Isso é o melhor que você pode fazer para manter seu smartphone seguro

Isso é o melhor que você pode fazer para manter seu smartphone seguro

Qual é a primeira coisa que você faz em um smartphone para protegê-lo? A resposta é simples: configurar uma tela de bloqueio. Contudo, muitos usuários não adotam esse recurso básico, porém essencial, e que pode minimizar o risco de ter os dados roubados, a identidade, a perda da privacidade ou mesmo uma dívida enorme na sua operadora.

Antes de instalar um antivírus no seu dispositivo, criptografar seus dados e mensagens, e outras medidas de segurança mais complexas, a coisa mais importante que você pode fazer quando com um novo smartphone é configurar um método de bloqueio de tela. Sim, a resposta é simples, mas você ficaria surpreso com o número de proprietários de smartphones que não protegem seus dispositivos bloqueando o acesso ao aparelho, e isso significa que a tela inicial pode ser ativada por um simples deslize dos dedos sobre ela.

AndroidPIT Lock Screen Huawei Mate7 1
Tanto faz se você usa PIN, senha ou padrão, um bloqueio de tela é essencial / © NextPit

Quais são os riscos de não configurar um bloqueio de tela?

Acesso fácil aos seus dados

Se o seu telefone for deixado em algum lugar sem vigilância, seja em casa, no trabalho ou mesmo na mesa do bar sob os olhos dos amigos, alguém poderá facilmente ler suas mensagens, acessar seu aplicativo bancário ou outros dados pessoais. Ter uma tela de bloqueio anularia esse risco.

AndroidPIT privacy 3
Cuidado para não deixar seu smartphone a mercê dos olhares de terceiros / © NextPit

Roubo, furto ou perda

Caso você venha a perder o seu smartphone ou se o mesmo for roubado, não ter um bloqueio de tela ou um PIN do cartão SIM é uma péssima notícia. Caso você não saiba, o seu cartão SIM possui memória e armazena informações, as mesmas podem ser acessadas e, mesmo que não contenham conteúdo sensível, seu celular pode ser usado para realizar ligações, e mesmo que estas venham a dar dor de cabeça na hora de recuperar o valor gasto em chamadas, seu nome pode ser atrelado a crimes, como extorsão de dinheiro. As consequências disso são muito piores, claro, para quem possui um plano pós-pago.

Felizmente, as operadoras geralmente agem rápido nessas situações e ajudam a resolver o problema. Mas é melhor prevenir que remediar, certo? Nunca se sabe quanto tempo ao certo leva para nos darmos conta da perda ou do roubo do aparelho, caso este seja fruto de furto e não de um assalto.

androidpit stolen smartphone
Ter o aparelho roubado pode gerar muito mais dor de cabeça que apenas dano financeiro / © NextPit

Uso da sua identidade digital

Se alguém pegar o seu celular de má fé, poderá fazer mais do que apenas chamadas. Pense que suas contas em mídias sociais estarão à disposição e publicar informações prejudiciais, ou pior, acessar o seu cartão de crédito e outros dados sensíveis em e-mails ou salvos em aplicativos. As pessoas que são vítimas de roubo de identidade muitas vezes são atormentadas por isso por anos, visto que a informação é continuamente vendida e usada para outras atividades ilegais.

AndroidPIT identity 2661 2 1
Mantenha sua privacidade segura usando um bloqueio de tela / © NextPit

Como proteger seu aparelho através de um bloqueio de tela

Para acessar as opções de bloqueio de tela, a opção tende a ficar localizada por padrão em Configurações > Tela de bloqueio e segurança > Bloqueio de tela. Uma vez dentro da opção, você verá diferentes métodos de bloqueio de tela. Como você pode ver na imagem abaixo, temos: "Nenhuma", "Passar o dedo", "Padrão", "PIN" e "Senha". Além destas, existe ainda a opção de uso do sensor biométrico, tais como leitor de digitais e escaner de íris.

  • Passar o dedo para destravar: deslizar é provavelmente a tela de bloqueio mais usado de todos - é basicamente o padrão. Esta bloqueio de tela não é segura, pois qualquer pessoa pode desbloquear o aparelho, a qualquer momento, basta apenas deslizar o dedo sobre a tela e o telefone será ativado;
  • Padrão, PIN e Senha: estas opção são exatamente o que parecem, ou seja, você criará um padrão, um PIN numérico ou uma senha alfa-numérica que precisa ser inserida sempre que seja necessário desbloquear o telefone. Estas são sem dúvidas as três opções de bloqueio de tela mais seguras para o seu Android.

