Aprenda como instalar o Android no PC

Aprenda como instalar o Android no PC

Que o Android está presente na maioria dos smartphones, isso sabemos, mas o que muita gente não sabe é que também é possível instalar o Android no PC ou notebook graças ao projeto Android x86 e o Phoenix OS. Portanto, se você tem aquele equipamento mais antigo, ou simplesmente não quer mais usar o Windows, estes dois sistemas podem ser uma boa ideia.

Android x86

Para quem não conhece, o Android x86 é um projeto não oficial que tem como objetivo disponibilizar o Android que usamos em nossos telefones para computadores ou notebooks. Sendo assim, hoje trago um tutorial completo para você que se interessou e gostaria de testá-lo.

  1. Use um pendrive com uma capacidade de ao menos 2 GB, formatado em FAT-32;
  2. Baixe a imagem do Android-X86 baseado no Android 8.1 Oreo aqui;
  3. Baixe o aplicativo Rufus para copiar a imagem para o pendrive;
  4. Abra o programa Rufus. O programa detectará o pendrive conectado, e então você clica em “SELECIONAR” e busca pela imagem ISO que baixou através do link acima. Em “esquema de partição”, selecione a opção “MBR”;
  5. Agora, clique em "INICIAR" para começar o processo de cópia da ISO para o pendrive;
  6. Assim que o processo terminar, reinicie o computador e mantenha apertada a tecla del ou F2 em seu teclado;
  7. Quando ligar o PC novamente, vai aparecer a tela da Bios. Em “boot sequence” selecione o boot pelo pendrive e aperte F10 para salvar as alterações;
  8. Feito isso, seu PC irá iniciar o Android 8.1 Oreo com as opções de apenas rodar o Android através do pendrive ou instalar no seu computador.
Sem titulo
Android x86 Rufus / © NextPit (captura de tela)

Se optar por instalar, tenha em mente que seu HD vai ser totalmente reformatado e apagado, ficando apenas com o Android instalado. Portanto, salve antes seus arquivos pessoais e importantes em outro lugar.

Eu instalei o Android x86 em um PC com processador Intel core2duo e 1 GB de RAM e funcionou muito bem. Teclado, mouse, conexão com a internet e Google Play Store em pleno funcionamento sem problema algum. Lembrando que se não gostar do Android para PC, você pode optar por instalar novamente o Windows.

Phoenix OS

O Phoenix OS é um sistema para PC que usa como base o Android x86. O foco é permitir que os usuários possam usar quaisquer aplicativos Android em tablets, notebooks ou desktops, e então criar seu próprio ambiente, seja ele doméstico, para escritório ou educacional. A forma de instalação é bem simples, basta apenas baixar o aplicativo, executar e seguir os procedimentos para instalação, tudo muito simples e fácil.

Baixe aqui o Phoenix OS

phonix
Phoenix OS / © NextPit (captura de tela)

Você acabou de conferir dois ótimos sistemas Android para PC e notebook, e a diferença de um para o outro fica por conta de um ser Android puro e o outro uma versão modificada do sistema operacional do Google. Lembrando sempre: você baixa e instala por sua conta e risco, pois nem eu, nem o Androidpit nos responsabilizamos por quaisquer danos.

E você, já usou o Android no PC?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

54 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • eu quero que me ajude baixar androide


  • Eu consegui instalar o android, mas meu tablet não funcionou alguns recursos, como os sensores de girar a tela, e o som; agora quero voltar para o windows, e não consigo instalar mais o windows de jeito nenhum, dá tela azul no momento de carregar os arquivos de instalação do windows. Me ajudem por favor.


  • o meu funcionou , o problema é que meu pc não tem placa wifi e o android não reconhece a conexão cabeada. Alguem sabe oq devo fazer para usar a inetrnet ?


  • Parabens pelo post!
    Minha dúvida é a seguinte: Tenho um daqueles ASUS transformer book parado (só o windows10 já lota o ssd a ponto de bugar) e gostaria de substituir o windows por um OS baseado em android. O note é de configuração básica e tem tela touchscream... Vou usá-lo mais como tablet, já que tenho um note novo com windows 10 tb... Qual OS vcs indicam? Lembrando que usarei mais como tablet então minha prioridade é que rode bem com alta compatibilidade com a Google Store... Não usarei para nada pesado, maior intenção é um bom app de leitura de ebooks e pdf para fins de estudo.


