NextPit

O fim melancólico e previsível do Google+

AndroidPIT new Google Plus logo icon
© NextPit

O Google anunciou que, em pouco tempo, sua rede social Google+ fechará as portas. É claro que a notícia não surpreende e nem pegou ninguém de surpresa, dada a baixa relevância da plataforma entre as demais redes do momento. 

O Google+ nasceu como uma forma de dar continuidade ao legado Orkut, que caía em relevância e popularidade na medida em que o Facebook atraia novos usuários ao redor do mundo. Em junho de 2011, quando lançado, já pairava no ar a sensação de que o Google não teria um futuro promissor com a plataforma, que não oferecia nenhum diferencial em comparação com os correntes.

É válido destacar, contudo, que com o advento dos smartphones e da internet móvel no Brasil, o Google+ foi a primeira rede social da Google que podia ser completamente usada em versão funcional pelo celular. O aplicativo do Orkut, por exemplo, era pouco conhecido e usual numa época em que a plataforma que dominava o país era o Bada e o Symbian. Em 2012, o Google+ ganhou um upgrade com as comunidades e as coleções que chegaram junto com um app móvel mais completo.

google plus coffin
Google plus será descontinuado em 2019 / © Shutterstock.com

A Google fez inúmeras mudanças na rede entre os anos de 2013 e 2015, incorporando serviços da própria empresa de forma nativa, como Gmail e YouTube. Na época, até mesmo ferramentas para edição de imagens do Snapseed foram adicionadas na rede social, que passou a deixar de ser o centro interativo dos serviços Google para os usuários em meados de 2016.

Hoje, a empresa anunciou que, para o consumidor final, o Google+ deixará de funcionar em 2019. A ideia da empresa é mantê-lo como uma plataforma voltada ao mundo corporativo, uma espécie de mix de Slack com Trello, talvez. Assim como o Hangouts, a empresa aposta que esse público será capaz de tirar mais proveio da plataforma.

Legado do Google+

Além de ainda funcionar para entusiastas da tecnologia que usam as comunidades como fórum, o Google+ contribuiu fortemente no desenvolvimento de produtos usados por nós hoje em dia. O primeiro caso é próprio Snapseed, que se tornou uma referência em editor de imagem para celulares. O Hangouts também atingiram seu ápice na rede social e, atualmente, atendem o público final e corporativo no que diz respeito a chamadas em vídeo por grupo e backup de imagens.

Quem não se lembra do Google+ Local, que era um aplicativo separado instalado de fábrica em celulares Android. Antes de separá-lo da rede e conectá-lo ao Maps, a Google ofereceria um guia completo de restaurantes, bares, estabelecimentos e serviços que podiam ser avaliados por usuários do Google+. Hoje em dia este é um dos recursos mais fortes do Google Maps, o Local Guide.

Por fim, devo dizer que o Google+ foi um laboratório que funcionou bem para a Google, da mesma forma que o Google Allo serviu para tornar o Google Assistente mais forte. Sabemos, contudo, que o início do fim da rede social se deu no próprio dia em que ela foi anunciada.

Você sentirá falta do G+?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   15
    Conta desativada 09/10/2018

    Uma pena, visto que, no Google+, tem muitas comunidades voltadas para fins tecnológicos. Quem gosta de Custom ROMs, por exemplo, pode achar bastante coisa lá. Vou sentir falta das minhas comunidades sobre desenvolvimento Android ou web, das comunidades sobre Custom ROMs, dentre outras...

  • Cenira Medeiros 09/10/2018

    uma pena prefiro e interajo bem mais no g+ que em outras redes cheias de preconceitos e fofocas. #desista_não_g+

  • Carlos Eduardo Lange 09/10/2018

    Fico muito triste com essa notícia, faço parte de várias comunidades do Google+, e gosto muito, não tem aquele mimimi do Facebook por exemplo, mas parece que é disso que as pessoas gostam do mimimi, lamento muito essa decisão do Google.

