Aplicativos da semana | 5 apps para Android e iOS que você precisa conhecer

Aplicativos da semana | 5 apps para Android e iOS que você precisa conhecer

Como todo final de semana, o NextPit recomenda cinco aplicativos e jogos, pagos ou gratuitos, para iOS ou Android que achamos que vale a pena baixar da Apple AppStore ou da Google Play Store.

Algo está diferente neste sábado! É isso mesmo: o autor habitual desta página, Antoine, está em um merecido descanso e por isso assumi as responsabilidades por aqui. O talento dele para apps de nicho é único, então nós na equipe editorial juntamos nossas cabeças e chegamos a algumas sugestões de aplicações e jogos. Então aqui estão nossos 5 aplicativos Android e iOS para a semana!

what3words — o mundo inteiro quadriculado

Já me deparei com o what3words várias vezes, mas só agora realmente me dei conta disso. Os desenvolvedores do aplicativo dividiram o mundo inteiro em quadrados de 3 por 3 metros. A cada um deles são atribuídas três palavras que estão ligadas à sua localização.

Portanto, se você quiser dizer a um amigo onde você está, tudo que você tem que fazer é dizer algo como "pflegten.durst.runde" [nota do tradutor: boa sorte] e ele o encontrará com o aplicativo exatamente em uma das extremidades do Westpark de Dortmund, a menos de três metros.

A ideia parece incomum no início. Mas é tão simples e tão bem pensado que realmente faz muito sentido usar esta alternativa além do Google Maps ou da localização em tempo real nos mensageiros.

Um bom exemplo é um local gigante no qual não há endereços internos: uma barraca de cerveja no meio de um festival, sua toalha na praia ou uma entrada específica no estádio de futebol. É claro que você pode salvar e categorizar as combinações de três palavras, pode compartilhá-las e também pode mudar do aplicativo para um app de navegação como o Google Maps.

O aplicativo é projetado de forma lógica e intuitiva para que você possa encontrar rapidamente o seu caminho. Você pode escolher um idioma adicional no qual um local é identificado. Tenha em mente que o controle de voz só funciona com a língua principal. Você pode criar uma conta usando seu endereço de e-mail ou fazer o login com sua conta no Google ou Facebook. Em troca, o app não inclui publicidade.

  • Preço: gratuito / publicidade: não / compras no app: não / conta: necessária

PictureThis — identificando plantas

Assim como existem muitos apps para gerenciar tarefas, fazer anotações ou ver a previsão do tempo, há algum tempo existem várias opções para apps que prometem identificar plantas. E quero sugerir outra opção para a categoria aqui.

No PictureThis, tudo o que você precisa é de uma foto — seja tirada com o aplicativo ou salva na galeria — e em pouco tempo você terá muitas informações sobre a planta na imagem, com um reconhecimento muito bom nos meus testes.

O que é interessante neste aplicativo, no entanto, é que ele não pára por aí. Você também pode conferir dicas sobre cuidados e até mesmo alguns diagnósticos podem ser feitos com base em suas fotos, caso uma planta esteja doente. Acho que esta poderia ser uma ferramente interessante para jardineiros em formação.

Por outro lado, já aviso que a versão premium do PictureThis com recursos adicionais é fortemente recomendada. Ela varia de preço conforme o período contratado e o sistema operacional. Além disso, a fase de teste gratuita de sete dias se transforma em uma assinatura paga, portanto, tenha cuidado se quiser evitar isso.

  • Preço: grátis / publicidade: sim / compras no app: sim / conta: necessária
Picturethis
PictureThis oferece muitas informações sobre as plantas detectadas / © NextPit

Brickit — senhor dos blocos

Este aplicativo é direcionado a grandes e pequenos fãs dos blocos Lego. Se você coletou uma montanha de tijolinhos ao longo dos anos, então o Brickit pode ser o app perfeito para você. O aplicativo usa a câmera do seu celular para capturar todos os seus tijolos Lego. Para fazer isso, você tem que espalhar todos eles no chão para que nenhum bloco seja encoberto, e depois é só (re)encaixar sua coleção de Legos.

O Brickit é capaz de analisar rapidamente suas peças e então rapidamente sugere instruções de modelos que são possíveis com a sua coleção. As instruções são parecidas com as originais da Lego, assim você pode facilmente construir os modelos sugeridos. O Brickit é inteligente o suficiente para mostrar diretamente onde na pilha estão os blocos certos que você precisa para o modelo desejado.