  • Alguem sabe rotacionar a tela do android 8.1? instalei no meu pc para testar, agora quero usar meu monitor na vertical, porem nao rotaciona de jeito nenhum... tentei todos os apps de rotacionar e nada....


  • Eu instalei o Phoenix e o problema foi no audio. Não da som nos apks de tv ou Youtube ? Fala ai, Brother !


  • Se eu deixar no pendrive vai ser tipo um dual boot (posso escolher com qual Sistema Operacional vou iniciar) ?


  • Estou baixando a iso Android x86, alguém sabe se dá pra usar o drive de cd/dvd normalmente?


  • Quando eu faço o processo ele aparece algumas opções de inicialização, qualquer escolha dá em uma tela escrito ANDROID e nada acontece :(


  • Usei o Phoenix OS por meses, mas acabei usando uma versão com Android 7.1 32 bits que a empresa não dará mais suporte e continuidade. É a versão 2.x ou algo assim. Tive problema com os GAPPs, tive que rootear instalando o su via terminal, excluir os apps da Google e achei um instalador GAPPs no apkmirror que funcionou. Depois foi um processo pra arrumar o teclado, que vem configurado pra chinês e inglês. Consegui com o app External Keyboard Helper Pro. Consegui jogar muito Garena FreeFire nele haha


  • Ola, eu ja tentei o Androix x86 e Phoenix OS sempre da algum erro, o mais longe que consegui no Phoenix foi instala-lo mas o Google play não funcionava.
    Vou tentar essa versão atual do x86 e ve se roda, quero ressucitar meu Acer Aspire One


    • O Phoenix OS infelizmente vem pronto para algumas coisas e vem bugado para outras. A versão que você usou deve ser com bug nos GAPPs, resolvi rooteando e excluindo todos apps da Google, daí baixei um GAPPs no site apkmirror, alguma versão mais atual e ideal pra versão do Android. Existem umas versões corrigidas pela net, mas tem que garimpar. Consegui jogar vários jogos e usar a maioria dos apps. Outra coisa ruim é o teclado que vem em chinês e inglês, e o processo pra deixar em PT-BR me deu trabalho. Pior que a versão mais estável foi abandonada que é a 2.5+ pra 32 bits alguma coisa assim.


    • Não desista, tenho um netbook philco 10b terrível de fraco, um atom d425 com 2gb ram, ele é single core e mal roda windows, mais ou menos XP, limitado e não atualizado, se por antivirus, lega muito e se por you tube trava ou fica quadro a quadro, mas depois de muito tentar consegui um dual boot com android x86, por não ter arquitetura sse4 ele não pode ser 64bits no android, somente os 32bits funcionam, baixei a última versão 8.1 32bits, e voala, rodo tranquilo, e nem consumiu muita ram fica sempre abaixo dos 1gb ram, you tube roda sem legs, só não exigir muito da resolução sempre abaixo dos 720p, como é android nem é tão necessário um antivirus, fica funcional e rápido, e com duplo boot fica legal se ainda quiser rodar um programa do windows é só reiniciar...


  • boa tarde gente,eu já instalei diversas roms android no pc,mas todas ficam reiniciando ao abrir alguns apps e isso com muita frequencia,se alguem puder me ajudar a resolver ficarei aagradecido.


  • Tenho o phoênix instalado e o problema é : Como utilizar o Cd Room?, alguém sabe?


  • Vou testar na maquina virtual.. Uso o virtual box.. Prefiro a maquina virtual que se eu fazer bobagem é só apagar rsrs estou testando varias distros que o dia em que formatar o pc, com certeza não será o ruindows


  • Brother Deivis, já disse anteriormente, mas vou repetir.

    Suas matérias são as melhores, você fez eu voltar a acessar o Android Pit todos os dias.

    Obrigado por suas contribuições.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.