Vagas na área de tecnologia disparam 600% em SP

Vagas na área de tecnologia disparam 600% em SP

Ao que tudo indica, a área da tecnologia parece não ter sofrido os impactos da crise econômica causada pela pandemia de COVID-19.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho e divulgada pela revista Exame, as carreiras na área de tecnologia tiveram crescimento de até 671% em 2020 na capital de São Paulo. 

A pesquisa indica que os cargos com maior índice de crescimento foram cientista de dados (671%), desenvolvedor .NET (517%), devOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%). 

Se engana, porém, quem acha que o crescimento se resume a São Paulo. Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que a procura por profissionais em tecnologia será de 420 mil, até 2024, no Brasil.

Para termos uma ideia mais precisa, atualmente o país forma cerca de 46 mil profissionais do ramo por ano. A busca é, portanto, bem maior do que o número de profissionais. 

Transformação digital teria levado ao crescimento da área

A tecnologia já faz parte da vida de muita gente cotidianamente, mas a pandemia de COVID-19 pode ter acelerado ainda mais um processo que já vinha ocorrendo lentamente. 

Isso porque os períodos sucessivos de quarentena provocados pela alta disseminação do vírus forçaram muitas pessoas a ficarem em casa. O trabalho, os estudos e até mesmo as compras, porém, não pararam, mas foram realizados online. 

Lojas que antes não tinham um endereço na web ou redes sociais, passaram a ter - e o aumento na procura por profissionais do ramo aqueceu o mercado. 

Essa é a visão de Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho, para quem o e-commerce tem importante papel.

"Nesta mudança para o digital, o profissional de tecnologia é imprescindível. É ele quem irá conduzir esse processo, que pode ser desde a criação de um site que irá permitir que lojas físicas se tornem e-commerces até a otimização e automação de processos internos que possibilitam a eficiência operacional das companhias. E este movimento não dve terminar num cenário pós-pandemia".

Antônio Carlos Morim, coordenador da Pós-Graduação em Big Data da ESPM Rio, tem opinião semelhante. 

"O crescimento de oportunidades ligadas a tecnologia vem sendo uma constante nos últimos anos. Mas, é importante ressaltar, que a pandemia acelerou o processo de expansão das empresas no ambiente digital. Essas demandas ficarão conosco no longo prazo e a área de educação tem experienciado grandes mudanças e vem buscando oferecer formações específicas para aumentar a entrada de profissionais." 

Home Office está entre as possibilidades

Além do número de vagas na área da tecnologia estar em alta, as oportunidades não se restringem ao trabalho presencial. Algumas áreas, inclusive, podem contratar profissionais para trabalho completamente remoto, mesmo após a pandemia. Sites como o Indeed, Catho, InfoJobs e 99freelas são exemplos de plataformas que podem ser consultadas para buscas de vagas em tecnologia.


 

Fonte: Exame

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.