  • Johnny 10/10/2018

    Poxa, triste mesmo, o Google Plus é o melhor lugar pra agregar conhecimento técnico, principalmente na área de Suporte/Informática, além das comunidades de smartphones são sensacionais, não sei o que a Google pretende com isso, pois uso diariamente para esse propósito.

  • Lígia B. 10/10/2018

    Queria muito que o Google criasse uma rede tão bacana quanto o Orkut, que tinha as comunidades que eu adorava e principalmente, gente em paz. O Facebook virou a rede do desgraçamento da mente a muito tempo.

61 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rony 30/07/2019 Link para o comentário

    Falta de respeito pelo usuário não deixou como resgatar fotos e arquivo


  • Luiz Lira 11/02/2019 Link para o comentário

    É uma pena que o G+ será desativado. É a única rede social com cabeças pensantes e criativas. No Facebook, por exemplo, há muitas futilidades, fofocas, exibicionismos e vaidades, como por exemplo, fotos de alguém que viajou, fotos de aniversário, casamento, etc., ou seja, são fatos que devem pertencer apenas ao álbum de família, e não a uma rede social. No facebook as pessoas postam a foto do novo namorado(a), o almoço, a balada, etc., resumindo, é puro exibicionismo.
    As pessoas que não gostaram desse padrão foram para o G+, local onde há mais informação, cultura e muito bom gosto. Infelizmente o G+ vai acabar. Espero que o Google volte atrás e desista da ideia de desativar o G+.


  • Gu Souza 03/02/2019 Link para o comentário

    Orkut foi ótimo, enquanto prestou, já o G+, nunca fez tanto sucesso, quando o Orku chegou ao fim, a maioria migrou para o Facebook, que era a rede que estava ganhando força na época. O Facebook também tinha essa premissa de muita informação técnica compartilhada, que alguns encontravam no G+ ou no antigo Orkut.
    Hoje podemos dizer que o Facebook que é praticamente uma rede de compartilhamento familiar, político partidária, ou, uma fábrica de memes e "lacradores" de plantão. 😆


  • Hélio Soares 03/02/2019 Link para o comentário

    Antes de fechar o Orkut, a Google já tinha anunciado o G+, agora anuncia o fechamento do G+ e parece que não está oferecendo nem uma alternativa? Até que para suprir a falta do Orkut, temos os similares criados por brasileiros como o o www.orkutbr.como e o www.orkutando.online, mas o G+ tomou característica diferente, só a Google mesmo poderia criar um alternativa a altura.


  • Daniella Adorno 02/02/2019 Link para o comentário

    Sentirei falta, não apenas para os forums, no G+ tem muita pagina oficial de jornais, revistas e sites famosos e costumava comentar muito por lá.


  • Irydphotography 21/10/2018 Link para o comentário

    O Google+ é totalmente diferente de outras plataformas, suas postagens são mais solft, temos uma interação nunca vista com todos os fotógrafos do mundos, às comunidades são fantásticas, se conectam com outras comunidades através de seus membros. Só em não "mimimis", faz o diferencial de excelente plataforma e tenho certeza que gera muitos custos-benefícios, para muitos com grandes mercados nas áreas de fotografias. Google+ é tudo para os fotógrafos: interagimos com fotógrafos do mundo da fotografia, conhecemos outras culturas através das imagens de fotos, estamos sempre sendo informados de novos equipamentos da fotografia e da mídia, informações de turismo(travel), trabalhos, workshops, escolas de cursos de fotagrafias, excursões dos ramos fotográficos, e muitos mais...vejam quantos evento gera o Google+, na minha opinião, é imprescindível esta ferramenta, têm-se é que melhorar sempre esta plataforma para da um "UP", para bons investimentos relacionados à multimídia. Um fator preponderável para a sobrevida do google+, é o uso da conectividade com outras plataformas, como por exemplo o "google fotos", suas postagens de fotos perdem o mínimo de definição, em relação à outras plataformas.
    À extinção, matará milhares de fotógrafos que vivem exclusivamente de fotografias, sem falar em outras áreas que investem nesta excelente plataforma *"GOOGLE+"*...
    @iridisilva
    @irydphotography_


  • Fernando Salles 15/10/2018 Link para o comentário

    É a única rede social que vc posta fotos sem perder a qualidade e a resolução. Embora tenha ótimas ferramentas, adimito que o layout do G+ não é tão intuitivo. Não tem aparência de rede social


  • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

    Não utilizo muito. Até o Facebook está cheio de minimi... Gosto do VK (Vk.com/ronybar) sem mimimi ao menos por enquanto.


