TikTok é banido na Itália após criança morrer em desafio

TikTok é banido na Itália após criança morrer em desafio

O app TikTok está oficialmente proibido na Itália até o próximo dia 15 de fevereiro. A medida foi tomada depois que uma criança de 10 anos morreu em decorrência de um desafio publicado na rede social.

De acordo com a Agência Nazionale Stampa Associata, a menina morreu após ser influenciada a participar do chamado “desafio do blackou”, que consiste em enrolar um cinto em torno da garganta para se auto asfixiar até perder a consciência. Conteúdos relacionados a essa prática se tornaram populares no país europeu entre dezembro e janeiro.

Maior controle sobre as redes sociais

O incidente reascendeu novamente o debate sobre a importância de se ter maior controle sobre o que é postado nas redes sociais. Ainda que usuários menores de idade não possam criar uma conta no TikTok, na prática é grande o número de crianças e adolescentes que utilizam a plataforma, sem que haja controle por parte da desenvolvedora.

Em nota oficial, a ByteDance destacou que “não conseguiu identificar nenhum conteúdo em seu site que pudesse ter encorajado a garota a participar de qualquer desafio desse tipo, mas estava ajudando as autoridades na sonda sobre possível "incitação ao suicídio".

Para voltar a funcionar no país, o TikTok terá que cumprir uma série de exigências da Agência Italiana de Proteção de Dados.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • E os pais .......não controlam mais nada ? É muita hipocrisia.


    • Os pais são muito ausentes hoje em dia. Vejo isso pelas crianças que ficam "soltas" pelo condomínio onde moro fazendo todo tipo de bagunça, gritaria e destruindo coisas de uso comum como plantas.
      Prova de ausência é que essas ocorrências (praticamente) diminuem quando chega fim de semana, quando os pais estão estão em casa.