10 melhores dicas e truques para o Asus Zenfone 5

10 melhores dicas e truques para o Asus Zenfone 5

O Zenfone 5 foi um dos smartphones mais populares na época do seu lançamento. Se você é proprietário de um e está procurando por dicas e truques para tirar o máximo proveito dele, então, está no lugar certo. Continue lendo este artigo e conheça as melhores dicas e truques para um dos maiores sucessos da Asus no mercado de telefonia.

Vá direto ao ponto!

Utilize o índice abaixo para acessar o tópico de seu interesse:

Acesso rápido a câmera na tela de bloqueio Coloque senha nos aplicativos
Hangouts como aplicativo de mensagens padrão Ajuste a altura do teclado
Use o Modo Fácil Calibrar as cores do display
Como tirar as melhores fotos Use o Zenfone 5 no PC
Como utilizar os modos de câmera Personalize os atalhos rápidos

Dica 1. Acesso rápido a câmera na tela de bloqueio

As versões mais recentes do Android possuem atalho de acesso rápido para a câmera a partir da tela de bloqueio. O interessante na Zen UI é tornar esse acesso possível através de um clique duplo no botão de volume. Talvez por uma questão de software, a abertura ocorre mais rápido do que o convencional. Experimentem!

telabloqueiocamzenfone5
Acesso rápido para clicar fotos / © ANDROIDPIT

Dica 2. Coloque senha nos aplicativos

Uma opção solicitada por muitos usuários, mas que dificilmente acompanha os dispositivos de fábrica, é a possibilidade de bloquear aplicativos com senha.  Na gaveta de aplicativos, escolha a opção menu no canto superior direito ao lado do ícone da Play Store. Selecione “bloquear” defina uma senha e clique em “ok”.

Feito isso, aparecerá um cadeado cinza em cada aplicativo, e você deverá selecionar os aplicativos que deseja bloquear com a senha criada.

senhaappasuslauncher
Seus aplicativos mais seguros no Zenfone 5 / © ANDROIDPIT

Se o CM AppLock não estiver instalado no seu Zenfone, você poderá baixá-lo diretamente na Play Store através do botão abaixo:

Dica 3. Hangouts como aplicativo de mensagens padrão

O Hangouts pode ser o aplicativo para mensagens padrão do Zenfone 5. Para isso, você deverá clicar em “redes sem fio e outras” e definir o aplicativo de SMS padrão. Para reverter, basta seguir o mesmo caminho e selecionar o aplicativo anterior.

appmsghangoutsasus
Defina o Hangouts como o app de mensagens padrão do Zenfone 5 / © ANDROIDPIT

Dica 4. Ajuste a altura do teclado

No menu de configurações do sistema, você deverá selecionar a opção “definições do teclado Asus” e clicar em “altura do teclado ajustada”. As opções de altura variam entre curto, normal e alto. Quanto menor a largura, menos exprimida fica as teclas do teclado.

Aproveite também para mudar o tema do teclado do Zenfone 5. No mesmo menu de "Idioma e texto", selecione tema e baixe a opção que mais lhe agrada.

alturatecladoasuslauncher
Um teclado diferente para cada tipo de dedo / © ANDROIDPIT

Dica 5. Use o Modo fácil

Os usuários iniciantes que nunca tiveram contato com smartphones Android, podem encontrar nessa opção uma interface mais simplificada e intuitiva. Nas configurações do sistema, você deverá selecionar “tela” e ativar a opção “modo fácil”.

Uma vez ativado, o launcher e a gaveta de aplicativos receberão uma interface mais simples, com ícones maiores e sem a opção de mudar o wallpaper.

modofacilasuslauncher
Modo fácil ajuda os novatos / © ANDROIDPIT

Dica 6. Calibrar as cores do display

O Asus Splendid permite ajustar a temperatura e as cores do display do dispositivo. Para que os ajustes ocorram manualmente, a opção “modo vivo” deverá ser desativada. A primeira aba exibe o controle de temperatura, e a aba “aumento” exibe o controle de saturação.

Os ajustem variam de acordo com o gosto de cada usuário, e deverá ser ajustado com certo cuidado para que os vídeos e jogos não tenham suas cores distorcidas. 

calibrarcoressplendit
Como saturar bastante as cores da sua tela / © ANDROIDPIT

Dica 7. Como tirar melhores fotos com o Zenfone 5

O sensor da câmera do Zenfone 5 é da Sony, que oferece bons resultados e qualidade de imagem satisfatória. Com as dicas e truques do artigo abaixo, contudo, você descobrirá mais sobre as funcionalidades do software da câmera do dispositivo e poderá tirar fotos ainda melhores com o intermediário da Asus:

mododedisparo
Capture fotos com o Zenfone 5 através do botão de volume / © ANDROIDPIT

Dica 8. Use o Zenfone 5 no PC

Se você gosta de conveniência, mas odeia ter que usar o computador e o smartphone separadamente, saiba que é possível usar o Zenfone 5 através do PC. O aplicativo responsável por essa magia é o PC Link, que já vem instalado de fábrica no smartphone em questão.

Para espelhar a tela do dispositivo, contudo, é preciso que o software para Windows esteja devidamente instalado. O download do software para PC pode ser feito neste link. Feito isso, basta conectar o dispositivo no computador, abrir o software PC Link instalado e navegar no telefone com o mouse.