  • Marcos Magagnatto 11/10/2018 Link para o comentário

    Eu Gostei Que O Google Tirasse O Google + Para Mim Não Faz Diferença nenhuma


  • José Márcio Silva da Costa 11/10/2018 Link para o comentário

    Vejo alguns comentando q o Goggle+ é inútil, gostaria q dessem, nesses mesmos comentários, sugestões de redes sociais úteis.


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      Uso o VK. Muito bom, falta crescimento de brasileiros.


      • José Márcio Silva da Costa 12/10/2018 Link para o comentário

        Com o fim do google plus, deve ganhar alguns membros. Pura Falta de Marketing, android é a plataforma mais usada, o google plus e o Hangouts deveriam ser líderes no q se propõem, infelizmente, o google n se interessou por eles.


  • Johnny 10/10/2018 Link para o comentário

    Poxa, triste mesmo, o Google Plus é o melhor lugar pra agregar conhecimento técnico, principalmente na área de Suporte/Informática, além das comunidades de smartphones são sensacionais, não sei o que a Google pretende com isso, pois uso diariamente para esse propósito.


    • CAV 19/10/2018 Link para o comentário

      É aí que está.
      São comunidades de nicho.
      Mas nichos não são suficientes para uma plataforma cuja intenção era destronar o Facebook.


  • Lígia B. 10/10/2018 Link para o comentário

    Queria muito que o Google criasse uma rede tão bacana quanto o Orkut, que tinha as comunidades que eu adorava e principalmente, gente em paz. O Facebook virou a rede do desgraçamento da mente a muito tempo.


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      Conheça o VK.COM. vai adorar.


  • Mário 10/10/2018 Link para o comentário

    Triste não é ver a morte de mais uma rede inútil, mas não ver surgir algo relevante. Aí entristece!
    Se o facebook cair num abismo e sumir, pra mim não fará qualquer diferença. Alias aquilo lá é chato pra caramba, não é de hoje que enche o saco. Vou aguardar, sem esperanças, que o pessoal do Google 'invente' algo não tão enfadonho quanto o G+.


  • Ilan E. 09/10/2018 Link para o comentário

    Uma pena, ultimamente o Facebook está contaminado pela política.


  • José Márcio Silva da Costa 09/10/2018 Link para o comentário

    Assim como o Orkut, vou sentir falta das comunidades.


    • Hélio Soares 03/02/2019 Link para o comentário

      Para suprir o Orkut, já temos várias opções criadas por brasileiros, como www.orkutanddo.online, www.orkurbr.com e por aí vai... Mas para suprir o G+, só a Google mesmo criando outra alternativa.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 09/10/2018 Link para o comentário

    Realmente não vai fazer falta.


  •   15
    Conta desativada 09/10/2018 Link para o comentário

    Uma pena, visto que, no Google+, tem muitas comunidades voltadas para fins tecnológicos. Quem gosta de Custom ROMs, por exemplo, pode achar bastante coisa lá. Vou sentir falta das minhas comunidades sobre desenvolvimento Android ou web, das comunidades sobre Custom ROMs, dentre outras...


