Google reduz comissão na Play Store em troca de mais compatibilidade

Google reduz comissão na Play Store em troca de mais compatibilidade

O Google anunciou o lançamento do programa Play Media Experience, que deve permitir que alguns criadores de apps multimídia (streaming de vídeo, música, etc.) evitem a comissão de 30% cobrada nas compras feitas através da Play Store.

  • O programa Play Media Experience permite reduzir a comissão de 30% para 15%;
  • Google impõe certas condições de elegibilidade, tais como a necessidade de ter 100.000 instalações mensais;
  • O Google encoraja os desenvolvedores que se inscreverem no programa a garantir a compatibilidade de seus apps com o Google TV, Wear OS e Android Auto.

Em meio a investigações antitruste nos Estados Unidos e Europa, Google (e Apple) estão tentando mostrar que são os mocinhos da história e não gigantes monopolísticas que ameaçam a criatividade. Em março, o Google anunciou, por exemplo, que reduziria sua comissão de 30 para 15% sobre o primeiro milhão de dólares de compras geradas por um aplicativo a partir de 1º de julho.

Desta vez, a gigante anunciou o programa Play Media Experience, que tem como objetivo desenvolver e harmonizar a oferta de conteúdo multimídia e seu consumo nos diferentes produtos e sistemas operacionais do ecossistema Google. Basicamente, para poder assistir a um vídeo, ouvir um livro de áudio ou uma playlist de música através de um aplicativo de terceiros otimizado para smartphones, smartwatches, smart TVs e outros aparelhos.

google play media experience programm
O programa Play Media Experience não está aberto a todos os desenvolvedores e não cobre todos os apps/ © Google

Consumindo mídia além do celular

Portanto, o objetivo principal não é economizar dinheiro dos desenvolvedores. Não, a redução da comissão da Play Store é apenas uma isca para encorajar (forçar?) os desenvolvedores a garantir a compatibilidade de seus apps com o Android Auto, Google TV e Wear OS. Este incentivo difere de acordo com o tipo de mídia oferecida pelo aplicativo:

  • Vídeo: o objetivo é oferecer conteúdo de alta qualidade para a sala de estar. O Google quer integrações com Android TV, Google TV e Google Cast;
  • Áudio: o objetivo é que os aplicativos de música por assinatura e serviços de áudio funcionem em todos os lugares. O Google quer integrações com Wear OS, Android Auto, Android TV e Google Cast;
  • Livros: o objetivo é que a experiência de leitura seja "convincente em telas maiores". O Google quer uma experiência otimizada em tablets, dispositivos dobráveis e integração com o novo "Espaço de Entretenimento".

"Por meio dessas integrações, possibilitamos novas oportunidades de descoberta e reengajamento para que os desenvolvedores acelerem seu crescimento geral na Play Store e ofereçam uma taxa de serviço de 15% durante a vigência do programa, tudo para ajudar os desenvolvedores a oferecer experiências premium."

E quanto aos desenvolvedores indie mais afetados pela taxa?

Entendemos a natureza obrigatória das condições "não obrigatórias" estabelecidas pelo Google para se beneficiar deste programa.

Mas a gigante americana também estabeleceu alguns requisitos muito claros de elegibilidade para participar do programa Play Media Experience. O mais notável é a necessidade de que o app gere mais de 100.000 instalações ativas por mês e esteja bem classificada na Play Store.

Como explicado acima, somente aplicativos que oferecem conteúdo premium de vídeo, áudio ou literário (sem UGC, conteúdo gerado pelo usuário) podem se inscrever. Os principais beneficiários deste programa serão, portanto, os criadores de aplicativos já populares, que geralmente são pagos ou incluem compras no aplicativo.

Portanto, não está claro que isto "moralizará" a Play Store e tornará a vida mais fácil para os desenvolvedores independentes, que são os mais afetados pela cobrança dos 30% de comissão.

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