NextPit

7 dicas que farão de você um especialista em Android

7 dicas que farão de você um especialista em Android

Existem prós e contras na usabilidade de um dispositivo. No entanto, sempre é possível encontrar maneiras de tornar a experiência do usuário otimizada com o Android. Separamos 7 dicas úteis que podem fazer de você um verdadeiro usuário avançado. Confira todas elas no artigo abaixo.

1. Compartilhe informações facilmente

O Pushbullet é o aplicativo perfeito para compartilhar links, mensagens e arquivos através do smartphone. É possível instalar o aplicativo no seu Android e no seu computadores, mantendo tudo organizado e acessível em poucos cliques. Além de compartilhar arquivos, o Pushbullet centraliza mensagens de diversos tipos de aplicativos, como o SMS padrão e WhatsApp. Enquanto um simples smartphone envia e-mails e salva imagens, o seu dispositivo irá muito além disso com o uso do Pushbullet.

pushbullet app indicacao
Pushbullet torna o dispositivo ainda mais inteligente. / © ANDROIDPIT

2. Otimize a experiência de áudio

A qualidade do áudio oferecida pela maioria dos fabricantes de dispositivos móveis é razoável. Mesmo quando utilizamos alto-falantes Bluetooth ou fones de ouvido, o som permanece ligeiramente fraco, com pouca qualidade e balanços acústicos. Um usuário avançado não deixa este detalhe passar em branco, configurando o áudio do dispositivo de forma adequada.

Muitos smartphones vêm com algum tipo de processador de som digital (DSP) para melhorar a qualidade do áudio. Mas estes costumam usar equalizações que não soam muito naturais e, logicamente, não proporcionam uma boa experiência ao usuário.

efeitosdesomdicas
Ajuste o equalizador de áudio do Android. / © ANDROIDPIT

Todos os smartphones possuem equalizadores de áudio nativo e, em alguns casos, muitos aplicativos disponibilizam alternativas à solução nativa do dispositivo, como players de música. Que tal ajustar o equalizador padrão do seu dispositivo da melhor maneira possível?

  • Sua música está aguda demais? Reduza o nível dos sons mais pronunciados em aproximadamente 1-3kHz (colunas 1K e 2.5 Hz).
  • Precisa de mais batidas? Aumente a coluna de 400hHz (entre 40-200Hz), e obtenha sons com mais baixos e graves. Embora seja difícil escolher as bandas de frequência, o melhor método para ajustar o áudio é utilizar os fones de ouvido é ouvir atentamente cada mudança sonora.
  • Procure ouvir a mesma música, mas alternando as frequências do equalizador.

3. Dê um fim aos bloatwares

Muitos dispositivos possuem aplicativos pré-instalados que não podem ser totalmente desinstalados. Ocasionalmente, alguns deles podem até ser úteis, mas na maioria dos casos existem aplicativos de terceiros que executam um trabalho melhor. Então, por que mantê-los?

O usuário especialista certamente irá remover todos estes arquivos. Usando um dispositivo da Sony (imagens abaixo), basta acessar a gaveta de aplicativos e selecionar a opção "desinstalar"; assim, os apps removíveis são identificados com um "x". Outras fabricantes utilizam um método diferente, como desativar aplicativos ou escondê-los, alternativas comuns em modelos da Samsung ou LG. Se você está insatisfeito com essas alternativas oferecidas, considere realizar o root em seu dispositivo. Através dos artigos abaixo é possível esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de root:

desativarappsandroidsony
Desativar aplicativos pode ser a alternativa ideal para muitos usuários. / © ANDROIDPIT

Se você prefere não fazer o root, o melhor passo será desativar os aplicativos não utilizados para liberar mais memória. Mas cuidado: verifique quais aplicativos não irão ocasionar problemas ao dispositivo após desabilitá-los. Consulte quais aplicativos podem ser desativados em seu dispositivo através do artigo abaixo:

  • Quais aplicativos nativos do Android você pode desativar?

4. Tire o máximo proveito dos comandos de voz

As palavras "Ok Google" são o início para toda uma gama de recursos por voz, que podem melhorar significativamente a sua experiência com o Android. Atualmente, essa ferramenta depende da internet para funcionar adequadamente, mas o Google já está desenvolvendo um suporte para comandos offline.

Quais comandos podem ser utilizados no Google Now? Simples; separamos as 100 principais frases que podem ser utilizadas através do assistente virtual do Big G. Confira quais são através do artigo abaixo:

googlenowteaserhero
Utilize comandos de voz em seu Android. / © ANDROIDPIT

5. Adicione atalhos para sites importantes em sua tela inicial

Muitos navegadores móveis permitem criar um atalho em sua tela inicial, o que direcionará você para o seu site favorito. O Chrome é o melhor navegador para adicionar atalhos na tela inicial, principalmente porque os ícones são personalizados de acordo com o logotipo do site, não apenas com uma estrela ou bandeira. Muitos navegadores adicionam um ícone de favorito com ilustrações genéricas na tela, como o browser padrão da Samsung.