  • Joseilton Malafaia 09/10/2018 Link para o comentário

    Google poderia migrar as comunidades, sobretudo as voltadas para tecnologia, para uma espécie de fórum. Elas são bem organizadas, tem regras e o principal: muito bem frequentadas.
    Usei Orkut e deixei antes do fim. Usei Facebook e tbm larguei. Usei WhatsApp e larguei. Instagram, Twitter e Snapchat nem sei o que se passa nelas, mas nunca abandonei o G+. Tinha época de usar menos, a ponto de nem ter o app instalado, mas sempre recorri a ele para diversos assuntos e dúvidas.
    A cada gadget adquirido, corria pro G+ pra ver se tinha comunidade sobre. E quase sempre tinha.
    Foi assim meu Moto G1, Lenovo K6, Mi Band 2, Mi Router, Lenovo HW01, Moto G5 Plus, diversos smartphones da Mi...
    É um lugar onde todos são bem acolhidos.
    Mas tbm entendo que esse papel de grupos e comunidades de produtos de tecnologia o Telegram assumiu faz tempo.


    • CAV 19/10/2018 Link para o comentário

      De certa forma, ela ainda mantém (não sei se em "suporte estendido") o Google Groups funcionando.
      Talvez fosse uma boa unir essas funcionalidades do Google+ com o já existente Google Groups, até para torná-lo mais relevante.


  • Cenira Medeiros 09/10/2018 Link para o comentário

    uma pena prefiro e interajo bem mais no g+ que em outras redes cheias de preconceitos e fofocas. #desista_não_g+


  • Jaiir_Reis 09/10/2018 Link para o comentário

    Preferia o Orkut, saudades.


  • Phelipe B. 09/10/2018 Link para o comentário

    Há uns tempos resolvi me aventurar pelo G+, porém acabei não seguindo nele. Mas era melhor frequentado que o Facebook. Noticia triste!


  • Carlos Eduardo Lange 09/10/2018 Link para o comentário

    Fico muito triste com essa notícia, faço parte de várias comunidades do Google+, e gosto muito, não tem aquele mimimi do Facebook por exemplo, mas parece que é disso que as pessoas gostam do mimimi, lamento muito essa decisão do Google.


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      Conheça o VK.COM. vai gostar.


  • Andarilho 09/10/2018 Link para o comentário

    Prefiro o G+ que a porcaria do Facebook!
    Triste pelo fim!


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      Experimenta o VK.COM vai gostar.


  • Rogerio Droid Tec 09/10/2018 Link para o comentário

    triste, e uma bela comunidade pra quem curte tecnologia, pra quem nao sabe lá tinha otimos forums e informaçoes tec.


  • Vinicius Guerra 09/10/2018 Link para o comentário

    O Orkut era muito bom na época, o Google poderia ter investido mais na rede, melhorado os servidores, deixou a rede sucumbir e forçou a barra para o G+, nunca gostei.

    Facebook é um porre, mas há quem goste daquilo, uma pena que o tempo passou, as comunidades eram excelentes.


  • Soterio Salles 09/10/2018 Link para o comentário

    Fiquei triste com a notícia... Tenho uma comunidade sobre jogos de vídeo game antigos lá. Fiz inúmeras amizades que perduram fora do G+ dentro dessa comunidade.
    Mas estou caçando alternativas pra manter o trabalho que fizemos lá vivo... E garanto que o Facebook não é nem cogitado.


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      VK.COM essa vai gostar. Experimente


  • Jerry Wendel 09/10/2018 Link para o comentário

    Excluíram 3 contas minhas. Tinha mais seguidores que perfil de mulher pelada. Denunciei PT PSTU com filmagens e provas aí excluíram meu perfil. 3 perfis. Virou um lixo. Fora manipulações que só eu via meus posts e mais ninguém


    • Rony Bar 12/10/2018 Link para o comentário

      Veja o VK. vk.com/ronybar vai gostar.


  • Paulo Ricardo 09/10/2018 Link para o comentário

    Poxa Bruno, tá certo que não era uma rede social famosa, mas ela tinha sim seus diferenciais, não seja tão injusto.
    Uma das coisas que ela tinha de superior ao Facebook eram as comunidades, muito mais organizadas e com mais opções que os grupos do face.
    O G+ tinha seus diferenciais, pena que não foram suficientes.


