NextPit

Black Friday, Dia dos Solteiros: qual o significado dos dias de promoções

Black Friday, Dia dos Solteiros: qual o significado dos dias de promoções

Novembro é o mês dos dias de promoções, um verdadeiro festival para os caçadores de ofertas! Mas quais são as origens e a explicação de datas como Black Friday ou Dia dos Solteiros? Confira o significado de cada um deles neste artigo.

A Black Friday e Cyber Monday já se estabeleceram no Brasil, enquanto o Dia dos Solteiros ainda ganha espaço. Apesar de pouco popular no país, o evento é a maior data de vendas do mundo. E hoje não vamos tratar de ofertas e sim da origem das datas de promoções e como cada uma delas se transformou no festival de compras que ameaçam o limite do seu cartão.

Pegue um atalho:

Origem da Black Friday

A Black Friday provavelmente tem a história mais antiga entre as datas de ofertas, mas, ao mesmo tempo, também a menos clara. Há muitas lendas em torno de suas origens. Tradicionalmente, os americanos celebram este feriado não oficial na quarta sexta-feira de novembro, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). A sexta-feira pode ser usada como um dia facultativo, mas em alguns estados nos EUA é um dia de folga oficial. Em 2021, a Black Friday cai no dia 26 de novembro.

Black Friday Brazil
Conhece a cena? Antes do distanciamento social era assim que as pessoas disputavam as melhores promoções da Black Friday / © Nelson Antoine / Shutterstock.com

O dia é tradicionalmente usado nos EUA para cuidar das compras de Natal, por isso não oficialmente abre a temporada de compras do fim do ano. Quando isso começou? Boa pergunta - há muitas versões sobre a origem da Black Friday:

  • Em 24 de setembro de 1869, dois corretores de Wall Street, Jim Fisk e Jay Gould, quiseram tomar todo o mercado de ouro, mas o governo colocou um grande lote do metal à venda para impedir a manobra e acabou baixando os preços;
  • Ainda mais irrealista é a teoria de que a Black Friday remonta à época da escravidão. Os traficantes de escravos queriam fazer caixa e reduzir as despesas antes do início do inverno (no hemisfério norte) e se livrar de seus escravos com um desconto;
  • Na década de 1950, o termo "Black Friday" foi aparentemente usado pela primeira vez. Naquela época, ele era usado para descrever quem usava um atestado médico para folgar na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e curtir um feriado prolongado;
  • Outra teoria é que, devido às altas vendas naquele dia, muitos comerciantes nos EUA ficavam no lucro pela primeira vez — os norte-americanos usam a cor preta da mesma forma como nós brasileiros dizemos "ficou no azul", para explicar um período de lucro.

No entanto, parece mais provável que a Black Friday teve origem no final dos anos 50 ou início dos anos 60 na cidade de Filadélfia. Ali, o Exército e a Marinha competiam tradicionalmente em um jogo de futebol. Muitas pessoas se reuniam na cidade no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e ficavam até sábado para assistir ao jogo, aumentando o movimento local e dando trabalho para os policiais da cidade.

Mas depois foram necessários mais alguns anos para que o comércio retomasse este termo para o dia de vendas. Inicialmente, era simplesmente uma data de vendas muito forte, mas com o passar dos anos se transformou em uma verdadeira avalanche de pessoas em busca das melhores ofertas. Durante décadas, cenas de caos e confusão foram a marca registrada da data. O vídeo abaixo mostra isso muito bem:

... e o que são a "Black Week" e o "Black Weekend"?

Como sempre acontece após uma história de sucesso, nada como tirar o máximo de proveito dela. Assim, a Black Friday acabou se expandindo para toda uma semana, incluindo o final de semana seguinte à sexta-feira. Resumindo, em 2021 estes são os dias:

  • Black Friday 2021: 26 de novembro
  • Black Week 2021: 22 - 29 de novembro
  • Black Weekend 2021: 27 - 28 de novembro

Bônus: uma versão que às vezes é citada, mas não tem nada a ver com a origem da data, relaciona a Black Friday com a quebra da bolsa de valores em 24 de outubro de 1929, que levou os EUA à "Grande Depressão". Enquanto em alguns países (especialmente na Europa) a data é chamada de "Black Friday" graças à diferença do fuso horário e do efeito nas bolsas em outros continentes, nos EUA a quebra da bolsa aconteceu na quinta-feira.

Origem da Cyber Monday

Como você acabou de ler, a Black Friday já é há muitos anos um evento para lojistas nos Estados Unidos. Já a Cyber Monday surgiu imediatamente após o final de semana da Black Friday, ou seja, a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, como uma tentativa dos sites de comércio eletrônico de estabelecer uma data de vendas igualmente forte pela internet.

A Cyber Monday aconteceu pela primeira vez em 28 de novembro de 2005, ou seja, só existe há 16 anos. No entanto, este "feriado" já se estabeleceu há muito tempo e em muitos países (inclusive no Brasil) atrai os compradores com seus descontos, tanto de sites nacionais quanto os internacionais.

  • Cyber Monday 2021: 29 de novembro

Origem do Dia dos Solteiros

O Dia dos Solteiros ainda é recém-chegado na família das datas de ofertas — pelo menos no ocidente. Ao contrário da Black Friday e da Cyber Monday, o Dia dos Solteiros não tem origem nos Estados Unidos, e sim na China, com a tradição originada na Universidade de Nanjing em 1993.

Singles Day
Os quatro "1" da data simbolizam os solteiros / © forestgraphic / Shutterstock.com

Será que existe uma lenda para esta data também? Claro que sim: quatro estudantes solteiros do dormitório Mingcaowuzhu da Universidade de Nanjing pensaram que deveria haver um dia em que eles pudessem celebrar sua existência realmente monótona.

