempo de inicialização do app em 20% e viram o número de usuários Android aumentar. Decidiram então pegar tudo o que aprenderam nos últimos cinco anos e reconstruir o app do zero, para que ele fique muito melhor.

AndroidPIT instagram 8633
Não é só com o Snapchat que vemos diferenças entre plataformas, no Instagram também / © ANDROIDPIT

Agora? Agora que estão amargando a vingança de Zuckerberg, resolvem perceber que o Snapchat para Android sempre foi mais travado e com qualidade inferior ao do iOS? E agora que os usuários de iOS já migraram para o próximo serviço, resolvem refazer o app para quem usa o sistema do robozinho?

O pior é perceber que o Snapchat não está sozinho nessa. Muitos outros apps populares e até o próprio Instagram Stories são superiores em algumas funções no iOS. Muitas novidades chegam primeiro para o iOS, e no caso do Stories, é bem visível a diferença de qualidade da compressão dos vídeos em uma plataforma e em outra.

Espero mesmo que não seja preciso ver todos os nossos apps preferidos perderem mercado para prestarem atenção nos inúmeros e ávidos usuários de Android.

O outro lado

Porém, é preciso notar que a culpa não é exclusivamente dos desenvolvedores e empresas e serviços de apps. Infelizmente, o próprio Android tem culpa nessa história. Enquanto o iOS é uma plataforma mais concisa por existir em menos de uma centena de dispositivos da Apple, a fragmentação do Android é um tema exaustivamente debatido por todos os que apreciam a plataforma.

O próprio Snapchat informou que no último trimestre seu app foi utilizado em mais de 60 mil modelos de smartphones Android diferentes. São 60 mil, mil, de diversas empresas diferentes, contra menos de uma centena produzidos pela mesma empresa.

É uma missão hercúlea e super complicada para essas empresas desenvolverem apps que rodem perfeitamente em cada um desses aparelhos. Nem uma lista dos mais populares seria fácil, pois passaria facilmente de mil aparelhos.

Por isso, esse é um desafio que precisa ser enfrentado pelas empresas que oferecem esses serviços sim, pois é dever deles oferecer um app que funcione de forma decente. Mas é também dever da Google oferecer uma plataforma estável para os desenvolvedores.

E você? O que acha dos apps que funcionam melhor no iOS do que no Android?

Fonte: 9to5google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ralf Alencar 09/11/2017

    O snapchat sempre foi sofrível de se utilizar no Android, junto com a falta de informação de utilização da ferramenta, acabou perdendo muito usuários e agora com o Instagram roubando seus usuários decidiram pensar a respeito. Ao snapchat só penso uma coisa "Foi passear, perdeu ou lugar"

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fabiano Novaes Ferreira 17/11/2017 Link para o comentário

    tenho 42 anos e confesso com sinceridade que não entendi qual o propósito deste app. não faz sentido pra mim postar algo que vai ser apagado depois.


  • Anderson A. 11/11/2017 Link para o comentário

    Mark ser rancoroso, mas Mark ser fudidão...kkkkkk


  • Lígia B. 11/11/2017 Link para o comentário

    Já usei o Snap, mas a qualidade de fotos e vídeos era tão ridícula, tão baixa renda comparada com a qualidade da câmera do aparelho, que desanimei e disse adeus ao app. Fora que o povo tá todo no Stories do Mark Recalqueberg...


  • Nivaldo Cavalcante 10/11/2017 Link para o comentário

    Nem uso mais o Snapchat, app era muito fraco, e não adianta repaginar, eu pelo menos não preciso mais dele.


  • André Pereira 10/11/2017 Link para o comentário

    instalei o snapchat no ipod so pra criar usuario, nem uso


  • Luiz Felipe Zirbes 10/11/2017 Link para o comentário

    Tá aí uma coisa que me deixa triste, amo o Android de coração, mas vários apps além de serem mais otimizados no iOS, possuem recursos que no Android não tem. Questão de aparelho em si, os Androids ganham de lavada, mas em questão de sistema acabo me perguntando se não seria interessante trocar de OS.


  • Vinícius Berni 10/11/2017 Link para o comentário

    Nunca mais usei Snapchat depois que fiz root no meu Moto X,mas valeu a pena. Instagram tapou o vazio que ele deixou


  • Flavio Rampazzo 10/11/2017 Link para o comentário

    Snapchat apostou mal suas fichas em uma interface confusa que de quebra funcionava mal em Androids. Que resultado eles pretendiam senão esse?


  • Victor Lima 10/11/2017 Link para o comentário

    legal


  • Carlos Barbosa 10/11/2017 Link para o comentário

    Snapchat, Instagram e Facebook... sao um LIXO no android! Isso pq o android q leva eles nas costas, Instagram msm só ficou famosao quando abriu pra usuarios do android. Ta mais q na hora de arrumarem os apps pra TODAS as plataformas!


  •   85
    Conta desativada 10/11/2017 Link para o comentário

    Alguém ainda usa esse troço? Sempre achei esse app chato...


  • José Luís Silva Martiniano 10/11/2017 Link para o comentário

    Muito interessante, mas não estou interessado!!


  • Paulo F. 09/11/2017 Link para o comentário

    Não utilizo por não gostar desse App.


  • Thiago19 09/11/2017 Link para o comentário

    Bem é meio tarde pra o snapchat correr atrás, quem já mudou não vai voltar e no máximo so vai manter a base que já tem .


  • Stolzes Herz 09/11/2017 Link para o comentário

    Passo. E as modinhas também! Lol


  • Anderson Maciel 09/11/2017 Link para o comentário

    Esse ai era um devorador de processador e realmente ficou bem melhor.


  • Deivis Schuman 09/11/2017 Link para o comentário

    Nunca usei e nunca usarei!


  • Rodrigo Dias 09/11/2017 Link para o comentário

    E pensar que o Snapchat foi um dos principais carrascos do Windows Phone, além de não fazer uma versão para o sistema, ainda baniu os aplicativos que forneciam o acesso. Estou muito bem obrigado com as histórias do Instagram.


  • Phelipe B. 09/11/2017 Link para o comentário

    Precisava chegar nesse estado para correr atrás?


  • Daniel 09/11/2017 Link para o comentário

    O descaso dos desenvolvedores e os plágios subcequentes do Instagram acabaram com o Snapchat, agora é tarde pra pensar em mudanças.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.