NextPit

Com o IFTTT você otimiza a vida da sua bateria e usa o celular por mais tempo!

androidpit nexus 6 ifttt
© NextPit

Já pensou em ensinar o seu Android a realizar ações para fazer manter a bateria do seu smartphone por muito mais tempo? Então o IFTTT é o aplicativo que você procura. Seu nome abrevia a expressão em inglês “If this then that” ("se isso, então aquilo") e ele basicamente configura e reconhece ações em seu Android que resultarão em respostas automatizadas. Assim, você pode tornar automática uma série de ações para economizar a bateria do seu celular baseadas em determinadas regras ou padrões.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O IFTTT permite que você crie “fórmulas” de ações. Em outras palavras, você diz ao IFTTT que quando certa coisa acontecer, o app deve reagir de determinada maneira para salvar a energia do seu dispositivo Android. As opções são inúmeras: "Desligar o bluetooth quando a bateria estiver fraca", desligar o wifi quando a bateria estiver fraca" e assim por diante.

Como usar o IFTTT para economizar a bateria do seu Android

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o IFTTT na Google Play Store e criar uma conta. O processo de inscrição é rápido, você precisará apenas do seu email e de uma senha. Na realidade, o aplicativo em si é apenas "IF" e você pode usar ou criar "receitas" (combinações de fatos e ações) através do site do IFTTT. Na página oficial, um dos canais (channels) recentemente adicionado é o "Android Battery Channel" ("Canal de bateria para o Android"), que permite tomar medidas com base no nível da bateria do dispositivo.

O serviço ainda não possui uma versão em português, mas é só seguir essas dicas e você poderá usar todas as receitas desenvolvidas para manter a bateria do seu Android. Depois de criar uma conta no aplicativo, faça o login no site do IFTTT e acesse acesse a página de receitas para a bateria do seu celular Android Battery Channel. A partir de agora, tudo o que você irá fazer é adicionar receitas ao seu perfil para automatizar o desligamento do wifi quando a bateria estiver em X%, por exemplo.

IFTTT bateria site
Ao clicar no canal de bateria do IFTTT você estará automaticamente conectado às receitas para otimizar a bateria do seu smartphone. / © ANDROIDPIT/IFTTT

Neste artigo não vou ensinar a criar receitas, mas utilizar aquelas que já estão disponíveis no site. Assim, ao rolar a página, você verá as receitas mais populares disponíveis para uso. Ao clicar em "Browse more Recipes" (Consulte mais receitas), você terá uma lista com todas as ações criadas para salvar a bateria do seu Android. Neste momento, basta escolher uma, clicar sobre ela e adicioná-la às suas receitas pessoais no botão "Add".

ifttt adicionar receitas
Perceba que, além de adicionar a receita à sua lista, você também pode optar por receber uma notificação quando a ação começar. / © ANDROIDPIT/IFTTT

Abaixo, você confere uma lista com as principais receitas para ajudar a economizar a bateria do seu Android de forma automatizada usando o IFTTT:

  • Desligar o Bluetooth quando a bateria está fraca - O IFTTT permite que você use o modo de economia de bateria personalizado desligando o Bluetooth quando a bateria está fraca. Sem usar o Bluetooth, o seu telefone ou tablet consome menos energia, assim você poderá salvar a bateria por um pouco mais de tempo.
  • Desligue o Wi-Fi quando o nível da bateria estiver baixo - você pode fazer o mesmo truque com o Wi-Fi, desligando-o para conservar a energia da bateria quando a mesma estiver fraca. Contudo, preste atenção a momentos em que você estiver fazendo transferência de dados.
  • Silenciar o toque quando o nível da bateria está baixo - uma outra maneira de manter a vida da bateria por mais tempo é silenciar o toque do seu dispositivo - sim, toques podem consumir mais energia do que você possa imaginar. Mais uma vez, a ação acontece automaticamente, você pode até não notar.
  • Enviar um alerta quando o nível da bateria está baixo - mesmo que você não queira usar o IFTTT para fazer qualquer ação quando o nível da bateria do seu celular estiver baixo, talvez queira apenas saber quando a bateria estiver no fundo do tanque. Escolhendo esta receita, você receberá uma notificação quando o nível da bateria estiver baixo e poderá agir antes do aparelho desligar.
  • Controlar os dados de carregamento do celular - O IFTTT pode iniciar uma ação sempre que você ligar o seu dispositivo para carregar. Você pode usar essa opção para armazenar os dados de carregamento do seu celular a uma planilha no Google Drive ou receber um e-mail com essas informações. Depois, analisando estes dados, você poderá controlar melhor os  tempos de carregamento e mudar algum hábito que esteja fazendo com que o consumo de energia seja muito alto. 