Dica 9. Como utilizar os modos de câmera

Os modos de câmera do Zenfone 5 são completos e agradam os usuários. Cada um deles cumpre com funções diferentes, como é o caso do 'Pouca Luz', que é específico para ambientes pouco iluminados. O modo automático é ótimo para quem quer praticidade, e com o modo manual é possível regular todas as funções do smartphone separadamente.

Se você tem preferência por algum modo de câmera, basta pressioná-lo e levá-lo até o primeiro lugar. Sempre que a câmera for acionada, o modo colocado na primeira posição será iniciado por padrão.

camerazenfone5modos
Modos de câmera do Zenfone 5 / © ANDROIDPIT

Dica 10. Personalize os atalhos rápidos 

Você pode personalizar a barra de notificações, adicionando os atalhos que são mais utilizados. Ao lado do relógio na barra de notificações, existe um ícone de lápis que permite a modificação da ordem desses atalhos. Selecione-o e marque as opções que você mais gosta.

zenfonedicasetruquesrapidosatalhos
Atalhos rápidos do Zenfone 5 / © ANDROIDPIT

Você é proprietário de um Zenfone 5? Conhece outra dica para compartilhar com a gente?

ÚLTIMOS ARTIGOS

33 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Instalei o Android 7.1.1 no meu Asus zenfone 5 preciso saber apenas qual o programa que faz contato do celular com chip alguém sabe ? Obrigado


  • Oiii gente, gostaria de saber se algum de vocês podem me informar se o Zenfone 5 baixa apps como o Snap, o We heart it, o tumblr, o pinterest e o twitter, pesquisei sobre mas cada pagina que entro tem uma coisa diferente então to meio perdida, quero muito comprar um celular novo e não sou fã de motorola nem samsumg por isso optei por testar um Asus, mas to com medo hahahahaha. se alguem puder me ajudar obg..


    • Oi, baixa sim! Já tive celular de todas as marcas e meu zenfone 5 é o melhor celular que já tive. Recomendo muuuuitoooooo essa marca.

      Conta desativada


  • Me ajudem, eu não entendo muito de celular, o meu eu tive que reseta e agora não consigo mandar os aplicativos para o cartão de memória, aparece que ele não ta acessível, alguém poderia me dizer como eu faço para corrigir esse erro, não queria fazer root

    Conta desativada


  • 2 dos 3 botões sensíveis ao toque que ficam na parte inferior do meu celular Asus Zenfone 5 pararam de funcionar. O que faço ?


  • Já tive um Zenfone 5, Zenfone GO, esses 2 eram bons smartphones só que a bateria sempre foi a pedra no sapato da Asus, mesmo o Zenfone GO, que melhoraram o tempo de duração da bateria ainda sofria com esse ponto. Bem, o Moto G 2º da minha esposa parou de funcionar, então com uma promoção resolvi comprar para ela um Zenfone 2 Laser, ela adorou, fiz alguns testes por uma semana e fiquei surpreso com algumas qualidades que ele oferece inclusive a duração da bateria, resolvi comprar um pra mim e confesso que estou gostando muito do desempenho, aplicações e bateria do aparelho, a câmera tem seus bons e maus momentos, mas dá pra usar tranquilo, com algumas configurações manuais consegue tirar boas fotos com ele. Tenho um Lumia 640xl e o Zenfone 2 Laser superou ele no quesito bateria com testes que fiz, sem falar que já foi atualizado para Android 6.0.1 que melhorou muito a fluidez do aparelho em Multi Tarefa.. ZenUI é perfeita pra mim, minha próxima aquisição é o Zenfone 3. Parabéns a Asus, que continue assim!


  • Tenho meu Zen5 há 1 ano e 6 meses... estou trocando ele por um Zen2 (queria o Z3N, mas não terei "bala na agulha"). O aparelho é maravilhoso! O ponto fraco é a bateria, q pode ser contornado. Não é tão pior q outros por aí. Eu prefiro o desempenho dele q 1h a mais de bateria.
    Na época em q comprei não tinha Moto G q se comparasse.
    Sou um satisfeito cliente da Asus... só espero q o Z3N não venha muito barato, pq acabei de comprar o Zen2... rsrsrs


  • Um ótimo aparelho. Realmente a ASUS mandou muito bem com esse modelo que atende com perfeição o usuário médio. Com essas dicas muita coisa que já é boa pode ficar ainda melhor.
    Vale lembrar que o Zenfone 5 tem um gravador de ligações nativo, junto com o discador. Muito útil para aqueles momentos onde lhe prometem ou falam coisas que são negadas depois...


  • Ótimas dicas!
    Muito bom Smartphone, só peca na bateria!


  •   85
    Conta desativada 25/05/2016 Link para o comentário

    Esse aparelho chamava a atenção na época, por ter um bom custo benefício. Só que via muita gente reclamando da bateria tbm....


  • Tenho o Zenfone desde novembro de 2014. É um excelente aparelho. Na época, paguei 539 Dilmas. As dicas acima são ótimas e valem a pena. Quanto a bateria utilizo o modo inteligente para poupá-la.

    Conta desativada


  • esse aparelho é um bom intermediário


  • Acho muito interessante o Zen Fone, só não gosto das telas de 5,5", acho muito grande, e no bolso da calça, incomoda bastante.

    Conta desativada


    • Também não gosto de telas desse tamanho, mas pelo visto elas estão se popularizando bastante. Tá aí a prova com o novo Moto G e a linha X inteira...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.