  • Como acelerar o browser no Android e navegar mais rápido pela internet
telainicialatalhos
Adicione atalho para sites importantes em sua tela inicial. / © ANDROIDPIT

6. Controle o consumo de dados mais rapidamente

Hoje em dia, é preciso controlar o pacote de internet contratado para o dispositivo e, muitas vezes, desabilitar o tráfego de dados é a opção mais viável para muitos usuários. Existem diversos aplicativos na Play Store que otimizam essas informações, mas você também pode definir um atalho para as configurações de dados do sistema em sua tela inicial.

usodadosatalhoappdicas
Adicione um atalho com as configurações de dados do sistema em sua tela inicial. / © ANDROIDPIT

Além disso, teste alguns desses aplicativos gratuitos do Google Play para monitorar seu uso de dados:

7. Automatize todas as suas tarefas

O smartphone já é parte da nossa vida e do nosso cotidiano. E muitas vezes precisamos fazer mil tarefas ao mesmo tempo, como responder mensagens, verificar e-mails e até mesmo consultar a previsão do tempo. Existem muitos aplicativos que automatizam funções para os usuários, como criar respostas automáticas ou executar ações rapidamente, como o IF. Através do IF é possível criar receitas combinando as ações que devem ser tomadas automaticamente. Por exemplo: às 10:30, se a bateria estiver com 40% de carga, abaixar o brilho. Além do IF, o Lasker também é um excelente automatizado para o Android.

E aí, você já segue alguma das dicas acima em seu Android? Quais você irá utilizar a partir de hoje?

 

Este artigo foi desenvolvido em conjunto com o editor Eric Herrmann, do AndroidPIT.de.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

25 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Anderson 18/11/2015 Link para o comentário

    Acho que eu não me encaixo como "heavy user" de Android, ahahahahah. A maioria das dicas desta matéria não me interessaram, mas valeu pela curiosidade.


  • Mateus Fernandes 05/11/2015 Link para o comentário

    Realmente os comandos de voz facilitam muito o uso do Adroid...


  • Raul S. 01/11/2015 Link para o comentário

    Algumas coisas nem são do próprio Android, são só apps. podiam colocar mais coisas nativas como habilitar e configurar o modo desenvolvedor para deixar o celular mais rápido.

    bloatwares, equalizador e comandos de voz foram ótimas dicas, recursos nativos.


  • Vinícius Lima 31/10/2015 Link para o comentário

    Sou especialista em Android e nem sabia... rs
    Ótimas dicas! Testarei o IF aqui em meu aparelho!


  • Geovane Baker 31/10/2015 Link para o comentário

    Em vários artigos vejo esse Pushbullet ser mencionado, quero saber se ele é semelhante ao Airdroid?


    • Raul S. 01/11/2015 Link para o comentário

      Exatamente como o Air Droid.


  • Juliano C. 31/10/2015 Link para o comentário

    Pra se tornar especialista em Android tem que no mínimo saber fazer root no próprio aparelho.


  • Marcos 30/10/2015 Link para o comentário

    Em relação a otimizar o audio, eu uso o Viper4Android + Poweramp(pelo ajuste de graves, também).
    Eu sou bem exigente em relação a qualidade de músicas que ouço, e o Viper me impressionou muito. Nem precisa de usar equalizador na minha opinião, basta usar o driver Super, e ativar o Viper Clarity e o Viper Bass principalmente, e ir fuçando em outras opções até achar uma configuração agradável pros ouvidos.


    • Rafael Bernardino 30/10/2015 Link para o comentário

      O Poweramp uso faz tempo, mas esse Viper4Android é novo pra mim. Vou testar


      • Marcos 30/10/2015 Link para o comentário

        Não vai se arrepender.
        -Pra instalar o Viper você vai precisar de root
        -Busy box (eu uso busy box on rails, na Play store tem),
        -Mudar o linux pra permissivo(SeLinux mode changer faz isso, busque pelo apk),
        -E óbvio o Viper compatível com sua versão do Android. Deixa o Viper por último e aí vai só pedir pra instalar o driver dele e pronto.

        Se lembre de no Poweramp ativar compatibilidade com music fx nas opções, e no Viper lá na opção chamada "FX compatible mode" você bota em compatible, assim o poweramp e o viper vão rodar juntos sem problemas.


      • Rafael 30/10/2015 Link para o comentário

        Também sou bem exigente com a qualidade do áudio. Sempre ouvi falar desse Viper mas nunca testei porque pelo menos por enquanto estou muito satisfeito com o equalizador premium do Rocket Player e meus fones QuadBeat 3. Já tenho uma experiência de áudio bem superior nessas combinação, acho difícil conseguir melhorar. Mas vou testar mesmo assim.


    • Reinaldo Batista Medeiros 21/09/2018 Link para o comentário

      Eu uso o Poweramp também


  • Anonymous 30/10/2015 Link para o comentário

    Dnvo isso, tem inúmeras matérias de Android para se fazer e ficam colocando news repetidas.


  • Sanon Nascimento 30/10/2015 Link para o comentário

    automatizar com o tasker é muito legal! torna o Device muito mais inteligente!

    Conta desativada


  • Renato 30/10/2015 Link para o comentário

    Acho legal usar o comando de voz em inglês por dois motivos:

    1) o reconhecimento da fala é mais preciso (o em português é muito bom também)
    2) pratico meu inglês


  • Renato 30/10/2015 Link para o comentário

    Faltou só ensinar a limpar o cache dos Apps. Isso melhora muito a performance do aparelho, além de manter a memória limpa.


    • Reinaldo Batista Medeiros 21/09/2018 Link para o comentário

      Pois é, foi uma das primeiras coisas que aprendi quando passei a usar android de 2011 para cá, eu ainda ensino as pessoas que costumam ter dificuldades nisso, principalmente aquelas que não sabem como cuidar de seus dispositivos achando que resetar o aparelho é a solução!


  • Tiarles N. 30/10/2015 Link para o comentário

    Déjà vu...


  • Diego Nascimento 30/10/2015 Link para o comentário

    De novo essas dicas?


  • Guilherme 30/10/2015 Link para o comentário

    Sempre as mesmas dicas... os mesmo apps, que bosta... tão ganhando pra postar isso

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.