Windows 11 vem com suporte nativo para aplicativos Android; entenda

Windows 11 vem com suporte nativo para aplicativos Android; entenda

O Windows terá suporte nativo para aplicativos Android no futuro. Pelo menos foi isso que a Microsoft anunciou hoje, durante o evento de apresentação do Windows 11. No entanto, de forma bastante curiosa, a integração não se dará através dos serviços do Google, mas com a ajuda da Amazon Appstore.

  • O Microsoft Windows 11 oferecerá suporte nativo para aplicativos Android;
  • Os aplicativos estarão disponíveis na Windows Store através da Amazon Appstore;
  • Graças ao TikTok e serviços do gênero, será ainda mais fácil procrastinar na frente do PC.

Sim, a história do Windows Phone e da Nokia é uma história triste. O sistema operacional estava morto no final, e o resto da Nokia foi simplesmente entregue para a HMD Global. Em Redmond, eles já aceitaram o Android como a contraparte móvel do Windows. No novo Windows 11 isso ficará ainda mais explícito, pois teremos aplicativos Android rodem lado a lado com programas x86.

No vídeo acima, temos uma pequena demonstração de como será essa nova experiência. Avance rapidamente para o minuto 2:13, e você verá os aplicativos diretamente da Loja Windows. Como percebemos na demonstração, após baixá-los da App Store da Amazon, é possível adicioná-los ao menu Iniciar e similares, juntamente com os programas tradicionais do Windows.

Tudo isso, no entanto, parece ser feito sem a bênção do Google. Em vez disso, a Microsoft preferiu cooperar com a Amazon e envia as pessoas para loja de apps da gigante do e-commerce para download. Isto provavelmente causará na prática problemas semelhantes aos da Huawei, pois qualquer coisa que utilize os Serviços Móveis do Google pode não funcionar corretamente.

O Uber, por exemplo, conta com a API do Google Maps para seus mapas. E enquanto Uber não publicar uma versão adaptada, você não poderá encomendar táxis através do computador. A propósito, isto ainda não funciona com os atuais smartphones da Huawei.

windows 11 android apps
No futuro você também encontrará aplicativos Android na loja do Windows! / © Microsoft; Screenshot: NextPit

Além disso, a seleção de aplicativos Android na Amazon Appstore é comparativamente pequena. Mas eu não quero ser só críticas aqui - é definitivamente um grande passo para o Windows e quem o utiliza. Entre os aplicativos anunciadas estão TikTok, Final Fantasy XV, Kindle Readers e My Talking Tom Friends.

Com o Windows 10, era teoricamente possível utilizar aplicativos Android - mas apenas com algumas adaptações, por exemplo, via emulador ou máquina virtual.

E aí, o que você achou desta novidade? Vai fazer diferença no seu dia a dia?

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Soterio Salles há 1 mês Link para o comentário

    Essa pra mim é a melhor novidade desse novo Windows. Tem alguns apps que seriam bem vindos estarem no meu PC sem recorrer a outro software. Fora disso Windows 11 é o 10 com outra aparência pra mim


  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Que divertido, Windows 11 rodará apks, que medida melancólica para esta plataforma.


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Nossa Stefan que comentário sobre a Nokia e o Windows... Simplesmente uma maestria.
    Sobre esse "a c o c h a m b r e" ou melhor... Uma gambiarra no sistema para rodar apk's do Android de forma "emulada" no Windows 11, só uma palavra...
    Ridículo❗
    Em relação a "maquiagem do Windows 11" me abstenho de comentar, afinal a Microsoft e seu sistema x86 estão a caminho da aposentadoria.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.