Chat, Meet, Hangouts: afinal, quantos apps de mensagem o Google tem?

Chat, Meet, Hangouts: afinal, quantos apps de mensagem o Google tem?

Novo ano, nova reformulação dos aplicativos de mensagens do Google. A gigante do software recentemente passou a notificar os usuários do aplicativo Google Chat sobre a integração das conversas e contatos do veterano Hangouts no novo app. A novidade pode marcar o início do fim do Hangouts, mas nada indica que o Google esteja perto de acabar com a sua confusa estratégia de apps de mensagem.

  • Google Chat passa a integrar contatos e conversas do Hangouts
  • Google Chat foi lançado originalmente como Hangouts Chat
  • App era voltado até então para comunicação corporativa

O Google Chat foi lançado em 2017 com o nome de Hangouts Chat — junto com o então Hangouts Meet, mais tarde rebatizado para Google Meet — com o objetivo de ser uma ferramenta de comunicação nas empresas, posicionado contra serviços como o Slack ou o Microsoft Teams.

Já naquela época, o Google sugeria planos para descontinuar o Hangouts, que por sua vez é herdeiro do legado do antigo GTalk ou Google Talk. Apesar de diversas iniciativas da empresa para popularizar o app, que chegou até a ser posicionado por alguns anos como aplicativo padrão para SMS no Android, o serviço foi deixado para trás por rivais como o WhatsApp, Telegram e outros.

Comuni-ception

Como anunciado anteriormente, o Google começou a reposicionar o Google Chat também como um serviço pessoal, incorporando os contatos da lista do Hangouts. Isso inclui ainda o histórico de conversas e a opção de busca por perfis, como mostrou o jornalista Ron Amadeo no Twitter:

A integração ainda não inclui conversas em grupo e o sistema de chamadas em vídeo passa a ser feito pelo Google Meet — com um link de convite enviado tanto para contatos do Chat quanto para os antigos perfis ainda no outro app — ao invés do serviço integrado ao Hangouts.

2021 02 25 Google Messages
Videochamadas são redirecionadas do Google Chat para o Meet / © NextPit

Mensagem confusa

Caso o Google enfim cumpra os planos de encerrar o Hangouts, não seria surpresa caso a medida afaste os poucos usuários remanescentes do serviço, que já passaram pela migração do Google Talk para o atual aplicativo.

Atualmente, a empresa oferece uma variedade confusa de diferentes serviços para comunicação, o que foi agravado por nomes repetidos e diferentes apps para a mesma função, separados entre os públicos corporativo e doméstico. A estratégia para descontinuar o Hangouts parece indicar que o Google está ciente do problema, mas as constantes mudanças — e cancelamentos de produtos — não inspiram muita confiança.

Na data da publicação do texto, o Google oferecia (pelo menos) sete diferentes aplicativos de comunicação, alguns deles concorrendo entre si. Vamos tentar resumir brevemente cada um deles:

Estado atual

App Função Público Concorrentes
Hangouts Mensagens instantâneas Doméstico WhatsApp, Telegram
Google Chat Comunicação corporativa Corporativo/doméstico Slack, Teams
Google Meet Vídeo chamadas Corporativo/doméstico Zoom, Teams, WebEx
Google Duo Vídeo chamadas Doméstico Skype, Messenger Rooms
Google Voice Chamadas telefônicas
Mensagens (alguns países)
Doméstico
Corporativo (alguns países)
Skype
Telefone Hangouts Chamadas telefônicas Doméstico Skype
Mensagens SMS / MMS / RCS Corporativo/doméstico iMessage

Antes, a empresa tinha ainda serviços como Allo para mensagens instantâneas, Buzz para mensagens e rede social e muitos outros. A quantidade de alternativas de comunicação do Google — sem incluir serviços como o Gmail, Inbox ou suítes de comunicação — inspirou uma proposta bem-humorada do mesmo Amadeo no Twitter, sugerindo nomear os diversos serviços como edições numeradas das séries de jogos esportivos:

E você? Acompanhou até qual temporada dos aplicativos de comunicação do Google? Lembrou de algum serviço não citado ou que merecia mais atenção? Dê sua opinião na comunidade NextPit.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Gostava do Hangouts quando era uma coisa só pra tudo. Eu realmente usava ele com amigos que tinha no finado GTalk. As chamadas de voz e vídeo dele eram boas.
    Ele poderia fazer tudo isso que os demais fazer, até mais que isso e ainda ser totalmente integrado ao Android já que ele vinha junto dos GApps...
    Mas é aquilo, Google não aprende nunca, fica criando milhares de Apps pra fazer a mesma coisa e nenhum vale a pena kkkkkkkk


  • Nenhum que tenha interesse em ter usado.