NextPit

Huawei: seis curiosidades sobre a gigante chinesa

collage huawei bra
© NextPit

A Huawei é sem dúvidas a empresa que mais vem crescendo ultimamente quando se trata de smartphones. Fato esse comprovado quando tomou a posição da Apple e passou a segunda fabricante que mais vende smartphones no mundo, ficando atrás apenas da Samsung.  Mas quando se fala em Huawei, você conhece bem a empresa? Confira a seguir cinco curiosidades que vai lhe ajudar a saber mais sobre a gigante chinesa.

Porque o nome Huawei?

Entender o nome da gigante chinesa é algo um pouco complicado, pois o nome Huawei se separados ficam duas palavras diferentes; Hua e wei, que pode ter vários significados. O “Hua” por exemplo, pode significar magnífico, China ou flor. Entretanto, o wei fica significa ação ou conquista. Sendo assim o significado do nome seria “conquistando de forma magnífica”.

Sim, é algo bem complexo e tudo isso envolve a terrível situação que o pais viveu no fim da década de 70 e início da década de 80 que era controlado pelo partido comunista. Nesse período a China era totalmente fechada onde não fazia comercio com outros países. Com a morte do presidente socialista e a entrada de outro governo capitalista, as coisas começaram a mudar, e foi daí que começaram a surgir empresas que expandiam seus negócios para o resto do mundo. E foi em 1987 que a Huawei surgiu.

androidpit huawei logo
Logotipo / © Huawei

A primeira atividade da Huawei não foi fabricar smartphones

Engana-se quem acha que a Huawei começou produzindo smartphones, pelo contrário, a empresa chinesa começou em um ramo totalmente diferente. Na ocasião a empresa começou fabricando PBX (Private Branch Exchange) que era um aparelho que fazia a troca de ramais telefônicos.

Além de produzir PBX a Huawei também investiu em vários outros ramos como por exemplo pesquisa e desenvolvimento, equipamentos para redes de internet, além de fechar uma parceria com a IBM para ajudar na preparação da empresa para o mercado mundial. Foi daí então que 2003 a gigante chinesa cria a divisão mobile.

eSpace U1980 30
A Huawei fabricou PBX já / © huawei.com

Os primeiros aparelhos

Como foi dito acima, a divisão mobile surgiu em 2003 e o primeiro celular da empresa foi o modelo C300 que era apenas um simples celular que nem tela colorida tinha. Depois em 2005 a gigante chinesa lançou o modelo Huawei U626 que já contava com display colorido, câmera para fotos e conexão 3G.

Entretanto o primeiro dispositivo rodando Android da Huawei foi o Huawei Ascend que foi lançado em 2010. Na época o dispositivo vinha rodando o Android 2.1 e contava com 256 MB de RAM, 512 MB de armazenamento interno e tinha uma câmera de 3.2 MP. Sua tela tinha apenas 3.5 polegadas. Fico imaginando um desses nos dias atuais.

Huawei Ascend
Huawei Ascend Y330 / © huawei.com

Linha Honor e linha Mate

Quando se pensa em Huawei, é praticamente impossível não lembrar das suas principais linhas que são a Honor e a Mate. Nos dias atuais por exemplo, seu principal smartphone, o carro chefe é sem dúvidas o Huawei P20 Pro que tem nada mais nada menos que a melhor câmera já feita para um smartphone de todos os tempos.

Porém a linha Honor só surgiu em 2013 com os modelos Honor 3X e Honor 3C, que vinham de fábrica com o Android 4.2.2 Jelly Bean, processador Mediatek MT6582 Quad-core, 2 GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno. O Honor 3C ainda contava com uma câmera traseira de 8 MP, uma frontal de 5 MP e bateria de 2.300 mAh. E quem podia imaginar que esse modelo deu origem a um dos melhores smartphones do mundo, o P20 Pro.

AndroidPIT huawei p20 3868
Huawei P20 / © NextPit

Pulseiras inteligentes e Nexus 6P

A Huawei também não é só smartphones, ela manda muito bem também quando o assunto é smartwatch. Hoje em dia a sua Huawei Watch faz muito sucesso e rivaliza contra a Xiaomi e sua Mi Band. Entretanto, seu primeiro modelo de pulseira inteligente foi a pulseira TalkBand B1 que ganhou vida no ano de 2014.

Outro grande destaque da gigante chinesa, foi a parceria firmada com o Google em 2015 para o lançamento do Nexus 6P, onde as atualizações lançadas pelo Google, chegavam primeiro para o disposto, e só depois para os outros smartphones. Muitos consideram o Nexus 6P o melhor Nexus já feito até hoje.

androidpit Nexus 6P 3
Nexus 6P / © NextPit (captura de tela)

Desbancando a Apple

Sim, foi exatamente isso que você leu. Os últimos dados de vendas mundiais de smartphones colocam a Huawei à frente da gigante Apple e se tornando assim a segunda empresa que mais vende smartphones no mundo. A notícia pegou muitos de surpresa e grande maioria parece não acreditar que isso fosse possível.

