Como solucionar o erro no envio de SMS/MMS

Como solucionar o erro no envio de SMS/MMS

Os serviços gratuitos de mensagem roubaram a cena nos últimos anos, mas o bom e velho SMS/MMS continua firme e forte. Esse é um recurso que está incluído em quase todos os planos de telefonia no país e nos salva na hora do aperto. Mas o que fazer quando este sistema falha? Depois de muito quebrar a cabeça, descobri uma medida bem simples para solucionar o problema com o envio de SMS.

O bug pode ter muitas causas, como uma atualização do sistema operacional, uma falha na rede da operadora ou simplesmente aparecer do nada. Porém, a boa notícia é que não precisamos saber a causa do erro para soluciona-lo, basta realizar um tutorial bem simples. Confira a seguir.

Erro no envio de SMS: como resolver o problema

Passo 1: abra as configurações de seu smartphone Android e, em seguida, selecione "Aplicativos". 

sms1 horz
© Ariane Velasco | NextPIT

Passo 2: toque em "Mensagens" e, depois, selecione "Armazenamento". 

sms3 horz
© Ariane Velasco | NextPIT

Passo 3: escolha a opção "Limpar cache" e reinicie seu smartphone. 

sms5 horz
© Ariane Velasco | NextPIT

Se o erro voltar a aparecer, repita o processo acima, mas clique agora em “Apagar dados” em vez de “Limpar cache”. Assim, você ficará livre da mensagem de erro e seus SMS/MMS chegarão ao destino.

Vale lembrar que o problema também pode estar relacionado à sua operadora. Se a dica acima não funcionar, confira se a sua plano está funcionado, e então entre em contato com a operadora para pedir mais detalhes.

Você tem problemas com envio de SMS com frequência? Tem alguma outra dica? Conte pra gente nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Os comentários favoritos dos leitores

175 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Delavega81 02/07/2020 Link para o comentário

    Uma coisa que todo mundo anda esquecendo: O SMS ainda é usado como método de segurança para muitos aplicativos confirmarem o usuário. Whatsapp, Banco do Brasil, Deezer.... Vários deles enviam um SMS para confirmar o número do celular. Sem serviço ativo de SMS, sem confirmação de conta e esses aplicativos não funcionarão.


  • Rômulo Damiano 26/04/2020 Link para o comentário

    Resolvi entrando em contatos e acrescentando o nr 9 na frente do nr do celular.
    Se prestar atenção vai ver que quando cadastramos o contato, não sei porquê, o telefone fica registrado sem o NR 9 inicial.
    Ex. +55 35 8877 XXXX
    +55 35 98877 XXXX (aí sim a msg vai).
    Ajudei?


  • Bruno Salutes 11/11/2019 Link para o comentário

    * Este artigo continua sendo acessado por nossos leitores com frequência. Portanto, resolvemos republicá-lo *


  • Claudio G Santos 07/11/2019 Link para o comentário

    A grande diferença é que os MENSAGEIROS ATUAIS (whatsapp, telegram) são virtualmente de GRAÇA e os antigos SMS, alem de TOSCOS são pagos... Simples assim...


  • Amaury José 28/02/2019 Link para o comentário

    Gostei do artigo. Muito bem explicado. No início funcionou comigo, porém o erro voltava. Fiz 4 ligações para operadora sem sucesso. Só funcionava o SMS nos primeiros minutos.
    Consegui resolver excluindo as mensagens.
    Fica a dica. Limpar a cx de mensagens.


  • Fábio Corrêa 13/04/2018 Link para o comentário

    Bom dia! Tenho um Moto Z2 play, fiz os procedimentos e não obtive êxito, ela parece sair pra envio, porém não chega no destino, e tenho SMS ilimitado,😞😞...já liguei pra operadora e nada resolvido, pois estou começando a buscar o que fazer...se alguém souber e poder me ajudar desde já muito grato.


    • Anie Caroline 07/06/2018 Link para o comentário

      Olá! Vc conseguiu solucionar esse problema no seu celular? O meu está assim tbm e nada resolve =/


    • Andrea Kimie 15/09/2018 Link para o comentário

      Olá Fabio, eu estava com o mesmo problema e resolvi da seguinte maneira. Em Configurações, Rede e Internet, Cartões SIM e Preferências de dados, verifique se está ativado.


    • Amaury José 28/02/2019 Link para o comentário

      Limpa cx de mensagens sempre.


  • Vitor Dias 11/04/2018 Link para o comentário

    Meu Quantum Go 4G de 32GB ainda continua com o problema ao enviar SMS.
    Segui os procedimentos da primeira alternativa, mas o tal SMS Premium não existe no meu Android 6.0


  • Izabella Fagundes 09/04/2018 Link para o comentário

    Nossa, a tempos tinha esse problema, resolveu na hora que ativei SMS premiu. Obrigada!


  • Alt Uniformes 23/01/2018 Link para o comentário

    MUITO obrigadoo!!! Fiz os 2 ao msm tempo deu certo aqui j7 metal. valewww


  • Isadora Leite 11/01/2018 Link para o comentário

    Muito obrigada, era um problema que eu vinha enfrentando há tempos, nunca consegui resolver, já havia ligado para a operadora na esperança de entender o motivo, e agora de primeira consegui resultado. Muitíssimo obrigada!!


  • Lucas Sylva 11/01/2018 Link para o comentário

    No meu moto e4 plus não está enviado mensagens ele só recebe


  • Eduardo Henrique 26/11/2017 Link para o comentário

    Nossa... muito obrigado, estava ficando irritado com a Tim já, mas ativei o serviço Premium e funcionou .


  • Cézar Miranda 19/10/2017 Link para o comentário

    Va em aplicativos, na aba mais, abra mostrar aplicativos do sistema, va até serviços de mesagens e permita sms Premium, a única forma que deu certo no j7 prime.


    • Malú Mesquita Tondini 28/10/2017 Link para o comentário

      Caraaaaa vc me salvou.. Tentei de tudo.. E a única coisa que deu certo foi o seu post.. Muito obrigada.. Já está a pra quebrar o. Cel. De tanto. Ódio ooo..


    • Andre Dutra Carvalho 09/11/2018 Link para o comentário

      No meu caso eu apenas quero compartilhar contato em forma de texto via SMS, uma operação muito simples mas que porém no zenfone fica sempre dando erro e não faz. Que lixo!!


    • Matheus Castilho 27/12/2018 Link para o comentário

      Cara, não estou conseguindo achar essa opção "SMS Premium" no meu J7 Prime. Sigo todo esse caminho que você indicou mas não aparece essa opção. Manja o que devo fazer?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.