  • Vinicius 09/10/2018 Link para o comentário

    Foi noticiado aqui o vazamento de informações pessoais do Google+ que estava acontecendo a mais de 3 anos e só foi corrigido a poucos meses? Isso deve ir custar um bom prejuízo para o Google...


  • Nivaldo Cavalcante 09/10/2018 Link para o comentário

    Já vai tarde! Sem um bom diferencial não tem motivo pra usarmos duas redes sociais ao mesmo tempo. Usamos o Instagram e o Twitter mas as propostas são diferentes.


  • Filipe Casagrande 09/10/2018 Link para o comentário

    No início o Google+ foi uma das redes mais divertidas e intuitivas que já participei para fazer novas amizades e compartilhar humor / informação. O Facebook, inclusive, copiou diversas ferramentas que faziam sucesso por lá. Depois a rede da Google fez algumas mudanças que não agradaram e os usuários migraram para outras redes, deixando o G+ atual mais abandonado do que foi a finaleira o Orkut


  • César Lijó 09/10/2018 Link para o comentário

    Como assim vai acabar eu uso!


  • Squalo 09/10/2018 Link para o comentário

    Nem uso.
    Por onde anda a Camila? Saiu do AP?


  • adriano lopes dos santos 09/10/2018 Link para o comentário

    Uso muito pois tenho uma comunidade de personalização Android com APP Klwp... Vai fazer muita falta


  • Vinicius 09/10/2018 Link para o comentário

    Mais um serviço que o Google encerra. Já perdi a conta


  • Gato Guga 09/10/2018 Link para o comentário

    Eu gosto bastante, mas ultimamente tem muita pornografia a todo momento, tenha tentado banir e cada vez mais srmurgem posts pornográficas, então realmente ficou no esquecimento pela própria Google que não faz nada para coibir. Uma pena


  • Magno Sousa 09/10/2018 Link para o comentário

    Que pena vai fazer falta


  • José Luís Silva Martiniano 09/10/2018 Link para o comentário

    Sinceramente, não e nunca nem usei essa rede social.


  • Emerson Morais 09/10/2018 Link para o comentário

    realmente como rede social, nada que se destaque, mas eu gosto e uso o G+ justamente por causa da sua falta de popularidade, ou seja, meus parentes e família nem suspeitam que existe essa rede social, quer dizer, que um dia ela existiu


  • Cesar Augusto 09/10/2018 Link para o comentário

    Sentirei falta. Uso bastante ela... Embora a interatividade seja quase nula. :( Os grupos, sobretudo de Música Clássica, Astronomia, tem trazido notícias muito boas..


  • Junior Fornazi 09/10/2018 Link para o comentário

    Nossa uso diariamente Google Plus principalmente por causa dos grupos relacionados à tecnologia.... Poxa sacanagem se o Google fizer isso


  • Joseilton Malafaia 09/10/2018 Link para o comentário

    Uso até hoje. Vai fazer falta!


  • Deivson César 09/10/2018 Link para o comentário

    Poxa uso o g+ pra ver notícias de tecnologia a rede social por assim dizer e legal nisso encontro lá muitos wallpaper legais pra baixar também, primeiro o inbox agora o g+ ainda bem que nem uso o allo.


  • Diego Scorpion 09/10/2018 Link para o comentário

    A Múmia vai morrer! Pode isso, Arnaldo?


  • Jairo rios 09/10/2018 Link para o comentário

    Bem , pelo menos já anunciaram uma data para enterrar o defunto.


  • Eduardo Rocha 09/10/2018 Link para o comentário

    Ah o Google+! Aquela rede social que eu defendia com unhas e dentes. A impressão que eu tenho é que a Google sempre deixou ela de lado, sem sequer se mecher para tentar fazer a rede social acontecer.

    Lá eu sempre me senti em casa, sem aquelas selfies corriqueiras lotando meu stream. Infelizmente teve uma morte horrível.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.