Devido ao feito conseguido, a gigante chinesa fica apenas atrás da Sasmung que é a primeira colocada já faz um bom tempo. Ultrapassar a Samsung é algo muito difícil de acontecer, porém com sua expansão em outros mercados como é o caso do Brasil, onde a empresa inicia as vendas ainda esse mês de setembro, a empresa pode até sonhar em um dia tirar o reinado da gigante sul-coreana.

AndroidPIT honor 10 vs huawei p20 6039
Tops de linha da Huawei / © NextPit

Uma empresa que começou em um ramo totalmente diferente hoje se consolida como a segunda que mais vende smartphones. Realmente não dá para negar o quão a Huawei vem se empenhando e entregando o melhor para seus usuários. Vejo como todo esse sucesso merecido, e ao que tudo indica a gigante chinesa quer crescer ainda mais.

E você, o que tem a dizer sobre a Huawei e toda sua história?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

20 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • David CD 16/09/2018 Link para o comentário

    Como é bom ver que as chinesas estão evoluindo bastante. Que em pouco tempo bata de frente com a Samsung e Apple no conjunto. Tive um xiaomi, e gostei demais.


  • Ligia Bastos de Carvalho 16/09/2018 Link para o comentário

    Eu sou apaixonada pela marca,já uso há 2 anos, atualmente estou com o Mate 10 pro


  • Walterdon Machado 16/09/2018 Link para o comentário

    Eu conheci a marca qdo comprei o mate 9, celular excelente super rapido, imagem e câmeras ótimas tamanho ideal, e já troquei pelo mate 10 pro....6 gb de ram e 128 de armazenamento...câmeras incriveis, tecnologia I.A. fotos excelentes. Top. Parabéns.


  • Marcelo Oliveira 16/09/2018 Link para o comentário

    Gosto muito desses artigos com curiosidades das fabricantes! Não vejo a hora dela chegar ao Brasil, espero que a marca cresça aqui e possa fixar solo.


  • Pedro Oliver 15/09/2018 Link para o comentário

    Editor revise o texto, no tópico Linha Honor e Mate, ainda persiste o Honor P20 pro, lembrando que na submarca Honor não existe linha P, sendo assim, o correto é Huawei p20 pro, ainda tem Huawey e outros erros ortográficos.


  • José Luís Silva Martiniano 15/09/2018 Link para o comentário

    Seus dispositivos enchem os olhos, muito bons, excelentes. Pena que o preço, também seja nas alturas.


  • Tenente Zureta 15/09/2018 Link para o comentário

    Boas curiosidades. E como sempre recomendo: quem quiser saber um pouquinho mais, va ao youtube e digite "tecmundo história huawei" ... as historias das empresas contadas por eles estão muito boas.


  • Vinicius Guerra 15/09/2018 Link para o comentário

    A Huawei sem dúvida cresceu assustadoramente nos últimos anos, os chineses são bastante determinados e investiram muito em tecnologia. Está longe de ultrapassar a Samsung, mas se continuar com esse crescimento, é capaz de conseguir nos próximos anos.

    Seria muito bom ver a Huawei no Brasil, fincar raízes, eles podem fazer isso, nós consumidores precisamos de concorrência.


  • Leandro Alves 15/09/2018 Link para o comentário

    Só não compraria aparelho dessa empresa por que ela é várias outras aderiram ao notch


  • Denis 15/09/2018 Link para o comentário

    Parabéns pela matéria, brother Deivis!


  • Pedro Oliver 15/09/2018 Link para o comentário

    Honor p20 pro? Arruma isso editor... a Honor nao tem nada a ver com a linha P da Huawei


    •   9
      Conta desativada 15/09/2018 Link para o comentário

      Tem mais coisa pra arrumar do que só isso aí


      • Pedro Oliver 15/09/2018 Link para o comentário

        Detalhe ne?kkk parece que não sabe nada da "Huawey"


    • Deivis Schuman 15/09/2018 Link para o comentário

      Arrumado já. Obrigado brother


      • Pedro Oliver 15/09/2018 Link para o comentário

        O "Honor P20 pro" ainda está lá


  •   41
    Conta desativada 15/09/2018 Link para o comentário

    Vejo a história da Huawei e acabo levando para o lado pessoal: em 24 anos de vida, ainda tentando manter o pontinho da minha loja aberta, sonhando alto e tentando várias estratégias possíveis para expandir a minha marca ao território nacional e derrubar grandes varejistas como FASTSHOP e TROCAFONE, ver como a Huawei cresceu em apenas 30 anos parece ser até um exemplo de como fazer a diferença e se consagrar no mercado...

    Vou procurar a história do CEO da Huawei pra ver se me inspiro mais ainda.


  • wellington mendonca gatti 15/09/2018 Link para o comentário

    Com certeza compraria um aparelho dessa marca

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.