WhatsApp: Mensagem contra a nova política de privacidade é falsa

WhatsApp: Mensagem contra a nova política de privacidade é falsa

A nova política de privacidade do WhatsApp anunciada recentemente para o ano de 2021 tem causado alardes e, inesperadamente, tem sido alvo de fake news. Mensagens têm sido espalhadas dentro do próprio mensageiro, um fenômeno chamado de hoax.

Tão ruim quanto informação falsa (prejudicial socialmente) é um boato de internet, que faz as pessoas de bobas, incitando revolta e multiplicando desinformação. Hoax é o nome usado para este boatos.

Quanto às novas políticas de privacidade do WhatsApp, tem corrido entre diversos grupo do aplicativo, a seguinte mensagem:

EU NÃO AUTORIZO!*
EU NÃO AUTORIZO
EU NÃO AUTORIZO
EU NÃO AUTORIZO

Lembre-se, amanhã começa a nova regra do Whatsap que permite usar suas fotos !!

Lembre-se que o prazo é hoje !!! Pode ser usado em ações judiciais contra você.

Tudo o que você postou pode ser postado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas.

Não custa nada mais do que um simples copiar / colar, melhor estar seguro do que ser violado. Portanto:

Não dou permissão ao Whatsap ou a qualquer organização associada ao Whatsap, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc. Isso é real. Eu compartilho !!!!!!!! Eu não autorizo

Chega a ser cômico se não fosse triste e até certo ponto, vexatório. Muitas pessoas de idade tem se assustado e compartilhado tal mensagem com veemência.

É importante informar aqui que, o compartilhamento desta mensagem NÃO BLOQUEIO A ATUALIZAÇÃO DOS TERMOS DE PRIVACIDADE DO WHATSAPP PARA O SEU PERFIL.

A mudança quanto à privacidade de dados no aplicativo vêm acontecendo desde 2016.Dois anos depois de o Facebook ter comprado o aplicativo.

No dia 08 de Janeiro de 2021, em sua conta oficial do Twitter, Will Cathcart, Head do WhatsApp na Facebook Company, publicou (vamos colocar o texto completo e traduzido):

Tenho assistido a muitas discussões esta semana sobre a atualização da política de privacidade que estamos fazendo @WhatsApp  e queria compartilhar algumas idéias:

Cathcart, continuou:

Eu quero compartilhar o quão comprometidos todos @WhatsApp estão em fornecer comunicação privada para dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Em nossa essência, essa é a capacidade de enviar mensagens ou ligar para entes queridos protegidos por criptografia ponta a ponta e isso não muda. Com a criptografia de ponta a ponta, não podemos ver seus chats ou chamadas privadas e nem o Facebook. Estamos comprometidos com essa tecnologia e em defendê-la globalmente. (saiba sobre essa tecnologia aqui

O Head do WhatsApp ressalva que a política foi atualizada para ter transparência quanto aos recursos. Cita ainda, que houve uma publicação em outubro de 2020 no blog do Whatsapp comentando sobre os recursos (clique aqui para ler). E continou:

É importante deixarmos claro que esta atualização descreve a comunicação empresarial e não altera as práticas de compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook. Isso não afeta a forma como as pessoas se comunicam em particular com amigos ou familiares, onde quer que estejam. Nem todo mundo pode perceber o quão comum é para empresas de mensagens do WhatsApp em muitos países. Na verdade, cerca de 175 milhões de pessoas enviam mensagens para uma conta comercial todos os dias no WhatsApp e mais querem fazer isso. Além disso, as empresas desejam ferramentas para responder de forma rápida e eficaz a essas mensagens. É muito difícil hoje e recursos como o Shops e o Pay podem ajudar as pessoas a comprar o que desejam de empresas no WhatsApp. Estamos em uma competição de privacidade com outras pessoas e isso é muito bom para o mundo. As pessoas devem escolher como se comunicar e se sentirem confiantes de que ninguém mais poderá ver seus bate-papos. Há pessoas que discordam disso, inclusive alguns governos. Estamos orgulhosos do serviço que oferecemos e continuaremos a desenvolver tecnologia e práticas para fornecer comunicações privadas e seguras para o máximo de pessoas possível. É por isso que estamos tão comprometidos com a criptografia ponta a ponta, e porque continuamos melhorando a privacidade do WhatsApp, como com nosso lançamento de mensagens que desaparecem em novembro. Nossa inovação em privacidade continuará.

Fica então esta mensagem, referente à uma discussão que ainda tem caminho pela frente sobre a responsabilidade com a segurança e a privacidade dos usuários do mensageiro.

Ressaltamos que compartilhar uma mensagem dizendo que não autoriza e não aceita a atualização das políticas de privacidade não funciona nem mesmo impede tal atualização pois a empresa, devido à criptografia, não consegue ler as suas mensagens, segundo a nota.

O que você acha deste assunto? Qual a sua opinião sobre a discussão? Deixe seu comentário!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.