Outras funções do seu Android permitem que você possa elevar o grau de segurança dos seus dados, tais como a criptografia de dados do dispositivo e do cartão micro SD. Nesta mesma tela, também e possível criptografar o cartão SIM e configurar uma tecnologia de localização do dispositivo, tanto da fabricante quanto do próprio Android. No entanto, localizar seu aparelho em caso de roubo ou furto é quase impossível, até mesmo para a polícia de posse do IMEI do aparelho, infelizmente.

tela blonqueio android
Nas configurações, é possível acessar os modos de bloqueio de tela... / © NextPit
tela blonqueio android 1
... além dos bloqueios de tela, também existem outras opções de segurança no Android / © NextPit

No entanto, apenas uma tela bloqueada não é suficiente para manter os criminosos do lado de fora do seu aparelho. Assim, encontre mais dicas e truques para manter seu smartphone e dados seguros nos artigos abaixo:

Você utiliza um método seguro de bloqueio de tela?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • app de bancos só com senha, então só uso bloqueio de tela


  • Bom, na SAMSUNG temos a opçao da conta account, ajuda muito em caso de um furto ou assalto, nesse caso meliante não conseguirar dar um recovery em outras palavras reset.
    Segurança é algo que muitos tem procurado, e já que o assunto aqui é security mobile, indico dispositivos com bloqueios biométricos, optei por essa tecnologia em smartphones, e a 3 anos se passaram e continuo gostando desse proteção.


  • Uso tela de bloqueio com PIN + Biometria, já está de bom tamanho, antivirus? nunca mais!


  • Não confie em gente que acha bloqueio de tela uma bobagem, é uma cilada bino.

    Conta desativada


  • Não curto iPhone, mas é nessa hora que o iOS se sobressai.


  • Biometria e um bom PIN e já se garante uma boa proteção... Falta agora uma boa proteção para o acesso ao recovery e aos modos de fastboot e download....


    • tem smartlockscreen protector que impede a pessoa de desligar seu celular sem desbloquear, aí ela não pode entrar no modo bootloader/fastboot/download, e vc pode usar o cerberus pra rastrear durante esse tempo. mas quando a bateria acaba ja era, realmente deviam exigir senha pra entrar nesses modos tbm.


    • Bom, além disso tudo o que você citou, tbm bloqueei o acesso ao botão power (Xposed) com o smartphone bloqueado que, consequentemente, impede o reinício do aparelho que, por sua vez, impede acesso ao recovery e modo download. Se bem que ao fim da bateria dá pra entrar em recovery...
      Em recovery customizado dá pra colocar senha, mas no modo download não.


  • Com certeza um dos motivos que ainda me faz amar a LG: Knock code e Knock on, além do Smart button. Toda hora q bate uma vontade de trocar de smartphone, já penso que ficarei sem essas características e vou desanimando.


    • Eu acho o Knock Code um ótimo método de desbloqueio, pois o método padrão, quando se erra o desenho, mostra por onde o dedo passou, fazendo com que fique mais próximo de descobrir a senha, o PIN, se alguém estiver próximo, consegue pegar os caracteres digitados, enquanto o Knock Code você pode usar ele até com a tela desbloqueada, e mesmo com as digitais na tela, tem a questão da sequência. Pena que a LG está abandonando o Smart Button em seus novos lançamentos.


      • Concordo plenamente! Os botões de volume na lateral do G5 e do G6 me decepcionaram. Na minha opinião, seria mais interessante manter o Smart button, com a função de leitor biométrico, e manter os botões de volume onde estiveram nas gerações anteriores. Fica mais prático o manuseio com uma mão. Estão sempre onde o seu indicador está, quase que inconscientemente.


      • No caso de desenho nos pontos da pra deixar invisível. De qualquer maneira acho a biometria mais prática e não sinto falta do Knock code


  • Pessoal é possível bloquear um aparelho de fazer hard reset??


  •   18
    Conta desativada 16/02/2017 Link para o comentário

    Watch Dogs.


  • Cerberus + sem notificações na tela inicial


  • Lendo a matéria me lembrei que na época do WP eu usava o bloqueio do SIM junto com o bloqueio de tela. Agora uma dúvida. O bloqueio do SiM só tem efeito no aparelho em que ele foi ativado. Se eu pegar o SIM e colocar em outro aparelho ele vai estar sem o PIN de bloqueio. Certo?

    Ótimas dicas.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.