NextPit

Como denunciar notícias falsas pelo WhatsApp

whatsadenunciarfake
© NextPit

Sem dúvidas nenhuma, essa eleição tem sido a mais barulhenta dos últimos tempos, problemática e cheia de notícias falsas se propagando. Temos visto brigas, discussões e muitas fake news na internet, principalmente no Facebook e no WhatsApp. É incrível como essas notícias falsas vem se disseminando dia após dia.

As fake news são um grande problema, pois causam muito tumulto, além de gerar ódio e passar muita desinformação. A grande maioria das pessoas acabam acreditando em tudo quanto é notícia que se vê. Para ajudar a combater essas notícias falsas, resolvemos fazer um simples tutorial de como denunciar fake news no próprio WhatsApp, confira a seguir:

  • Na conversa com a pessoa, clique na parte superior direita e selecione a opção ‘mais’;
  • Em seguida, clique em "denunciar";
  • Feito isso, uma janela aparecerá perguntando se você quer também "bloquear contato e apagar as mensagens da conversa".
  • Caso não queira bloquear e apagar as mensagens, desmarque esta opção. Para finalizar, clique em "denunciar"
fake news
Como denunciar no WhatsApp / © NextPit (captura de tela)

Eu particularmente já fiz minha parte, pois denunciei algumas noticias falsas que acabei recebendo. Faça sua parte também caro leitor, vamos ajudar a acabar com essa praga chamada "fake news", que causa tanto transtorno para todos nós.

E você, sabe como identificar uma fake news? 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marcio A. 22/10/2018 Link para o comentário

    Obrigado


  • André Gustavo 21/10/2018 Link para o comentário

    Vamos lá o passo a passo: Saia do Zap, abra a pesquisa do Google, digite tribunal de justiça de São Paulo, vá em busca processual, pesquise o processo pelo nome da parte, escreva Fernando Haddad e pesquise. Logo vai abrir uma lista de cinco páginas onde constam 118 Fake News (processos). Ligue 190 e chame a polícia!!!


  • Jonscravit 20/10/2018 Link para o comentário

    Nunca recebi mensagem de desconhecido nas eleições.. falaram em 12 milhões e 8 centavos por menssagem contra PT.. isso da 150 milhões de mensagens enviadas , mas não conheço ninguem que tenha recebido.. e estamos até agora esperando as tais provas la do jornal...
    PSOL pediu bloqueio do whatsapp se não proibirem compartilhamento de noticias politicas... tomara que justiça aceite e proiba o whatsapp...


  • Léia M. 20/10/2018 Link para o comentário

    Quando a pessoa está com uma ideia fixa na cabeça, toda mentira se torna verdade e toda verdade se transforma em mentira, desde que seja favorável ao candidato que ela escolheu.


  • Vinicius Guerra 20/10/2018 Link para o comentário

    Infelizmente o brasileiro não sabe votar, ele tem que aprender a pesquisar antes o que o candidato fez, se ele foi ou é um bom político, propostas, plano de governo e etc, estamos muito longe e aquém, de termos uma sociedade mais atuante e disciplinada nesse ponto.


  • André 20/10/2018 Link para o comentário

    Não importa se você vai votar no "anti-A" ou no "anti-B", ajudar na campanha do seu candidato com notícias falsas é sinal de que você faz parte do problema do País. Democracia se faz com liberdade e para sermos livres, precisamos de informações verdadeiras para escolher bem. #pensenisso


  • Paulo Ricardo 20/10/2018 Link para o comentário

    Na verdade é impossível uma pessoa criar notícias falsas sobre o PT que sejam mais tenebrosas que as verdadeiras. rsrsrs


    • Jonscravit 20/10/2018 Link para o comentário

      Esquerda diz que noticias negativas contra eles é fake, tem video do lula dizendo que eles tem de controlar a midia, plano do PT a presidencia diz em "democratizar a midia"


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 20/10/2018 Link para o comentário

    Voto no Bolsonaro, fake News só com Haddad mesmo.


  • Paulo Peixoto 20/10/2018 Link para o comentário

    pra mim é tudo mimimi... quem tem opinião formada não cai nessa onda de fake news!!!


    • Rogerio Droid Tec 20/10/2018 Link para o comentário

      tenho o mesmo pensamento, mas infelizmente tem gente que recebe coisa e tem aquilo como verdade suprema, sem nem ao menos checar e já sai espalhando para as outras pessoas rsrs


  •   15
    Conta desativada 19/10/2018 Link para o comentário

    Achei a matéria mal feita. O intuito é denunciar as fakes news, mas você tá ensinando é a fazer a denúncia de uma pessoa, e não do conteúdo que a mesma propagou.


    • Deivis Schuman 19/10/2018 Link para o comentário

      É a única forma de denunciar uma pessoa que esteja mandando fake news. Segundo o WhatsApp é impossível lançar uma ferramenta faltando pouco tempo para o segundo turno


      • Winicius Caires Mauricio 20/10/2018 Link para o comentário

        Com qual intuito? O site é voltado para eleições políticas?


      • Jonscravit 20/10/2018 Link para o comentário

        whatsapp monitorar fake news em tempo real só invasão de privacidade...
        povo não quer isso


      • Marcos Paulo 20/10/2018 Link para o comentário

        Eu entendi o intuito da matéria, o problema é que as vezes a pessoa que mandou a fake pode ser sua namorada, mãe, pai, esposa, alguém de muita confiança sua, ai se vc denunciar pode acabar fazendo com que a pessoa seja banida, mas entendi o seu ponto de vista ao fazer a matéria.


      • Thiago Lee 22/10/2018 Link para o comentário

        Ai tu não denuncia né.... só alerta a pessoa -.-


  • Jairo rios 19/10/2018 Link para o comentário

    Está eleição está com as outras , só quem vez dos milhares de panfletos emporcalhando as ruas , agora é uso de mensageiros e suas (nem sempre) fake news .


  • Adriano Fiori 19/10/2018 Link para o comentário

    Pelo que entendi esse procedimento é pra denunciar a PESSOA e não a MENSAGEM, não é isso?! Acho que deveriam rever a publicação, pois esse procedimento não atinge as fake news.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.