NextPit

Como evitar a recuperação de dados apagados no Android

shutterstock 82383217 w2
© http://www.shutterstock.com/de/pic-82383217/stock-photo-lock-full-collection-of-icons-like-that-is-in-my-portfolio.html, Pavel Ignatov http://www.shutterstock.com/gallery-372148p1.html

A notícia se espalhou como um viral pela internet: a firma de segurança online Avast comprou um lote de smartphones usados no Ebay e, mesmo depois do wipe, conseguiu recuperar dados da maioria deles, de fotos comprometedoras a documentos sobre empréstimos bancários. Felizmente, existe uma maneira de evitar que isso aconteça. Hoje mostrarei como.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
shutterstock 82383217 w2
© shutterstock, Pavel Ignatov

Claro, a Avast fez o teste para promover o seu app de segurança, mas existe outro método nativo do Android que dá conta do recado. Para evitar que terceiros recuperem os seus dados mesmo depois de uma limpeza, basta ativar a criptografia do seu dispositivo em “Configurações > Segurança > Criptografar telefone”. Dessa forma, seus dados, mesmo recuperados, só estarão acessíveis através de uma senha criada por você.

cript
Sempre criptografe os seus dados antes de apagá-los. / © ANDROIDPIT

Em seguida, realize o processo normal de restauração de fábrica. Na maioria dos dispositivos, ela pode ser feita em “Configurações > Fazer backup e redefinir". Isso apagará os dados anteriormente criptografados. Isso já deve ser o suficiente, mas o site Cnet ainda aconselha duas medidas: encher o celular de dados inúteis, como músicas e fotos genéricas e faça novamente uma restauração de fábrica. Assim, será criada uma nova camada de dados apagados e "desprotegidos" como despiste.

Pronto, agora você já pode vender seu smartphone usado sem medo.

Fonte: Cnet

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

7 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ítalo Gabriel 15/07/2014 Link para o comentário

    E o App do Avast faz mesmo essa tarefa de apagar os dados?


  • Emerson Marcio 15/07/2014 Link para o comentário

    Em pc ou notebook vc pode usar o ccleaner para ''apagar o espaço livre da memória'', na verdade ele sobreescreve todo o espaço livre da memória usando arquivos inválidos, tornando impossível a recuperação de dados.


  • Jairo rios 14/07/2014 Link para o comentário

    Isto eu considero uma falha grave do OS .


    • Yuhara 14/07/2014 Link para o comentário

      Amigo isso e valido também para hd externo, pen driver cartão de memoria.. tudo que é armazenamento, tem diversos software que recupera com tranquilidade todas as fotos comprometedora que você tirou e salvou no armazenamento interno do seu smartfone... como diz a matéria antes de vender, da um reset no aparelho lota de musica mp3 e depois da outro reset :)
      obs: lembrando que não tem nada a ver com OS.


      • Rodrigo Calile 14/07/2014 Link para o comentário

        precisa nem encher de musicas.. tem um programa q ag me falha o nome q ele cria varios arquivos até lotar o hd etc.. depois vc formata ele e pronto, os arquivos ja foram substituídos por arquivos inválido :)


      • Rodrigo Calile 14/07/2014 Link para o comentário

        :)


    • Paulo F. 15/07/2014 Link para o comentário

      Para quem leu a noticia original, viu que está questão é valida para celulares com o SO mais antigo, e que nas novas versões funciona muito bem, pelo menos de maneira genérica igual foi feito pela Avast não funciona mais, e nem em meus testes, o que eu acho um erro é não vir ativado de fábrica a criptografia.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.