Depois de adicionar as receitas que você acredita serem as mais úteis para você, tudo poderá ser editado e ativado/desativado a partir do aplicativo:

IFTTT app bateria economia
Depois de selecionar as receitas no site, elas automaticamente serão adicionadas ao app. / © ANDROIDPIT

O Android já tem outros apps como o Tasker que apresentam funções semelhantes. O interessante do IFTTT é que ele traz uma comunidade de usuários, em que todos podem criar e compartilhar suas fórmulas. As possibilidades são virtualmente infinitas, e as melhores receitas podem inclusive se tornar padrões de uso no futuro. O app é gratuito e por enquanto está disponível em inglês para dispositivos com Android 4.0.3 ou superior.

E aí, você já conhecia o IFTTT? Quais outras dicas você pode compartilhar com os usuários do AndroidPIT?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

32 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Janaina Santos 06/08/2015 Link para o comentário

    Com certeza é melhor que o Clean Master


    • Alexandre Martins 06/08/2015 Link para o comentário

      Não absolutamente nada a ver. São completamente diferentes, impossível comparar


      • Centoundici Solo 06/09/2015 Link para o comentário

        Sim, faz sentido a comparação, se você pegar as ferramentas básicas do clean, verá que são todas rotinas de instruções, como se fossem "macros" de regras. E todas podem ser executadas como receitas no iftt.
        >>> "se" o buffer de memória alocada estiver ocupando tantos porcento de cache, "esvazie" a RAM. Simples, só criar uma receita no iftt, como todas as regras so clean. :-)


  • Cleber d'Avila 05/08/2015 Link para o comentário

    Só peca no idioma, no resto é bem funcional.


  • Luis Rocha 04/08/2015 Link para o comentário

    Uma dúvida, o stamina da Sony tem algumas dessas funções, qual seria melhor?


  • André C. 03/08/2015 Link para o comentário

    Uso dois aplicativos bem simples de automação: o Agent e o Trigger. Eles, inclusive, podem ser integrados. A grande vantagem deles é não necessitar de conhecimentos avançados. Qualquer um pode automatizar seu Android de forma bem simples.


  • Sanon Nascimento 03/08/2015 Link para o comentário

    uso o tasker para automatizar tarefas


  • Adson M. 03/08/2015 Link para o comentário

    A quantidade de receitas é muito grande. Por exemplo, você pode configurar uma lâmpada Phillips Hue para ter a mesma cor de um álbum do Spotify que esta sendo tocado.


  • Douglas U 03/08/2015 Link para o comentário

    Uso o app há algumas semanas e a ideia é bem interessante. No entanto muitas vezes as "receitas" não funcionam, como ligar/desligar wi-fi com base na localização, ou deixar no mudo. Pode ser alguma questão de bloqueios do próprio Android, sei lá...


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      04/08/2015 Link para o comentário

      Você normalmente reporta os erros? Acho importante fazer isso quando acontece.


  • Sebastião Rodrigo da Silva 03/08/2015 Link para o comentário

    ja testei esse e prefiro o AutomateIt porque está todo em português


  • Leo Novais 03/08/2015 Link para o comentário

    Uso o android M e ele já faz tudo que este app faz automaticamente, sem interferência do usuário. Porém, me recordo destas funções apartir do Android L.


  • Ricardo Detimermane 03/08/2015 Link para o comentário

    Parece ser um bom aplicativo. Mas com as novas tecnologias de fabricação de baterias poderemos num futuro próximo resolver este problema curriqueiro do Android.


  • Victor Hugo G. 03/08/2015 Link para o comentário

    Já utilizo o app algum tempo, e sempre útil no dia a dia, para quem é super ocupado e necessita o máximo do aparelho.

    É praticamente, uma secretária. rsrsrsrs


  • Rodrigo Lupatini 03/08/2015 Link para o comentário

    O app é muito bom, mas nem sempre as receitas são executadas em todos momentos.

    Tenho algumas receitas com base em localização, como por exemplo coloca o celular em modo vibra quando chego no trabalho, e criação de novos contatos que simplesmente as vezes não funcionam.

    Mas ainda sim, é um ótimo, app.


  •   19
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    Gostei da dica


  • Helder Coutinho 03/08/2015 Link para o comentário

    Já utilizo o app, mas não esmiucei as opções de automatização. Já tem atingido minhas expectativas.


  •   32
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    Já uso o site do IFTTT para automizar meu dia-a-dia.
    Muito boa a dica Camila Rinaldi.


  • Brian Augusto Gomes B. 03/08/2015 Link para o comentário

    Uso a receita de mudar o papel de parede de acordo com a imagem do dia postada pela NASA


  • Toni Junior 03/08/2015 Link para o comentário

    Automatelt é 100% melhor e em português. Deixo a sugestão para realizarem um tutorial dele 😉👏👍

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.