Um detalhe negativo para o time Android: o app só está disponível atualmente para iOS, mas uma versão Android virá na primavera, de acordo com os desenvolvedores. O aplicativo tem uma interface clara, permite salvar seus conjuntos Lego e vem sem publicidade ou qualquer custo.

  • Preço: grátis / publicidade: não / compras no app: não
Brick it
Brickit até reconhece certos blocos Lego / © Brickit

Roblox — crie seu próprio mundo de jogo

Talvez eu não seja nerd o suficiente, mas quando o Stefan me indicou este aplicativo, foi a primeira vez que soube da existência do Roblox. No entanto, ele existe desde 2006, oferece um aplicativo iOS desde 2012 e Android desde 2014. Graças à pandemia, o jogo ganhou um impulso e atualmente conta com mais de 160 milhões de jogadores por mês!

No entanto, "jogo" é um nome errado, porque ele é uma coleção infinitamente grande de jogos que podem ser criados pelos próprios usuários. Acabamos de falar sobre o Lego, e o Roblox — uma brincadeira com as palavras "robô" e "bloco" — lembra um pouco o Lego com seu sistema de blocos.

No Roblox Studio, você pode criar seus próprios jogos, e é literalmente uma brincadeira de criança. Se você assistir o vídeo abaixo, poderá ter a sensação de que pode jogar inúmeros grandes jogos. O fato, porém, é que embora a seleção seja realmente enorme, você também encontrará um monte de lixo.

Portanto, você tem uma escolha: ou você faz seu próprio jogo ou confere o que os outros fizeram. Muitas vezes são histórias muito simples de apontar e clicar. As crianças em particular parecem estar muito viciadas entusiasmadas com as possibilidades oferecidas pelo Roblox. Mas é preciso ficar atento antes de se jogar nos mundos criados.

Isto se deve à questão da proteção de dados: antes de começar a jogar, você já revela alguns dados, um ID de rastreamento pode ser atribuído a um jogador sem nenhum problema. Além disso, há muito conteúdo que não é adequado para crianças e uma função de bate-papo é útil em princípio, mas também difícil de monitorar quando os adultos podem interagir com crianças.

Por último, mas não menos importante, precisamos citar as compras no jogo — o que pode pregar sustos consideráveis para os pais caso não tenham tomado os cuidados para restringir compras no aparelho.

É realmente impressionante o tamanho da comunidade Roblox e a quantidade de conteúdos disponíveis. Entretanto, se você for deixar uma criança brincar com o game, converse com ela e fique de olho no que ela faz ali.

  • Preço: gratuito / publicidade: não / compras no app: sim / conta: necessária

My Friend Pedro — pronto para a vingança

Não sou um jogador tão exímio quanto o Antoine, quem sabe um jogador casual. É por isso que eu fiquei intimidado em recomendar um jogo que mantenha o alto nível a que você está acostumado todas as semanas. Por isso, nem vou me esforçar muito e já recomendo: uma banana vingativa!

Sim, isso mesmo, "My Friend Pedro" retorna com "Ripe for Revenge" e este game tem exatamente o nível intelectual com o qual eu posso lidar. A editora Devolver Digital mais uma vez nos joga no campo de batalha com uma banana. A família das bananas foi raptada e, como o chefe da família de frutas, não pode deixar que isso fique impune.

Partimos em busca dos bandidos para ajudar nosso amigo bananeiro e derrubar tudo o que se colocar no caminho. Demorei um pouco para me acostumar com os controles, mas logo se pega o jeito.

Você joga a pé, às vezes em um skate e até mesmo em uma motocicleta. Por mais manjada que seja a história, o jogo em si é divertido e repleto de ação. Há um pequeno detalhe para os fãs de jogos gratuitos: você tem que desbloquear a versão premium se quiser salvar o jogo nos checkpoints. Você terá que pagar R$ 15 (Android) ou R$ 17 (iOS) por isso, e eu acho que o preço é razoável.

Não há mais nada a dizer sobre este pequeno devorador de tempo, porque eu realmente preciso voltar à ação!

  • Preço: gratuito / publicidade: não / compras no app: sim / conta: necessária

Espero não ter decepcionado o Antoine e escolhido aplicativos e jogos que você vai gostar de conhecer. Se você tiver alguma sugestão de apps e jogos que deveríamos experimentar, por favor, diga nos comentários. Se você quiser enviar saudações de férias ao Antoine, você também pode aproveitar o espço abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.