Eles escolheram o 11.11 como a data, com cada um deles simbolizando um dos quatro solteiros. O costume se estendeu a várias universidades e eventualmente a toda a China. O antigo "dia do solteiro" há muito deixou de ser um feriado exclusivamente para os homens; as mulheres o celebram da mesma forma.

Assim, na China os solteiros usam a data para "comemorar" sua solteirice. Parece ser o feriado mais triste do mundo, mas isso não significa que os solteiros fiquem em casa chorando em seus travesseiros. Ao contrário, há muitas festas para solteiros — uma chance de conhecer alguém e possivelmente mudar de status.

Todas as datas de promoções em um só lugar Data em 2021
Dia dos solteiros 11 de novembro de 2021
Black Friday 26 de novembro de 2021
Black Week 22 - 29 de novembro de 2021
Black Weekend 27 + 28 de novembro de 2021
Cyber Monday 29 de novembro de 2021

O Dia dos Solteiros também envolve presentear uns aos outros. E é aqui que entra em jogo o fator comercial. Na China, a oportunidade foi aproveitada para posicionar o Dia dos Solteiros frente à "invasão yankee" do combo Black Friday + Cyber Monday.

E, como acontece com frequência hoje em dia, os chineses ultrapassaram os EUA: em 2018, só o Grupo Alibaba faturou quase 31 bilhões de dólares em vendas neste dia — mais do dobro das vendas de Ação de Graças, Black Friday e Cyber Monday juntas! Isto fez do Dia dos Solteiros o maior dia de vendas online do mundo!

E mesmo na China, as datas de promoção vão se afastando cada vez mais da tradição. Hoje, também é celebrado por casais felizes no oriente. Os "1" da data representam então o fato de que o parceiro é único na vida do outro. Não admira, que o 11.11. seja agora também uma data popular para celebrar casamentos na China.

  • Dia dos Solteiros 2021: 11 de novembro

Outros eventos internacionais de compras

Além das datas de compras mais famosas do ano, há muitos outros eventos de promoções ao redor do mundo. Alguns deles são importantes apenas em alguns países, outros têm relevância internacional. Conheça mais alguns deles:

Boxing Day

Os fãs de futebol devem o Boxing Day, geralmente comemorado na Grã-Bretanha em 26 de dezembro, como um espetáculo esportivo no qual são jogados clássicos bastante disputados entre times da Premiere League. No entanto, na verdade trata-se de um feriado com centenas de anos de história. Neste dia, pequemos presentes (em dinheiro) costumavam ser distribuídos aos funcionários em pequenas caixas (boxes).

Hoje, o Boxing Day é outro grande festival de compras, uma data comercial não muito diferente da Black Friday. É celebrado não apenas no Reino Unido, mas também em outros países que já fizeram parte do Império Britânico, por exemplo na Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Hong Kong e Canadá.

Na Inglaterra, há uma forte disputa em busca dos descontos e sim, já houve feridos e até mortes no meio do empurra-empurra. Como na Black Friday, as ofertas às vezes se estendem por toda uma "Boxing Week". Para alguns varejistas no Reino Unido, o Boxing Day é o dia de maior faturamento do ano.

French Days

O French Days da França (onde mais?) é uma reação direta de algumas lojas francesas à Black Friday e geralmente acontece uma vez no outono e depois novamente na primavera. Originalmente, seis empresas queriam combater o poder de mercado da forasteira Amazon. Nos últimos anos, mais de 200 varejistas online franceses se juntaram à programação do "French Days".

French Week
Estes são os membros fundadores da French Days / © NextPit

No ano passado, as vendas na França nestes eventos aumentaram 12% e 6% respectivamente, certamente sem o mesmo impacto da Black Friday. Mais uma vez, muitos produtos de tecnologia entram em oferta, assim como muitas outras categorias como moda ou eletrodomésticos.

Dia das Crianças

Dia da Criança, Dia Internacional da Criança, Dia Mundial da Criança — em mais de 140 países do mundo, este dia existe com diferentes nomes e em diferentes datas, quando tudo gira em torno das crianças. Normalmente, o dia é usado para aumentar a conscientização sobre os problemas das crianças e adolescentes. Entre outras coisas, destacam-se os direitos das crianças, e as política voltadas para a proteção e desenvolvimento dos menores.

Dependendo do país, porém, é também um feriado comercial no qual as crianças recebem presentes. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de outubro, a mesma data em que é lembrada a aparição da Virgem Maria, mas é claro que não é nela que as crianças pensam quando chega o dia. Elas recebem brinquedos, doces e muito mais, e as promoções também costumam durar toda a semana anterior ao dia.

Diwali

Diwali é o festival das luzes, um festival hindu muito importante que dura vários dias. É celebrado na Índia, mas também em outros países hindus, como o Nepal ou Sri Lanka. Na verdade, ela é uma festa muito espiritual, talvez seja melhor entendida como uma mistura de Natal e Ano Novo (incluindo os fogos de artifício).

O espírito comercial não poupou a data, e presentes também estão entre os destaques no Diwali, muitas vezes ouro e joias. As crianças recebem brinquedos e doces, são servidos pratos tradicionais e todos vestem suas melhores roupas, lembrando muito o espírito em torno do Natal ocidental.


Poderia citar muitos outros eventos como a chamada "Sexta-feira Branca" no Oriente Médio, a Grande Venda de Cingapura ou o ainda bastante recente Amazon Prime Day. Talvez você conheça outros eventos de compras similares que existem em sua região. Seja como for, agora você conhece a história das datas de compras mais importantes.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Datas interessantes para queima de estoques nos países de origem , no Brasil .......bem por aqui é tudo pela metade do dobro , tudo sobe antes da Black Friday para dar a ilusão de promoção.